"Operacionalidade". O que significa na prática?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Malandro
Sênior
Sênior

"Operacionalidade". O que significa na prática?

#1 Mensagem por Malandro » Dom Set 09, 2007 2:39 am

Eventualmente se discute quais são os índices de operacionalidade de determinados vetores das FAs brasileiras . Se um vetor tem , digamos 30 por cento de operacionalidade ( vamos supor que seja o AMX) isso significa que caso ocorra uma guerra inesperada apenas 30 % tem condições de voar , certo? E os outros , teriam condições de voar após passarem por uma revisão ou simplesmente teríamos que repor os estoques de manutenção dependendo dos fabricantes do vetor em questão?

Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#2 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 09, 2007 4:17 am

Minha teoria nessa hist'oria...

Acho que todo o meio militar tem niveis de prontidao e operacioanlidade...

Prontidao seria nao so estar 'disponivel' mas com as tripulacoes corretamente adestradas para executar as tarefas para as quais foram treinadas assim com o armamento em dia e doutrina 'na ponta da lingua'.

Operacionalidade seria o indice de material disponivel para uso... esse uso pode variar conforme o material, a doutrina, a expectativa em funcao do que esta sendo operado, etc.

Sendo assim, quando se fala 30% de AM-X disponiveis em um determinado esquadrao, isso 'pode' significar que 30% estao disponiveis para uso imediato... mas nao indica que os outros 70% nao estao disponiveis...

mas talvez em diferentes niveis de 'disponibilidade' o que pode ser uma boa coisa...

pois afinal de contas em tempos de paz nao 'e interessante manter todas as aeronaves plenamente voando por questoes de economia de material e desgaste da celula.

Essa 'e mais ou menos a minha visao da historia.

(Muito interessante esse topico)! [009] - Parabens pela ideia!

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#3 Mensagem por talharim » Dom Set 09, 2007 2:53 pm

Do que adianta ter 30% dos AMX operacionais se eles não podem carrgar um maldito armamento moderno ?

No caso da TAB eu diria que a "operacionalidade" é de 2% chutando alto pq os estoques de armamento eficaz são baixíssimos.

"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Responder