Portugal:Navio Polivalente Logistico
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- Rui Elias Maltez
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Ora aí está uma excelente notícia a que o André aqui colocou:
O NavPol sempre será uma realidade (eu nunca duvidei disso) e apenas o custo apontado me parece baixo.
Desculpem os colegas, mas creiam que o custo final em 2010, e isso se não houver atrasos, sairá muito próximo dos 550 milhões €, já incluidos todos os equipamentos, sistemas de armas, e parece que sempre será verdade que terá 3 EH-101 da Marinha.
Ou seja, em 2010, Portugal terá 12 EH-101 da FAP e 3 da Marinha, o que será ouro sobre azul.
Como o PS apoiou a actual LPM não acredito que faça o projecto andar para trás.
Já só faltam 5 anos.
O NavPol sempre será uma realidade (eu nunca duvidei disso) e apenas o custo apontado me parece baixo.
Desculpem os colegas, mas creiam que o custo final em 2010, e isso se não houver atrasos, sairá muito próximo dos 550 milhões €, já incluidos todos os equipamentos, sistemas de armas, e parece que sempre será verdade que terá 3 EH-101 da Marinha.
Ou seja, em 2010, Portugal terá 12 EH-101 da FAP e 3 da Marinha, o que será ouro sobre azul.
Como o PS apoiou a actual LPM não acredito que faça o projecto andar para trás.
Já só faltam 5 anos.
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Re: Uma boa notícia
André Carvalho escreveu:Aparentemente, está tudo tratado:Correio da Manhã
2005-02-17 - 03:29:00
Navio polivalente logístico
O Ministério da Defesa assinou ontem com os Estaleiros Navais de Viana do Castelo o contrato de construção do Navio Polivalente Logístico, orçado em 210 milhões de euros.DN
Defesa
Viana vai construir navio polivalente
O Governo formalizou a adjudicação da construção do futuro navio polivalente logístico (LPD) da Marinha aos Estaleiros de Viana do Castelo. A construção do LPD, no valor de 210 milhões de euros, estará concluída em 2010. O navio permitirá fazer face a situações de crise, dentro e fora do País.
8)
Uma boa noticia de facto!!!!
Só acho estranho a "COINCIDÊNCIA" da assinatura do contrato ser feita 3 DIAS antes das eleições!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rui,
Amanhã de manhã , pelo sim pelo não , é melhor estar de olho no rio Tejo, são capazes de aparecer 2 OHPs vindas sabe-se lá de onde...
Triste sina ter nascido português
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É tudo um complot.
A vidente Lucia suicidou-se, para apoiar o Portas
O policia na Cova da Moura deu 24 tiros nele próprio, para apoiar a direita.
Os ENVC assinam os contratos antes das eleições pela mesma razão.
O Bush, até pode mandar as fragatas no dia das eleições para garantir mais uns votos.
Quem mais irá participar do complot, e o que mais nos irá acontecer, até domingo...
A vidente Lucia suicidou-se, para apoiar o Portas
O policia na Cova da Moura deu 24 tiros nele próprio, para apoiar a direita.
Os ENVC assinam os contratos antes das eleições pela mesma razão.
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pt escreveu:É tudo um complot.
A vidente Lucia suicidou-se, para apoiar o Portas
O policia na Cova da Moura deu 24 tiros nele próprio, para apoiar a direita.
Os ENVC assinam os contratos antes das eleições pela mesma razão.
O Bush, até pode mandar as fragatas no dia das eleições para garantir mais uns votos.
Quem mais irá participar do complot, e o que mais nos irá acontecer, até domingo...
Nós, os Neo-Comunas, somos assim! Vivemos de e para a Conspiração!!!!!!!!!!!!!!!!!
Oh homem , acalme-se leve isto na boa...e se o Socrates arranjasse uns Arleigh Burke, vc não gostava????
VIVA A CABALA-INVOLUNTÁRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rui Gomes da Silva a Presidente da Republica!!!!!!!!!!
como vão as coisas lá pro Largo do Caldas...ai se o BE fica á vossa frente.....mwhaahahahahahahahahahahaah
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PT:
Tenha calma e não se enerve.
Não leve tudo tão a peito, caramba!
Eu por mim até gramava que as OHP chegassem amanhã, porque nem isso valeria ao CDS, e assim elas já não escapavam.
Por iso, com ou sem eleições, que venham.
Só que de facto provavelmente só chegarão em 2006, que era o ano em que supostamente haveria eleições.
Ria-se um bocado, e não leve as coisas tão a peito.
Ninguem o está a atacar, e afinal de contas não estamos em guerra com ninguem.
Shalom!
Tenha calma e não se enerve.
Não leve tudo tão a peito, caramba!
Eu por mim até gramava que as OHP chegassem amanhã, porque nem isso valeria ao CDS, e assim elas já não escapavam.
Por iso, com ou sem eleições, que venham.
Só que de facto provavelmente só chegarão em 2006, que era o ano em que supostamente haveria eleições.
Ria-se um bocado, e não leve as coisas tão a peito.
