O F-5 BR presta ?
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O proprio Spets disse nao saber, mas que gostou de tentar adivinhar.......palavras dele!
Cara, esse mundo tá perdido!!!!!
Não vou tentar advinhar. Se o Spets tentou, não é bom seguir um mal exemplo.
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
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- Alitson
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Caros Colegas
Se o F-5EM/FM preta?
Presta e se ficasse operacional neste ano seria sem duvida o melhor caça da América Latina. Porém deveremos receber as primeiras unidades operacionais já testadas(Embraer) e homologadas(CTA) no fim de 2005 e com as entregas finais previstas para a metade de 2007. Sendo os primeiros um F-5FM e dois F-5EM, que serão destinados ao 1º/14º GAv em Canoas, pois como a empresa que produz boa parte (60%) dos aviônicos estão sendo produzidos na AeroEletrônica em Porto Alegre - RS.
Logo, se o Chile realmente receber os F-16C/D estes serão os mais modernos, quanto ao processo de upgrade dos F-16 da Venezuela estes estarão um pouco atrás dos Tiger brasileiros, sem falar na metódica idéia de dizer que irão comprar os MiG-29M1/M2 para forçar os americanos a liberarem mais células do F-16A/B(+/- 30). Quanto aos Tiger III chilenos estes possuem sistemas que eram top á 10 anos atrás, por tanto estão já meio que desatualizados, lembrando que este é o padrão que teremos nos F-16 da Venezuela, porém o radar EL/M-2032B a ser instalado nestes F-16 e AMX comprados da Embraer recentemente, será numa versão mais moderna, inclusive com capacidade de varredura SAR e capacidade de tacar dois alvos aéreos ao mesmo tempo. Já os A-4AR estão até atrás dos Tiger III do Chile, não possuem nem capacidade BVR, o radar AGR-1 é uma versão local do APG-66 com varias restrições impostas pelos americanos a pedido dos ingleses que temiam tal “moderno” radar nas mãos dos argentinos. Seu cockpit tem dois MFD monocromáticos, um HUD e HOTAS todos meio que sendo uma copia dos aviônicos dos primeiros F-16C/D. Porém receberam mísseis AGM-65D e AIM-9L, que deu a FAA uma nova capacidade. Quando o AMX estiver “completo” e com seu upgrade terminado, teremos um vetor pelo menos 20 anos mais moderno que este. O nosso AMX poderá disparar mísseis anti-navio, anti-radar, todo tipo de bombas guiadas ou inteligentes, mísseis ar-ar da classe do Python 5 e assim por diante... Lembrando que o A-4AR não tem capacidade anti-navio. Quanto aos MiG-29 do Peru não irei nem perder meu tempo em dar algum esclarecimento ou opinião, porém há certas fontes que confirmam que estes mantém incondicionalmente 10 das 12 unidades sempre operacionais após o conflito com o Equador, porém estes são equipados com radares RDM(derivado do Cyrano IVM3 e não RDI ou RDY mais modernos e capaz), bombas guiadas a lazer israelenses, mísseis Magic 2, mísseis Exocet, AS-30L e Armat(estes eu não acredito).
Voltando ao nosso Tiger este terá:
- instalação da sonda de reabastecimento em vôo dos F-5 do segundo lote;
- um dos canhões retirados para instalação dos aviônicos;
- revisão estrutural completa;
- troca de todo o cabeamento(fios, conectores, etc.) trocado por novos e mais modernos;
- instalação de um sistema de geração de oxigênio interno;
- uma APU interna para dispensar auxilio externo no momento de ligar e efetuar os testes pré-vôo, muito útil para operações que utilizam estradas e rodovias como pistas, muito utilizado pela FAB em algumas regiões da Amazônia e Pantanal;
- cockpit contará com três MFCD(Elbit);
- HOTAS(Elbit);
- HUD com capacidade de emitir imagens do FLIR(Elbit);
- dois computadores de alto desempenho(Elbit);
- navegação inercial por INS/GPS(americanos, provavelmente Honeywell;
- HMD, visor montado no capacete tipo DASH 4, o mais moderno da Elbit;
- RWR e ECM do sistema de ultima geração(Elisra subdisiária da IAI);
- sistemas de auto-defesa ativos também de ultima geração, lançadores de chaff e flares(Elbit);
- capacidade de operação de óculos de visão noturna;
- sistema aberto de barramento de dados MIL-STD-1553B e cargas MIL-STD-1760;
- vídeo VHS-C para gravar todos os dados pertinentes de dados e áudio para reprodução em vôo ou no solo;
- um moderno sistema de data link compatível com os R-99, P-3BR, etc;
- Sistema de Planejamento de Missão;
- AACMI (Instrumentação Autônoma para Simulação e Avaliação de Manobras de Combate);
- capacidade para treinamento virtual de vôo;
- radar multi-modo Grifo-F Plus ou agora chamado de Grifo-BR e este merece destaque:
Cockpit dianteiro do F-5FM
Cockpit traseiro do F-5FM
O radar:
O radar é produzido pela FIAR italiana, a mesma que desenvolveu e produziu o PIRATE IRST/FLIR do Eurofighter e hoje conta com pelo menos 400 unidades produzidas e sendo utilizado nos upgrades de caças como F-5(Cingapura), F-7(Paquistão), Mirage III(Paquistão), L159, entre vários outros paises usuarios.
Tem capacidade Look-up/look-down, 60º de azimute e 60º de levação como capacidades de varredura e possui a capacidade de ataque ar-ar multi-alvo, podendo atacar até 2 alvos simultaneamente. Possui 10 modos ar-ar, 14 ar-solo/superfície, muitos desses modos são de configuração própria para a FAB e secretas. Contando com um alcance da ordem de 110 km no modo ar-ar em look-up e 70 km em look-down, o radar pode detectar um pequeno alvo com 5m² de área alar a uma distancia de 75 km no modo look-up e 50 km se este estiver a 300m de altitude, look-down.
Podendo utilizar todos os modernos armamentos disponíveis no mercado, radar tem sua maior capacidade no emprego de mísseis BVR com capacidade ativa e semi-ativa. Bombas guiadas ou inteligentes e “burras”, mísseis ar-mar, mísseis anti-radar, mísseis ar-solo, mísseis all-aspect de curto alcance entre outros.
Provavelmente entre os itens secretos no radar produzido para a FAB esta a varredura SAR e sistema de acompanhamento de terreno.
As armas:
Para podermos salientar as necessidade vamos partir do principal, os israelenses foram nossos anjos em matéria de capacitação para darmos o upgrade em nossos F-5s e no desenvolvimento do ALX e AMX-T. Sendo assim parto da idéia de uso de armamentos israelenses, europeus e brasileiros.
- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 5(curto alcance)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM, superior inclusive ao AIM-120C5(BVR).
- míssil MAR-1(anti-radar)
- míssil ALARM(anti-radar)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar)
- missil anti-tanque BRIMSTONE(MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.
Porém cabe salientar a necessidade de a Embraer produzir mais tanques extras de combustível externo de 1000 litros para o ventre e 600 litros supersônicos para sob as asas em pilones internos, estes usados por vários paises porém não no continente sul-americano.
Valeu!!!!
Se o F-5EM/FM preta?
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Logo, se o Chile realmente receber os F-16C/D estes serão os mais modernos, quanto ao processo de upgrade dos F-16 da Venezuela estes estarão um pouco atrás dos Tiger brasileiros, sem falar na metódica idéia de dizer que irão comprar os MiG-29M1/M2 para forçar os americanos a liberarem mais células do F-16A/B(+/- 30). Quanto aos Tiger III chilenos estes possuem sistemas que eram top á 10 anos atrás, por tanto estão já meio que desatualizados, lembrando que este é o padrão que teremos nos F-16 da Venezuela, porém o radar EL/M-2032B a ser instalado nestes F-16 e AMX comprados da Embraer recentemente, será numa versão mais moderna, inclusive com capacidade de varredura SAR e capacidade de tacar dois alvos aéreos ao mesmo tempo. Já os A-4AR estão até atrás dos Tiger III do Chile, não possuem nem capacidade BVR, o radar AGR-1 é uma versão local do APG-66 com varias restrições impostas pelos americanos a pedido dos ingleses que temiam tal “moderno” radar nas mãos dos argentinos. Seu cockpit tem dois MFD monocromáticos, um HUD e HOTAS todos meio que sendo uma copia dos aviônicos dos primeiros F-16C/D. Porém receberam mísseis AGM-65D e AIM-9L, que deu a FAA uma nova capacidade. Quando o AMX estiver “completo” e com seu upgrade terminado, teremos um vetor pelo menos 20 anos mais moderno que este. O nosso AMX poderá disparar mísseis anti-navio, anti-radar, todo tipo de bombas guiadas ou inteligentes, mísseis ar-ar da classe do Python 5 e assim por diante... Lembrando que o A-4AR não tem capacidade anti-navio. Quanto aos MiG-29 do Peru não irei nem perder meu tempo em dar algum esclarecimento ou opinião, porém há certas fontes que confirmam que estes mantém incondicionalmente 10 das 12 unidades sempre operacionais após o conflito com o Equador, porém estes são equipados com radares RDM(derivado do Cyrano IVM3 e não RDI ou RDY mais modernos e capaz), bombas guiadas a lazer israelenses, mísseis Magic 2, mísseis Exocet, AS-30L e Armat(estes eu não acredito).
