A Resposta Colombiana

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#121 Mensagem por Mapinguari » Dom Dez 24, 2006 10:22 pm

Carlos Mathias escreveu:Pois é, como é que o Brasil vai se meter a ter avião americano ou com partes deles? Enquanto estamos operando aviões antigos e sem nada de relevante tecnologicamente, ou mesmo peso na balança militar, até vai, mas daí a escolher o principal vetor da força... Bem disseram os colegas, se fazem isso com os colombianos, aliados de primeira hora, imaginem conosco!


Ué, mas quase toda a FAB tem "aviões americanos ou com partes deles", incluindo os fabricados pela Embraer. Qual o problema nisso?




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#122 Mensagem por Mapinguari » Dom Dez 24, 2006 10:33 pm

Carlos Mathias escreveu:Você leu o que eu tirei do site da GE? Quem o fabricante original? A Volvo tá na aba da GE amigo, dão uma guaribada no 404 e dizem que é um Volvo RM-12. Daí, nego(e branco também) vai e compra, acreditando nessa de independência. Como é que a Suécia vai garantir um motor americano? Se eles vetam até P-T6 no A-29... Esse avião é bucha. :lol:


Carlos,

O RM-12 é um motor produzido integralmente na Suécia, com partes fornecidas pela GEAE. Na verdade, pelo acordo, em caso de necessidade militar, todo o motor pode ser produzido na Suécia. Mas, em tempo de paz, a cada lote, 33,3 % do motor somente é de produção local. Só que, a cada lote, os 33,3% produzidos são diferentes.
As modificações realizadas no motor foram tão importantes que a GEAE as introduziu no F-414.
A situação de embargo da venda de A-29 à Venezuela é totalmente diferente de uma venda de Gripen ao Brasil, para a qual a Suécia conta com total autorização por parte dos EUA.
O Brasil não tem nenhum problema em operar equipamentos fabricados nos EUA ou com partes lá fabricados. Quase toda a FAB o é, esqueceu?
Não teríamos o menor probelma com operação do Gripen.




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#123 Mensagem por Túlio » Dom Dez 24, 2006 10:48 pm

Mapinguari escreveu:

Carlos,

O RM-12 é um motor produzido integralmente na Suécia, com partes fornecidas pela GEAE. Na verdade, pelo acordo, em caso de necessidade militar, todo o motor pode ser produzido na Suécia. Mas, em tempo de paz, a cada lote, 33,3 % do motor somente é de produção local. Só que, a cada lote, os 33,3% produzidos são diferentes.
As modificações realizadas no motor foram tão importantes que a GEAE as introduziu no F-414.


Eu tô dizendo... :?


Mapinguari escreveu:A situação de embargo da venda de A-29 à Venezuela é totalmente diferente de uma venda de Gripen ao Brasil, para a qual a Suécia conta com total autorização por parte dos EUA.


Até deixar de contar...

Já vimos esse filme...:roll:


Mapinguari escreveu:O Brasil não tem nenhum problema em operar equipamentos fabricados nos EUA ou com partes lá fabricados. Quase toda a FAB o é, esqueceu?


Parece que finalmente perdeu a vontade de CONTINUAR SENDO... :wink:


Mapinguari escreveu:Não teríamos o menor probelma com operação do Gripen.


Enquanto formos bons cordeirinhos, até acredito... 8-]




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#124 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 25, 2006 12:15 am

tulio escreveu:
Mapinguari escreveu:Não teríamos o menor probelma com operação do Gripen.


Enquanto formos bons cordeirinhos, até acredito... 8-]

Quando fomos para a 2º Guerra, quando negamos ir para a Guerra da Coreia, quando estouramos a Guerra da Lagosta, a Guerra da Sardinha e a Guerra do Bacalhau, maioria da nossa FAB era de origem americana, assim como hoje, e está aí, voando. :wink:




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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#125 Mensagem por Túlio » Seg Dez 25, 2006 1:42 am

Bolovo escreveu:


Quando fomos para a 2º Guerra,


...ganhamos Thunderbolts E KITTYHAWKS, estes últimos já à época totalmente obsoletos...


Bolovo escreveu: quando negamos ir para a Guerra da Coreia,


...nos negaram os Sabres, tivemos que ficar com Meteors da 2GM...

Bolovo escreveu:
Bolovo escreveu: quando estouramos a Guerra da Lagosta,


...tentaram nos tirar os navios...

Bolovo escreveu: a Guerra da Sardinha e a Guerra do Bacalhau,


...essas num conheço nem nunca ouvi falar... :oops: :oops: :oops:


Bolovo escreveu: maioria da nossa FAB era de origem americana, assim como hoje, e está aí, voando. :wink:


É, e exportamos Tucanos e AMXs pra Venezuela também...