Ninguem o está a atacar, e afinal de contas não estamos em guerra com ninguem.
Shalom!
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Rui Elias Maltez escreveu:O NavPol sempre será uma realidade (eu nunca duvidei disso) e apenas o custo apontado me parece baixo.
Desculpem os colegas, mas creiam que o custo final em 2010, e isso se não houver atrasos, sairá muito próximo dos 550 milhões €, já incluidos todos os equipamentos, sistemas de armas, e parece que sempre será verdade que terá 3 EH-101 da Marinha.
Ou seja, em 2010, Portugal terá 12 EH-101 da FAP e 3 da Marinha, o que será ouro sobre azul.
Rui, esse valor de 550 milhões não me parece fazer qualquer sentido... Se tivermos em conta o precedente dos dois LPD holandeses e dos dois espanhóis, o valor de 210 a 250 milhões para o NAVPOL parece estar perfeitamente dentro da regra... Para além do mais, não teremos que custear o projecto de desenvolvimento, visto que essa é uma contrapartida do programa dos submarinos.
Com 550 milhões já iríamos para um LHD de 30.000 toneladas, e equipado com instalações de comando de esquadra e sistemas de defesa anti-aérea de topo...
E já agora, de onde é que lhe chegou a informação dos 3 EH-101 para a Marinha (ou prefere proteger as suas fontes?... ). Se for verdade, então é um número estranho, visto que o LPD poderá transportar 4 helicópteros desse tipo. Parece-me um pouco "fartura" a mais, visto que se enfatizou tanto a capacidade dos EH-101 CSAR da FAP de operar no LPD... (quando a esmola é muita, o pobre desconfia... )
- Rui Elias Maltez
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JNSA:
Eu baseio-me em fontes credíveis e que se situam algures para os lados do Terreiro do Paço.
Em 2010, o custo final rondará o valor que indiquei.
Isto, porque parece que terá sistemas de armas caros para se auto-defender, apesar de em certas missões de maior risco não dispensar a óbvia companhia de uma ou duas fragatas com sistemas de defesa anti-aérea (as OHP?).
Quanto aos EH-101 da Marinha, o que estava a ser negociado com a Agusta, era o aumento da encomenda para mais 3 unidades para a Marinha, e tudo leva a supor que fossem para equipar e portanto passarem a ser helis orgânicos do NavPol, podendo também prestar apoio suplementar à FAP para missões CSAR junto da costa ou mais ao largo.
Até lá serão formados pilotos da Marinha para os operarem, e a manutenção será a da FAP.
O contrato para a construção do NavPol que já terá sido assinado não inclui os helis, porque se trata de "um negócio" à parte.
Claro que agora tudo depende do novo Governo, e eles nem sequer estão inscritos na LPM, mas pode ser uma realidade, já que os estudos financeiros estão prontos, as propostas foram aprovadas pelo MDN, e os contactos com a fábrica também já se iniciaram para negociar os preços finais.
Como disse acima, se se concretizar, eles chegarão detro de 4/5 anos, o que seria excelente.
Eu baseio-me em fontes credíveis e que se situam algures para os lados do Terreiro do Paço.
Em 2010, o custo final rondará o valor que indiquei.
Isto, porque parece que terá sistemas de armas caros para se auto-defender, apesar de em certas missões de maior risco não dispensar a óbvia companhia de uma ou duas fragatas com sistemas de defesa anti-aérea (as OHP?).
Quanto aos EH-101 da Marinha, o que estava a ser negociado com a Agusta, era o aumento da encomenda para mais 3 unidades para a Marinha, e tudo leva a supor que fossem para equipar e portanto passarem a ser helis orgânicos do NavPol, podendo também prestar apoio suplementar à FAP para missões CSAR junto da costa ou mais ao largo.
Até lá serão formados pilotos da Marinha para os operarem, e a manutenção será a da FAP.
O contrato para a construção do NavPol que já terá sido assinado não inclui os helis, porque se trata de "um negócio" à parte.
Claro que agora tudo depende do novo Governo, e eles nem sequer estão inscritos na LPM, mas pode ser uma realidade, já que os estudos financeiros estão prontos, as propostas foram aprovadas pelo MDN, e os contactos com a fábrica também já se iniciaram para negociar os preços finais.
Como disse acima, se se concretizar, eles chegarão detro de 4/5 anos, o que seria excelente.
Projecção de Forças
- Cumprimentos a todos,
Eu num ponto estou muito de acordo com o colega Rui Elias, Portugal apenas com um Navio Polivalente Logístico fica com uma capacidade de transporte estratégico bastante aquém das suas necessidades. Não é por acaso que Itália, França, Espanha decidiram avançar com a construção dos seus segundos porta-aviões.
Para mim o ideal seriam 2 LHD, isto para poder num futuro próximo embarcar as plataformas do GALE, e num futuro mais longínquo prever a possível adopção de uma versão VTOL do caça polivalente F-35, modelo que eu preconizo para a FAP como sucessor do F-16.
