velocidade de stall do A-29

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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robonluis
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velocidade de stall do A-29

#1 Mensagem por robonluis » Qui Jul 05, 2007 11:35 pm

Pessoal alguém sabe informar qual é a velocidade de stall do A-29?




alcmartin
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#2 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 06, 2007 1:04 am

Robonluis,

Nào sei qual a finalidade da sua pergunta, mas se não exigir muita precisao...por dedução, ok?
A velocidade de estol depende da configuração (liso ou c/trem e flaps) e do peso, mas deve ser algo em torno de 75/85 nós. Se souber sua velocidade de pouso aí fica fácil, esta é 30%superior a aquela.

abs!




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jambockrs
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#3 Mensagem por jambockrs » Sex Jul 06, 2007 2:01 am

alcmartin escreveu:Robonluis,

Nào sei qual a finalidade da sua pergunta, mas se não exigir muita precisao...por dedução, ok?
A velocidade de estol depende da configuração (liso ou c/trem e flaps) e do peso, mas deve ser algo em torno de 75/85 nós. Se souber sua velocidade de pouso aí fica fácil, esta é 30%superior a aquela.
abs!

Prezado alcmartin:
Quase na mosca! A velocidade de estol do A-29 fica em 88 nós e sua velocidade de pouso em 112 nós.
Um abraço e até mais...




Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
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#4 Mensagem por robonluis » Sex Jul 06, 2007 9:34 am

alcmartin escreveu:Robonluis,

Nào sei qual a finalidade da sua pergunta, mas se não exigir muita precisao...por dedução, ok?
A velocidade de estol depende da configuração (liso ou c/trem e flaps) e do peso, mas deve ser algo em torno de 75/85 nós. Se souber sua velocidade de pouso aí fica fácil, esta é 30%superior a aquela.

abs!

valeu alcmartin, realmente não fui muito presico na pergunta, de qualquer forma agradeço a ajuda. Na realidade gostariade saber a velocidade de stall com flap e sem flap em uma configuração limpa, sem armamento. O Jambockrs respondeu 88, mas essa é com flap?




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#5 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 06, 2007 10:26 am

jambockrs escreveu:
alcmartin escreveu:Robonluis,

Nào sei qual a finalidade da sua pergunta, mas se não exigir muita precisao...por dedução, ok?
A velocidade de estol depende da configuração (liso ou c/trem e flaps) e do peso, mas deve ser algo em torno de 75/85 nós. Se souber sua velocidade de pouso aí fica fácil, esta é 30%superior a aquela.
abs!

Prezado alcmartin:
Quase na mosca! A velocidade de estol do A-29 fica em 88 nós e sua velocidade de pouso em 112 nós.
Um abraço e até mais...


Opa, valeu pela info, Jambockrs!
É que eu deduzi pelo T27,he,he! mas sabia que deveria ser um pouco superior, o A29 deve ser mais pesado, com aquele motorzão!
Mas a "fórmula" da vel.de estol/vel.ref. (vel.de pouso) é essa p/todos avioes.

abs!




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#6 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 06, 2007 10:32 am

robonluis escreveu:
alcmartin escreveu:Robonluis,

Nào sei qual a finalidade da sua pergunta, mas se não exigir muita precisao...por dedução, ok?
A velocidade de estol depende da configuração (liso ou c/trem e flaps) e do peso, mas deve ser algo em torno de 75/85 nós. Se souber sua velocidade de pouso aí fica fácil, esta é 30%superior a aquela.

abs!

valeu alcmartin, realmente não fui muito presico na pergunta, de qualquer forma agradeço a ajuda. Na realidade gostariade saber a velocidade de stall com flap e sem flap em uma configuração limpa, sem armamento. O Jambockrs respondeu 88, mas essa é com flap?


Bom dia, Robonluis!
A julgar pela Vref. que ele forneceu, 88 deve ser c/configuração de pouso (c/trem e flap). Bota aí mais uns 8,10 kt p/configuração limpa. Desde que não vá voar, pode ser no "chutágoras", he,he!

abs!




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#7 Mensagem por robonluis » Sex Jul 06, 2007 11:35 am

Uma vez conversei com um piloto do Escorpião e ele me falou que a velocidade de pouso é isso que o Jambockrs falou 110, 112, inclusive ele falou que: "com 120 taca o avião no chão" porque, segundo ele, o bixo é robusto e aguenta o tranco. Agora esqueci de perguntar a velocidade de stall. Eu perguntei a velocidade de decolagem e ele me respondeu algo em torno de 90/90 sem peso e 110/120 com peso.




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#8 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 06, 2007 12:15 pm

É, é isso aí confirma o que a gente pensou, Robonluis.

A velocidade de voo, de perfomance, tem uma fórmula que diz:

V= PaCa/ DAC
V=Velocidade
P=peso
a=altitude
Ca=carga alar
D=densidade do ar
A=area da asa
C=coeficiente de sustentaçào

Não é p/valores exatos, p/calculos. P/isso tem outras. Mas p/entender o que aumenta e o que diminui. Ex. aumenta o peso, aumenta a vel.de estol.Aumenta a area da asa diminui a velocidade de estol.
Só não serve p/vel.máxima. aí o buraco é mais embaixo...

Na final, o minimo é em torno de 30%acima da vel. de estol. Na decolagem, 20% acima p/"rodar", porque ele ainda estará acelerando.
Existem tabelas nos manuais que o piloto deveria consultar antes de cada pouso ou decolagem. Na pratica, em aeronaves de baixa perfomance, a nao ser que a variação de peso seja muito grande, o povo arredonda p/cima, já que 1,2,3 kt voce nem ve no velocimetro.

abs!




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alguem sabe dizer a velocidade maxima em km/hora do A-29??

#9 Mensagem por mcgames » Ter Jul 10, 2007 9:49 am

alguem sabe dizer a velocidade maxima em km/hora do A-29??




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#10 Mensagem por robonluis » Ter Jul 10, 2007 5:55 pm

Máxima é 580
Cruzeiro é 422




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#11 Mensagem por mcgames » Qui Jul 12, 2007 2:26 pm

mas dai e praticamente a mesma do tucano!! este so tem 750 shp de potencia contra os 1600 shp do super tucano! fora a helice de 5 pas bem mais moderna !caraca fiquei decepcionado! achei que seria na faixa de 650 km/hora.




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#12 Mensagem por Fábio Nascimento » Qui Jul 12, 2007 2:46 pm

mcgames escreveu:mas dai e praticamente a mesma do tucano!! este so tem 750 shp de potencia contra os 1600 shp do super tucano! fora a helice de 5 pas bem mais moderna !caraca fiquei decepcionado! achei que seria na faixa de 650 km/hora.


O Super Tucano é mais potente, porem mais pesado também!




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#13 Mensagem por alcmartin » Qui Jul 12, 2007 2:48 pm

Mas o objetivo do A29 não é velocidade. É uma boa carga bélica apoiada por uma moderna avionica.Seus oponentes seriam aeronaves de baixa perfomance ou no maximo, helicopteros armados.
De uma olhada no outro topico. Independente de ser um A29 ou um T27, o que importa é o emprego, a missão em si. que é um dos objetivos do A29. :wink:

Abs!

http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=10583




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#14 Mensagem por robonluis » Sex Jul 13, 2007 8:55 pm

Alcmartin o bicho é "pesadão" mesmo o piloto real me confirmou, o interessante é que eles fazem o pilofe com 200Kts mais ou menos, é muita velocidade para um turbo-hélice...




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#15 Mensagem por alcmartin » Sex Jul 13, 2007 9:30 pm

É...maquinão! 8-]

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