Tens razão, a 'coleirinha' é uma pérfida invenção minha... :twisted: :twisted: :twisted:




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#126 Mensagem por Bolovo » Seg Dez 25, 2006 1:50 am

Os P-40 eram tão obsoletos que foram doados aos montes pra Inglaterra, e que segundo eles, era tão bom quanto o P-51 a baixa altitude...

Sim Tulio, os EUA negaram vender um monte de coisa de nós, negaram tirar um monte de coisa de nós, isso tudo por causa das Doutrina Trumman e etc da época. Porém, tudo que é americano que temos, funciona até hoje.

Vejam os F-5, americanos com meia-duzia de partes nacionalizadas no PAMA, porém tem mais disponibilidade do que os A-1 que tanto falamos...

A Venezuela não comprou o AMX-T porque não cumpriu as necessidades deles (radar Elta 2032 e tal). O Super Tucano foi por veto americano no motor, sendo que os americanos estão certos nisso, o motor é deles mesmo, não nosso, e não autorizariam vender para alguem que diz que o presidente dos EUA é "el diablo", ou deixariam?




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#127 Mensagem por Túlio » Seg Dez 25, 2006 1:58 am

Bolovo escreveu:Os P-40 eram tão obsoletos que foram doados aos montes pra Inglaterra, e que segundo eles, era tão bom quanto o P-51 a baixa altitude...

Sim Tulio, os EUA negaram vender um monte de coisa de nós, negaram tirar um monte de coisa de nós, isso tudo por causa das Doutrina Trumman e etc da época. Porém, tudo que é americano que temos, funciona até hoje.

Vejam os F-5, americanos com meia-duzia de partes nacionalizadas no PAMA, porém tem mais disponibilidade do que os A-1 que tanto falamos...

A Venezuela não comprou o AMX-T porque não cumpriu as necessidades deles (radar Elta 2032 e tal). O Super Tucano foi por veto americano no motor, sendo que os americanos estão certos nisso, o motor é deles mesmo, não nosso, e não autorizariam vender para alguem que diz que o presidente dos EUA é "el diablo", ou deixariam?


Hôme do céu, o Tóbi véio e tu NUNCA se entenderiam sobre esse teu gosto tão exacerbado por coleira, POWS!!!

!!!ELE DETESTA!!!

(((Num falei que era um bom cachorro, muito inteligente?)))

Nas buenas, cupincha, Feliz Natal!!!




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#128 Mensagem por Penguin » Seg Dez 25, 2006 10:25 am

tulio escreveu:
Bolovo escreveu:


Quando fomos para a 2º Guerra,


...ganhamos Thunderbolts E KITTYHAWKS, estes últimos já à época totalmente obsoletos...


Bolovo escreveu: quando negamos ir para a Guerra da Coreia,


...nos negaram os Sabres, tivemos que ficar com Meteors da 2GM...

Bolovo escreveu:
Bolovo escreveu: quando estouramos a Guerra da Lagosta,


...tentaram nos tirar os navios...

Bolovo escreveu: a Guerra da Sardinha e a Guerra do Bacalhau,


...essas num conheço nem nunca ouvi falar... :oops: :oops: :oops:


Bolovo escreveu: maioria da nossa FAB era de origem americana, assim como hoje, e está aí, voando. :wink:


É, e exportamos Tucanos e AMXs pra Venezuela também...

Tens razão, a 'coleirinha' é uma pérfida invenção minha... :twisted: :twisted: :twisted:


A FAB recebeu P-40 em 42. Os Flying Tigers operavam P-40 contra os japoneses em 41. Os P-40 foram produzidos e utilizados até 1945. Era uma especie de F-5 da epoca, porem utilizado pelo pais cosntrutor em todas as frentes, devido a sua confiabilidade, poder de fogo e facilidade de producao e baixo custo. Na 1a fase da 2GM era melhor aeronave que a USAAF tinham em grandes quantidades.

