F-16 e limitações operacionais

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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trabuco
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#76 Mensagem por trabuco » Qui Jul 12, 2007 2:48 pm

Sniper escreveu:
trabuco escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Alguém já viu Mirage III da FAB pousando em rodovia? Alguém já viu F-5E da FAB pousando em rodovias? Até hoje só vi Xavantes, Tucanos e Super Tucanos. Creio que essa capacidade, embora interessante, seja realmente irrelevante para a escolha ou não do F-16.

Até porque, se chegarmos ao ponto de termos que usar os F-16 pra pousar nas rodovias, a situação vai estar preta, hein?


Capacidade de operar em rodovias e com pouco pessoal devia ser um dos mais importantes pré-requisitos da FAB. Qualquer crise, bastava dispesar seus vetores pela imensidão do Brasil.

Suécia é um exemplo a ser seguido...

Qual a estratégia da FAB em caso de conflito com uma FA de maior porte?


"Todo mundo pro mato !" :lol:


Se fosse pro mato com as aeronaves, seria uma boa estratégia.... :lol:




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#77 Mensagem por alcmartin » Qui Jul 12, 2007 2:51 pm

Não é isso povo...o guerreiro nunca foge: ele dá meia-volta e segue em frente,hehe!! :D

abs!




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trabuco
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#78 Mensagem por trabuco » Qui Jul 12, 2007 2:52 pm

Plinio Jr escreveu:Operar em algumas rodovias no Brasil, é pedir PT (Perda total)...se tentar a proeza na Fernão Dias saindo de SP indo para MG, é praticamente um suicidio..... :idea:


Falou bem, algumas rodovias...




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Kratos
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#79 Mensagem por Kratos » Qui Jul 12, 2007 3:06 pm

Sniper escreveu:
trabuco escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Alguém já viu Mirage III da FAB pousando em rodovia? Alguém já viu F-5E da FAB pousando em rodovias? Até hoje só vi Xavantes, Tucanos e Super Tucanos. Creio que essa capacidade, embora interessante, seja realmente irrelevante para a escolha ou não do F-16.

Até porque, se chegarmos ao ponto de termos que usar os F-16 pra pousar nas rodovias, a situação vai estar preta, hein?


Capacidade de operar em rodovias e com pouco pessoal devia ser um dos mais importantes pré-requisitos da FAB. Qualquer crise, bastava dispesar seus vetores pela imensidão do Brasil.

Suécia é um exemplo a ser seguido...

Qual a estratégia da FAB em caso de conflito com uma FA de maior porte?


"Todo mundo pro mato !" :lol:


De acordo com o Talharim essa é a estratégia do EB em caso de guerra: "Todo mundo pro meio do mato."




O pior dos infernos é reservado àqueles que, em tempos de crise moral, escolheram por permanecerem neutros. Escolha o seu lado.
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#80 Mensagem por delmar » Qui Jul 12, 2007 11:07 pm

trabuco escreveu:
Plinio Jr escreveu:Operar em algumas rodovias no Brasil, é pedir PT (Perda total)...se tentar a proeza na Fernão Dias saindo de SP indo para MG, é praticamente um suicidio..... :idea:


Falou bem, algumas rodovias...


Acredito que o Brasil possui uma grande quantidade de pistas alternativas para utilizar, em substituição aos aeroportos militares. Não será necessário o uso de rodovias. Apenas no Rio Grande do Sul deve haver ao redor de 15 ou mais aeroportos com pista pavimentada, de mais de 1100 metros de extensão, afora as bases aéreas de Canoas e Santa Maria e o aeroporto principal de Porto Alegre. Devem ser várias centenas espalhados pelo Brasil.
Distribuindo os aviões por estes aeroportos, e deslocando seguidamente de um para outro, fica muito difícil destruir a força aérea no solo.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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#81 Mensagem por Luís Henrique » Sex Jul 13, 2007 6:18 pm

delmar escreveu:
trabuco escreveu:
Plinio Jr escreveu:Operar em algumas rodovias no Brasil, é pedir PT (Perda total)...se tentar a proeza na Fernão Dias saindo de SP indo para MG, é praticamente um suicidio..... :idea:


Falou bem, algumas rodovias...


