VERDADEIRA FORÇA DE SUBMARINOS
Moderador: Conselho de Moderação
- Morcego
- Sênior
- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
VERDADEIRA FORÇA DE SUBMARINOS
SENHORES COM RELAÇÃO AO TOPICO REFERENTE A MODERNIZAÇÃO DA MARINHA ACHEI UM POUCO MODESTAS AS PRETENÇÕES BRASILEIRAS MODESTAS COMO MARINHA NUM GERAL, AFINAL TEMOS UM LITORAL GIGANTESCO E NO QUE TANGE SUBMARINOS ESSA MODESTIA É AINDA MAIOR (EM MINHA HUMILDE OPINIÃO, LOGO ME COLOQUEI DUAS DUVIDAS, QUAL SERIA A FORÇA IDEAL DE SUBMARINOS E PARA TANTO NOSSA INFRAESTRUTURA É SUFICIENTE OU SERIA NECESSARIO MAIS INVESTIMENTO NA LOGISTICA PARA MANTER UMA FORÇA DE SEI LA UNS 15 subs?? E O TREINAMENTO DESSE PESSOAL??? AFINAL ACHO QUE EMBORA SEJA IMPORTANTE TERMOS UM Porta aviões decente, fragatas e talz; a defesa de nossa costa deve ter como espinha dorsal os submarinos, naum acham??
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
- Contato:
São pretenções modestas porque são pretenções feitas com o pé no chão. Não adianta sonhar com uma força que se sabe de antemão não ser capaz de manter. Dessa forma, a MB faz as projeções baseadas na situação do país no futuro. Se houver disponibilidade orçamentária, aí melhoram-se qualitativa e quantitativamente os meios.
Para mim a força de submarinos é uma arma extremamente importante para defesa e dissuasão. Acredito que 4 submarinos nucleares e outros 8/10 convencionais sejam minimamente razoáveis dentro da realidade. Ideais, talvez não.
Para mim a força de submarinos é uma arma extremamente importante para defesa e dissuasão. Acredito que 4 submarinos nucleares e outros 8/10 convencionais sejam minimamente razoáveis dentro da realidade. Ideais, talvez não.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Morcego
- Sênior
- Agradeceram: 9 vezes
- Contato:
Bom antes de mais nada quero me desculpar pela caixa alta no texto é que aqui no trampo é corrido e eu sempre uso a letra alta aqui, ai acabo esqueçendo e vai tudo com caixa alta mas naum tinha intenção de gritar ou coisa e talz, ok.
Bem concordo que nossas pretenções tem mesmo que estar diante de nossas modestas condições a questão é: nosso petroleo e gas natural é extraido em sua maior parte de nossas plataformas no mar isso ja é uma questão delicada no litoral nordestino e no litoral carioca onde nossas prospecções e nossas reservas são as maiores e mais promissoras, e agora com as certas prospecções na bacia de Santos/SP, esse encargo e mais o restante do litoral (ja que temos exportações e importações de produtos em portos desde o Para até Porto Alegre) é simplesmente impossivel de ser patrulhado por nossos 4 submarinos (claro que em um conflito ainda existe o navio museu que de certo na ultima hora ia ter que ser usado tb), estamos falando de uam costa gigantesca de onde sai um valoroso combustivel de nossa estratégia de dissuasão; assim acho que é mais uma questão de primeira necessidade para nosso governo entender que 4 SUBS é realmente palperrimo diante de nossa condição economica, o pais apartir de 2005 será auto suficiente em petroleo, otimo, isso significa que o preço desse combustivel vai ter que baixar ja que não dependemos mais da importação, esse hiato poderia ser usado como taxação para a construção de meios (principalmente subs) para proteger as proprias plataformas, mas realmente mesmo que dobremos nossos subs, ainda estaremos longe do ideal.
