ARGENTINA ATACA O BRASIL. QUA A SERIA A REAÇÃO DO EB?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#46 Mensagem por Guerra » Qui Mai 05, 2005 12:33 pm

Luís Henrique escreveu:
E tempo útil para fazer tudo isto?!

Se for um ataque surpresa, nada feito. Além disso, uma boa parte desses equipamentos possui itens críticos importados.

Em relação aos Blindados e Tanques, isso é um equívoco, já que não temos mais grande capacitação nessa área, e seria necessário reconstruir a capacidade industrial!


FinkenHeinle, é óbvio que isto demoraria, mas veja, se entrarmos em guerra total com a Argentina, toda a nossa indústria seria mobilizada.

Um ataque surpresa de quem?
A Argentina não conseguiria destruir as nossas fábricas bélicas em um ataque surpresa. Eles avançariam por terra e avançariam pouco.

Lembre-se que eles não tem forças armadas superiores ao Brasil. É tudo meio equilibrado, então eles não conseguiriam acabar com a nossa capacidade bélica em um ataque surpresa.

Com as nossas forças conseguiriamos manter a invasão sem grandes avanços, os dois lados teriam baixas.

Eles não conseguiriam bloquear o espaço aéreo e marítimo. Com o nosso poder econômico conseguiriamos comprar materiais extrangeiros (incluindo ítens críticos para os nossos subs, etc).

A nossa indústria automobilística é excelente e poderiamos rapidamente converte-la em indústrias de carros blindados...

Quando 180 milhões de vidas estão em jogo nós com certeza conseguimos produzir muito. :wink:


Eu concordo plenamente com o Luis Henrique. Toda essa discussão sobre blindados só serve para mostrar o equilibrio das forças. Os dois exércitos jamais se lançariam numa daquelas batalhas classicas de blindados. O Brasil tem condições de fixar o exército argentino no seu próprio territorio e isso obrigaria os argentinos a fazer a paz.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#47 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Mai 05, 2005 1:01 pm

Uma ressalva sobre os blindados, o Brasil possui mais blindados de transporte de tropas e reconhecimento, parecem pouco mas contra a fraca blindagem dos TAM argentinos é muito, os M-60 possuem uma blindagem bem forte, dependendo da distância os canhões dos TAM e SK não conseguem perfura-la INDEPENDENTE da munição, os M60 e Leopard usam um canhão mais potente que os TAM e SK apesar de ser do mesmo calibre o projetil tem mais energia cinética podendo destruir os argentinos a uma distância maior e, principalmente, o Brasil possui 53 AMX que podem dar muita dor de cabeça aos comandantes de blindados argentinos e eles não poderam fazer muita coisa porque seus caças são péssimos nas missões CAP (por isso que eu insistia tanto que no FX deviamos ter escolhido o Su 35).




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

:(

#48 Mensagem por Einsamkeit » Qui Mai 05, 2005 9:22 pm

Nao sei o porque disto, Essa rivalidade sempre ocorreu, me parece uma coisa totalmente idiota, talvez seja como dizem aqui "dor de corno", pois a argentina um dia ja foi muito rica e ainda hoje conta com renda per capta maior que a nossa, por mais pobres que sejam os Argentinos individualmente sao mais ricos que nos, eu adoro a Argentina, convivo com argentinos e acho isso tudo uma besteira, A Argentina ja teve potencial de Invadir o brasil, e se a alemanha tivesse ganhado estariamos falando espanhol

acho que vo fazer uma campanha para nos salvar do severino

INVADE PERON INVADE [070] [022]




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Avatar do usuário
Cavaleiro Teutônico
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 317
Registrado em: Qui Mai 05, 2005 5:46 pm
Localização: Santa Cruz do Sul - RS
Agradeceram: 6 vezes

#49 Mensagem por Cavaleiro Teutônico » Qui Mai 05, 2005 11:06 pm

Isso só em filme de ficção, pois SÓ, SÓ em casos extremos para os argentinos invadirem o Brasil.

Qualquer concentração de tropas na fronteira com o RS ou SC, chamariam a atenção. O ataque não daria em nada, pq uma ofensiva dessas exige um estudo detalhado e um suporte logistico imenso.




"Um grande coração não sente horror diante da morte, venha quando vier, contanto que ela seja honrosa".