Acredito que o Brasil possui uma grande quantidade de pistas alternativas para utilizar, em substituição aos aeroportos militares. Não será necessário o uso de rodovias. Apenas no Rio Grande do Sul deve haver ao redor de 15 ou mais aeroportos com pista pavimentada, de mais de 1100 metros de extensão, afora as bases aéreas de Canoas e Santa Maria e o aeroporto principal de Porto Alegre. Devem ser várias centenas espalhados pelo Brasil.
Distribuindo os aviões por estes aeroportos, e deslocando seguidamente de um para outro, fica muito difícil destruir a força aérea no solo.

saudações


Ótima colocação.

Vale ressaltar que o Brasil não tem um sistema ferroviário eficiente e é um páís grande. Sendo assim....Buummmmm.....um estouro de aeroportos pra todos os lados.

Impressionante mas o Brasil, país de terceiro mundo, tem mais aeroportos que a Europa inteira e nisto so perde para os EUA, ficando em segundo lugar no mundo.

1) United States 14,858
2) Brazil 4,276
..
4) Russia 1,623
....
13) Germany 554
15) China 486
16) France 477
17) United Kingdom 471




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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#82 Mensagem por Sniper » Sex Jul 13, 2007 8:10 pm

Isso se explica pelo fato de qualquer descampado ser chamado de pista de pouso e Qualquer pista asfaltada com uma construção ao lado vira Aeroporto... :roll:




Imagem
PRick

#83 Mensagem por PRick » Sex Jul 13, 2007 9:46 pm

Por sinal, este é outro ponto fraco do F-16, ele precisa de muito mais pista que o M-2000C ou Gripen, ambos podem operar em pistas de 650 meltros, já o F-16 precisa de uns 1000 metros.

[ ]´s




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#84 Mensagem por delmar » Sex Jul 13, 2007 10:57 pm

Sniper escreveu:Isso se explica pelo fato de qualquer descampado ser chamado de pista de pouso e Qualquer pista asfaltada com uma construção ao lado vira Aeroporto... :roll:


Pura inveja e dor de cotovelo. Veja a foto da estação de passageiros do AEROPORTO INTERNACIONAL DE SANTO ANGELO. Percebe-se claramente que ela tem duas, veja bem, duas portas. Na da direita está escrito "EMBARQUE" e na da esquerda "DESEMBARQUE". No interior há um amplo reservado que comporta, com algum aperto é claro, SEIS cadeiras. Na parede está escrito claramente, para que não pairem quaisquer dúvidas, "SALA DE ESPERA". Os passageiros, no entanto, insistem em esperar o avião sentados nos bancos, sob as árvores, em frente ao prédio, desprezando as comodidades da estação.

Imagem
foto do autor.

Tirando o fato de ser um AEROPORTO INTERNACIONAL abaixo de qualquer crítica quanto à instalação para os passageiros, é um bom aeroporto. A pista tem 1600 metros, asfaltada e sinalizada, com amplo pátio de manobra, também asfaltado. Poderia, em caso de necessidade, operar qualquer aeronave da FAB.

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#85 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 14, 2007 2:09 am

PRick escreveu:Por sinal, este é outro ponto fraco do F-16, ele precisa de muito mais pista que o M-2000C ou Gripen, ambos podem operar em pistas de 650 meltros, já o F-16 precisa de uns 1000 metros.

[ ]´s

Cara, 1000 metros?! Não, bem menos. No Falcon 4AF (um simulador, mas é realista demais), eu decolo o F-16 com bem pouca pista. Taca o bicho em full PC que ele sobe rápido!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#86 Mensagem por chm0d » Sáb Jul 14, 2007 4:00 am

Bolovo escreveu:
PRick escreveu:Por sinal, este é outro ponto fraco do F-16, ele precisa de muito mais pista que o M-2000C ou Gripen, ambos podem operar em pistas de 650 meltros, já o F-16 precisa de uns 1000 metros.

