Lendo no site da revista S&D, a reportagem “Mísseis AAé na Marinha do Brasil”, conseguir tirar algumas duvidas minhas, e acabei percebendo algumas coisas, são elas:
- O radar RTN 10X (Alenia) e compatível com o sistema GWS25 Sea Wolf.
- O sistema SIMBAD, opera independentemente do COC do navio.
As corvetas classe Inhaúma utilizam o radar RTN 10X (Alenia), então a colocação do sistema GWS25 Sea Wolf seria viável a essa classe, com custo de modernização pequeno, se comparada à classe Niterói, já que o MODFRAG não se resume somente na adoção do sistema AAé. Talvez os lançadores sêxtuplo não sejam bem adaptados a classe Inhaúma, mas existem lançadores quádruplo, que são utilizados em embarcações menores, porem acho que os 1 lançador sêxtuplo seria compatível a essa classe.
Caso o sistema GWS25 Sea Wolf apresentasse algum problema para a utilização na classe Inhaúma (seja ela operacional ou orçamentário), uma segunda opção seria os lançadores SIMBAD (com míssil Mistral).
Os lançadores SIMBAD poderiam ser utilizados na classe Para, sem precisar praticamente de nenhuma modificação. A MB possui 2 lançadores SIMBAD (utilizados anteriormente no A-11 Minas Gerais), então ela poderia adquirir mais 2, e equipar a classe Para com esses lançadores. Os navios da classe Para possuem hoje em media 36 anos, e eu acredito que eles não serão retirados do serviço antes de 2010, então o sistema SIMBAD seria uma alternativa barata, onde proporcionaria defesa antiaérea (3 a 6 Km) a essa classe. No futuro com a retirada do serviço da classe Para, esses lançadores não seriam inutilizados, já que eles podem ser utilizados nos NDD, NDCC, Navio Tanque, U-27 (Navio Hospital, em tempo de guerra), Contêiner, etc, podendo ser instalados em um período de 48 horas. Só para termos idéia do custo desse lançador, vejam esse pequeno texto:
“Em abril de 1997 um contrato no valor de US$ 100 milhões foi assinado entre o ministério de defesa da Hungria e MBDA para adquirir o Mistral 2 (45 lançadores ATLAS em caminhões UNIMOG, 9 MCP e mais de 400 mísseis). As entregas terminaram em junho de 2001.”
(Site Sistema de Armas)
De acordo com essa noticia, esses lançadores ATLAS que são semelhante ao SIMBAD, foram adquiridos montados em veículos (54 unidades), se dividirmos o custo de aquisição (US$100 milhões) pelos os lançadores, chegaremos a um valor de US$ 1, 85 milhões. Então vamos supor que 2 lançadores SIMBAD, juntamente com um lote de mísseis apresentasse um valor de US$ 6 milhões, na minha opinião seria interessante a aquisição desse sistema.
Só lembrado classe de corvetas em outras marinha com dimenções e peso menores que as corvetas da MB utilizam sistema antiaéreo, Ex: Classe Minerva(Itália, Aspide) e Descubierta (Espanha, Sea Sparrow).
Na minha opinião a MB poderia possibilitar defesa antiaérea de boa qualidade a essas duas classes (Inhaúma e Para).
Gostaria de saber as opiniões de vocês.
SIMBAD

ATLAS

Ate mais......................................................................................
Fox:wink: