Tristeza com a FAB e todas as nossas forças armadas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
rslrdx
Intermediário
Intermediário
Contato:

Tristeza com a FAB e todas as nossas forças armadas

#1 Mensagem por rslrdx » Qua Dez 13, 2006 7:09 pm

Confesso que minha maior decepção com a FAB não é suas aeronaves ou o seu papel no cenário mundial, mas sim a limitação de informação sobre alistamento na FAB e da pobre imagem que as nossas forcas armadas têm perante a nossa população... Não adianta ter discussão sobre que caça, submarino, ou tanque escolher, quando a imagem das forcas armadas dentro do país é ruim.

A minha experiência com a FAB foi ruim, não servi porque não encontrei informação de alistamento a tempo, procurei na internet e nenhum telefone que consegui na época me forneceu informação, e quando muito, ouvi que teria que ir diretamente a um BA e pedir informação, porque o tempo de alistamento variava de acordo com a BA :shock: :?

Lembro que na época viajei a santos SP, e depois de alguns dias de descanso, resolvi ir à base aérea local para buscar informações, e adivinhe... Não tinham menor idéia de quando era o alistamento, e que possivelmente era nas mesmas datas que o alistamento do exercito e me mandaram pergunta na capital por via das duvidas.

Alguns dias depois fui a capital perguntar, a experiência frustrada termina na portaria, quando me dizem, "O alistamento acabo semana passada”.

E como diz a lei, temos que servir para poder ser considerados cidadão, lá vou eu pro exercito, onde eu não queria servir, e quase não chego a tempo para o alistamento porque as datas estavam erradas nas informações que obtive, e realmente não queria servir o exercito, não por que o exercito é ruim, mas porque a propaganda é 99% do tempo, negativa.

Ao chegar ao local de alistamento, encontro vários outros brasileiros na mesma situação e pensamento: "um ano de vida perdido". Era o ultimo dia de alistamento e estávamos ali esperando pra saber se teríamos ou não que servir.

Na cidade que moro há somente um Tiro de Guerra, e pelo que consta, com equipamentos velhos. Logo no começo do dia já disseram que o TG já estava cheio e que os que tivessem que servir iriam para outra cidade da região.

Enquanto esperava eu pude observar as conversas que estavam acontecendo, nenhuma era animada. Horas depois sou dispensado, e aliviado.

A imagem das forças armadas, e creio que principalmente a do exercito, é como a de lição de casa, útil, mas nem um pouco interessante.

Se as nossas forças armadas estão com a mesma aparência perante a população, não adianta gastar com equipamentos novos, é melhor gastar pra mudar a imagem das forças armadas e ter combatentes com vontade de servir, ou vamos ter mais desertores do que adversários, e isso sem contar que a maioria dos que permanecem não estão pensando em servir realmente, mas sim na estabilidade de trabalhar para uma instituição que não pode acabar, uma instituição federal, estão pensando no próprio bolso e não no país.

Só pra ter certeza:

Quando foi a ultima vez que alguém viu uma campanha de alistamento para a força aérea ou pra marinha?

A maioria das vezes estamos aqui no fórum discutindo que armamento comprar, desenvolver, melhorar, mas na maioria dos casos esquecemos do detalhe mais importante, o combatente, seja ele no mar, no ar ou em terra.

Um caça, um tanque ou um sub, só é letal se tiver um bom combatente no comando. E em um pais que tem dificuldade pra educar seus cidadãos, como que nós queremos ter forças armadas de âmbito internacional destacado?

O Brasileiro não é patriota, só grita pelo país se a seleção de futebol ganhar, e enquanto o povo esta feliz com a seleção o governo faz ôque quer e esta tudo bem.

O Brasileiro também é muito vagabundo, se consegue emprego, que saber logo de regalias. Coisas que lá fora não tem, e que cada vez mais Brasileiros deixam o pais pra ir atrás de condições melhores onde não há regalias de trabalho. Se ganha somente ôque produzir

Há que parabenizar o governo por conseguir trazer para o Brasil empresas estrangeiras, o governo deve ter muita lábia. O Brasileiro só quer saber de Feriados, se tiver um na quinta, esqueça a sexta feira, e na quarta ele ainda quer sair mais cedo.

Se fizermos as contas, O brasileiro trabalha menos quase 11 meses e recebe 13. Alguém ai gostaria de pagar 13 meses de aluguel, contas de luz, água ou telefone? Por isso digo o governo tem muita lábia, se eu tenho uma empresa, eu quero trabalhadores que trabalha igual ou a mais ao valor que pago, e no Brasil você paga 13 meses de trabalho e só recebe 11 e pouco do trabalhador no Maximo.

