Raul Neto escreveu:Inteiramente de acordo consigo, só quero reforçar que neste momento tudo aponta para que o Sky Guardian atenda em primeiro lugar à necessidade de se vigiar a Floresta Portuguesa, não consta (que eu saiba) a existência até esta data de um programa militar definido com a FAP.
Sim, é o que me parece também.
Se poder fale-me um pouco mais sobre o UAV Brasileiro, será possível conhecer o Projecto em Traços Gerais ?
Não se sabe nada sobre esse projeto. Ele foi autorizado agora em janeiro/fevereiro e creio que ainda não exista sequer um esboço. Ainda devem estar na fase de requisitos operacionais. Como se trata de um projeto para as três Forças, é provável que existam diferenças entre as versões, então acredito que deva demorar até termos a primeira notícia do projeto em si. Já foi postado aqui no fórum mas aqui vai a notícia:
Brasil já desenvolve o veículo aéreo não tripulado
Centro Técnico Aeroespacial (CTA) está à frente do projeto Vant, para ser empregado em missões civis e militares.
O Centro Técnico Aeroespacial (CTA) está à frente do desenvolvimento de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) para ser empregado em missões civis e militares de reconhecimento aéreo, monitoramento de recursos naturais, redes elétricas e de dutos de petróleo. O projeto já foi incluído nas diretrizes políticas do Ministério da Defesa e conta com o suporte financeiro da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destinará R$ 10,2 milhões ao seu desenvolvimento, previsto para ser iniciado até fevereiro de 2005.
A Avibrás Aeroespacial foi selecionada como parceira industrial do projeto Vant, tendo em vista a experiência adquirida pela empresa com o desenvolvimento do veículo americano Scorpion, sob o qual possui os direitos de fabricação.
O custo total do projeto, segundo o chefe da divisão de sistemas aeronáuticos do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do CTA, Flávio Araripe, é estimado em R$ 27 milhões. O valor inclui, além da parte da Finep (R$ 10,2 milhões) a contrapartida das demais organizações envolvidas: Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF); Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Exército (IPD); Instituto de Pesquisas da Marinha (IPQM) e todos os institutos vinculados ao CTA.
O CTA coordena o projeto, através do IAE, que já acumula experiência na área de vant, com o desenvolvimento do veículo Acauã, na década de 80. Na fase atual, segundo Araripe, está previsto o reaproveitamento do Acauã como plataforma, mas seus sistemas eletrônicos serão melhorados e o motor substituído por um mais potente.
Projetado inicialmente para atender as necessidades do programa do míssil Piranha, atual MAA-1, o veículo Acauã incluiu o desenvolvimento de uma propulsão convencional (motor a pistão e hélice). Na época o IAE produziu três protótipos, mas o projeto foi descontinuado devido a falta de recursos.
Previsto para ser concluído em três anos, a novo projeto de Vant, a cargo do CTA, dará ênfase ao desenvolvimento de sistemas de navegação e controle (parte eletrônica), permitindo a sua utilização em diferentes plataformas. "Temos a disposição três tipos de plataforma: a do Acauã, a da Avibrás, com o veículo Scorpion e também o alvo aéreo desenvolvido pela Marinha, usado em ensaios de canhões e mísseis de navios", comenta Araripe.
Numa etapa futura e posterior ao desenvolvimento do Vant, segundo o engenheiro, o CTA irá trabalhar no projeto de um alvo aéreo manobrável com propulsão a jato, utilizando turbina de baixa potência. Além do CTA, outras instituições brasileiras também investem no desenvolvimento de veículos não tripulados.
(...)
Desculpe mas não tenho a fonte original aqui em mãos, retirei do seguinte link
http://www.mecanicaonline.com.br/2005/janeiro/tecnovidade/veiculo_aereo.htm
Sobre o SkyGuard, me parece ser um aparelho interessante mas também pode estar seriamente limitado pelo pequeno tamanho (~25x25cm) da fuselagem.