A Resposta Colombiana

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Túlio
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#256 Mensagem por Túlio » Ter Jan 23, 2007 11:21 pm

FinkenHeinle escreveu:
tulio escreveu:Pena que o alcance... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

A questão é: a FAB não consegue manter 20 AMX e 30 F-5E OPERACIONAIS, o mesmo vale para a Marinha.

Diga-me, Túlio, tu realmente acha que, no andar da carruagem, a FAB conseguiria manter bom nível de operacionalidade com o Su-35?!


E achas que com o Gripen sim? Verbas são alocadas com base em determinada quantidade de horas de vôo, não em quanto custa cada uma. E hora de vôo não é só querosene... :wink:




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#257 Mensagem por chm0d » Ter Jan 23, 2007 11:21 pm

FinkenHeinle escreveu:
chm0d escreveu:E porque manteria o Gripen? se mal mantem o F-5? KKKKK Dois pesos, DUAS MEDIDAS MEU CARO!!!

O Critério é o mesmo... Não disse que manteria o Gripen... Mas afinal, QUAL poderia ter melhor operacionalidade?!


Não sei o caso do gripen, que pelo offset é fraquim q só, mais no caso do pacote oferecido pelos russos... eu ficaria com ele!! (RUSSO) CLARO! :)




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Carlos Lima
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#258 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 23, 2007 11:23 pm

morcego escreveu:
chm0d escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
tulio escreveu:Pena que o alcance... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

A questão é: a FAB não consegue manter 20 AMX e 30 F-5E OPERACIONAIS, o mesmo vale para a Marinha.

Diga-me, Túlio, tu realmente acha que, no andar da carruagem, a FAB conseguiria manter bom nível de operacionalidade com o Su-35?!


E porque manteria o Gripen? se mal mantem o F-5? KKKKK Dois pesos, DUAS MEDIDAS MEU CARO!!!


Ainda pior seria manter A GRANDE ELEFOA DA MÃE RUSSIA CHAMADA SUPER-PRISICILA.

até cera para dar brilho ia gastar mais, já pensou um perfuminho para o estofado.

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E a grana com a tinta e com os monitores de Plasma :)

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Morcego, esse avião eu conheço de perto e por dentro...

#259 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Jan 23, 2007 11:23 pm

morcego escreveu:é velha, MAS AINDA VALE:

Entrevista com Erik G. Hjelm ,

representante da Gripen International no Brasil.

( em duas Páginas )

http://www.defesanet.com.br

Primeira Página / Segunda Página

Defesanet -- As recentes notícias sobre os problemas com o radar do Gripen podem afetar a participação da Gripen no Brasil?

Erik G. Hjelm--Não há problemas com o Radar. O radar do Gripen vem sendo testado, todos os dias. Há, no momento, cinco Esquadrões Operacionais completos, em serviço, durante 24 horas por dia, na Suécia. As funções deste Radar também já comprovaram seu sucesso, em vários exercícios da Força Aérea da Suécia (Flyvapnet) com Forças Aéreas de outros países. Mais informações podem ser obtidas junto à Flygvapnet.( Defesanet -- Publicou nota do Comandante da Flygvapnet)

Defesanet - Que vantagens/benefícios a aeronave Gripen trará para a FAB?

Erik G. Hjelm O Brasil, assim como a África do Sul e a Suécia, reconhece a importância de ser um país não-alinhado e, portanto, compartilha muitas aspirações militares e também industrias comuns. As aeronaves Gripen vão atender às necessidades do Brasil, em termos de poder militar na região e pelo fato de poderem ser equipadas com armas não-alinhadas extremamente eficazes e capazes, oferecendo um alto custo benefício em termos de manutenção e operações. O sistema Gripen também dará vantagens reais à FAB, em termos de desenvolvimento de operações NCW (Network Centric Warfare), através da interação, por exemplo, com o sistema Embraer / Ericsson Erieye SIVAM.

O avião Gripen está no início de sua vida operacional, e, portanto, tem estabelecido um plano de desenvolvimento futuro contínuo. Com uma estratégia de desenvolvimento para o Gripen, seus clientes potenciais contam com a garantia de um longo futuro à sua frente. Outras aeronaves, como o Mirage 2000, que está sendo substituído pelo Rafale, ou, por exemplo, o F-16, que está sendo substituído pelo Joint Strike Fighter (JSF F35), estão recebendo cada vez menos recursos para seu desenvolvimento, o que é compreensível. Conseqüentemente, qualquer país que escolha o Mirage agora, pode ser o último a selecionar a aeronave, e pode, por conseqüência, não ser incluído em programas de desenvolvimento conjunto, suporte futuro, podendo ser penalizado com a falta de recurso para outros avanços tecnológicos.

