O F-5 BR presta ?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#16 Mensagem por Spetznaz » Qui Jul 15, 2004 8:51 pm

PO rapá....

Por cima, quanto vc acha que eu peso?
Fala cara.....é só um jogo de adivinhaçao...
O proprio Spets disse nao saber, mas que gostou de tentar adivinhar.......palavras dele! :lol:




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#17 Mensagem por César » Qui Jul 15, 2004 8:57 pm

O proprio Spets disse nao saber, mas que gostou de tentar adivinhar.......palavras dele!

Cara, esse mundo tá perdido!!!!!

Não vou tentar advinhar. Se o Spets tentou, não é bom seguir um mal exemplo. :wink:




"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."

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#18 Mensagem por Spetznaz » Qui Jul 15, 2004 8:59 pm

Rapaz, vc nao ta entendendo.

Fala cara.
POr cima, quanto vc acha que eu peso?
Mas é por cima......!!!!!!
Fala cara...o spets tentou... :lol: :lol:




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#19 Mensagem por César » Qui Jul 15, 2004 9:03 pm

Por cima??!!!!

Cara, se trata!




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#20 Mensagem por Spetznaz » Qui Jul 15, 2004 9:37 pm

Ta doido pra ter a chance de tentar adivinhar, mas nao quer dar o braço a torcer....
danada.... :lol:




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#21 Mensagem por Alitson » Qui Jul 15, 2004 11:00 pm

Caros Colegas

Se o F-5EM/FM preta?

Presta e se ficasse operacional neste ano seria sem duvida o melhor caça da América Latina. Porém deveremos receber as primeiras unidades operacionais já testadas(Embraer) e homologadas(CTA) no fim de 2005 e com as entregas finais previstas para a metade de 2007. Sendo os primeiros um F-5FM e dois F-5EM, que serão destinados ao 1º/14º GAv em Canoas, pois como a empresa que produz boa parte (60%) dos aviônicos estão sendo produzidos na AeroEletrônica em Porto Alegre - RS.

Logo, se o Chile realmente receber os F-16C/D estes serão os mais modernos, quanto ao processo de upgrade dos F-16 da Venezuela estes estarão um pouco atrás dos Tiger brasileiros, sem falar na metódica idéia de dizer que irão comprar os MiG-29M1/M2 para forçar os americanos a liberarem mais células do F-16A/B(+/- 30). Quanto aos Tiger III chilenos estes possuem sistemas que eram top á 10 anos atrás, por tanto estão já meio que desatualizados, lembrando que este é o padrão que teremos nos F-16 da Venezuela, porém o radar EL/M-2032B a ser instalado nestes F-16 e AMX comprados da Embraer recentemente, será numa versão mais moderna, inclusive com capacidade de varredura SAR e capacidade de tacar dois alvos aéreos ao mesmo tempo. Já os A-4AR estão até atrás dos Tiger III do Chile, não possuem nem capacidade BVR, o radar AGR-1 é uma versão local do APG-66 com varias restrições impostas pelos americanos a pedido dos ingleses que temiam tal “moderno” radar nas mãos dos argentinos. Seu cockpit tem dois MFD monocromáticos, um HUD e HOTAS todos meio que sendo uma copia dos aviônicos dos primeiros F-16C/D. Porém receberam mísseis AGM-65D e AIM-9L, que deu a FAA uma nova capacidade. Quando o AMX estiver “completo” e com seu upgrade terminado, teremos um vetor pelo menos 20 anos mais moderno que este. O nosso AMX poderá disparar mísseis anti-navio, anti-radar, todo tipo de bombas guiadas ou inteligentes, mísseis ar-ar da classe do Python 5 e assim por diante... Lembrando que o A-4AR não tem capacidade anti-navio. Quanto aos MiG-29 do Peru não irei nem perder meu tempo em dar algum esclarecimento ou opinião, porém há certas fontes que confirmam que estes mantém incondicionalmente 10 das 12 unidades sempre operacionais após o conflito com o Equador, porém estes são equipados com radares RDM(derivado do Cyrano IVM3 e não RDI ou RDY mais modernos e capaz), bombas guiadas a lazer israelenses, mísseis Magic 2, mísseis Exocet, AS-30L e Armat(estes eu não acredito).