Bem concordo que nossas pretenções tem mesmo que estar diante de nossas modestas condições a questão é: nosso petroleo e gas natural é extraido em sua maior parte de nossas plataformas no mar isso ja é uma questão delicada no litoral nordestino e no litoral carioca onde nossas prospecções e nossas reservas são as maiores e mais promissoras, e agora com as certas prospecções na bacia de Santos/SP, esse encargo e mais o restante do litoral (ja que temos exportações e importações de produtos em portos desde o Para até Porto Alegre) é simplesmente impossivel de ser patrulhado por nossos 4 submarinos (claro que em um conflito ainda existe o navio museu que de certo na ultima hora ia ter que ser usado tb), estamos falando de uam costa gigantesca de onde sai um valoroso combustivel de nossa estratégia de dissuasão; assim acho que é mais uma questão de primeira necessidade para nosso governo entender que 4 SUBS é realmente palperrimo diante de nossa condição economica, o pais apartir de 2005 será auto suficiente em petroleo, otimo, isso significa que o preço desse combustivel vai ter que baixar ja que não dependemos mais da importação, esse hiato poderia ser usado como taxação para a construção de meios (principalmente subs) para proteger as proprias plataformas, mas realmente mesmo que dobremos nossos subs, ainda estaremos longe do ideal.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Entender o governo já entendeu. O problema é que a falta de ameaças concretas faz com que essa defesa seja relegada a segundo plano. É até conpreensível diante de todos os nossos problemas internos. Isso é uma situação que não vai mudar a curto prazo. É por isso que as projeções da MB são realistas.
Sobre o petróleo, essa tão divulgada auto-suficiência não é exatamente da forma como falam. Vamos continuar dependentes do mercado internacional.
Sobre o petróleo, essa tão divulgada auto-suficiência não é exatamente da forma como falam. Vamos continuar dependentes do mercado internacional.
Vinicius Pimenta
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Vinicius Pimenta escreveu:Sobre o petróleo, essa tão divulgada auto-suficiência não é exatamente da forma como falam. Vamos continuar dependentes do mercado internacional.
Se me permitem um aparte, o Brasil produz o equivalente à cerca de 90% do consumo de petróleo. Entretano, somos dependentes do mercado internacional porque não temos capacidade de refinar o petróleo extraido, que é um petróleo pesado. Nossa capacidade de refino se refere ao petróleo leve (olha a contradição terrível). Por isso, produzimos o petróleo pesado, exportamos ele, e importamos o petróleo leve (muito mais caro) para refinarmos e utilizarmos.
Eu sei que parece ridiculo, e realmente é!!
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
FinkenHeinle escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Sobre o petróleo, essa tão divulgada auto-suficiência não é exatamente da forma como falam. Vamos continuar dependentes do mercado internacional.
Se me permitem um aparte, o Brasil produz o equivalente à cerca de 90% do consumo de petróleo. Entretano, somos dependentes do mercado internacional porque não temos capacidade de refinar o petróleo extraido, que é um petróleo pesado. Nossa capacidade de refino se refere ao petróleo leve (olha a contradição terrível). Por isso, produzimos o petróleo pesado, exportamos ele, e importamos o petróleo leve (muito mais caro) para refinarmos e utilizarmos.
E o pior não é isso! Sabe quanto custa para construir somente uma refinaria? Entre 1 e 2 Bilhões de dólares! Sabe quantos anos é necessário para construir uma única refinaria? No mínimo 4 anos em um ritmo normal de construção!
Sem contar que o nosso petróleo e uma M!@#$%*&%, então mesmo com as refinarias adequada nos teríamos uma produção grande de subprodutos menos nobre e uma quantidade menor dos mais nobres. Então de qualquer maneira correríamos o risco de precisar de petróleo internacional, porem em menor escala.
Falou!!!
