velocidade de stall do A-29
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Sênior
- Agradeceu: 64 vezes
- Agradeceram: 59 vezes
Robonluis,
Nào sei qual a finalidade da sua pergunta, mas se não exigir muita precisao...por dedução, ok?
A velocidade de estol depende da configuração (liso ou c/trem e flaps) e do peso, mas deve ser algo em torno de 75/85 nós. Se souber sua velocidade de pouso aí fica fácil, esta é 30%superior a aquela.
abs!
Nào sei qual a finalidade da sua pergunta, mas se não exigir muita precisao...por dedução, ok?
A velocidade de estol depende da configuração (liso ou c/trem e flaps) e do peso, mas deve ser algo em torno de 75/85 nós. Se souber sua velocidade de pouso aí fica fácil, esta é 30%superior a aquela.
abs!
- jambockrs
- Sênior
- Agradeceu: 427 vezes
- Agradeceram: 180 vezes
alcmartin escreveu:Robonluis,
abs!
Prezado alcmartin:
Quase na mosca! A velocidade de estol do A-29 fica em 88 nós e sua velocidade de pouso em 112 nós.
Um abraço e até mais...
alcmartin escreveu:Robonluis,
abs!
valeu alcmartin, realmente não fui muito presico na pergunta, de qualquer forma agradeço a ajuda. Na realidade gostariade saber a velocidade de stall com flap e sem flap em uma configuração limpa, sem armamento. O Jambockrs respondeu 88, mas essa é com flap?
-
- Sênior
jambockrs escreveu:alcmartin escreveu:Robonluis,
abs!
Prezado alcmartin:
Quase na mosca! A velocidade de estol do A-29 fica em 88 nós e sua velocidade de pouso em 112 nós.
Um abraço e até mais...
Opa, valeu pela info, Jambockrs!
É que eu deduzi pelo T27,he,he! mas sabia que deveria ser um pouco superior, o A29 deve ser mais pesado, com aquele motorzão!
Mas a "fórmula" da vel.de estol/vel.ref. (vel.de pouso) é essa p/todos avioes.
abs!
-
- Sênior
robonluis escreveu:alcmartin escreveu:Robonluis,
abs!
valeu alcmartin, realmente não fui muito presico na pergunta, de qualquer forma agradeço a ajuda. Na realidade gostariade saber a velocidade de stall com flap e sem flap em uma configuração limpa, sem armamento. O Jambockrs respondeu 88, mas essa é com flap?
Bom dia, Robonluis!
A julgar pela Vref. que ele forneceu, 88 deve ser c/configuração de pouso (c/trem e flap). Bota aí mais uns 8,10 kt p/configuração limpa. Desde que não vá voar, pode ser no "chutágoras", he,he!
abs!
Uma vez conversei com um piloto do Escorpião e ele me falou que a velocidade de pouso é isso que o Jambockrs falou 110, 112, inclusive ele falou que: "com 120 taca o avião no chão" porque, segundo ele, o bixo é robusto e aguenta o tranco. Agora esqueci de perguntar a velocidade de stall. Eu perguntei a velocidade de decolagem e ele me respondeu algo em torno de 90/90 sem peso e 110/120 com peso.
-
- Sênior
É, é isso aí confirma o que a gente pensou, Robonluis.
A velocidade de voo, de perfomance, tem uma fórmula que diz:
V= PaCa/ DAC
V=Velocidade
P=peso
a=altitude
Ca=carga alar
D=densidade do ar
A=area da asa
C=coeficiente de sustentaçào
Não é p/valores exatos, p/calculos. P/isso tem outras. Mas p/entender o que aumenta e o que diminui. Ex. aumenta o peso, aumenta a vel.de estol.Aumenta a area da asa diminui a velocidade de estol.
Só não serve p/vel.máxima. aí o buraco é mais embaixo...
Na final, o minimo é em torno de 30%acima da vel. de estol. Na decolagem, 20% acima p/"rodar", porque ele ainda estará acelerando.
Existem tabelas nos manuais que o piloto deveria consultar antes de cada pouso ou decolagem. Na pratica, em aeronaves de baixa perfomance, a nao ser que a variação de peso seja muito grande, o povo arredonda p/cima, já que 1,2,3 kt voce nem ve no velocimetro.
abs!
A velocidade de voo, de perfomance, tem uma fórmula que diz:
V= PaCa/ DAC
V=Velocidade
P=peso
a=altitude
Ca=carga alar
D=densidade do ar
A=area da asa
C=coeficiente de sustentaçào
Não é p/valores exatos, p/calculos. P/isso tem outras. Mas p/entender o que aumenta e o que diminui. Ex. aumenta o peso, aumenta a vel.de estol.Aumenta a area da asa diminui a velocidade de estol.
Só não serve p/vel.máxima. aí o buraco é mais embaixo...
Na final, o minimo é em torno de 30%acima da vel. de estol. Na decolagem, 20% acima p/"rodar", porque ele ainda estará acelerando.
Existem tabelas nos manuais que o piloto deveria consultar antes de cada pouso ou decolagem. Na pratica, em aeronaves de baixa perfomance, a nao ser que a variação de peso seja muito grande, o povo arredonda p/cima, já que 1,2,3 kt voce nem ve no velocimetro.
abs!
alguem sabe dizer a velocidade maxima em km/hora do A-29??
alguem sabe dizer a velocidade maxima em km/hora do A-29??
- Fábio Nascimento
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
- Contato:
mcgames escreveu:mas dai e praticamente a mesma do tucano!! este so tem 750 shp de potencia contra os 1600 shp do super tucano! fora a helice de 5 pas bem mais moderna !caraca fiquei decepcionado! achei que seria na faixa de 650 km/hora.
O Super Tucano é mais potente, porem mais pesado também!
_______________________________________________.
-
- Sênior
Mas o objetivo do A29 não é velocidade. É uma boa carga bélica apoiada por uma moderna avionica.Seus oponentes seriam aeronaves de baixa perfomance ou no maximo, helicopteros armados.
De uma olhada no outro topico. Independente de ser um A29 ou um T27, o que importa é o emprego, a missão em si. que é um dos objetivos do A29.
Abs!
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10583
De uma olhada no outro topico. Independente de ser um A29 ou um T27, o que importa é o emprego, a missão em si. que é um dos objetivos do A29.
Abs!
http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10583