Portugal:Navio Polivalente Logistico

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Rui Elias Maltez
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#46 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 18, 2005 12:33 pm

Ora aí está uma excelente notícia a que o André aqui colocou:

O NavPol sempre será uma realidade (eu nunca duvidei disso) e apenas o custo apontado me parece baixo.

Desculpem os colegas, mas creiam que o custo final em 2010, e isso se não houver atrasos, sairá muito próximo dos 550 milhões €, já incluidos todos os equipamentos, sistemas de armas, e parece que sempre será verdade que terá 3 EH-101 da Marinha.

Ou seja, em 2010, Portugal terá 12 EH-101 da FAP e 3 da Marinha, o que será ouro sobre azul.

Como o PS apoiou a actual LPM não acredito que faça o projecto andar para trás.

Já só faltam 5 anos.




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Re: Uma boa notícia

#47 Mensagem por P44 » Sex Fev 18, 2005 1:12 pm

André Carvalho escreveu:Aparentemente, está tudo tratado:

Correio da Manhã
2005-02-17 - 03:29:00

Navio polivalente logístico

O Ministério da Defesa assinou ontem com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo o contrato de construção do Navio Polivalente Logístico, orçado em 210 milhões de euros.


DN
Defesa
Viana vai construir navio polivalente

O Governo formalizou a adjudicação da construção do futuro navio polivalente logístico (LPD) da Marinha aos Estaleiros de Viana do Castelo. A construção do LPD, no valor de 210 milhões de euros, estará concluída em 2010. O navio permitirá fazer face a situações de crise, dentro e fora do País.

8)


Uma boa noticia de facto!!!!

Só acho estranho a "COINCIDÊNCIA" da assinatura do contrato ser feita 3 DIAS antes das eleições!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :? :?

Rui,

Amanhã de manhã , pelo sim pelo não , é melhor estar de olho no rio Tejo, são capazes de aparecer 2 OHPs vindas sabe-se lá de onde...

:wink: :wink:




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#48 Mensagem por pt » Sex Fev 18, 2005 1:16 pm

É tudo um complot.

A vidente Lucia suicidou-se, para apoiar o Portas
O policia na Cova da Moura deu 24 tiros nele próprio, para apoiar a direita.
Os ENVC assinam os contratos antes das eleições pela mesma razão.
O Bush, até pode mandar as fragatas no dia das eleições para garantir mais uns votos.

Quem mais irá participar do complot, e o que mais nos irá acontecer, até domingo...

:twisted:




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#49 Mensagem por P44 » Sex Fev 18, 2005 2:17 pm

pt escreveu:É tudo um complot.

A vidente Lucia suicidou-se, para apoiar o Portas
O policia na Cova da Moura deu 24 tiros nele próprio, para apoiar a direita.
Os ENVC assinam os contratos antes das eleições pela mesma razão.
O Bush, até pode mandar as fragatas no dia das eleições para garantir mais uns votos.

Quem mais irá participar do complot, e o que mais nos irá acontecer, até domingo...

:twisted:


[022] Nós, os Neo-Comunas, somos assim! Vivemos de e para a Conspiração!!!!!!!!!!!!!!!!! [022]

Oh homem , acalme-se :wink: leve isto na boa...e se o Socrates arranjasse uns Arleigh Burke, vc não gostava???? :mrgreen:

VIVA A CABALA-INVOLUNTÁRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:

Rui Gomes da Silva a Presidente da Republica!!!!!!!!!!

como vão as coisas lá pro Largo do Caldas...ai se o BE fica á vossa frente.....mwhaahahahahahahahahahahaah [022]




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#50 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Fev 18, 2005 3:00 pm

PT:

Tenha calma e não se enerve.

Não leve tudo tão a peito, caramba!

Eu por mim até gramava que as OHP chegassem amanhã, porque nem isso valeria ao CDS, e assim elas já não escapavam.

Por iso, com ou sem eleições, que venham.

Só que de facto provavelmente só chegarão em 2006, que era o ano em que supostamente haveria eleições.

Ria-se um bocado, e não leve as coisas tão a peito.