(Ludovico Ariosto)
JL
Sênior
Sênior
Mensagens: 1960
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 9:17 pm
Localização: Santos
Agradeceram: 63 vezes

#50 Mensagem por JL » Sáb Mai 07, 2005 11:57 pm

O objetivo para mim deste tópico é apenas uma comparação de arma e forças, não quero incentivar qualquer idéia hostil aos nossos vizinhos.

219 Leopard 1 + M60 aparentemente são muito melhores do que 230 TAM. Apesar da mobilidade melhor do TAM.

É verdade, só que os nossos foram importados e comprados usados, para preencher uma lacuna deixada pelo fracasso do Tamoio e do Osório, o TAM foi um produto argentino, comprado novo e produzido em massa. Um programa único na América Latina. Bem como se produziu um outro ponto favorável que foi aa padronização de uma quantidade enorme de blindados com uma única plataforma facilita bastante a logística. O que não ocorre no Brasil, com dois tipos de MTB de origens diferentes a padronização somente ocorre nos outros veículos com motores Scania e Mercedes Benz. De resto o TAM também esta ficando velho e superado. E fiquem sabendo que havia um projeto para uma espécie de TAM melhorado.

Apesar do canhão de 20mm do VCTP argentino ser mortal contra Cascavéis, M113 e Urutu o canhão de 90 mm dos cascavéis podem ser mortais para : SK 105, TAM, AMX 13 e o seu VCTP.

Concordo plenamente, mas apenas ressalto que a Argentina foi pioneira no conceito de um transporte de tropas que pode combater contra outros blindados, não esquecendo que o canhão de 20 mm dos VCTP dão uma considerável capacidade anti-aérea contra os Esquilo desprotegidos do nosso Exército.

Os Argentinos tem 106 blindados VCTP. Não estou lembrando dos números mas parece que temos mais de 400 M-113.

Eles também tem o mesmo número de 400 M113, só que tem mais 106 VCTP e ainda tem 126 meia lagartas armados M9.

Além dos M109 A3 também temos os M108. Fora o Sistema de lançamento múltiplo de foguetes SS-30 (30 km), SS-40 (35 km) e SS-60 (60 km).

Verdade, os argentinos não tem nada igual ao Astros, mas digamos que a Artilharia deles graças aos Mohawk e aos UAV enxerga mais longe. E quanto aos M108 os obuses deles são de 105 mm e os carros estão muito velhos e desgastados. Segundo a última edição da revista Tecnologia e Defesa esta em andamento a atualização de mais de 100 canhões CITER de 155 mm e receberam uma doação de 320 canhões anti-aéreos Oerlikon de 20 mm da Suíça. No campo anti-aéreo eles tem mísseis Roland operacionais, na versão de shelter.

So setor de armamentos anti-carros temos : AT 4, Milan, Eryx e NOSSO MSS 1.2 AC. Acho que também temos SR84 - portátil, anticarro, de 84 mm

Os Argentinos tem um lança-rojão próprio o MARA que rivaliza com o AT 4, tem um monte de canhões de 106 mm sem recuo, tem mísseis TOW 2 de maior alcance que o Milan, montado em jipes e o míssil Mectron MSS 1.2, pelo que me consta não está operacional. Isso porque eles não conseguiram obter os helicópteros Cobra com mísseis Tow que queriam comprar.

Estou fazendo o papel de advogado do diabo, mas a verdade é que o equilíbrio no campo terrestre é total. Porém ressalto que a FAB e a MB são superiores as congêneres argentinas.




Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Avatar do usuário
alex
Sênior
Sênior
Mensagens: 2433
Registrado em: Sáb Ago 30, 2003 8:49 pm
Agradeceram: 79 vezes

#51 Mensagem por alex » Dom Mai 08, 2005 10:32 am

Esse tópico é utópico, hoje exercitos só combaterão um com outro apenas se houverem forças aereas equivalentes. Se uma força aerea tiver superioridade sobre a outra veremos cenas de aniquilação como na Normandia, Guerra do Golfo I e II.
Esta certo o Governo brasileiro (finalmente) em primeiro fortalecer seu poder aereo.
A FAB caberia a destruição de um exercito argentino e ao EB operações de limpeza.
De que adianta ter um Leopard 2 novinho em folha se ele pode ser destruido por uma bomba JDAM lançada a distancia de 20 KM do alvo?
Por isso temos um exercito low-tech que esta mais preparado para combates na Amazonia do que nos prados Argentinos.
E sinceramente nosso exercito esta mais preocupado em comemorar a Revolução de 31 de março do que atualizar seus tanques.