Os aviões P-40 foram Utilizados:
6 P-40E foram entregues pela USAAF em 1942, todos para a Base Aérea de Natal, Rio Grande do Norte;
30 P-40K foram entregues pela USAAF entre novembro de 1942 e março de 1943, sendo que alguns se acidentaram em vôo de translado, pelo que apenas 25 entraram em serviço. Para a Base Aérea de recife foram 14 aeronaves, e 11 para Natal. Dos acidentados, 2 foram recuperados depois da guerra.
10 P-40M foram entregues pela USAAF em fevereiro de 1943. Apenas 9 entraram em serviço, sendo 4 em Natal, 3 em Salvador, 1 em Recife e o outro com o uso ignorado.
41 P-40N recebidos da USAAF entre outubro de 1944 e março de 1945, e que foram assim distribuídos: 15 em Porto Alegre, com o 3º Grupo de Caça; 20 em Santa Cruz, Rio, com o 2º Grupo de caça e 6 em Natal, com o Grupo Misto.

http://www.acfavi.hpg.ig.com.br/warhawk.htm



Qt ao P-47, me parece que foi a unica ocasiao em que a FAB operou um caca no estado-da-arte. Eh considerado um dos grandes cacas da epoca e talvez o melhor caca-bombardeiro da guerra.
OBS.: Os dois principais ases da U.S. Eighth Air Force na 2GM utilizaram P-47 e nao P-51.




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#129 Mensagem por Penguin » Seg Dez 25, 2006 10:43 am

...nos negaram os Sabres, tivemos que ficar com Meteors da 2GM...


Haviam outras opcoes nao americanas na epoca (Hunter, Vampire, Dassault Ouragan, Dassault Mystere, etc), mas preferimos ficar com o 1o caca a jato. Desconfio que era a opcao mais barata.
O Brasil nao possuia reservas em moeda estrangeira suficirente para comprar cacas no exterior e teve que pagar em algodao. O preco era um fator critico.




PRick

#130 Mensagem por PRick » Seg Dez 25, 2006 11:11 am

Ser aliado de primeiro time dos EUA é ótimo, agora, aliado regra três, como sempre fomos tratados é uma josta!!!

A verdade é que nunca lucramos muito com ajuada militar dos EUA. 8-]

Algum material de sugunda, e a maioria nem de segunda era. :wink:

Acho que devemos tratar eles, no campo militar, como eles nos tratam, amigos, amigos, negócios e armas a parte. :lol: :lol:

[ ]´s




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#131 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Dez 25, 2006 11:16 am

Só para lembrar que se não deixássemos que construíssem a base em Natal eles invadiriam o Nordeste...

[]'s




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#132 Mensagem por Penguin » Seg Dez 25, 2006 11:43 am

projeto escreveu:Só para lembrar que se não deixássemos que construíssem a base em Natal eles invadiriam o Nordeste...

[]'s


E nunca fomos aliados de 1a hora.




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#133 Mensagem por Plinio Jr » Seg Dez 25, 2006 11:56 am

ote="jacquessantiago"]

A FAB recebeu P-40 em 42. Os Flying Tigers operavam P-40 contra os japoneses em 41. Os P-40 foram produzidos e utilizados até 1945. Era uma especie de F-5 da epoca, porem utilizado pelo pais cosntrutor em todas as frentes, devido a sua confiabilidade, poder de fogo e facilidade de producao e baixo custo. Na 1a fase da 2GM era melhor aeronave que a USAAF tinham em grandes quantidades.

Qt ao P-47, me parece que foi a unica ocasiao em que a FAB operou um caca no estado-da-arte. Eh considerado um dos grandes cacas da epoca e talvez o melhor caca-bombardeiro da guerra.
OBS.: Os dois principais ases da U.S. Eighth Air Force na 2GM utilizaram P-47 e nao P-51.[/quote]

Brilhante comentário Jacques, quando estavamos recebendo os P-40s, eles ainda eram uma peça muito importante e tbm usado pelos americanos no front do pacifico, contra os japoneses, embora já uma aeronave ultrapassada, era muito utlizada pelos EUA, UK, URSS entre outros ainda no final da guerra, não vejo o porque de serem obsoletos para nós.

Quanto ao P-47, seria na oportunidade o F-15 e o P-51 o mesmo que o F-16 dos dias atuais.

Para mim, junto com o Spitfire , o P-47 foi a melhor aeronave da II Guerra para os aliados e mesmo tendo sido substituido por P-51s em diversos esquadroes no final da guerra, era uma aeronave extremamente capaz em combates aéreos e imbátivel em ataque ao solo, muito superior ao proprio P-51.

Quanto a negociar produtos com americanos, é uma questão de saber faze-lo, possuem ótimos produtos como em qualquer outro país, ficar buscando fatos do passado , então tbm não vamos negociar com os russos pois possuem um passado bem duvidoso no que refere-se a logistica ....;

Nossas FA´s tem que buscar o que é melhor para elas, independente de qual seja a fonte e desde que seja dentro daquilo que nos satisfaça..




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#134 Mensagem por Plinio Jr » Seg Dez 25, 2006 11:59 am

projeto escreveu:Só para lembrar que se não deixássemos que construíssem a base em Natal eles invadiriam o Nordeste...