No quesito tecnologia, o Gripen pode exercer uma missão equipada com 4 mísseis Beyond Visual Range - BVR (fora de alcance visual) de última geração e 2 mísseis infra-vermelhos (Infra Red - IR) de última geração e canhões internos de 27mm, e tem um raio de combate equivalente ao do Mirage 2000. Porém, as reais diferenças entre o Gripen e as aeronaves de gerações anteriores, em termos de alcance e armamentos, é o fato de que foi projetado para fazer um maior número de missões, com maior eficácia e dentro do mesmo espaço de tempo, como resultado da facilidade de operação, manutenção, e rápida capacidade de flexibilização de missões.

Algumas inverdades estão sendo ditas em relação aos armamentos que o Gripen é capaz de carregar. O comentário de que não teria capacidade de carregar armamentos maiores e mais pesados, simplesmente é incorreto. Na realidade, além de estar homologado para carregar grandes Laser Guided Bombs - LGB, o Gripen recentemente testou e voou com o míssil cruzeiro, extremamente eficaz, que é a solução para as exigências política e militar de armas guiadas inteligentes, de precisão e longo alcance. Nesses testes, foi utilizada a combinação TAURUS KEPD-350, ou seja, dois TAURUS mais dois Beyond Visual Range Air to Air Missiles (AIM 120 AMRAAM/ BVRAAM) e dois Short Range Air to Air Missiles (AIM 9L/ SRAAM) - o que de fato é uma combinação de armamentos multifuncionais extremamente poderosos.



Para finalizar, a transferência de tecnologia da Gripen é, de fato, a única proposta, entre os concorrentes, que propõe a transferência de tecnologia e experiência de um caça moderno de última geração, possibilitando à indústria brasileira se desenvolver, a partir da experiência adquirida com programas do tipo AMX. Os demais concorrentes podem apenas oferecer uma transferência de tecnologia equivalente ao do AMX, pois têm o mesmo nível tecnológico fundamental, desenvolvido nas décadas de 70 e 80.





Defesanet - O atual sistema aéreo de radar do Brasil se baseia no sistema Ericsson ERIEYE. Que interações poderiam ser otimizadas com este sistema e a experiência da Suécia com data-links.

Erik G. Hjelm A capacitação de Defesa Sueca se baseia em um moderno sistema NCW (Network Centric Warfare). Portanto, o Gripen foi projetado para ser um caça que opera em rede e para interagir com sistemas, como o sistema sueco Ericsson Erieye, usando, por exemplo, o sistema DATA-LINK sueco de alta capacidade. Resultante do grupo de empresas IG JAS, o que inclui a SAAB, a Ericsson e a Volvo, o sistema Gripen maximiza as experiências destas empresas e, portanto, pode oferecer ao Brasil o potencial para maximizar o sistema SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia), através do sistema Gripen compartilhando a experiência do grupo IG JAS.

Defesanet - A Suécia poderia facilitar a participação do Brasil nos estudos sobre o sistema NCW, atualmente em andamento neste país escandinavo? Que interações e que efeito multiplicador de forças poderiam ser desenvolvidos junto com a FAB?



Erik G. Hjelm Sem dúvida, iríamos incentivar e estamos abertos à participação brasileira no desenvolvimento dos estudos sobre o sistema NCW. Iríamos considerar esta participação como uma oportunidade, em que os dois países e suas Forças Aéreas desenvolvam talentos e compartilhem informações de benefício mútuo.



[/quote]

O radar e os sistemas passivos possuem alcance menor e menos sensibilidade que os empregados nos Su-30 mais recentes. O Gripen também é inferior ao Rafale em quase todos os parâmetros (o cockpit é melhor, sem dúvida alguma). O NORA, futuro radar da Ericson, está uma geração atrás do radar empregado no Rafale e no Su-30/35. O custo operacional, principal atrativo do Gripen, dobrou por falta de encomendas. Como se não bastasse, o avião NÃO dispara o Derby e está restrito ao AIM-120B, o que explica suas seguidas derrotas em combates simulados com os F-16 MLU e C. No futuro, com Meteor, o combate será mais igual, por enquanto, não apresenta nenhuma vantagem real contra um avião de terceira geração.

