jacquessantiago escreveu: A FAB recebeu P-40 em 42. Os Flying Tigers operavam P-40 contra os japoneses em 41. Os P-40 foram produzidos e utilizados até 1945. Era uma especie de F-5 da epoca, porem utilizado pelo pais cosntrutor em todas as frentes, devido a sua confiabilidade, poder de fogo e facilidade de producao e baixo custo. Na 1a fase da 2GM era melhor aeronave que a USAAF tinham em grandes quantidades.
Os aviões P-40 foram Utilizados:
6 P-40E foram entregues pela USAAF em 1942, todos para a Base Aérea de Natal, Rio Grande do Norte;
30 P-40K foram entregues pela USAAF entre novembro de 1942 e março de 1943, sendo que alguns se acidentaram em vôo de translado, pelo que apenas 25 entraram em serviço. Para a Base Aérea de recife foram 14 aeronaves, e 11 para Natal. Dos acidentados, 2 foram recuperados depois da guerra.
10 P-40M foram entregues pela USAAF em fevereiro de 1943. Apenas 9 entraram em serviço, sendo 4 em Natal, 3 em Salvador, 1 em Recife e o outro com o uso ignorado.
41 P-40N recebidos da USAAF entre outubro de 1944 e março de 1945, e que foram assim distribuídos: 15 em Porto Alegre, com o 3º Grupo de Caça; 20 em Santa Cruz, Rio, com o 2º Grupo de caça e 6 em Natal, com o Grupo Misto.
http://www.acfavi.hpg.ig.com.br/warhawk.htm
Pois é ISSO que eu gosto em vocês, tigrada: ou a gente pesquisa ou apanha e feio! O fato é que o P40 era inferior a todos os principais caças do front, fosse o Zero, o Me109, o FW190, o Spitfire; à época (1941) era, até onde pude ver, um equivalente ianque ao Hurricane, excelente plataforma para abater bombardeiros: em relação aos caças citados, perdia e feio em velocidade, blindagem e razão de subida, sendo equivalente ou até superior em manobrabilidade a baixa altura (pena que os adversários preferiam voar alto.), o que não bastava. Em
1942 apareceu o Mustang e se tornou
O caça. Só então os ianques passaram a ter uma máquina capaz de enfrentar em pé de igualdade ou mesmo superioridade os inimigos. E passaram a 'desovar' seus obsoletos P40 nos 'subúrbios', tipo NÓS. Vejam esta citação:
P- 40 production ran until November 1944. After the war, the decision to keep the P-40 in production for so long, even after more modern aircraft became available, was severely criticized in the Truman Report. A majority of P-40 production went to Britain, where the RAF called them Tomahawks and Kittyhawks. Large numbers of aircraft were also used by Russia, Australia, New Zealand, and Canada.
The Brazilian Air Force flew P-40s into the mid-1950shttp://www.military.cz/usa/air/war/figh ... p40_en.htm
Merecemos internacionalmente a dúbia distinção de termos sido operadores, em plena era do jato, de aeronaves obsoletas já nos inícios da 2GM.
jacquessantiago escreveu: Qt ao P-47, me parece que foi a unica ocasiao em que a FAB operou um caca no estado-da-arte. Eh considerado um dos grandes cacas da epoca e talvez o melhor caca-bombardeiro da guerra.
OBS.: Os dois principais ases da U.S. Eighth Air Force na 2GM utilizaram P-47 e nao P-51.
Concordo quanto à modernidade do P47 mas discordo quanto à comparação com o Mustang. Um piloto superior certamente poderia bater um Mustang mas pilotos iguais em capacidade concluiriam pela superioridade do Mustang como caça puro e do Thunderbolt como bombardeiro. O Mustang subia mais rápido e era mais manobrável em qualquer altitude: o grande trunfo do P47 em combate aéreo era sua razão de mergulho, o que surpreendeu, no dizer de Gabresky, os Alemães em seus Me109, acostumados a sair de situações desfavoráveis precisamente mergulhando. Num combate em giro e subida, só um piloto superior salvaria a situação. Não obstante, baseados - ao contrário das falácias Hollywoodianas - em sua esmagadora superioridade numérica, os ianques podiam se dar a certos luxos...