Voltando ao nosso Tiger este terá:

- instalação da sonda de reabastecimento em vôo dos F-5 do segundo lote;
- um dos canhões retirados para instalação dos aviônicos;
- revisão estrutural completa;
- troca de todo o cabeamento(fios, conectores, etc.) trocado por novos e mais modernos;
- instalação de um sistema de geração de oxigênio interno;
- uma APU interna para dispensar auxilio externo no momento de ligar e efetuar os testes pré-vôo, muito útil para operações que utilizam estradas e rodovias como pistas, muito utilizado pela FAB em algumas regiões da Amazônia e Pantanal;
- cockpit contará com três MFCD(Elbit);
- HOTAS(Elbit);
- HUD com capacidade de emitir imagens do FLIR(Elbit);
- dois computadores de alto desempenho(Elbit);
- navegação inercial por INS/GPS(americanos, provavelmente Honeywell;
- HMD, visor montado no capacete tipo DASH 4, o mais moderno da Elbit;
- RWR e ECM do sistema de ultima geração(Elisra subdisiária da IAI);
- sistemas de auto-defesa ativos também de ultima geração, lançadores de chaff e flares(Elbit);
- capacidade de operação de óculos de visão noturna;
- sistema aberto de barramento de dados MIL-STD-1553B e cargas MIL-STD-1760;
- vídeo VHS-C para gravar todos os dados pertinentes de dados e áudio para reprodução em vôo ou no solo;
- um moderno sistema de data link compatível com os R-99, P-3BR, etc;
- Sistema de Planejamento de Missão;
- AACMI (Instrumentação Autônoma para Simulação e Avaliação de Manobras de Combate);
- capacidade para treinamento virtual de vôo;
- radar multi-modo Grifo-F Plus ou agora chamado de Grifo-BR e este merece destaque:

Imagem
Cockpit dianteiro do F-5FM

Imagem
Cockpit traseiro do F-5FM

O radar:

O radar é produzido pela FIAR italiana, a mesma que desenvolveu e produziu o PIRATE IRST/FLIR do Eurofighter e hoje conta com pelo menos 400 unidades produzidas e sendo utilizado nos upgrades de caças como F-5(Cingapura), F-7(Paquistão), Mirage III(Paquistão), L159, entre vários outros paises usuarios.
Tem capacidade Look-up/look-down, 60º de azimute e 60º de levação como capacidades de varredura e possui a capacidade de ataque ar-ar multi-alvo, podendo atacar até 2 alvos simultaneamente. Possui 10 modos ar-ar, 14 ar-solo/superfície, muitos desses modos são de configuração própria para a FAB e secretas. Contando com um alcance da ordem de 110 km no modo ar-ar em look-up e 70 km em look-down, o radar pode detectar um pequeno alvo com 5m² de área alar a uma distancia de 75 km no modo look-up e 50 km se este estiver a 300m de altitude, look-down.
Podendo utilizar todos os modernos armamentos disponíveis no mercado, radar tem sua maior capacidade no emprego de mísseis BVR com capacidade ativa e semi-ativa. Bombas guiadas ou inteligentes e “burras”, mísseis ar-mar, mísseis anti-radar, mísseis ar-solo, mísseis all-aspect de curto alcance entre outros.
Provavelmente entre os itens secretos no radar produzido para a FAB esta a varredura SAR e sistema de acompanhamento de terreno.

As armas:

Para podermos salientar as necessidade vamos partir do principal, os israelenses foram nossos anjos em matéria de capacitação para darmos o upgrade em nossos F-5s e no desenvolvimento do ALX e AMX-T. Sendo assim parto da idéia de uso de armamentos israelenses, europeus e brasileiros.
- míssil MAA-1 Piranha(curto alcance)
- míssil Python 5(curto alcance)
- míssil Derby, em sua segunda configuração chamada BVRAAM, superior inclusive ao AIM-120C5(BVR).
- míssil MAR-1(anti-radar)
- míssil ALARM(anti-radar)
- míssil EXOCET, por questão de preço e convenção(ar-mar)
- missil anti-tanque BRIMSTONE(MBDA – Britânico)
- bombas Opher(IR, para ataques contra tanques, locomotivas, navios, etc)
- bombas Lizard(Lazer, para ataques de média para alta precisão)
- bombas Spice(GPS, para ataques cirúrgicos)
- Pods designadores Lazer e imagens IR Litening II(Rafael)
- além de armamentos convencionais já utilizados pela FAB ou em testes e desenvolvimento no CTA.

Porém cabe salientar a necessidade de a Embraer produzir mais tanques extras de combustível externo de 1000 litros para o ventre e 600 litros supersônicos para sob as asas em pilones internos, estes usados por vários paises porém não no continente sul-americano.