Foi um belo conceito, que gerou um belo avião, massacrado pelo mercado. Quanto à entrevista, é pura propaganda

Pepê




Editado pela última vez por Pepê Rezende em Ter Jan 23, 2007 11:26 pm, em um total de 1 vez.
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#260 Mensagem por Morcego » Ter Jan 23, 2007 11:23 pm

chm0d escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
chm0d escreveu:E porque manteria o Gripen? se mal mantem o F-5? KKKKK Dois pesos, DUAS MEDIDAS MEU CARO!!!

O Critério é o mesmo... Não disse que manteria o Gripen... Mas afinal, QUAL poderia ter melhor operacionalidade?!


Não sei o caso do gripen, que pelo offset é fraquim q só, mais no caso do pacote oferecido pelos russos... eu ficaria com ele!! (RUSSO) CLARO! :)


BOM nas pesquisas que me vi forçado em fazer para poder debater aqui os OFF-SETS suécos são bons também, algo em torno de 30 BI para ao se somar todos os paises que o adquiriram.




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#261 Mensagem por chm0d » Ter Jan 23, 2007 11:25 pm

cb_lima escreveu:
morcego escreveu:
chm0d escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
tulio escreveu:Pena que o alcance... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

A questão é: a FAB não consegue manter 20 AMX e 30 F-5E OPERACIONAIS, o mesmo vale para a Marinha.

Diga-me, Túlio, tu realmente acha que, no andar da carruagem, a FAB conseguiria manter bom nível de operacionalidade com o Su-35?!


E porque manteria o Gripen? se mal mantem o F-5? KKKKK Dois pesos, DUAS MEDIDAS MEU CARO!!!


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Para que tinta???

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Meses na neve, sol etc... e quando se precisa... la está ele... VOANDO!! ja o perna curta? hmmm BIXOU? kkkk chama os suecos... xi é o motor.. lascou, chama os americanos... XiXi... deu pau no trem de pouso... quem eu chamo agora chefe??? a, sei la cara!!!




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#262 Mensagem por chm0d » Ter Jan 23, 2007 11:26 pm

O radar e os sistemas passivos possuem alcance menor e menos sensibilidade que os empregados nos Su-30 mais recentes. O Gripen também é inferior ao Rafale em quase todos os parâmetros (o cockpit é melhor, sem dúvida alguma). O NORA, futuro radar da Ericson, está uma geração atrás do radar empregado no Rafale e no Su-30/35. O custo operacional, principal atrativo do Gripen, dobrou por falta de encomendas. Como se não bastasse, o avião NÃO dispara o Derby e está restrito ao AIM-120B, o que explica suas seguidas derrotas em combates simulados com os F-16 MLU e C.

Foi um belo conceito, que gerou um belo avião, massacrado pelo mercado.

Pepê


Xiiiii, ta piorando!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:




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#263 Mensagem por Túlio » Ter Jan 23, 2007 11:29 pm

Calmantes e ansiolíticos para o Bolovo, Sideshow e Mestre Bat. URGENTE!!!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

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Carlos Mathias

#264 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 23, 2007 11:29 pm

Primeiramente, como escrevendo não consegui te esclarecer o que é um SU-35BM, então veja este vídeo e talvez assim, visualmente a coisa ande...

http://video.google.com/videoplay?docid ... 33445996&q

Continuando.

da uma lida nisso:

Citação:
Do ponto de vista de aviônica, o Gripen dispõe de um radar multi-modo pulso-Doppler Ericsson PS05/A, com look-down/shoot-down. O radar pode trabalhar em quatro modos ar-ar diferentes: a) track-while-search, rastreia e engaja múltiplos alvos aéreos; b) priority-target-tracking, maior precisão para alvos engajados, enquanto ainda rastreia outros alvos; c) single-target-tracking, modo ar-ar para uso do canhão, por exemplo e d) air-combat-mode, para detecção automática de alvos aéreos em combate. Em modo ar-terra, alvos tão pequenos quanto um automóvel podem ser rastreados a distâncias próximas de 100Km.


Apenas confirma o que escrevi, um radar antigo. O Grifo do F-5M faz praticamente tudo isso e já está integrado com datalink e tudo. Portanto...

O motor é autorizado a ser fabricado pela VOLVO, parece que teve um ganho de 10% em sua força, não da para saber até onde é verdade.

mas pelo que vi, o conjunto não fica atraz dos al-31.


Percebeu aí o "autorizado"? Em SFC perde para as AL-31, mas o SU-35 vai usar as AL-41, mais eficientes.

SÃO GARIBADAS DO SU-27?????

