Projecto SkyGuardian

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Raul Neto
Sênior
Sênior

Projecto SkyGuardian

#1 Mensagem por Raul Neto » Seg Mar 21, 2005 11:02 am

O SkyGuardian é um projecto de um UAV desenvolvido em Portugal, pelo Instituto Politécnico de Leiria e pela Universidade da Beira Interior, em parceria com diversas entidades Nacionais.

Imagem

Aqui fica o website para que possam saber mais sobre esta aeronave não tripulada Made In Portugal:

- http://www.skyguardian.pt/portal/

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 29, 2005 8:05 am

E estaria a nossa FAP ou mesmo a Protecção Civil interessada na aquisição de alguns exemplares desse aparelho, quando estiver pronto?

Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por Raul Neto » Ter Mar 29, 2005 11:01 am

Olá Rui,

Por parte da Protecção Civil há sem dúvida interesse.

Quanto à FAP, do que sei nada consta, no entanto o projecto parece-me ser mais de aplicação Civil (tendo em conta que para Portugal esta área é prioritária), se bem que não fizesse mal nenhum começar-se a planear uma versão militar, mas há sempre o eterno problema da falta de dinero :(

Editado pela última vez por Raul Neto em Ter Mar 29, 2005 3:21 pm, em um total de 1 vez.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#4 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 29, 2005 11:33 am

Raul, no site que você indicou, na parte dos objetivos, está escrito:
Desenvolver uma aeronave não tripulada para observação, de modo a disponibilizar um meio acessível e eficaz para a vigilância aérea do espaço nacional (vigilância de incêndios, da costa marítima, reconhecimento militar, investigação de fenómenos atmosféricos, comunicação rádio, fotografia aérea etc.)

Ou seja, talvez essa capacidade não esteja inclusa num primeiro momento, mas o projeto dá margens a essa evolução. Até porque, 13.2 horas de autonomia, é uma bela capacidade.

O Brasil começou o desenvolvimento de um UAV. O projeto será comum para as três Forças (finalmente) e está sob coordenação do Ministério da Defesa (finalmente). A Avibras Aeroespacial (aquela do ASTROS II) é a primeira contratada.

Bom, eu também estou desenvolvendo um UAV. :lol:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Raul Neto
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por Raul Neto » Ter Mar 29, 2005 3:17 pm

Estimado Vinicius,

Inteiramente de acordo consigo, só quero reforçar que neste momento tudo aponta para que o Sky Guardian atenda em primeiro lugar à necessidade de se vigiar a Floresta Portuguesa, não consta (que eu saiba) a existência até esta data de um programa militar definido com a FAP.

Outra Situação:

Se poder fale-me um pouco mais sobre o UAV Brasileiro, será possível conhecer o Projecto em Traços Gerais ?

Atentamente,

Raul Neto

JNSA
Sênior
Sênior

#6 Mensagem por JNSA » Ter Mar 29, 2005 3:26 pm

Ainda bem que trouxe este assunto, Raul. O SkyGuardian é um dos projectos mais interessantes actualmente desenvolvidos em Portugal, e um dos que poderá trazer mais frutos.

Há pouco tempo deu uma notícia num dos telejornais sobre a construção de um dos protótipos, bem como sobre o interesse da Protecção Civil e dos Bombeiros. Já não me lembro bem de todos os pormenores, mas creio que uma versão de reconhecimento para a protecção contra fogos florestais poderia ser já utilizada este ano, se houvesse interesse por parte das autoridades.

Quanto a uma versão militar, creio que ela não deveria ser muito difícil de desenvolver, e seria sempre possível comprar alguns dos componentes dos sistemas de vigilância, por exemplo, aos EUA, à França, à Alemanha ou a Israel.

O que não falta são os possíveis usos a dar a este UAV, já para não falar do que, quer a Protecção Civil, quer as Forças Armadas teriam a ganhar.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 29, 2005 3:47 pm

Raul Neto escreveu:Inteiramente de acordo consigo, só quero reforçar que neste momento tudo aponta para que o Sky Guardian atenda em primeiro lugar à necessidade de se vigiar a Floresta Portuguesa, não consta (que eu saiba) a existência até esta data de um programa militar definido com a FAP.

Sim, é o que me parece também.

Se poder fale-me um pouco mais sobre o UAV Brasileiro, será possível conhecer o Projecto em Traços Gerais ?

Não se sabe nada sobre esse projeto. Ele foi autorizado agora em janeiro/fevereiro e creio que ainda não exista sequer um esboço. Ainda devem estar na fase de requisitos operacionais. Como se trata de um projeto para as três Forças, é provável que existam diferenças entre as versões, então acredito que deva demorar até termos a primeira notícia do projeto em si. Já foi postado aqui no fórum mas aqui vai a notícia:

Brasil já desenvolve o veículo aéreo não tripulado

Centro Técnico Aeroespacial (CTA) está à frente do projeto Vant, para ser empregado em missões civis e militares.