Claro que teriamos de ter sempre em conta o periodo de vida útil destas unidades, e a data da possível incorporação desse modelo de aeronaves.
A adopção de tal versão do F-35 pela FAP, e de LHDs pela Marinha daria uma outra capacidade de projecção de forças a Portugal.
- Rui Elias Maltez
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Caro Raúl:
Bem vindo de volta.
O que lhe aconteceu? Já temia que nos tivesse abandonado.
Quanto ao assunto, eu subescreveria por baixo a sua proposta, já que uma única plataforma de projecção é pouco para as necessidades estratégicas e dimensão dos mares nacionais.
E o valor intrínseco de Portugal no seio das organizações internacionais aumentaria muito com maior oferta a esse nível.
Mas como o NavPol é inevitável, e acredito que venha a ser um excelente navio, com capacidade de comando e de defesa autónoma mínima, creio, e já o tenho escrito noutros lados, que a juntar ao NavPol, se devaria ir planificando a construção/aquisição fora de um LHD.
E que pelo menos este tivesse helis orgânicos associados, em vez de recorrer exclusivamente às capacidades da FAP ou dos NH-90 do Exército, pelo menos parcialmente.
Quanto aos aviões que propõe para substituir os F-16, confesso que não tenho opinião formada, embora também já fosse tempo de se ir pensando, em 1º lugar em acelerar o programa de modernização e em 2º lugar em pensar seriamente num seu substituto, e no número de unidades.
Mas se concretizar o princípio de comprar pelo menos 3 EH-101 para o NavPol, pode ser um excelente sinal para o futuro.
Bem vindo de volta.
O que lhe aconteceu? Já temia que nos tivesse abandonado.
Quanto ao assunto, eu subescreveria por baixo a sua proposta, já que uma única plataforma de projecção é pouco para as necessidades estratégicas e dimensão dos mares nacionais.
E o valor intrínseco de Portugal no seio das organizações internacionais aumentaria muito com maior oferta a esse nível.
Mas como o NavPol é inevitável, e acredito que venha a ser um excelente navio, com capacidade de comando e de defesa autónoma mínima, creio, e já o tenho escrito noutros lados, que a juntar ao NavPol, se devaria ir planificando a construção/aquisição fora de um LHD.
E que pelo menos este tivesse helis orgânicos associados, em vez de recorrer exclusivamente às capacidades da FAP ou dos NH-90 do Exército, pelo menos parcialmente.
Quanto aos aviões que propõe para substituir os F-16, confesso que não tenho opinião formada, embora também já fosse tempo de se ir pensando, em 1º lugar em acelerar o programa de modernização e em 2º lugar em pensar seriamente num seu substituto, e no número de unidades.
Mas se concretizar o princípio de comprar pelo menos 3 EH-101 para o NavPol, pode ser um excelente sinal para o futuro.
Estou de volta
Estimados colegas,
Não me passa pela cabeça abandonar-vos, apenas que tenho tido afazeres profissionais que infelizmente têm tomado uma boa parte do meu tempo.
Sempre que puder com muito gosto aqui voltarei, pois sei que sou bem tratado, e este é um Espaço de Salutar Convivência Democrática.
Bem hajam pois Colegas, e os meus sinceros parabéns aos Moderadores e Administrador.
Melhores Cumprimentos,
Raul
Não me passa pela cabeça abandonar-vos, apenas que tenho tido afazeres profissionais que infelizmente têm tomado uma boa parte do meu tempo.
Sempre que puder com muito gosto aqui voltarei, pois sei que sou bem tratado, e este é um Espaço de Salutar Convivência Democrática.
Bem hajam pois Colegas, e os meus sinceros parabéns aos Moderadores e Administrador.
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- Rui Elias Maltez
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Sempre se confirma que o NavPol terá capacidade de comando (navio-almirante), e em que moldes?
Quanto à afirmação do colega Spectral de que para auto-defesa, terá o ESSM, isso não será pouco, ou estará dependente sempre de escolta, sempre que as missões sejam em territorio hostil?
E as escoltas mais apropriadas para o Navpol poderiam ser quais?
Uma OHP ou uma VdG?
Creio que para defesa anti-aérea, uma OHP seria melhor, e para cenários de baixa intensidade?
Um NPO poderia ser suficiente, ou teria que ser sempre uma VdG?
_______________
O site dos ENVC são parcos em informações.
Quantas lanchas de desembarque terá o nosso NavPol, e de que tipo, e com que capacidade?
Quanto à afirmação do colega Spectral de que para auto-defesa, terá o ESSM, isso não será pouco, ou estará dependente sempre de escolta, sempre que as missões sejam em territorio hostil?
E as escoltas mais apropriadas para o Navpol poderiam ser quais?
Uma OHP ou uma VdG?
Creio que para defesa anti-aérea, uma OHP seria melhor, e para cenários de baixa intensidade?
Um NPO poderia ser suficiente, ou teria que ser sempre uma VdG?
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Quantas lanchas de desembarque terá o nosso NavPol, e de que tipo, e com que capacidade?