Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.
Moderador: Conselho de Moderação
-
Slip Junior
- Sênior

- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Slip Junior » Ter Mai 11, 2004 3:05 pm
Spetsnaz escreveu:o P3 da FAB não foi encalhado??? deviam usar o ERJ-145 da vida lá..
Bem, Alê, eu não sei exatamente o que você quer dizer com "encalhado", mas o contrato para o modernização do P-3 já está finalizado aguardando a rúbrica final.
O P-99 (EMB-145MP) está totalmente fora de questão no momento.
Abraços
-
Marechal-do-ar
- Sênior

- Agradeceu: 1 vez
- Agradeceram: 419 vezes
Mensagem
por Marechal-do-ar » Ter Mai 11, 2004 3:08 pm
Spets, deviam é tomar vergonha na cara pegar um EMB-190 encher a traseira de combustivel e fazer um avião ASW nacional decente.
-
Vinicius Pimenta
- Site Admin

- Agradeceu: 65 vezes
- Agradeceram: 131 vezes
-
Contato:
Mensagem
por Vinicius Pimenta » Ter Mai 11, 2004 3:33 pm
hahahah. Soluções mágicas... Como se fosse fácil assim.
fredom:
http://www.defesabrasil.com
Ache a matéria sobre a patrulha marítima, lá você vai ver se os P-3 serão bons ou não.
Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
FinkenHeinle
- Sênior

- Agradeceu: 6 vezes
- Agradeceram: 19 vezes
-
Contato:
Mensagem
por FinkenHeinle » Ter Mai 11, 2004 3:45 pm
Spetsnaz escreveu:o P3 da FAB não foi encalhado??? deviam usar o ERJ-145 da vida lá..
Ae Spets,
Usar aquele P-99 limitadíssimo??? Nem pensar...
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
-
FinkenHeinle
- Sênior

-
Contato:
Mensagem
por FinkenHeinle » Ter Mai 11, 2004 3:49 pm
Vinicius Pimenta escreveu:hahahah. Soluções mágicas... Como se fosse fácil assim.
fredom:
http://www.defesabrasil.comAche a matéria sobre a patrulha marítima, lá você vai ver se os P-3 serão bons ou não.
Na opinião de quem leu e adorou o artigo, acho que ele é, sim, um excelente avião ASW, mas é chegada a hora em que ele será substituído por novas aeronaves, ou o Boeing 737MPA, ou o "Petrezaço".
Mas, aqui no Brasil, creio que o P-3Br pode, tranqüilamente (claro, à mercê de recursos), ser substituído por um EMB-190MPA, que, em outros posts, mostrei que teria um excelente desempenho, inclusive em termos de alcance e carga.
Atte.
André R. Finken Heinle
"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
Thomas Sowell
-
FinkenHeinle
- Sênior

-
Contato:
Mensagem
por FinkenHeinle » Ter Mai 11, 2004 3:50 pm
Marechal-do-ar escreveu:Spets, deviam é tomar vergonha na cara pegar um EMB-190 encher a traseira de combustivel e fazer um avião ASW nacional decente.
Olá Marechal,
Não é tão fácil assim. Mas, apesar de tudo, o EMB-190MPA, como aeronave pronta, deve demorar certo tempo, e então esse teria de substituir o próprio P-3Br, e não ser uma opção à ele...
Atte.
André R. Finken Heinle
Thomas Sowell
-
FRAJOLA PORCO
- Júnior

Mensagem
por FRAJOLA PORCO » Ter Mai 11, 2004 4:03 pm
SUNDAO escreveu:Ola !
Mais ainda, se fosse "facil" atacar este tipo de força tarefa acho que não teriam inventado os torpedos nucleares.
Sundao
o que seriam os torpedos nucleares como se fossem uma bomba nuclear?
sendo assim acho que ate os submarianos que lançacem esses torpedos
seriam atingidos nao?
-
César
- Sênior

-
Contato:
Mensagem
por César » Ter Mai 11, 2004 7:29 pm
Fala Galera,
Bem, freedom, o P-3Br contará com bons sistemas para guerra anti-submarino, como o Slip bem disse. Não confundir os P-3A que estão sendo comprados com os futuros P-3Br. Os P-3A estão absolutamente obsolutamente obsoletos, mas elas serão meras plataformas para a instalação de sistemas modernos que o transformarão no P-3Br(modernizado pelo porograma FITS).
Uma versão de patrulha marítima do EMB-190, eu acho muito interessante a idéia. Mas até hoje a Embraer não mostrou essa possibilidade, nem em estar disposta em lançar essa versão no mercado. mas, quem sabe no futuro né?
Sobre o EMB-145MP, eu desconsidero totalmente esse avião pelo fraco desempenho no quesito operacional(raio de ação, capacidade de carga, etc...) apesar dele teoricamente poder contar com bons aviônicos.
Abraço a todos
César
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
-
Marechal-do-ar
- Sênior