sgt alex
Júnior
Júnior
Mensagens: 119
Registrado em: Ter Set 07, 2004 2:39 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

#52 Mensagem por sgt alex » Dom Mai 08, 2005 3:16 pm

Na minha modesta opinião, se a Argentina invadir o Brasil devemos levar as mãos para os céus e rezar, pois o nosso Exercito, infelizmente, está caminhando para uma força de maltrapilhos.
Digo isso pelo fato de que nossos soldados, principalmente os recrutas, não possuem nem o básico do material que deveriam possuir, exemplo:
- Não existem porta-carregadores para serem pagos aos recrutas, então imaginem a cena em um combate em que um soldado, para trocar o carregador do seu fuzil, tenha que colocar a mão no bolso da calça para sacar um carregado municiado;
- Os capacetes de aço e fibra são tão antigos, que muitos não possuem o arrebite para se colocar a jugular que prende o capacete ao queixo (isso quando se tem a jugular);
- Para um acampamento (exercício, manobra, etc...) os soldados tem que levar os seus pertences, fardamento, material de higiene, em mochilas trazidas de casa (imaginem as cores!!!);
- A maioria das barracas tem mais de 15, algumas 20, anos de uso, cheias de remendo e furos;
- O pessoal da motomecanização, faz o impossível para que as viaturas possam ser utilizadas devidas a idade e a falta de peças, a maioria das vezes o encarregado mais antigo da oficina consegue, com a ajuda de ex-militares, algumas peças por doação;
- Alguns de vocês por acaso já viu em alguma exposição mais recente do material utilizado pelo Exército os fogões de campanha???São da época da 2ª guerra mundial. Existem algumas poucas unidades com cozinhas de campanha, mas a maioria utiliza mesmo são os fogões.
Sinceramente pessoal para um governo que diz querer ter cadeira cativa no conselho de segurança da ONU, ser o representante da América do Sul para proteger os interesses da América Latina, é uma vergonha o que acontece nas Forças Armadas.
Agora uma pergunta: Por quê os meios de comunicação (TV Globo, SBT, Veja, Jornal do Brasil, etc...) não fazem uma matéria real de como estão as nossas FAs e o perigo que se tem de não ter forças preparadas e equipadas para defender o nosso território?




carsm1
Júnior
Júnior
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Mar 20, 2005 7:24 pm
Localização: nova iguaçu-rj
Contato:

Argentina ataca o Brasil.Qual seria a reação do EB

#53 Mensagem por carsm1 » Dom Mai 08, 2005 3:42 pm

:( Isto e uma vergonha., mas não se preocupem com a Argentina,ela nunca vai nos invadir,pois já sabe bem o que acontece quando se cutuca onça(ou sera macacos???)com vara curta.
Vamos ser atacados SIM, pelo NORTE,pela Venezuela do sr Chaves,que vai passar pelo noso território,para invadir a região de Essequibo,na antiga G.Inglesa.




E preciso ser raposa para reconhecer as armadilhas,e leão para afugentar os lobos.
Avatar do usuário
Super Flanker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1440
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 2:23 pm
Localização: São Carlos
Agradeceram: 40 vezes

...

#54 Mensagem por Super Flanker » Dom Mai 08, 2005 5:24 pm

Tbem acho.
Por que o Globo reporter em vez de fica mostrando tantos animais na amazonia, pq não fazem uma matéria das FA?




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: ...

#55 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Mai 08, 2005 6:16 pm

Super Flanker escreveu:Tbem acho.
Por que o Globo reporter em vez de fica mostrando tantos animais na amazonia, pq não fazem uma matéria das FA?

Porque não dá IBOPE...


Aliás, sinceramente,m to de saco cheio de ver programas sobre Natureza e sobre Saúde no Globo Reporter....