Voltando ao nosso Tiger este terá:
- instalação da sonda de reabastecimento em vôo dos F-5 do segundo lote;
- um dos canhões retirados para instalação dos aviônicos;
- revisão estrutural completa;
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- dois computadores de alto desempenho(Elbit);
- navegação inercial por INS/GPS(americanos, provavelmente Honeywell;
- HMD, visor montado no capacete tipo DASH 4, o mais moderno da Elbit;
- RWR e ECM do sistema de ultima geração(Elisra subdisiária da IAI);
- sistemas de auto-defesa ativos também de ultima geração, lançadores de chaff e flares(Elbit);
- capacidade de operação de óculos de visão noturna;
- sistema aberto de barramento de dados MIL-STD-1553B e cargas MIL-STD-1760;
- vídeo VHS-C para gravar todos os dados pertinentes de dados e áudio para reprodução em vôo ou no solo;
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- Sistema de Planejamento de Missão;
- AACMI (Instrumentação Autônoma para Simulação e Avaliação de Manobras de Combate);
- capacidade para treinamento virtual de vôo;
- radar multi-modo Grifo-F Plus ou agora chamado de Grifo-BR e este merece destaque:
Cockpit dianteiro do F-5FM
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O radar:
O radar é produzido pela FIAR italiana, a mesma que desenvolveu e produziu o PIRATE IRST/FLIR do Eurofighter e hoje conta com pelo menos 400 unidades produzidas e sendo utilizado nos upgrades de caças como F-5(Cingapura), F-7(Paquistão), Mirage III(Paquistão), L159, entre vários outros paises usuarios.
Tem capacidade Look-up/look-down, 60º de azimute e 60º de levação como capacidades de varredura e possui a capacidade de ataque ar-ar multi-alvo, podendo atacar até 2 alvos simultaneamente. Possui 10 modos ar-ar, 14 ar-solo/superfície, muitos desses modos são de configuração própria para a FAB e secretas. Contando com um alcance da ordem de 110 km no modo ar-ar em look-up e 70 km em look-down, o radar pode detectar um pequeno alvo com 5m² de área alar a uma distancia de 75 km no modo look-up e 50 km se este estiver a 300m de altitude, look-down.
Podendo utilizar todos os modernos armamentos disponíveis no mercado, radar tem sua maior capacidade no emprego de mísseis BVR com capacidade ativa e semi-ativa. Bombas guiadas ou inteligentes e “burras”, mísseis ar-mar, mísseis anti-radar, mísseis ar-solo, mísseis all-aspect de curto alcance entre outros.
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Valeu!!!!
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STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
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- FinkenHeinle
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Spetznaz escreveu:César
Se eu fosse esse cara da foto vc teria se arrependido como nunca de ter falado isso rapá!!!!!!!!!
Eu ia te moer de porrada!
Pois é, mais uma prova da pederastia que é esse ser chamado Spetznaz!!!
Meu, como tu tem a coragem de colocar a foto de OUTRO homem???
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
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Spetznaz escreveu:Uai, quer que eu coloque a foto de uma mulher para me representar? Ta doido?
Sós nao seria pior do que colocar uma águia dando um gritinho histérico.....!!!HAHAHAHAHAHAHAH!
Que história é essa de "Sós"... Tá achando que eu vou ficar à sós contigo??? Sai pra lá, mano...
Pior do que colocar uma mulher para te representar, outro homem que tu ama, e uma águia dando gritinho, seria colocar a tua lata, né???
Heuhuehauheahue, na boa, prefiro minha águi do que a tua lata,seu imundo e pederasta!!!
Atte.
André R. Finken Heinle
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Taí a prova cabal que além de gay esse Fink é feio pra caralho....
Pq ele prefere a águia dele, à minha lata, e nem chega a colocar a lata dele na lista....
PQP!!!!!!!!!!!!!
O cara prefere a minha lata do q a dele....sai fora bixona....já nao chega o Senna, e a águia histérica....para de dar bandeira po....
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"O Lenin dizia que socialismo é igual a ferro mais energia. Hoje é educação mais educação."