[ ]´s

Cara, 1000 metros?! Não, bem menos. No Falcon 4AF (um simulador, mas é realista demais), eu decolo o F-16 com bem pouca pista. Taca o bicho em full PC que ele sobe rápido!


Carregado com algumas GBU's ele demora mais... :P




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#87 Mensagem por Bolovo » Sáb Jul 14, 2007 4:07 am

chm0d escreveu:
Bolovo escreveu:
PRick escreveu:Por sinal, este é outro ponto fraco do F-16, ele precisa de muito mais pista que o M-2000C ou Gripen, ambos podem operar em pistas de 650 meltros, já o F-16 precisa de uns 1000 metros.

[ ]´s

Cara, 1000 metros?! Não, bem menos. No Falcon 4AF (um simulador, mas é realista demais), eu decolo o F-16 com bem pouca pista. Taca o bicho em full PC que ele sobe rápido!


Carregado com algumas GBU's ele demora mais... :P

Demora mais sim, mas não é 1km de pista também.




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#88 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Jul 14, 2007 12:46 pm

PRick escreveu:Por sinal, este é outro ponto fraco do F-16, ele precisa de muito mais pista que o M-2000C ou Gripen, ambos podem operar em pistas de 650 meltros, já o F-16 precisa de uns 1000 metros.

[ ]´s


Não mesmo, Prick.

Não tenho como lembrar qual a revista agora, acho que era uma Air Combat, com uma matéria sobre os F-16 noruegueses ou holandeses, na qual eu lembro claramente os dados por ser fácil de memorizar, dada a grande repetição de números dezesseis: os F-16 precisavam de apenas 1.600 pés (cerca de 500m) para decolar numa missão de alerta de defesa aérea, armados com 4 Amraam e dois Sidewinder, com combustível interno full.




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#89 Mensagem por rcolistete » Sáb Jul 14, 2007 12:48 pm

Olá pessoal,

Ué, o tópico é "F-16 e limitações operacionais", tem um monte de gente aqui que acho o máximo o F-16Br para a FAB. Mas o pessoal não sabe as características técnicas dele ? Distância de decolagem e pouso para diversas configurações ?

Em outro tópico o pessoal afirmou que o F-16 era mais fácil de manter que concorrentes, mas... ninguém postou dados, ficou no vazio. Mostrei dados oficiais que o Rafale (bi-motor) gasta 30% menos mão-de-obra de manutenção que o Mirage 2000 (mono-motor). Mesmo assim não teve réplica com dados, fontes, etc.

Forúm é para compartilhar informações, certo ? Colhidas em centenas de horas de leitura (em vários idiomas) em livros, revistas, Internet, etc, bem como contatos pessoais com militares, etc. Cadê isso ? Dá muito trabalho uma pessoa fazer tudo, porém vários compartilhando suas longas experiências fica tudo mais fácil, certo ?

Será que os tópicos só esquentam com boatos (que depois esfriam) ? Encarem isso como crítica construtiva, por favor.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.




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#90 Mensagem por A.K. for T-7 » Sáb Jul 14, 2007 2:05 pm

rcolistete escreveu:Olá pessoal,

Ué, o tópico é "F-16 e limitações operacionais", tem um monte de gente aqui que acho o máximo o F-16Br para a FAB. Mas o pessoal não sabe as características técnicas dele ? Distância de decolagem e pouso para diversas configurações ?

Em outro tópico o pessoal afirmou que o F-16 era mais fácil de manter que concorrentes, mas... ninguém postou dados, ficou no vazio. Mostrei dados oficiais que o Rafale (bi-motor) gasta 30% menos mão-de-obra de manutenção que o Mirage 2000 (mono-motor). Mesmo assim não teve réplica com dados, fontes, etc.