O Centro Técnico Aeroespacial (CTA) está à frente do desenvolvimento de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) para ser empregado em missões civis e militares de reconhecimento aéreo, monitoramento de recursos naturais, redes elétricas e de dutos de petróleo. O projeto já foi incluído nas diretrizes políticas do Ministério da Defesa e conta com o suporte financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destinará R$ 10,2 milhões ao seu desenvolvimento, previsto para ser iniciado até fevereiro de 2005.

A Avibrás Aeroespacial foi selecionada como parceira industrial do projeto Vant, tendo em vista a experiência adquirida pela empresa com o desenvolvimento do veículo americano Scorpion, sob o qual possui os direitos de fabricação.

O custo total do projeto, segundo o chefe da divisão de sistemas aeronáuticos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do CTA, Flávio Araripe, é estimado em R$ 27 milhões. O valor inclui, além da parte da Finep (R$ 10,2 milhões) a contrapartida das demais organizações envolvidas: Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF); Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Exército (IPD); Instituto de Pesquisas da Marinha (IPQM) e todos os institutos vinculados ao CTA.

O CTA coordena o projeto, através do IAE, que já acumula experiência na área de vant, com o desenvolvimento do veículo Acauã, na década de 80. Na fase atual, segundo Araripe, está previsto o reaproveitamento do Acauã como plataforma, mas seus sistemas eletrônicos serão melhorados e o motor substituído por um mais potente.

Projetado inicialmente para atender as necessidades do programa do míssil Piranha, atual MAA-1, o veículo Acauã incluiu o desenvolvimento de uma propulsão convencional (motor a pistão e hélice). Na época o IAE produziu três protótipos, mas o projeto foi descontinuado devido a falta de recursos.

Previsto para ser concluído em três anos, a novo projeto de Vant, a cargo do CTA, dará ênfase ao desenvolvimento de sistemas de navegação e controle (parte eletrônica), permitindo a sua utilização em diferentes plataformas. "Temos a disposição três tipos de plataforma: a do Acauã, a da Avibrás, com o veículo Scorpion e também o alvo aéreo desenvolvido pela Marinha, usado em ensaios de canhões e mísseis de navios", comenta Araripe.

Numa etapa futura e posterior ao desenvolvimento do Vant, segundo o engenheiro, o CTA irá trabalhar no projeto de um alvo aéreo manobrável com propulsão a jato, utilizando turbina de baixa potência. Além do CTA, outras instituições brasileiras também investem no desenvolvimento de veículos não tripulados.

(...)

Desculpe mas não tenho a fonte original aqui em mãos, retirei do seguinte link http://www.mecanicaonline.com.br/2005/janeiro/tecnovidade/veiculo_aereo.htm

Sobre o SkyGuard, me parece ser um aparelho interessante mas também pode estar seriamente limitado pelo pequeno tamanho (~25x25cm) da fuselagem.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Raul Neto
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por Raul Neto » Ter Mar 29, 2005 3:59 pm

Estimado Vinicius,

Valeu [009] pela informação disponibilizada :wink:

Amigo JNSA,

No outro dia ouvi na rádio que o Sky Guardian iria começar a ser testado em breve, sendo estas operações levadas a cabo a partir do aeródromo da Covilhã, talvez durante esta semana já estejam a decorrer os primeiros testes. :wink:

Atentamente,

Raul Neto

César
Sênior
Sênior
Contato:

#9 Mensagem por César » Ter Mar 29, 2005 7:20 pm

Vinicius escreveu:O Brasil começou o desenvolvimento de um UAV. O projeto será comum para as três Forças (finalmente) e está sob coordenação do Ministério da Defesa (finalmente). A Avibras Aeroespacial (aquela do ASTROS II) é a primeira contratada.

Bom, eu também estou desenvolvendo um UAV. :lol:

E, como qualquer projeto Brasileiro, o do Vinicius também sofre sérios contingenciamentos de verba :P

É uma constante no Brasil! :D

Abraço a todos

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Contato:

#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Mar 29, 2005 8:42 pm

César escreveu:E, como qualquer projeto Brasileiro, o do Vinicius também sofre sérios contingenciamentos de verba :P

É uma constante no Brasil! :D

hahahaha :lol: :lol: :lol: :lol: É verdade!!! Mas acho que agora vai! 8-] Pode deixar que disponibilizo as imagens do primeiro vôo pra vocês. Só não me perguntem quando isso vai acontecer! :lol:

Vinicius Pimenta

Responder