Pelo que sei, a única vantagem de um Sub Nuclear, é poder ficar mais tempo longe de casa...
ZeRo4, e você acha isso pouco. Me parece que os tupi a toda velocidade conseguem ficar apenas 2 horas submersos, dai eles precisam subir para recarregar as baterias e esse processo demora umas 3 horas.
Agora cade a furtividade do submarino nessas 3 horas.
Um sub nuclear tem muitas vantagens sobre um convencional, mesmo sendo um pouco mais barulhento ele consegue ser bem furtivo, ja que achar um sub no oceano é difícil de qualquer jeito.
Mas por utilizar um reator nuclear você pode levar o sub para qualquer lugar e ficar atacando durante horas sem perder a furtividade.
Acho que poderiamos ter o SMB-10 lá para 2012, um segundo la pra 2016 e o sub nuclear la pra 2020.
Acho que uma força de submarinos que seja razoável e dentro das condições brasileiras ($) seria:
Em meados de 2030:
4 SNA
4 SMB
4 tikuna (provavelmente uma classe mais moderna)
Poderiamos investir em mísseis anti-navio a partir dos SMB e em defesa anti-aérea nos SNA...
Agora como ficam as fragatas??? Porque essas poucas fragatas que temos não servem para muita coisa... É claro são importantes, mas precisamos de vetores mais modernos e em maiores quantidades, ja falei isso em algum lugar no forum, mas 10-12 fragatas da para se formar apenas 1 FA e isso não da para proteger o Brasil.
Já me perguntaram como proteger plataformas de petróleo com subs, mas eu pergunto como proteger todos os pontos estratégicos do país (como plataformas de petróleo) com 10 fragatas??
colocaria uma em cada ponto......me desculpem, mas ficaria muito fácil pra um submarino.
E se concentrarmos os meios em apenas um local o resto do país fica desprotegido, então acho que deveriamos ter 30 fragatas divididas em 3 FA. Considerando o dinheiro que temos, seria aceitável um mínimo de 20 fragatas em 2 FA.