Se alguém quer saber qual equipamento vai ser o próximo a ser comprado, é só pergunta qual empresa esta disposta a comprar a próxima copa do mundo de futebol pro Brasil.

Se o Collor prometer que o Brasil não perde mais as copas do mundo, ele é capaz de ser reeleito.

Talvez se dissermos que para o Brasil não perder mais copas do mundo é preciso se alistar nas forças armadas, vai ter fila em tudo que é QG nesse país.

Editado pela última vez por rslrdx em Qua Dez 13, 2006 7:28 pm, em um total de 1 vez.
3rdMillhouse
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#2 Mensagem por 3rdMillhouse » Qua Dez 13, 2006 7:13 pm

"Tristesa"? :?

César
Sênior
Sênior
Contato:

#3 Mensagem por César » Qua Dez 13, 2006 7:27 pm

3rdMillhouse escreveu:"Tristesa"? :?

Isso aqui é um fórum sobre gramática? :? Por favor, vamos debater este tópico seriamente.

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
rslrdx
Intermediário
Intermediário
Contato:

#4 Mensagem por rslrdx » Qua Dez 13, 2006 7:30 pm

César escreveu:

Isso aqui é um fórum sobre gramática? :? Por favor, vamos debater este tópico seriamente.

Corrigido.

César
Sênior
Sênior
Contato:

#5 Mensagem por César » Qua Dez 13, 2006 7:32 pm

Liga não, rslrdx. Achei sua mensagem bastante interessante. Concordo com muitas partes dela.

Abraços

César

"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

Antoine de Saint-Exupéry
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#6 Mensagem por chm0d » Qua Dez 13, 2006 7:41 pm

Mill, Evite esse tipo de comentário, não leva a nada.

Abs.

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Sniper » Qua Dez 13, 2006 8:27 pm

Compartilho do mesmo desapontamento rslrdx :(

Eu fico muito, mais muito triste quando ouço reclamações de "militares" quanto a salário e outras coisas. Tá certo que a carreira militar assim como qualquer outra é um trabalho que tem que ser remunerado de maneira justa, mas quem escolhe ser militar tem que ter vocação, o cara não pode ir só pensando em dinheiro !

Digo isso porque enquanto muitos estão lá reclamando, milhares de jovens sonham em estar lá, em fazer parte da Forças Armadas e poucos tem essa chance !

Tive uma esperiência péssima com alistamento também ! :lol: :D

Na minha cidade eles não recrutam ninguém, o cara pode implorar que não serve ( o meu caso ) ! :oops:

No meu caso eu penso em entrar para as FA's não por dinheiro, mas porque acho que o meu futuro é ser miltar !

Vou fazer a prova pra SFN, se entrar vou passar alguns anos morando longe e ganhando uma merreca (700 reais ) mas apesar de tudo acho que vale a pena!

O Brasil devería repensar as formas de ingresso nas FA's, ou acabam com o alistamento obrigatório e profissionalizam a tropa ( aumentando as vagas nos concursos ) ou mudam as regras do alistamento obrigatório !

Abraços!

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#8 Mensagem por Bolovo » Qua Dez 13, 2006 8:30 pm

Pelo o que eu sei, no Brasil o número de voluntários é maior do que o número de vagas! Ou seja, o alistamente obrigatorio nem faz tanto sentido assim.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 303 vezes
Agradeceram: 545 vezes

#9 Mensagem por Pablo Maica » Qua Dez 13, 2006 8:36 pm

Bolovo escreveu:Pelo o que eu sei, no Brasil o número de voluntários é maior do que o número de vagas! Ou seja, o alistamente obrigatorio nem faz tanto sentido assim.

Pelomenos na FAB é Bolovo, e no CFN só se ingressa atravez de concurso... e no EB a percentagem de soldados que servem "obrigatoriamente" esta em mais o menos 10 a 15%.

Me lembro que antes de servir na FAB haviam cerca de 300 conscritos desigandos para a BASM, e desses 80 foram cahamdos na primeira turma ( a minha) e 60 na segunda.

Um abraço e t+ :D

Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#10 Mensagem por Sniper » Qua Dez 13, 2006 8:50 pm

Pablo Maica escreveu:
Bolovo escreveu:Pelo o que eu sei, no Brasil o número de voluntários é maior do que o número de vagas! Ou seja, o alistamente obrigatorio nem faz tanto sentido assim.

Pelomenos na FAB é Bolovo, e no CFN só se ingressa atravez de concurso... e no EB a percentagem de soldados que servem "obrigatoriamente" esta em mais o menos 10 a 15%.