Valeu!!!!




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#22 Mensagem por FinkenHeinle » Qui Jul 15, 2004 11:03 pm

Spetznaz escreveu:César

Se eu fosse esse cara da foto vc teria se arrependido como nunca de ter falado isso rapá!!!!!!!!!
Eu ia te moer de porrada!
:lol: :lol:


Pois é, mais uma prova da pederastia que é esse ser chamado Spetznaz!!!

Meu, como tu tem a coragem de colocar a foto de OUTRO homem???




Atte.
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#23 Mensagem por Spetznaz » Sex Jul 16, 2004 12:02 am

Uai, quer que eu coloque a foto de uma mulher para me representar? Ta doido?
Sós nao seria pior do que colocar uma águia dando um gritinho histérico.....!!!HAHAHAHAHAHAHAH!




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#24 Mensagem por FinkenHeinle » Sex Jul 16, 2004 12:11 am

Spetznaz escreveu:Uai, quer que eu coloque a foto de uma mulher para me representar? Ta doido?
Sós nao seria pior do que colocar uma águia dando um gritinho histérico.....!!!HAHAHAHAHAHAHAH!


Que história é essa de "Sós"... Tá achando que eu vou ficar à sós contigo??? Sai pra lá, mano...

Pior do que colocar uma mulher para te representar, outro homem que tu ama, e uma águia dando gritinho, seria colocar a tua lata, né???

Heuhuehauheahue, na boa, prefiro minha águi do que a tua lata,seu imundo e pederasta!!!

:lol: :lol: :lol:




Atte.
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#25 Mensagem por Spetznaz » Sex Jul 16, 2004 12:47 am

Taí a prova cabal que além de gay esse Fink é feio pra caralho....

Pq ele prefere a águia dele, à minha lata, e nem chega a colocar a lata dele na lista....
PQP!!!!!!!!!!!!!

O cara prefere a minha lata do q a dele....sai fora bixona....já nao chega o Senna, e a águia histérica....para de dar bandeira po.... :lol: :lol: :lol:




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#26 Mensagem por César » Sex Jul 16, 2004 1:34 am

Alitson escreveu:Quanto aos MiG-29 do Peru não irei nem perder meu tempo em dar algum esclarecimento ou opinião, porém há certas fontes que confirmam que estes mantém incondicionalmente 10 das 12 unidades sempre operacionais após o conflito com o Equador, porém estes são equipados com radares RDM(derivado do Cyrano IVM3 e não RDI ou RDY mais modernos e capaz), bombas guiadas a lazer israelenses, mísseis Magic 2, mísseis Exocet, AS-30L e Armat(estes eu não acredito).

Salve Alitson,

Cara, nesse trecho você estava se referindo aos Mirage2000 da FAP certo? E não aos MiG-29 Peruanos.

É difícil fazer uma análise 100% segura, mas entre os possíveis adversários(F-16A, MiG-29SE, F-5E/F Tiger III, A-4AR) acredito que o F-5Br deve estar de igual pra igual ou até superior a maioria deles, se devidamente equipado(BVR e tudo mais).

O Fiar Griffo-F(versão do radar para F-5) tem capacidade similar a do APG-66. E, como o Alitson bem lembrou, o ARG-1, radar dos A-4AR é uma versão downgraded do APG-66.
Portanto, imagino que o Griffo-F deva ser ligeiramente superior ao ARG-1(alguém pode me corrigir?).
Isso sem contar que por ter mais velocidade e potência de motor, o F-5Br é mais voltado para combates aéreos que o A-4AR(que tem como principal função o ataque terrestre).
Não sei que tipo de radar que equipa os F-5 Tiger III Chilenos, então não tenho como fazer uma análise entre os dois. Porém, como a modernização dos Tigers Chilenos aconteceu já a algum tempo atrás, imagino que o F-5Br deve ser superior a esses também.

Por fim, eles devem estar de igual para igual com os F-16A da Venezuela e com capacidade inferior aos MiG-29SE do Peru. Claro, estou disconsiderando os níveis de disponibilidade e manutenção sofríveis que essas aeronaves têm em seus respectivos países(o que piora o desempenho das mesmas em combate, vide os MiG-29 Iuguslavos em 1999 na Guerra de Kosovo).

