rcolistete escreveu:Olá pessoal,
Ué, o tópico é "F-16 e limitações operacionais", tem um monte de gente aqui que acho o máximo o F-16Br para a FAB. Mas o pessoal não sabe as características técnicas dele ? Distância de decolagem e pouso para diversas configurações ?
Em outro tópico o pessoal afirmou que o F-16 era mais fácil de manter que concorrentes, mas... ninguém postou dados, ficou no vazio. Mostrei dados oficiais que o Rafale (bi-motor) gasta 30% menos mão-de-obra de manutenção que o Mirage 2000 (mono-motor). Mesmo assim não teve réplica com dados, fontes, etc.
Forúm é para compartilhar informações, certo ? Colhidas em centenas de horas de leitura (em vários idiomas) em livros, revistas, Internet, etc, bem como contatos pessoais com militares, etc. Cadê isso ? Dá muito trabalho uma pessoa fazer tudo, porém vários compartilhando suas longas experiências fica tudo mais fácil, certo ?
Será que os tópicos só esquentam com boatos (que depois esfriam) ? Encarem isso como crítica construtiva, por favor.
Abraços,
Roberto Colistete Jr.
Roberto,
Entendo seu amor pelo Rafale, assim como o do Bolovo pelo Gripen, do Carlos pelo SU, etc... Afinal, todos estamos aqui porque gostamos de caças, fragatas, MBTs, etc...
Agora achar que qualquer um aqui tenha condições de postar dados realísticos sobre qualquer aeronave? Quem sabe só o Piffer, que pode falar do Esquilo/Fennec, e só! Dados precisos acerca de capacidades em determinadas configurações são sigilosos, além de submetidos a um sem número de variáveis e combinações relativas à aeronave, ao equipamento/armamento carregado, à posição geográfica e condições climáticas, etc.... Cada fabricante manda o "Caô" que quiser para vender seu peixe...
Ou um Rafale decolando no inverno francês de uma base no nível do mar e carregado com bombas francesas de 250kg que tem um coeficiente de arrasto "x" vai se comportar da mesma forma que um Rafale decolando de Anápolis no verão goiano, bem acima do nível do mar e em temperaturas de mais de 30°C, carregando bombas nacionais BFAG-240, com coeficiente de arrasto "y" ???? Só para colocar uma ínima parcela de variáveis....
Quanto à manutenção, para os
franceses deve ser bem mais fácil mesmo! Agora a FAB não tem boas experiências com o suporte francês para os Mirage III, por exemplo. Nem no meio dos anos 80, quando não faltava $$$ para a manutenção na FAB, como era a disponibilidade dos M III? E a dos F-5 ? Você é um cara que tem conhecimento dentro da FAB e vai obter as respostas facilmente.... Os caras não deixavam nem fazer o básico da Atar por aqui, vão deixar mexer numa M-88-2/3? O F2000 vai ser um bom parâmetro... aliás, em minha opinião, esta será sua maior utilidade. E quanto à manutenção, sabia que o motor do F-16 só precisa "ir para o parque" a cada 10 anos, considerando uma aeronave que voe num esquadrão operacional em tempo de paz? Só para esquentar o debate
Para info sobre o F-16, nada melhor que o Degan
Não tem ninguém no planeta que vai ter mais dados do que ele.
De qualquer forma, uma consulta nos fóruns do F-16.net (onde há pilotos de F-16) e nos links do Fas.org podem solucionar qualquer dúvida, basta ter tempo para ler isso tudo (não é meu caso...)
Ah, para esquentar mais: sabia que o F-16, do Block 50 para cima, voa a média/alta altitude a velocidades de Mach 1.2 - 1.25, carregado com 2 Amraam e 2 Sidewinder, SEM usar o afterburner ? E que o F-16 Block 60 faz melhor que isso ? Nada que se compare ao F-22, que já comprovou supercruise de Mach 1.73 carregado com bombas GBU-32, mas já é alguma coisa....
Por sinal, segundo a USAF, a definição de supercruise AGORA é: "a capacidade de voar a Mach 1.5+ sem utilizar o afterburner"
Eles mudaram esta definição porque os caras do Congresso americano estavam contestando e não estavam aceitando pagar mais de US$ 100 mi por um caça só porque uma de suas principais qualidades era que ele voava "supercruise" (que era considerado como mais de mach 1 sem o afterburner), coisa que um F-16C ou um F-15E, que custavam bem menos, também faziam, argumentavam eles....
PS: esfriou porque não tem o que falar mais, já esgotou... agora é só esperar as crianças chegarem....