"Operacionalidade". O que significa na prática?
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
"Operacionalidade". O que significa na prática?
Eventualmente se discute quais são os índices de operacionalidade de determinados vetores das FAs brasileiras . Se um vetor tem , digamos 30 por cento de operacionalidade ( vamos supor que seja o AMX) isso significa que caso ocorra uma guerra inesperada apenas 30 % tem condições de voar , certo? E os outros , teriam condições de voar após passarem por uma revisão ou simplesmente teríamos que repor os estoques de manutenção dependendo dos fabricantes do vetor em questão?
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Minha teoria nessa hist'oria...
Acho que todo o meio militar tem niveis de prontidao e operacioanlidade...
Prontidao seria nao so estar 'disponivel' mas com as tripulacoes corretamente adestradas para executar as tarefas para as quais foram treinadas assim com o armamento em dia e doutrina 'na ponta da lingua'.
Operacionalidade seria o indice de material disponivel para uso... esse uso pode variar conforme o material, a doutrina, a expectativa em funcao do que esta sendo operado, etc.
Sendo assim, quando se fala 30% de AM-X disponiveis em um determinado esquadrao, isso 'pode' significar que 30% estao disponiveis para uso imediato... mas nao indica que os outros 70% nao estao disponiveis...
mas talvez em diferentes niveis de 'disponibilidade' o que pode ser uma boa coisa...
pois afinal de contas em tempos de paz nao 'e interessante manter todas as aeronaves plenamente voando por questoes de economia de material e desgaste da celula.
Essa 'e mais ou menos a minha visao da historia.
(Muito interessante esse topico)! - Parabens pela ideia!
[]s
CB_Lima
Acho que todo o meio militar tem niveis de prontidao e operacioanlidade...
Prontidao seria nao so estar 'disponivel' mas com as tripulacoes corretamente adestradas para executar as tarefas para as quais foram treinadas assim com o armamento em dia e doutrina 'na ponta da lingua'.
Operacionalidade seria o indice de material disponivel para uso... esse uso pode variar conforme o material, a doutrina, a expectativa em funcao do que esta sendo operado, etc.
Sendo assim, quando se fala 30% de AM-X disponiveis em um determinado esquadrao, isso 'pode' significar que 30% estao disponiveis para uso imediato... mas nao indica que os outros 70% nao estao disponiveis...
mas talvez em diferentes niveis de 'disponibilidade' o que pode ser uma boa coisa...
pois afinal de contas em tempos de paz nao 'e interessante manter todas as aeronaves plenamente voando por questoes de economia de material e desgaste da celula.
Essa 'e mais ou menos a minha visao da historia.
(Muito interessante esse topico)! - Parabens pela ideia!
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- talharim
- Sênior
- Agradeceram: 212 vezes
Do que adianta ter 30% dos AMX operacionais se eles não podem carrgar um maldito armamento moderno ?
No caso da TAB eu diria que a "operacionalidade" é de 2% chutando alto pq os estoques de armamento eficaz são baixíssimos.
No caso da TAB eu diria que a "operacionalidade" é de 2% chutando alto pq os estoques de armamento eficaz são baixíssimos.
"I would rather have a German division in front of me than a French
one behind me."
General George S. Patton.
one behind me."
General George S. Patton.