Fox escreveu:Blz Morcego,
Morcego você falou um monte de coisa, mais infelizmente você não respondeu a minha pergunta! Você evidenciou bastante o uso de caças (no caso o Su-35 ), porem não é com esse tipo de vetor que você vai caçar um submarino(convencional ou nuclear), principalmente se esse tiver armado com mísseis de cruzeiro ou até mesmo balístico. Vale ressaltar que os 1.000 km da minha pergunta, é a distancia do mar até um alvo em terra (por exemplo, o AMRJ, base de Santa Cruz, etc), ou seja, a nossas plataformas de petróleo (por exemplo) estão a uma distancia bem menor que isso.
Então vou colocar novamente a pergunta, para eu tentar entender a sua proposta de diminuir ou acabar com os combatentes de superfície (Cruzador, Destróier, Fragata e Corveta), para privilegiar o uso de submarinos. Ah, isso eu não estou falando em 2020, ou seja, até lá não teremos o SNA, e ficaríamos pelo menos 10 anos somente com submarinos convencionais. Se eu não estou enganado, a proposta inicial do Luis era acabar como os combatentes de superfície diminuindo o efetivo da MB, e com esses recursos constituir uma força formada somente com submarino. Então isso não seria feito em 2020, pois pelo que eu entendi, essa atitude trata-se de uma alternativa para um cenário sem grandes recursos, o que está acontecendo nos dias atuais.
Então lá vai novamente a pergunta!
Como você faria para neutralizar um submarino inimigo a 1.000 km de distância (dentro do raio de ação de mísseis de cruzeiro)?
Falou!!!

Ahhhhhh pera la desculpe agora eu me liguei, calma, eu confundi algumas bolas ai no meio do caminho, assim deixe-me alinhar algumas coisas, vou terminar a minha idéia referente aos SUBS e ao SU-35, que realmente não tem nada com a questão de como nos proteger de um SUBS disparando misseis a 1000km, essa questão eu respondo no final, ok
bem então vamos la:
antes de mais nada deixe-me deixar claro aqui, eu naum concordo em acabar com nossas forças de superficie, acredito que relamente precisamos de fragatas e corvetas e muitas, assim como subs, o que eu acho é que precisamos priorizar os SUBS em detrimento dos primeiros (mas não descarta-los) ja que para nos a estratégia melhor é conseguida com mais submarinos espalhados e MENORES (não nulos) recursos de superficie em comparação com os SUBS estaremos obtendo uma melhor relação de resultado do que mais corvetas e fragatas sendo afundadas por aviões que decolem de um PA porta-aviões praticamente na barra de Santos por exemplo (este PA chegaria nem perto sabendo que existe uma competente e de certo modo numerica (não numerosa, ja que naum temos condições para tantos) força de SUBS, assim claro como v/c mesmo faria um inimigo teria que caçar SUBS antes de envolver operações contra nosso litoral, nesse hiato de tempo é que nossas forças devem convergir (assim como era impossivel derrubar um f-117, e a eficiente cinergia e cooperação eslava BOTARAM mais de 1 BI de dolares no chão, fazendo com que os DITOS VELHOS AMX´S fizessem o serviço sujo para que os americanos não perdessem mais $$$$

)
nesse momento de caça de subs, ora, TEREMOS ( deus quera) uma mais aeronaves de alerta antecipado e se tudo permitir UM SATELITE descente para vigiar e encontrar forças maritimas ofensivas (justamente caçando os subs) estas forças (que seguramente não envolveram PA´S, estes estarão a alguns quilometros esperando que destroiers limpem o mar destes SUB) prontamente tais forças maritimas são alvos relativamente faceis para uma incursão aerea de um SU-35 e sinceramente são alvos até para os SUBS, isso é o que eu faria para nossa defesa, claro nossas corvetas e fragatas ficariam atraz e nossa linha de defesa de subs, protegendo nossas plataformas e mesmo comboios justamente de SUBS que estejam em nossa costa, evidentemente é uma gigantesca cobertura que temos que fazer assim como é uma gigantesca caça que o inimigo tera que fazer.
quanto a evitar que um sub dispare a 1000 km de distancia, bem infelizmente não temos recursos para tal e se tivermos eles serão postos a pique ou abatidos (R-99) pelos PA´S inimigos LOGICAMENTE nossa estratégia tem que levar em consideração que não podemos nos defender desse tiro ja que uma fragata nossa seria alvo facil dos aviões de um PA por exemplo (repare que o papel se inverteria), o que pode ser feito seria o desenvolvimento de radares mais potentes e um maior numero de R-99 com escoltas melhores (DE SU-35) ao se dectar um SUB inimigo ai nossas fragatas (com sorte teriamos algum destroier que preste) rumariam a caça de tal SUB, veja que furtividade e poderio de um SUB são fundamentais até mesmo para o inimigo. é ruim ter que trabalhar com esses poucos recursos mas temos que analisar o TO como um todo e sinceramente acho que um ALVO pesado que anda e outros 24 que voam vão ajudar menos que 1 só SUB e aqui temos que pensar como um todo, e não vejo onde colocar uma lata velha daquelas em outro lugar que não seja os egos do generalato.