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
Na minha opinião a MB deveria tem uma força de submarino correspondente a 40% da esquadra de superfície. Veja um exemplo da esquadra espanhola, que na minha opinião seria um bom exemplo de como poderia ser a formação da MB, como uma capacidade de combate razoável:
01 Nael
19 Embarcações de superfície (fragatas e Corvetas)
04 Embarcações Anfíbias
05 embarcações de apoio logístico
Total = 29
Ou seja, com essa formação a MB poderia ter 12 Submarinos do porte da classe Tupi.
Falou!!!
01 Nael
19 Embarcações de superfície (fragatas e Corvetas)
04 Embarcações Anfíbias
05 embarcações de apoio logístico
Total = 29
Ou seja, com essa formação a MB poderia ter 12 Submarinos do porte da classe Tupi.
Falou!!!
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- FinkenHeinle
- Sênior
- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
- Contato:
Fox escreveu:Na minha opinião a MB deveria tem uma força de submarino correspondente a 40% da esquadra de superfície.
Fox, qual os motivos que te levaram à essa conclusão?!?
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
- rodrigo
- Sênior
- Agradeceu: 221 vezes
- Agradeceram: 424 vezes
Essa questão de inferioridade de força, em relação ao tamanho do Brasil, é crítica nas 3 forças. A MB ainda consegue manter um núcleo de excelência, com treino razoável, e um armamento, em proporção às outras forças, bem moderno. E ainda dentro das 3 forças, na minha opinião é a que tem mais condições de efetuar suas missões com eficiência. Em relação aos subs, os projetos estão caminhando, sendo que estamos relativamente perto da construção de um submarino nuclear. Se não chegarmos lá, só o caminho trilhado já foi muito bom.
"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."
João Guimarães Rosa
FinkenHeinle escreveu:Fox escreveu:Na minha opinião a MB deveria tem uma força de submarino correspondente a 40% da esquadra de superfície.
Fox, qual os motivos que te levaram à essa conclusão?!?
Para proporcionar uma esquadra mais homogenia! Em um passado recente a MB possuía 27 embarcações de superfície (NAel, Fragatas, Corvetas, Anfíbio e apoio logístico) e somente 4 submarino (15 % da força de superfície). Então na minha opinião seria mais vantajoso a MB ter uma força de superfície menor e aumentar a submarina.
Tenho em mente que a MB precisaria de pelo menos 28 embarcações de superfície para possui uma capacidade razoável, então para esse numero teríamos o equivalente a 12 submarinos. Veja que essa não e capacidade mínima! Na minha opinião a MB deveria ter na pior das hipóteses 6 submarinos.
Falou!!!
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
- Luís Henrique
- Sênior
- Agradeceram: 184 vezes
Vou colocar a minha humilde opnião.
Eu sei da importância de embarcações como fragatas, navio aeródromo, etc.
mas na atual conjuntura brasileira acredito que a força mais eficiente que poderíamos ter é a seguinte.
Lembrando que essa não é a força que eu gostaria, na realidade gostaria de 5 FA com helicopteros, Na, aviões, subs, etc.
mas com a pequena verba eu investiria da seguinte forma.
Venderia o NA São Paulo e suas latas voadoras.
Venderia as fragatas (todas as classes)
venderia os contratorpedeiros
Formaria uma força de:
12 Submarinos Nucleares (com mísseis anti-navio e quem sabe defesa anti-aérea)
18 submarinos convencionais
Investiria em corvetas ou lanchas (sei la) para a Guarda Costeira. Transferiria maior pessoal para a guarda costeira para vigiar todas as embarcações para captura de drogas, armas ilegais, etc.
E para a defesa do país ficaria uma força de 30 submarinos.
Na exquadrex deu pra perceber que os submarinos são realmente eficientes, mesmo sendo projetos já antigos.
E as nossa força de superfície é bem pior.
Então teríamos uma força que necessitaria de menos pessoal. Teriamos 18 subs para defender a costa e 18 para forrar o atlantico sul.
inclusive em participações pela Otan, poderiamos manter os convencionais aqui e enviar alguns subs nucleares para ajudar.