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
Avatar do usuário
FinkenHeinle
Sênior
Sênior
Mensagens: 11930
Registrado em: Qua Jan 28, 2004 4:07 am
Localização: Criciúma/SC
Agradeceram: 19 vezes
Contato:

Re: Argentina ataca o Brasil.Qual seria a reação do EB

#56 Mensagem por FinkenHeinle » Dom Mai 08, 2005 6:17 pm

carsm1 escreveu::( Isto e uma vergonha., mas não se preocupem com a Argentina,ela nunca vai nos invadir,pois já sabe bem o que acontece quando se cutuca onça(ou sera macacos???)com vara curta.
Vamos ser atacados SIM, pelo NORTE,pela Venezuela do sr Chaves,que vai passar pelo noso território,para invadir a região de Essequibo,na antiga G.Inglesa.

Hahahahaha.....


Coitada da Venezuela... O Brasil faz uma aliança com a Colômbia e bota os Chavitos pra correr... Assim, a Colômbia já bota as FARC pra correr junto, hehehehe....




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
carsm1
Júnior
Júnior
Mensagens: 59
Registrado em: Dom Mar 20, 2005 7:24 pm
Localização: nova iguaçu-rj
Contato:

Argentina ataca o Brasil,Qual seria a reção do EB

#57 Mensagem por carsm1 » Dom Mai 08, 2005 6:31 pm

Ahhh.O Globo Reporter, iria mostrar um EB,uma MB e uma FAB;super equipada e adestrada,pois nunca iria aparecer um ëstrelado¨, com a cor
agem do Sgt.Alex, para falar a verdade.
ACORDA BRASIL. :evil:




E preciso ser raposa para reconhecer as armadilhas,e leão para afugentar os lobos.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: :(

#58 Mensagem por Guerra » Dom Mai 08, 2005 10:57 pm

Einsamkeit escreveu:Nao sei o porque disto, Essa rivalidade sempre ocorreu, me parece uma coisa totalmente idiota, talvez seja como dizem aqui "dor de corno", pois a argentina um dia ja foi muito rica e ainda hoje conta com renda per capta maior que a nossa, por mais pobres que sejam os Argentinos individualmente sao mais ricos que nos, eu adoro a Argentina, convivo com argentinos e acho isso tudo uma besteira, A Argentina ja teve potencial de Invadir o brasil, e se a alemanha tivesse ganhado estariamos falando espanhol

acho que vo fazer uma campanha para nos salvar do severino

INVADE PERON INVADE [070] [022]


Salve Einsamkeit
Eu também acho essa rivalidade com a Argentina uma grande idiotice. Eu acho o soldado argentino o melhor da américa do sul (depois do brasileiro é obvio) e também tenho amigos argentinos, portanto você pode ter certeza que quem “declarou” guerra a Argentina não fez com nenhuma intenção que não seja pelo prazer da discussão. O pessoal aqui tem mania de declarar guerra a outros paises. Já entramos em guerra até com Portugal

:lol: :lol: :lol:




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#59 Mensagem por Guerra » Dom Mai 08, 2005 11:03 pm

sgt alex escreveu:Na minha modesta opinião, se a Argentina invadir o Brasil devemos levar as mãos para os céus e rezar, pois o nosso Exercito, infelizmente, está caminhando para uma força de maltrapilhos.
Digo isso pelo fato de que nossos soldados, principalmente os recrutas, não possuem nem o básico do material que deveriam possuir, exemplo:
- Não existem porta-carregadores para serem pagos aos recrutas, então imaginem a cena em um combate em que um soldado, para trocar o carregador do seu fuzil, tenha que colocar a mão no bolso da calça para sacar um carregado municiado;
- Os capacetes de aço e fibra são tão antigos, que muitos não possuem o arrebite para se colocar a jugular que prende o capacete ao queixo (isso quando se tem a jugular);
- Para um acampamento (exercício, manobra, etc...) os soldados tem que levar os seus pertences, fardamento, material de higiene, em mochilas trazidas de casa (imaginem as cores!!!);
- A maioria das barracas tem mais de 15, algumas 20, anos de uso, cheias de remendo e furos;
- O pessoal da motomecanização, faz o impossível para que as viaturas possam ser utilizadas devidas a idade e a falta de peças, a maioria das vezes o encarregado mais antigo da oficina consegue, com a ajuda de ex-militares, algumas peças por doação;
- Alguns de vocês por acaso já viu em alguma exposição mais recente do material utilizado pelo Exército os fogões de campanha???São da época da 2ª guerra mundial. Existem algumas poucas unidades com cozinhas de campanha, mas a maioria utiliza mesmo são os fogões.
Sinceramente pessoal para um governo que diz querer ter cadeira cativa no conselho de segurança da ONU, ser o representante da América do Sul para proteger os interesses da América Latina, é uma vergonha o que acontece nas Forças Armadas.
Agora uma pergunta: Por quê os meios de comunicação (TV Globo, SBT, Veja, Jornal do Brasil, etc...) não fazem uma matéria real de como estão as nossas FAs e o perigo que se tem de não ter forças preparadas e equipadas para defender o nosso território?