Forúm é para compartilhar informações, certo ? Colhidas em centenas de horas de leitura (em vários idiomas) em livros, revistas, Internet, etc, bem como contatos pessoais com militares, etc. Cadê isso ? Dá muito trabalho uma pessoa fazer tudo, porém vários compartilhando suas longas experiências fica tudo mais fácil, certo ?

Será que os tópicos só esquentam com boatos (que depois esfriam) ? Encarem isso como crítica construtiva, por favor.

Abraços,

Roberto Colistete Jr.


Roberto,

Entendo seu amor pelo Rafale, assim como o do Bolovo pelo Gripen, do Carlos pelo SU, etc... Afinal, todos estamos aqui porque gostamos de caças, fragatas, MBTs, etc...

Agora achar que qualquer um aqui tenha condições de postar dados realísticos sobre qualquer aeronave? Quem sabe só o Piffer, que pode falar do Esquilo/Fennec, e só! Dados precisos acerca de capacidades em determinadas configurações são sigilosos, além de submetidos a um sem número de variáveis e combinações relativas à aeronave, ao equipamento/armamento carregado, à posição geográfica e condições climáticas, etc.... Cada fabricante manda o "Caô" que quiser para vender seu peixe...

Ou um Rafale decolando no inverno francês de uma base no nível do mar e carregado com bombas francesas de 250kg que tem um coeficiente de arrasto "x" vai se comportar da mesma forma que um Rafale decolando de Anápolis no verão goiano, bem acima do nível do mar e em temperaturas de mais de 30°C, carregando bombas nacionais BFAG-240, com coeficiente de arrasto "y" ???? Só para colocar uma ínima parcela de variáveis....

Quanto à manutenção, para os franceses deve ser bem mais fácil mesmo! Agora a FAB não tem boas experiências com o suporte francês para os Mirage III, por exemplo. Nem no meio dos anos 80, quando não faltava $$$ para a manutenção na FAB, como era a disponibilidade dos M III? E a dos F-5 ? Você é um cara que tem conhecimento dentro da FAB e vai obter as respostas facilmente.... Os caras não deixavam nem fazer o básico da Atar por aqui, vão deixar mexer numa M-88-2/3? O F2000 vai ser um bom parâmetro... aliás, em minha opinião, esta será sua maior utilidade. E quanto à manutenção, sabia que o motor do F-16 só precisa "ir para o parque" a cada 10 anos, considerando uma aeronave que voe num esquadrão operacional em tempo de paz? Só para esquentar o debate :lol:

Para info sobre o F-16, nada melhor que o Degan 8-] Não tem ninguém no planeta que vai ter mais dados do que ele. :lol:
De qualquer forma, uma consulta nos fóruns do F-16.net (onde há pilotos de F-16) e nos links do Fas.org podem solucionar qualquer dúvida, basta ter tempo para ler isso tudo (não é meu caso...)

Ah, para esquentar mais: sabia que o F-16, do Block 50 para cima, voa a média/alta altitude a velocidades de Mach 1.2 - 1.25, carregado com 2 Amraam e 2 Sidewinder, SEM usar o afterburner ? E que o F-16 Block 60 faz melhor que isso ? Nada que se compare ao F-22, que já comprovou supercruise de Mach 1.73 carregado com bombas GBU-32, mas já é alguma coisa....

Por sinal, segundo a USAF, a definição de supercruise AGORA é: "a capacidade de voar a Mach 1.5+ sem utilizar o afterburner"

Eles mudaram esta definição porque os caras do Congresso americano estavam contestando e não estavam aceitando pagar mais de US$ 100 mi por um caça só porque uma de suas principais qualidades era que ele voava "supercruise" (que era considerado como mais de mach 1 sem o afterburner), coisa que um F-16C ou um F-15E, que custavam bem menos, também faziam, argumentavam eles....

PS: esfriou porque não tem o que falar mais, já esgotou... agora é só esperar as crianças chegarem....




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