Eu sei da importância de embarcações como fragatas, navio aeródromo, etc.
mas na atual conjuntura brasileira acredito que a força mais eficiente que poderíamos ter é a seguinte.
Lembrando que essa não é a força que eu gostaria, na realidade gostaria de 5 FA com helicopteros, Na, aviões, subs, etc.
mas com a pequena verba eu investiria da seguinte forma.
Venderia o NA São Paulo e suas latas voadoras.
Venderia as fragatas (todas as classes)
venderia os contratorpedeiros
Formaria uma força de:
12 Submarinos Nucleares (com mísseis anti-navio e quem sabe defesa anti-aérea)
18 submarinos convencionais
Investiria em corvetas ou lanchas (sei la) para a Guarda Costeira. Transferiria maior pessoal para a guarda costeira para vigiar todas as embarcações para captura de drogas, armas ilegais, etc.
E para a defesa do país ficaria uma força de 30 submarinos.
Na exquadrex deu pra perceber que os submarinos são realmente eficientes, mesmo sendo projetos já antigos.
E as nossa força de superfície é bem pior.
Então teríamos uma força que necessitaria de menos pessoal. Teriamos 18 subs para defender a costa e 18 para forrar o atlantico sul.
inclusive em participações pela Otan, poderiamos manter os convencionais aqui e enviar alguns subs nucleares para ajudar.
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
- Vinicius Pimenta
- Site Admin
- Contato:
Discordo absolutamente, Luis.
Uma boa força não se constrói apenas com submarinos. Você precisa de um equilíbrio. Sem navios de superfície você não garante a domínio do mar. É o mesmo que comparar com a guerra em um território: por mais que você tenha domínio total dos céus, você sempre vai precisar de tropas no chão para dominar o terreno.
Na água isso se repete, por mais que você negue o uso do mar com os submarinos, você sempre precisará de navios para garantir o domínio do mar. Além disso, você exclui toda sua capacidade de projeção de poder. Não é isso que a MB espera dela, nem é o que eu espero. Pessoalmente acho que a MB deve sim ter sua capacidade de projeção de poder dentro de uma realidade do país. Nada de sonhos megalomaníacos, mas sim capacidade de fazer valer os interesses do Brasil ao redor do mundo, coisa que apenas com submarinos seria inviável. No máximo você negaria o uso do mar. Só.
Uma boa força não se constrói apenas com submarinos. Você precisa de um equilíbrio. Sem navios de superfície você não garante a domínio do mar. É o mesmo que comparar com a guerra em um território: por mais que você tenha domínio total dos céus, você sempre vai precisar de tropas no chão para dominar o terreno.
Na água isso se repete, por mais que você negue o uso do mar com os submarinos, você sempre precisará de navios para garantir o domínio do mar. Além disso, você exclui toda sua capacidade de projeção de poder. Não é isso que a MB espera dela, nem é o que eu espero. Pessoalmente acho que a MB deve sim ter sua capacidade de projeção de poder dentro de uma realidade do país. Nada de sonhos megalomaníacos, mas sim capacidade de fazer valer os interesses do Brasil ao redor do mundo, coisa que apenas com submarinos seria inviável. No máximo você negaria o uso do mar. Só.
Vinicius Pimenta
- Lauro Melo
- Sênior
- Contato:
FinkenHeinle escreveu:Vinicius Pimenta escreveu:Sobre o petróleo, essa tão divulgada auto-suficiência não é exatamente da forma como falam. Vamos continuar dependentes do mercado internacional.
Fala Finken ( Mancha Azul ),
Não meu amigo Finken, não é contradição não. Nem é ridículo. Explico.
É porque na época que as refinarias foram projetadas ( construídas ) não se imagina que o Brasil tivesse tantas reservas de petróleo como tem hoje. Portanto pensava-se que iríamos processar o Petróleo leve ( Oriente Médio ).
Entende meu amigo.
sds,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.