[]'s


A invasão poderia acontecer caso o Brasil se tornasse aliado do Eixo, que nesta situação, iria tornar o Brasil inimigo dos Aliados.

Agora se o país mantivesse neutralidade, é bem improvável que isto viesse acontecer...




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#135 Mensagem por Túlio » Seg Dez 25, 2006 12:13 pm

jacquessantiago escreveu:

A FAB recebeu P-40 em 42. Os Flying Tigers operavam P-40 contra os japoneses em 41. Os P-40 foram produzidos e utilizados até 1945. Era uma especie de F-5 da epoca, porem utilizado pelo pais cosntrutor em todas as frentes, devido a sua confiabilidade, poder de fogo e facilidade de producao e baixo custo. Na 1a fase da 2GM era melhor aeronave que a USAAF tinham em grandes quantidades.

Os aviões P-40 foram Utilizados:
6 P-40E foram entregues pela USAAF em 1942, todos para a Base Aérea de Natal, Rio Grande do Norte;
30 P-40K foram entregues pela USAAF entre novembro de 1942 e março de 1943, sendo que alguns se acidentaram em vôo de translado, pelo que apenas 25 entraram em serviço. Para a Base Aérea de recife foram 14 aeronaves, e 11 para Natal. Dos acidentados, 2 foram recuperados depois da guerra.
10 P-40M foram entregues pela USAAF em fevereiro de 1943. Apenas 9 entraram em serviço, sendo 4 em Natal, 3 em Salvador, 1 em Recife e o outro com o uso ignorado.
41 P-40N recebidos da USAAF entre outubro de 1944 e março de 1945, e que foram assim distribuídos: 15 em Porto Alegre, com o 3º Grupo de Caça; 20 em Santa Cruz, Rio, com o 2º Grupo de caça e 6 em Natal, com o Grupo Misto.

http://www.acfavi.hpg.ig.com.br/warhawk.htm


Pois é ISSO que eu gosto em vocês, tigrada: ou a gente pesquisa ou apanha e feio! O fato é que o P40 era inferior a todos os principais caças do front, fosse o Zero, o Me109, o FW190, o Spitfire; à época (1941) era, até onde pude ver, um equivalente ianque ao Hurricane, excelente plataforma para abater bombardeiros: em relação aos caças citados, perdia e feio em velocidade, blindagem e razão de subida, sendo equivalente ou até superior em manobrabilidade a baixa altura (pena que os adversários preferiam voar alto.), o que não bastava. Em 1942 apareceu o Mustang e se tornou O caça. Só então os ianques passaram a ter uma máquina capaz de enfrentar em pé de igualdade ou mesmo superioridade os inimigos. E passaram a 'desovar' seus obsoletos P40 nos 'subúrbios', tipo NÓS. Vejam esta citação:

P- 40 production ran until November 1944. After the war, the decision to keep the P-40 in production for so long, even after more modern aircraft became available, was severely criticized in the Truman Report. A majority of P-40 production went to Britain, where the RAF called them Tomahawks and Kittyhawks. Large numbers of aircraft were also used by Russia, Australia, New Zealand, and Canada. The Brazilian Air Force flew P-40s into the mid-1950s

http://www.military.cz/usa/air/war/figh ... p40_en.htm



Merecemos internacionalmente a dúbia distinção de termos sido operadores, em plena era do jato, de aeronaves obsoletas já nos inícios da 2GM.



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jacquessantiago escreveu: Qt ao P-47, me parece que foi a unica ocasiao em que a FAB operou um caca no estado-da-arte. Eh considerado um dos grandes cacas da epoca e talvez o melhor caca-bombardeiro da guerra.
OBS.: Os dois principais ases da U.S. Eighth Air Force na 2GM utilizaram P-47 e nao P-51.


Concordo quanto à modernidade do P47 mas discordo quanto à comparação com o Mustang. Um piloto superior certamente poderia bater um Mustang mas pilotos iguais em capacidade concluiriam pela superioridade do Mustang como caça puro e do Thunderbolt como bombardeiro. O Mustang subia mais rápido e era mais manobrável em qualquer altitude: o grande trunfo do P47 em combate aéreo era sua razão de mergulho, o que surpreendeu, no dizer de Gabresky, os Alemães em seus Me109, acostumados a sair de situações desfavoráveis precisamente mergulhando. Num combate em giro e subida, só um piloto superior salvaria a situação. Não obstante, baseados - ao contrário das falácias Hollywoodianas - em sua esmagadora superioridade numérica, os ianques podiam se dar a certos luxos... :wink:

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