Mensagem
por Marechal-do-ar » Ter Mai 11, 2004 10:13 pm
FRAJOLA PORCO escreveu:
o que seriam os torpedos nucleares como se fossem uma bomba nuclear?
sendo assim acho que ate os submarianos que lançacem esses torpedos
seriam atingidos nao?
É uma espécie de bomba, mas porque você acha que o submarino tambem seria atingido? Uma bomba atômica (ou um torpedo) não é tão forte quanto Hollywood faz parecer, ele pode destruir uma força tarefa inteira, mas não vai atingir o submarino que estara a no mínimo 5km de distância.
-
Slip Junior
- Sênior

- Agradeceram: 1 vez
Mensagem
por Slip Junior » Ter Mai 11, 2004 10:41 pm
Marechal-do-ar escreveu:É uma espécie de bomba, mas porque você acha que o submarino tambem seria atingido? Uma bomba atômica (ou um torpedo) não é tão forte quanto Hollywood faz parecer, ele pode destruir uma força tarefa inteira, mas não vai atingir o submarino que estara a no mínimo 5km de distância.
Marechal, apesar do submarino poder não ser vitimado por consequência de um impacto direto resultante de tal explosão acredito que o mesmo seria posto prontamente fora de combate como resultado do "fritamento" de seus sistemas eletro-eletrônicos devido aos pulsos eletro-magnéticos (EMP)(*).
(*) : Até onde eu saiba nem mesmo submarinos nucleares possuem sistemas protegidos contra EMP's.
Abraços
-
fredom
- Sênior

Mensagem
por fredom » Ter Mai 11, 2004 10:53 pm
valeu galera, sobre fredom ou freedom o certo seria o segundo mas a um tempao atras eu escrevi errado fredom e nem reparei, ai passou o tempo e acabou ficando fredom mesmo. 8)
sobre o artigo que esta na pagina principal eu fui ver mas aparece uma pagina de erro dizendo para contactar os administradores.
sobre os p-3 eles poderao ficar ativo ate quando

e quantos sao

outra pergunta e que ainda precisa ser assinado o contrato, mas quanto tempo +- vcs acham que poderao ser entregues a primeiras unidades.
outra coisa passou a reportagem sobre o programa nuclear brasileiro, entao a ultima pergunta e se o Brasil ta construindo algum submarino convencional e pra quando ta prevista sua entrega pra mb

-
Marechal-do-ar
- Sênior

Mensagem
por Marechal-do-ar » Ter Mai 11, 2004 11:43 pm
Slip, isso de fritar os sistemas se deve aos raios gama, sorte do submarino que a água é uma barreira natural contra esse tipo de raio e 5km de água é muita barreira.
-
Vinicius Pimenta
- Site Admin

-
Contato:
Mensagem
por Vinicius Pimenta » Ter Mai 11, 2004 11:48 pm
Fredom,
Pode ir lá de novo que eu já corrigi o link.
http://www.defesabrasil.com
Bem, vou responder um pouco suas questões, apesar de estarmos misturando as bolas nesse tópico:
P-3BR:
Atividade: cerca de 20 anos (deve ficar mais).
Modernizados: 7 todos os sitemas + 1 apenas cabine para treinamento + 3 para suprimentos.
Entrega do primeiro avião: 38 meses após a assintatura do contrato.
Entrega do último avião: 50 meses após a assintatura do contrato.
Submarino:
O Brasil está construindo mais um, o Tikuna. É um submarino do mesmo tipo que os atuais, porém ele conta com alguns melhoramentos.
Tempo de entrega: só Deus sabe...

Vinicius Pimenta
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
-
Alitson
- Sênior

- Agradeceu: 12 vezes
- Agradeceram: 20 vezes
Mensagem
por Alitson » Qua Mai 12, 2004 1:15 pm
Caro Camarada Vinicius Pimenta
Afinal de contas são 11 ou 12 o número de P-3 comprados pelo Brasil?
Pois, até onde sei são 8 operarionais, 1 para treinamento e 3 como fonte de peças.
Valeu!!!!
-
Vinicius Pimenta
- Site Admin

-
Contato:
Mensagem
por Vinicius Pimenta » Qua Mai 12, 2004 1:40 pm
Alitson,
No DefesaNet há um link para a apresentação que a EADS CASA fez sobre o P-X e CL-X:
http://www.defesanet.com.br/docs/eads/index.htm
No Slide 6, o que fala sobre o P-X, vem escrito:
7 aviões totalmente operativos equipados com o sistema FITS e nova cabine/aviônica.
1 avião para treinador com nova cabine/aviônica.
3 aviões convertidos em suprimentos.
É o que está escrito lá.
Vinicius Pimenta