Patton escreveu:Sintra escreveu:jacquessantiago escreveu:Carlos Mathias escreveu:Esse autraliano tinha algum míssil wvr decente? Ou ao menos um IRST no nível do Rafale e os novos russos? Tinha um BVR IR que pudesse usar?
Se o RWR pegou, o IRST automaticamente começa a procurar naquela área, junto com o radar, ou apenas com IR. Um MICA IR e um Spectra, se aparecer esse sinal de radar aí, é saco, ou pelo menos um curva bem apertada prá tentar fugir do MICA.
Se foi na arena visual, pois o australiano estava tentando o AIM-9, bastava um bom e velho Python-IV/V, MICA IR ou um R-73M/R-27ET. Este segundo chegaria muito, mas muito rápido mesmo no alvo e os sensores IR novos não se iludem com flares, então, alvo no visual, alvo destruído.
Ou seja, se o adversário não fosse um avião com mísseis IR obsoletos, esse F-22 estaria condenado.
ASRAAM e AIM-120.
Se alguém sonha que o Raptor é capaz de iludir o "seeker" de algo como um AIM132 à distância visual, então essa pessoa está enganada...
Eu nunca vi nada ainda que confirma isso, mas sei que os F-15s e F-16s e tambem esses F-18s com os AIM-9L nao podem ver o Raptor no Radar e nem na sensora IR do Sidewinder. Agora o ASRAAM e AIM-9X eu nao sei, e nem sei a qual distancia o Raptor pode se-esconder desses missies, mas sei que a signatura IR do Raptor e' BEM BEM menor do que qual quer outra aviao.
Da um olhada na bunda do Raptor:
Não é bem assim, a unica informação existente que pode dar essa ideia é um comentário que um piloto Australiano que por acaso estava a voar num F15 da USAF ("exchange pilot", inicialmente também me enganei e pensei que tinha sido um dos que estavam a voar num dos Hornet da RAAF) no ultimo red flag. O homem disse que ficou frustrado porque não conseguia arranjar uma solução de tiro no campo visual (se voltar atrás no tópico vai reparar que eu fui o primeiro a colocar aqui esta história), "that´s it"... E não temos mais nenhuma informação, não sabemos sequer se no "Eagle" estava um missil de treino "IR", não sabemos as condições, não sabemos mais nada. Ou seja é completamente impossivel tirar qualquer conclusão acerca das capacidades reais do Raptor através daquele comentário.
Quanto ao facto de o Raptor ter menor assinatura IR que outros aviões, bom, eu diria que terá menor assinatura que outros na mesma classe de tamanho/potência de empuxo, basicamente o Flanker e o Mig 31. Imaginar que alguém consegue disfarçar 32 toneladas de empuxo com ar frio ou com materiais cerâmicos...
É completamente impossivel disfarçar o exaustor de dois motores daqueles, isto para não falar que qualquer objecto a voar a 15000 mil metros, a 1500 km´s por hora, vai provocar na "boundary layer" de contacto temperaturas de centenas e centenas de graus (
oops, acabei de me aperceber que o Beraldi já tinha explicado isto, e muito bem). Qualquer "Seeker" de um AAM IR moderno vai apanhar o Raptor em WVR, aliás, aquele F22 "abatido" por um F16 no Red Flag foi precisamente através do seeker do AIM9 de treino.
Patton escreveu:Uma signatura IR pode ser escondido com um certo tipo de materiais, e' relativamente facil.
Não, não é. Pelo menos a esse nível não é. Um seeker moderno consegue detectar diferenças de poucos graus celsius a distâncias razoáveis (km´s de distância). Tente diminuir o exaustor de um motor de 16 toneladas de empuxo, em que a temperura de saida excede os 1000 graus para -28 graus, isto recorrendo a tijolos cerâmicos e a ar frio... Isto para não falar que o nariz do avião e a asas vão estar a temperaturas elevadissimas também.
Em WVR um qualquer AAM IR recente vai detectar e efectuar um lock ao RAPTOR, o resto é propaganda.
Como uma imagem vale mil palavras, vou ilustrar o que digo.
A foto abaixo é retirada do Powerpont de apresentação da Eurofighter GMBH ao Ministro da defesa e ao Comandante em Chefe das Forças Armadas Norueguesas e é apresentado como um exemplo da capacidade de sensores IR na detecção de aeronaves "Stealth" (leia-se PIRATE). A origem da fotografia não é completamente clara, mas em principio terá sido tirada naquele incidente em Farnbourough em que uma bateria de misseis anti aéreos "Rapier/Jernas" terá feito um "lock-on" a um B2.
A uma altitude de poucas centenas de metros, com um temperatura atmosférica entre os 15/25 graus, a uma velocidade subsónica (com a consequente diminuição de calor provocado pelo atrito), a utilizar um sensor IR que emprega tecnologia com mais de uma década, E MESMO ASSIM faz o lock on e consegue uma imagem destas. Ainda existem dúvidas?
Abraços