Acho que já falei demais né?
Ahhh, e finalizando, com certeza o F-5Br será inferior aos F-16C/D adquiridos pelo Chile, no FX deles.
Aliás, o FX Chileno demorou 5 anos pra ser fianalizado. O nosso "só" está a 2 anos e meio! :P É isso aí galera, a esperança é a última que morre.

Abraço a todos

César




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#27 Mensagem por Spetsnaz » Sex Jul 16, 2004 1:55 am

Spetznaz escreveu:PO rapá....

Por cima, quanto vc acha que eu peso?
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huahuahua sua vadia velha! um dia eu mando um negão dar um trato em vc pra vc fika calminho uahuahua




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#28 Mensagem por ZeRo4 » Sex Jul 16, 2004 2:28 am

Os F-5 Tiger III Chilenos estão equipados com o radar Elta EL/M-2032 que no modo ar-ar tem alcance maior que o APG-66 dos F-16A/B. Não entendi a compração dos aviões da AL contra os F-5Br! o F-5 Tiger III Chilenos estariam em inferioridade perante ao F-5Br, mas os F-16A estariam de igual para igual ?! Os F-16A nem capacidade BVR tem e os F-5 Tiger III estão equipados com o Derby Israelense.




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Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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#29 Mensagem por Alitson » Sex Jul 16, 2004 8:09 am

Caro Zero

Segundo fontes que utilizam os F-16A/B e F-16C/D, assim como o F-5 com avionica Elbit e radar Grifo, estou falando de Cingapura com o F-5S, que serviu como base na arquitetura do F-5BR, é superior ao F-16A/B do mesmo e no combate ar-ar pode, na mão do piloto certo, pode vencer o F-16C/D, pois como ja se sabe a assinatura do radar e IR do Tiger é menor e com bons ECMs pode passar quase que nulo(segundo Fontes daquela força aérea).
Mas querer comparar o A-4AR com o F-5BR é muita loucura, pois este não tem ao meu ponto de vista nem 70% da capacidade do nosso F-5. Quanto aos chilenos estes fizeram o upgrade de seus F-5 entre 90 e 92 então já é possivel ver a longa distancia que os separam. Os Mirage 2000 peruanos ao meu ponto de vista ainda são superiores ao F-5 chilenos, A-4 argentinos e batem de igual para igual com os F-16A/B da Venezuela, baseio-me em dados repassados pela Grecia, que faz uso de uma versão do M2000 igual ao peruano e do F-16A/B. Todos esqueceram do Kfir CE(C10) do Equador que é mais avançado e bem equipado do que of F-5 chilenos entre os outros concorrentes do continente, porem atras dos F-5BR. Dizem as mas linguas que estes possuem misseis Python 4 e Derby, alem de PGMs. Logo vale salientar que o upgrade realizados nos Kfir do Equador é o mesmo a ser aplicado aos F-16 da Venezuela.
Todos os fatos citados acima são vereditos de fontes oficiais. Porém isto não é o sulficiente para darmos fim ao F-X e que nosso F-5 não deve em nada para os concorrentes do continente, além do que eles não tem os R-99 que fazem deles assim os melhores e mais bem vetorados caças do continente americano, a frente até dos CF-18A/B do Canada, que não tem AEWs.
Valeu!!!




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#30 Mensagem por Lauro Melo » Sex Jul 16, 2004 10:54 am

Fala Alitson ( TAVA SUMIDO .....),

Estava lendo um debate entre vc o César e o Zero4.

Sobre o F-5BR parece que ele deve ser entregue já em 2005 e sua finalização para 2006 ( segundo a revista Força Aérea ).

Mas um assunto que sempre causa muito debate e nossa força área contras as outras da América Latina.
Quanto a Marinha e Exercito nosso patamar é bem melhor, mas nossa FAB, hoje sei não.

Já que vc fez uma explicação rápida dos futuros e alguns aspectos atuais da Forças Áreas d a América do Sul, vai uma pergunta.

Hoje o que esta operacional e quais a capacidade de caças dos países como Venezuela, Equador, Argentina, Peru e Chile. DIGO DO QUE ESTA OPERCIONAL. DO QUE EXISTE MESMO.

Sei que é complexo, mas se puder, será ótimo. Parece que o Peru tem 12 Mirage 2000 e 16 Mig-29, a Argentina 36 A-4 modernizados, Equador tem od Kfir C-2, o Chile tem 12 F-5 modernizados e a Venezuela tem 20 F-16 A/B.

O que esta atual hoje ? O que é operacional ?

Pois hoje nossa forca área pertos destas seria dizimada. Ou não ?

Sds,




"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
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