Cristovam Buarque
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Alitson escreveu:Quanto aos MiG-29 do Peru não irei nem perder meu tempo em dar algum esclarecimento ou opinião, porém há certas fontes que confirmam que estes mantém incondicionalmente 10 das 12 unidades sempre operacionais após o conflito com o Equador, porém estes são equipados com radares RDM(derivado do Cyrano IVM3 e não RDI ou RDY mais modernos e capaz), bombas guiadas a lazer israelenses, mísseis Magic 2, mísseis Exocet, AS-30L e Armat(estes eu não acredito).
Salve Alitson,
Cara, nesse trecho você estava se referindo aos Mirage2000 da FAP certo? E não aos MiG-29 Peruanos.
É difícil fazer uma análise 100% segura, mas entre os possíveis adversários(F-16A, MiG-29SE, F-5E/F Tiger III, A-4AR) acredito que o F-5Br deve estar de igual pra igual ou até superior a maioria deles, se devidamente equipado(BVR e tudo mais).
O Fiar Griffo-F(versão do radar para F-5) tem capacidade similar a do APG-66. E, como o Alitson bem lembrou, o ARG-1, radar dos A-4AR é uma versão downgraded do APG-66.
Portanto, imagino que o Griffo-F deva ser ligeiramente superior ao ARG-1(alguém pode me corrigir?).
Isso sem contar que por ter mais velocidade e potência de motor, o F-5Br é mais voltado para combates aéreos que o A-4AR(que tem como principal função o ataque terrestre).
Não sei que tipo de radar que equipa os F-5 Tiger III Chilenos, então não tenho como fazer uma análise entre os dois. Porém, como a modernização dos Tigers Chilenos aconteceu já a algum tempo atrás, imagino que o F-5Br deve ser superior a esses também.
Por fim, eles devem estar de igual para igual com os F-16A da Venezuela e com capacidade inferior aos MiG-29SE do Peru. Claro, estou disconsiderando os níveis de disponibilidade e manutenção sofríveis que essas aeronaves têm em seus respectivos países(o que piora o desempenho das mesmas em combate, vide os MiG-29 Iuguslavos em 1999 na Guerra de Kosovo).
Acho que já falei demais né?
Ahhh, e finalizando, com certeza o F-5Br será inferior aos F-16C/D adquiridos pelo Chile, no FX deles.
Aliás, o FX Chileno demorou 5 anos pra ser fianalizado. O nosso "só" está a 2 anos e meio! É isso aí galera, a esperança é a última que morre.
Abraço a todos
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
Os F-5 Tiger III Chilenos estão equipados com o radar Elta EL/M-2032 que no modo ar-ar tem alcance maior que o APG-66 dos F-16A/B. Não entendi a compração dos aviões da AL contra os F-5Br! o F-5 Tiger III Chilenos estariam em inferioridade perante ao F-5Br, mas os F-16A estariam de igual para igual ?! Os F-16A nem capacidade BVR tem e os F-5 Tiger III estão equipados com o Derby Israelense.
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
- Alitson
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Caro Zero
Segundo fontes que utilizam os F-16A/B e F-16C/D, assim como o F-5 com avionica Elbit e radar Grifo, estou falando de Cingapura com o F-5S, que serviu como base na arquitetura do F-5BR, é superior ao F-16A/B do mesmo e no combate ar-ar pode, na mão do piloto certo, pode vencer o F-16C/D, pois como ja se sabe a assinatura do radar e IR do Tiger é menor e com bons ECMs pode passar quase que nulo(segundo Fontes daquela força aérea).
Mas querer comparar o A-4AR com o F-5BR é muita loucura, pois este não tem ao meu ponto de vista nem 70% da capacidade do nosso F-5. Quanto aos chilenos estes fizeram o upgrade de seus F-5 entre 90 e 92 então já é possivel ver a longa distancia que os separam. Os Mirage 2000 peruanos ao meu ponto de vista ainda são superiores ao F-5 chilenos, A-4 argentinos e batem de igual para igual com os F-16A/B da Venezuela, baseio-me em dados repassados pela Grecia, que faz uso de uma versão do M2000 igual ao peruano e do F-16A/B. Todos esqueceram do Kfir CE(C10) do Equador que é mais avançado e bem equipado do que of F-5 chilenos entre os outros concorrentes do continente, porem atras dos F-5BR. Dizem as mas linguas que estes possuem misseis Python 4 e Derby, alem de PGMs. Logo vale salientar que o upgrade realizados nos Kfir do Equador é o mesmo a ser aplicado aos F-16 da Venezuela.
Todos os fatos citados acima são vereditos de fontes oficiais. Porém isto não é o sulficiente para darmos fim ao F-X e que nosso F-5 não deve em nada para os concorrentes do continente, além do que eles não tem os R-99 que fazem deles assim os melhores e mais bem vetorados caças do continente americano, a frente até dos CF-18A/B do Canada, que não tem AEWs.