Concordo com você. Eu também sou contra o uso do EB em qualquer atividade que não seja a defesa da nação, pelo menos na situação atual. O EB esta criando brigada GLO (para recorrer durante as greves das policias), brigadas de força de paz, e daqui apouco vão criar uma brigada de campanha de vacinação, brigada de soldado-cidadão (para gerar os empregos que o governo prometeu) e a atividade principal fica esquecida.
Quanto à situação do material que você comentou, eu conheço poucas OM, apesar de ter mais de 15 anos de serviço eu conheço só OM da minha arma (infantaria). Seu comentário me chamou a atenção porque tudo isso que você relatou eu vivi também, mas com o passar dos anos, meados da década de 90, quando o EB fez aquela aquisição de sobras de material de intendência da guerra do golfo, eu vi (nas OM de infantaria) esse material de intendência que você disse, melhorar muito. Por exemplo:


- Não existem porta-carregadores para serem pagos aos recrutas, então imaginem a cena em um combate em que um soldado, para trocar o carregador do seu fuzil, tenha que colocar a mão no bolso da calça para sacar um carregado municiado;
Desde dessa época que mencionei, não vi mais problemas com porta-carregadores. Inclusive os porta-carregadores são de excelente qualidade.
- Os capacetes de aço e fibra são tão antigos, que muitos não possuem o arrebite para se colocar a jugular que prende o capacete ao queixo (isso quando se tem a jugular);
Todas as OM de infantaria que conheço atualmente usam o capacete balístico, e eu estou falando de OM de prioridade 3 e não prioridade 1, como brigada paraquedista e outras.
- Para um acampamento (exercício, manobra, etc...) os soldados tem que levar os seus pertences, fardamento, material de higiene, em mochilas trazidas de casa (imaginem as cores!!!);
As mochilas usadas atualmente são dois modelos (grande e media capacidade) de fabricação nacional, mas não deixam nada a desejar ao modelo americano da época que foram adquiridas, inclusive em algumas OM usam mochilas americanas legitimas que só tem de vantagem do modelo nacional o sistema de soltura rápida e de ajuste mais eficaz.
- A maioria das barracas tem mais de 15, algumas 20, anos de uso, cheias de remendo e furos;
Esse problema das barracas foi um dos que eu vi durar mais tempo para ser resolvido. Embora os modelos ainda sejam antigos, as barracas que eu vi por ai são novas, mas já vi coisas boas também, como um modelo francês e algumas barracas pequenas em forma de iglu.
- O pessoal da motomecanização, faz o impossível para que as viaturas possam ser utilizadas devidas a idade e a falta de peças, a maioria das vezes o encarregado mais antigo da oficina consegue, com a ajuda de ex-militares, algumas peças por doação;
Agora você tocou na ferida do EB. Um amigo meu disse certa vez que foi feito um levantamento do combustível existente numa brigada blindada durante um certo período do ano... segurem o queixo... a brigada tinha condição de se deslocar 500 m...isso mesmo, eu não errei na hora de digitar não...é metro e é 500, não é 5000 não.
- Alguns de vocês por acaso já viu em alguma exposição mais recente do material utilizado pelo Exército os fogões de campanha???São da época da 2ª guerra mundial. Existem algumas poucas unidades com cozinhas de campanha, mas a maioria utiliza mesmo são os fogões.
Acho que só as OM prioridade 1 tem cozinhas de campanha.


Só deixo claro que em momento algum minha intenção foi desmentir seu post, pois como eu já falei, tudo isso que você relatou eu já vi, só estou surpreso, eu pensei que esses problemas com material de intendencia não existia mais.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

#60 Mensagem por Guerra » Dom Mai 08, 2005 11:06 pm

alex escreveu:Esta certo o Governo brasileiro (finalmente) em primeiro fortalecer seu poder aereo.
.


O governo esta fazendo isso? Como?




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Responder