Ninguem o está a atacar, e afinal de contas não estamos em guerra com ninguem.

Shalom!




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#51 Mensagem por P44 » Sáb Fev 19, 2005 4:50 pm

"shalom"?????? :shock: :shock:

Por Alá!!!!! :mrgreen:

Eu por mim até gramava que as OHP chegassem amanhã, porque nem isso valeria ao CDS, e assim elas já não escapavam.


hihhihihihiihhihihihihihihihi :twisted: :twisted: :twisted:




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#52 Mensagem por JNSA » Dom Fev 20, 2005 3:10 am

Rui Elias Maltez escreveu:O NavPol sempre será uma realidade (eu nunca duvidei disso) e apenas o custo apontado me parece baixo.

Desculpem os colegas, mas creiam que o custo final em 2010, e isso se não houver atrasos, sairá muito próximo dos 550 milhões €, já incluidos todos os equipamentos, sistemas de armas, e parece que sempre será verdade que terá 3 EH-101 da Marinha.

Ou seja, em 2010, Portugal terá 12 EH-101 da FAP e 3 da Marinha, o que será ouro sobre azul.


Rui, esse valor de 550 milhões não me parece fazer qualquer sentido... Se tivermos em conta o precedente dos dois LPD holandeses e dos dois espanhóis, o valor de 210 a 250 milhões para o NAVPOL parece estar perfeitamente dentro da regra... Para além do mais, não teremos que custear o projecto de desenvolvimento, visto que essa é uma contrapartida do programa dos submarinos.

Com 550 milhões já iríamos para um LHD de 30.000 toneladas, e equipado com instalações de comando de esquadra e sistemas de defesa anti-aérea de topo...

E já agora, de onde é que lhe chegou a informação dos 3 EH-101 para a Marinha (ou prefere proteger as suas fontes?... :wink: ). Se for verdade, então é um número estranho, visto que o LPD poderá transportar 4 helicópteros desse tipo. Parece-me um pouco "fartura" a mais, visto que se enfatizou tanto a capacidade dos EH-101 CSAR da FAP de operar no LPD... (quando a esmola é muita, o pobre desconfia... :wink: )




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#53 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 21, 2005 10:13 am

JNSA:

Eu baseio-me em fontes credíveis e que se situam algures para os lados do Terreiro do Paço.

Em 2010, o custo final rondará o valor que indiquei.

Isto, porque parece que terá sistemas de armas caros para se auto-defender, apesar de em certas missões de maior risco não dispensar a óbvia companhia de uma ou duas fragatas com sistemas de defesa anti-aérea (as OHP?).

Quanto aos EH-101 da Marinha, o que estava a ser negociado com a Agusta, era o aumento da encomenda para mais 3 unidades para a Marinha, e tudo leva a supor que fossem para equipar e portanto passarem a ser helis orgânicos do NavPol, podendo também prestar apoio suplementar à FAP para missões CSAR junto da costa ou mais ao largo.

Até lá serão formados pilotos da Marinha para os operarem, e a manutenção será a da FAP.

O contrato para a construção do NavPol que já terá sido assinado não inclui os helis, porque se trata de "um negócio" à parte.

Claro que agora tudo depende do novo Governo, e eles nem sequer estão inscritos na LPM, mas pode ser uma realidade, já que os estudos financeiros estão prontos, as propostas foram aprovadas pelo MDN, e os contactos com a fábrica também já se iniciaram para negociar os preços finais.

Como disse acima, se se concretizar, eles chegarão detro de 4/5 anos, o que seria excelente.




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Projecção de Forças

#54 Mensagem por Raul Neto » Seg Fev 21, 2005 11:14 am

    Cumprimentos a todos,


    Eu num ponto estou muito de acordo com o colega Rui Elias, Portugal apenas com um Navio Polivalente Logístico fica com uma capacidade de transporte estratégico bastante aquém das suas necessidades. Não é por acaso que Itália, França, Espanha decidiram avançar com a construção dos seus segundos porta-aviões.

    Para mim o ideal seriam 2 LHD, isto para poder num futuro próximo embarcar as plataformas do GALE, e num futuro mais longínquo prever a possível adopção de uma versão VTOL do caça polivalente F-35, modelo que eu preconizo para a FAP como sucessor do F-16.

    Claro que teriamos de ter sempre em conta o periodo de vida útil destas unidades, e a data da possível incorporação desse modelo de aeronaves.

    A adopção de tal versão do F-35 pela FAP, e de LHDs pela Marinha daria uma outra capacidade de projecção de forças a Portugal.




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#55 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 21, 2005 11:37 am

Caro Raúl:

Bem vindo de volta.

O que lhe aconteceu? Já temia que nos tivesse abandonado.

Quanto ao assunto, eu subescreveria por baixo a sua proposta, já que uma única plataforma de projecção é pouco para as necessidades estratégicas e dimensão dos mares nacionais.

E o valor intrínseco de Portugal no seio das organizações internacionais aumentaria muito com maior oferta a esse nível.

Mas como o NavPol é inevitável, e acredito que venha a ser um excelente navio, com capacidade de comando e de defesa autónoma mínima, creio, e já o tenho escrito noutros lados, que a juntar ao NavPol, se devaria ir planificando a construção/aquisição fora de um LHD.

E que pelo menos este tivesse helis orgânicos associados, em vez de recorrer exclusivamente às capacidades da FAP ou dos NH-90 do Exército, pelo menos parcialmente.

Quanto aos aviões que propõe para substituir os F-16, confesso que não tenho opinião formada, embora também já fosse tempo de se ir pensando, em 1º lugar em acelerar o programa de modernização e em 2º lugar em pensar seriamente num seu substituto, e no número de unidades.

Mas se concretizar o princípio de comprar pelo menos 3 EH-101 para o NavPol, pode ser um excelente sinal para o futuro.




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Estou de volta

#56 Mensagem por Raul Neto » Seg Fev 21, 2005 11:43 am

Estimados colegas,

Não me passa pela cabeça abandonar-vos, apenas que tenho tido afazeres profissionais que infelizmente têm tomado uma boa parte do meu tempo.

Sempre que puder com muito gosto aqui voltarei, pois sei que sou bem tratado, e este é um Espaço de Salutar Convivência Democrática.

Bem hajam pois Colegas, e os meus sinceros parabéns aos Moderadores e Administrador.


Melhores Cumprimentos,


Raul




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#57 Mensagem por P44 » Seg Fev 21, 2005 11:47 am

Amigo Raúl, Bem Voltado!!! [009]

Esperamos vê-lo por cá mais vezes, para com os seus conhecimentos elucidar as muitas dúvidas que nos assolam... :wink:

Cumprimentos!




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#58 Mensagem por Paisano » Seg Fev 21, 2005 11:49 am

Grande Raul. Que bom que o amigo voltou. :D




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#59 Mensagem por Spectral » Seg Fev 21, 2005 6:40 pm

Em 2010, o custo final rondará o valor que indiquei.


200 milhões de euros é quase o preço de uma fragata nova :roll: :roll: :roll:

A capacidade de defesa será certamente o ESSM e um radar para controlá-lo, mais um ( ou dois) sistema de defesa de ponto ( RAM ?). Nada que custe 200 milhões.




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#60 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Mai 05, 2005 7:01 am

Sempre se confirma que o NavPol terá capacidade de comando (navio-almirante), e em que moldes?

Quanto à afirmação do colega Spectral de que para auto-defesa, terá o ESSM, isso não será pouco, ou estará dependente sempre de escolta, sempre que as missões sejam em territorio hostil?

E as escoltas mais apropriadas para o Navpol poderiam ser quais?

Uma OHP ou uma VdG?

Creio que para defesa anti-aérea, uma OHP seria melhor, e para cenários de baixa intensidade?

Um NPO poderia ser suficiente, ou teria que ser sempre uma VdG?

_______________

O site dos ENVC são parcos em informações.

Quantas lanchas de desembarque terá o nosso NavPol, e de que tipo, e com que capacidade?




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