Valeu!!!
Segundo fontes que utilizam os F-16A/B e F-16C/D, assim como o F-5 com avionica Elbit e radar Grifo, estou falando de Cingapura com o F-5S, que serviu como base na arquitetura do F-5BR, é superior ao F-16A/B do mesmo e no combate ar-ar pode, na mão do piloto certo, pode vencer o F-16C/D, pois como ja se sabe a assinatura do radar e IR do Tiger é menor e com bons ECMs pode passar quase que nulo(segundo Fontes daquela força aérea).
Mas querer comparar o A-4AR com o F-5BR é muita loucura, pois este não tem ao meu ponto de vista nem 70% da capacidade do nosso F-5. Quanto aos chilenos estes fizeram o upgrade de seus F-5 entre 90 e 92 então já é possivel ver a longa distancia que os separam. Os Mirage 2000 peruanos ao meu ponto de vista ainda são superiores ao F-5 chilenos, A-4 argentinos e batem de igual para igual com os F-16A/B da Venezuela, baseio-me em dados repassados pela Grecia, que faz uso de uma versão do M2000 igual ao peruano e do F-16A/B. Todos esqueceram do Kfir CE(C10) do Equador que é mais avançado e bem equipado do que of F-5 chilenos entre os outros concorrentes do continente, porem atras dos F-5BR. Dizem as mas linguas que estes possuem misseis Python 4 e Derby, alem de PGMs. Logo vale salientar que o upgrade realizados nos Kfir do Equador é o mesmo a ser aplicado aos F-16 da Venezuela.
Todos os fatos citados acima são vereditos de fontes oficiais. Porém isto não é o sulficiente para darmos fim ao F-X e que nosso F-5 não deve em nada para os concorrentes do continente, além do que eles não tem os R-99 que fazem deles assim os melhores e mais bem vetorados caças do continente americano, a frente até dos CF-18A/B do Canada, que não tem AEWs.
Valeu!!!
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Forças Sul-americanas
Fala Alitson ( TAVA SUMIDO .....),
Estava lendo um debate entre vc o César e o Zero4.
Sobre o F-5BR parece que ele deve ser entregue já em 2005 e sua finalização para 2006 ( segundo a revista Força Aérea ).
Mas um assunto que sempre causa muito debate e nossa força área contras as outras da América Latina.
Quanto a Marinha e Exercito nosso patamar é bem melhor, mas nossa FAB, hoje sei não.
Já que vc fez uma explicação rápida dos futuros e alguns aspectos atuais da Forças Áreas d a América do Sul, vai uma pergunta.
Hoje o que esta operacional e quais a capacidade de caças dos países como Venezuela, Equador, Argentina, Peru e Chile. DIGO DO QUE ESTA OPERCIONAL. DO QUE EXISTE MESMO.
Sei que é complexo, mas se puder, será ótimo. Parece que o Peru tem 12 Mirage 2000 e 16 Mig-29, a Argentina 36 A-4 modernizados, Equador tem od Kfir C-2, o Chile tem 12 F-5 modernizados e a Venezuela tem 20 F-16 A/B.
O que esta atual hoje ? O que é operacional ?
Pois hoje nossa forca área pertos destas seria dizimada. Ou não ?
Sds,
Estava lendo um debate entre vc o César e o Zero4.
Sobre o F-5BR parece que ele deve ser entregue já em 2005 e sua finalização para 2006 ( segundo a revista Força Aérea ).
Mas um assunto que sempre causa muito debate e nossa força área contras as outras da América Latina.
Quanto a Marinha e Exercito nosso patamar é bem melhor, mas nossa FAB, hoje sei não.
Já que vc fez uma explicação rápida dos futuros e alguns aspectos atuais da Forças Áreas d a América do Sul, vai uma pergunta.
Hoje o que esta operacional e quais a capacidade de caças dos países como Venezuela, Equador, Argentina, Peru e Chile. DIGO DO QUE ESTA OPERCIONAL. DO QUE EXISTE MESMO.
Sei que é complexo, mas se puder, será ótimo. Parece que o Peru tem 12 Mirage 2000 e 16 Mig-29, a Argentina 36 A-4 modernizados, Equador tem od Kfir C-2, o Chile tem 12 F-5 modernizados e a Venezuela tem 20 F-16 A/B.
O que esta atual hoje ? O que é operacional ?
Pois hoje nossa forca área pertos destas seria dizimada. Ou não ?
Sds,
"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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