Estudos tão aí para isso...
Verificar as possibilidades e as oportunidades, tomara que saia algo bom disso aí (eu como disse antes gostaria no caso de aeronaves de transporte a parceria no A400).
Pensando em aeronaves que já voaram produzidas na Embraer e fazendo uma relação sucesso/fracasso, eu acho que o score está favorecendo a competência dos caras
Exemplos positivos...
VLJ (tá vendendo como doido) - 3 aeronaves
ERJ (família - 6 aeronaves) - 135, 140, 145, 170, 175, 190 e sub versões
190 VIP - tá vendendo bem
R99
P99 - o México comprou
Tucano
S Tucano (AL-X) *
Brasília
Bandeirante
AM-X (também listado como negativo)
Ipanema
Xavante
Tucano Shorts
Aeronaves Seneca
Total: 21
-------------------------------------------------------------------------------
Negativos
Xingu (não vendeu como o projetado)
CBA-123 (protótipo)
AM-X (listo aqui pois comerciamente foi fracasso)
M2k BR (nunca passou do papel)
EMB-120 K (não sei de passou do "papel")
P-99 (para a FAB) - (nunca passou do "papel")
Tucano JPATS (protótipo)
Total: 7
Dos negativos os únicos oficialmente comercializados foram o AM-X e o Xingu (o P99 ainda está sendo comercializado)
Isso deixa mais ou menos uns 28 projetos sendo que não sei se projetos como o M2kBR ou o EMB-120K devam ser considerados como válidos já que não passaram do papel...
------------------------------------------------------------------------
Enfim, temos mais ou menos uns 75% de acertos em termos de projetos e acertos comerciais... considero isso excelente para uma empresa tão jovem como a Embraer.
------------------------------------------------------------------------
Observações:
* Não coloquei o F-5BR por se tratar de uma modernização.
* O ALX é uma incógnita, pois ainda vai depender de mais alguns anos para avaliarmos o seu desempenho no mercado exterior.
* O ISS é um projeto contratado diretamente do Gov. Brasileiro
* O S-92 pode ser considerado como "projeto" (?)
[]s
CB_Lima