Me lembro que antes de servir na FAB haviam cerca de 300 conscritos desigandos para a BASM, e desses 80 foram cahamdos na primeira turma ( a minha) e 60 na segunda.

Um abraço e t+ :D

Nem todos tem a sorte de ter uma Base Aérea na própria cidade ! :wink: 8-] :D

Acho que no Rio Grande a coisa ainda é "menos pir" pelo grande número de OM's no estado, assim como no Rio ! :D

Agora imaginem BH ! não tem mar, não tem base aérea não tem nada POWS ! :lol: :evil:

Imagem
Piffer
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#11 Mensagem por Piffer » Qua Dez 13, 2006 9:05 pm

Não estou justificando a sua situação, Sniper, mas explicando o que acontece.

Eu fico muito, mais muito triste quando ouço reclamações de "militares" quanto a salário e outras coisas. Tá certo que a carreira militar assim como qualquer outra é um trabalho que tem que ser remunerado de maneira justa, mas quem escolhe ser militar tem que ter vocação, o cara não pode ir só pensando em dinheiro !

Ninguém entra no Exército só pensando em dinheiro. Aliás, ninguém com 16 ou 17 anos pensa em dinheiro.

Não reclamo do meu soldo; longe disso. Levo uma vida boa, sem problemas. Mas hoje, com 33 anos, todos os meus colegas de 2o grau com o mesmo nível de instrução ou com trabalhos semelhantes, ganham mais que eu.

Porque isso é ruim? Porque é muito fácil achar um trabalho melhor que o Exército. Para os sargentos, a situação é bem mais crítica. A maioria tem curso superior e acabamos perdendo excelentes profissionais para trabalhos mais simples e que pagam mais.

Por mais dedicado e entusiasmado que seja, vai chegar uma hora em que o bem-estar da sua família vai pesar e você terá que escolher. Eu adoro o meu trabalho e, ainda bem, que não precisei fazer isso. Mas quando seu filho tiver que estudar em Palmeiras do Javari, enquanto outros estudam em São Paulo, Rio ou Curitiba, o que você fará? Dirá a ele que o seu trabalho é mais importante que o futuro dele?

Na minha cidade eles não recrutam ninguém, o cara pode implorar que não serve ( o meu caso ) !

Infelizmente, só vai serve quem mora na mesma guarnição das unidades. Isso é necessário pois, no caso de um plano de chamada, como você estará presente em pouco tempo se estiver em outra cidade? Nào podemos pensar nas exceções e sim na regra: a imensa maioria não tem celular (e uma boa parte não tem telefone em casa) e nem dinheiro para pegar um ônibus intermunicipal a qualquer hora (e nem o ônibus está disponível a qualquer hora).

Abraços,

Carpe noctem!
Sniper
Sênior
Sênior
Contato:

#12 Mensagem por Sniper » Qua Dez 13, 2006 9:25 pm

Piffer escreveu:Não estou justificando a sua situação, Sniper, mas explicando o que acontece.

Ninguém entra no Exército só pensando em dinheiro. Aliás, ninguém com 16 ou 17 anos pensa em dinheiro.

Não reclamo do meu soldo; longe disso. Levo uma vida boa, sem problemas. Mas hoje, com 33 anos, todos os meus colegas de 2o grau com o mesmo nível de instrução ou com trabalhos semelhantes, ganham mais que eu.

Porque isso é ruim? Porque é muito fácil achar um trabalho melhor que o Exército. Para os sargentos, a situação é bem mais crítica. A maioria tem curso superior e acabamos perdendo excelentes profissionais para trabalhos mais simples e que pagam mais.

Por mais dedicado e entusiasmado que seja, vai chegar uma hora em que o bem-estar da sua família vai pesar e você terá que escolher. Eu adoro o meu trabalho e, ainda bem, que não precisei fazer isso. Mas quando seu filho tiver que estudar em Palmeiras do Javari, enquanto outros estudam em São Paulo, Rio ou Curitiba, o que você fará? Dirá a ele que o seu trabalho é mais importante que o futuro dele?

Na minha cidade eles não recrutam ninguém, o cara pode implorar que não serve ( o meu caso ) !

Infelizmente, só vai serve quem mora na mesma guarnição das unidades. Isso é necessário pois, no caso de um plano de chamada, como você estará presente em pouco tempo se estiver em outra cidade? Nào podemos pensar nas exceções e sim na regra: a imensa maioria não tem celular (e uma boa parte não tem telefone em casa) e nem dinheiro para pegar um ônibus intermunicipal a qualquer hora (e nem o ônibus está disponível a qualquer hora).

Abraços,

Exato!

Entendi o seu ponto de vista! :wink:

Reconheço que penso de acordo com a minha idade, 18 anos, sem família pra sustentar... reconheço que um dia com certeza irei mudar de opinião quanto ao sonho da FA's... Mas no momento não penso em outra carreira a não ser as FA's ! :twisted: :D

Quanto a guarnição, o batalhão onde os recrutas servem em BH é o 12º BI, fica a 35 minutos ( de ônibus ) da minh casa em Contagem ( região metropolitana ).

É disso que eu falo, a certas "burocracias" que não dá pra entender ! :?

um cara que mora em venda nova por exemplo ( quase 1 hora do quartel ) serve só pq é de BH... :?

Abraço!

Imagem
Vinícius Martins
Júnior
Júnior

#13 Mensagem por Vinícius Martins » Qua Dez 13, 2006 9:47 pm

Sniper escreveu:Compartilho do mesmo desapontamento rslrdx :(

Digo isso porque enquanto muitos estão lá reclamando, milhares de jovens sonham em estar lá, em fazer parte da Forças Armadas e poucos tem essa chance !

Olha, sou filho de militar e eu acho que eles tem todo o direito de reclamar melhores salários, não to falando que ganham mal mas hoje em dia as coisas não tão faceis não. Esse ano fiz um cursinho em Brasília preparatório pra AFA, sabe quanto que era por mês? 800 reais, passei mas, infelizmente, não fui convocado... Foram 20 vagas, só 20 vagas pra mais de 2 mil candidatos no Brasil, o nível da prova é alto, então você vê que pra poder se tornar militar se exige muito. Aí que eu acho que entra o direito de eles reivindicarem melhores salários porque se o nível de exigência é alto, o salário também teria que ser. Tem muitos outros concursos por ai que tem muito menos concorrência, paga melhor e o carra não faz porr* nenhuma. Não é só isso, como disse meu pai é militar, ele trabalha no CLA, pra ele ir trabalhar tem que acordar 6 horas da manhãe pegar o Caravan pra ir pra Alcântara (todo mundo mora em São Luís, porque em Alcântara não tem NADA), tá beleza até tá tranquilo mas ele só volta, quase todo dia lá pras 9 da noite e não ganha um centavo a mais! E aqui tem muita gente que só faz merda, toda hora tem alguém aprontando alguma coisa. Quase toda semana tem um soldado acidentado por saiu pra cidade sem permissão e se acidentou. Ai vai lá buscar o cara que faz a merda. Diz ai não acha que eles tem toda razão de querem melhores salários?

Piffer escreveu:Ninguém entra no Exército só pensando em dinheiro. Aliás, ninguém com 16 ou 17 anos pensa em dinheiro.

Mal Piffer mais aí você tá enganado, tá certo que quase todos querem entrar pra ser militar mas mais da metade desses que querem se tornar militar também querem estabilidade. Se não fosse isso metade deles ia disistir.

Abrs

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Túlio » Qua Dez 13, 2006 10:17 pm

Senhores, algumas considerações:

:arrow: No serviço público - militares são servidores públicos também - TODO MUNDO GANHA MAL, à exceção dos 'amigos do rei' e de certas carreiras, como a Magistratura que, aliás, é das que mais se queixam de ganhar mal - ganham num mês quase o que eu - 22 anos de serviço - ganho em NOVE!!! Um General, com todas as vantagens e após DÉCADAS de serviço, leva uns TRÊS!!!

:arrow: Não há lógica que sustente a conscrição obrigatória.

:arrow: Uma kôza é CERTA: até se ter família para sustentar, não se dá o menor valor ao salário que se recebe. Prestem atenção ao post do Piffer...

:arrow: Finalmente, há que se diferenciar 'vocação' e 'carreirismo'. SEI que TODOS aqui o fazem facilmente, apenas um detalhe: 'vocação' e 'sacerdócio' NÃO SÃO a mesma kôza: eu sei que sou bom em algo, onde trabalho me pagam x por isso e em outro lugar pagam 3x, basta ter mulher e filhos e adivinhem o que eu vou fazer...
Exemplo? Pilotos de helicópteros, há alguns anos (bobear e hoje também, o Piffer que o diga...)

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
traquinas
Júnior
Júnior

#15 Mensagem por traquinas » Qua Dez 13, 2006 10:39 pm

Pelo meus conhecimentos a FAB tem uma lista dos concursos no site dela. To me preparando pra entra pra AFA baixando as provas anteriores e resolvendo-as. Só tem as desse ano mas em outros sites tem dos anos anteriores.

Responder