Como podemos saber o RCS de um GRIPEN ou de um SU-QUALQUER VERSÃO?? ISSO É INFORMAÇÃO RESERVADA.


Se você assitiu ao vídeo já sabe que não. Como eu disse, aproveitou-se o excelente desenho aerodinâmico e aplicaram-se novas tecnologias a ele. E o mais fascinate é que pode-se aplicar o pacote como modernização de Flankers antigos, entendeu? Seria como aplicar uma modernização num M-2000 e ele virar um Rafale.

Sobre o RCS, essa tua dúvida(opu seria certeza?) também existe sobre o RCS de mosca do F-22?




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#265 Mensagem por Carlos Lima » Ter Jan 23, 2007 11:31 pm

Meses na neve, sol etc... e quando se precisa... la está ele... VOANDO!! ja o perna curta? hmmm BIXOU? kkkk chama os suecos... xi é o motor.. lascou, chama os americanos... XiXi... deu pau no trem de pouso... quem eu chamo agora chefe??? a, sei la cara!!!


Hahahahahahahahahahahahahahahahahahah!!

Forçou demais a barra... não precisa convencer que o SU é excelente, mas forçou demais agora :) :) Isso é um avião, não um FAL :)

Além do mais, essa foto deve ter sido tirada nos 12 horas por ano que os pilotos russos voam :twisted:

hehehehehe!
[]s
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CB_Lima = Carlos Lima :)
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Of sets...

#266 Mensagem por Pepê Rezende » Ter Jan 23, 2007 11:31 pm

morcego escreveu:
chm0d escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
chm0d escreveu:E porque manteria o Gripen? se mal mantem o F-5? KKKKK Dois pesos, DUAS MEDIDAS MEU CARO!!!

O Critério é o mesmo... Não disse que manteria o Gripen... Mas afinal, QUAL poderia ter melhor operacionalidade?!


Não sei o caso do gripen, que pelo offset é fraquim q só, mais no caso do pacote oferecido pelos russos... eu ficaria com ele!! (RUSSO) CLARO! :)


BOM nas pesquisas que me vi forçado em fazer para poder debater aqui os OFF-SETS suécos são bons também, algo em torno de 30 BI para ao se somar todos os paises que o adquiriram.


A contrapartida comercial do Gripen era de US$ 1,5 bi em produtos de empresas suecas sediadas no Brasil e pertencentes ao Grupo Investor (Asea, Eletrolux, Saab-Scania, Brown Boveri, etc.). O do Su-35 chegava a US$ 3 bi e o Brasil ditaria os fornecedores. O offset russo incluía cooperação na área espacial, bio-tecnologia e outras sensíveis.

Pepê




Carlos Mathias

#267 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 23, 2007 11:32 pm

Esqueci...

[018]




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Re: Of sets...

#268 Mensagem por chm0d » Ter Jan 23, 2007 11:32 pm

Pepê Rezende escreveu:
morcego escreveu:
chm0d escreveu:
FinkenHeinle escreveu:
chm0d escreveu:E porque manteria o Gripen? se mal mantem o F-5? KKKKK Dois pesos, DUAS MEDIDAS MEU CARO!!!

O Critério é o mesmo... Não disse que manteria o Gripen... Mas afinal, QUAL poderia ter melhor operacionalidade?!


Não sei o caso do gripen, que pelo offset é fraquim q só, mais no caso do pacote oferecido pelos russos... eu ficaria com ele!! (RUSSO) CLARO! :)


BOM nas pesquisas que me vi forçado em fazer para poder debater aqui os OFF-SETS suécos são bons também, algo em torno de 30 BI para ao se somar todos os paises que o adquiriram.


A contrapartida comercial do Gripen era de US$ 1,5 bi em produtos de empresas suecas sediadas no Brasil e pertencentes ao Grupo Investor (Asea, Eletrolux, Saab-Scania, Brown Boveri, etc.). O do Su-35 chegava a US$ 3 bi e o Brasil ditaria os fornecedores. O offset russo incluía cooperação na área espacial, bio-tecnologia e outras sensíveis.

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[011] [009]




Carlos Mathias

#269 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Jan 23, 2007 11:34 pm

CH, bota outra vez aquela foto do cara varrendo o avião antes do vôo, por favor, prá cabar com essas blasfêmeas...




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#270 Mensagem por chm0d » Ter Jan 23, 2007 11:35 pm

Carlos Mathias escreveu:CH, bota outra vez aquela foto do cara varrendo o avião antes do vôo, por favor, prá cabar com essas blasfêmeas...


Essa?
Imagem

kkkkkk




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