JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#151 Mensagem por Penguin » Dom Fev 26, 2006 11:11 am

Arthur escreveu:
jacquessantiago escreveu:Informacao sobre o Gripen postada por Alexandre Fontoura (no grupo Aerospacial) esta semana, tirada do conceitudo World Air Power Journal:

CAP a 385 km da base, com 2 BVR+ 2 WVR e 2 tanques extras = autonomia
de 2 horas

Missão de ataque com 3 LGB GBU-16 (500 kg), 2 WVR, 2 BVR + Litening
Pod, perfil de vôo
LO-LO-LO = 648 km (403 milhas) Nota: Sem tanques extras

Missão de Ataque com 2 LGB BGU-16, tanque extra no center line pylon
de 1.100 l, 2 BVR + 2 WVR + Litening Pod, perfil de vôo LO-LO-LO =
833 km (517 milhas).

Missão de interceptação com 4 BVR + 2 WVR + 1 tanque extra, 5 min de
PC, Perfil de vôo HI-HI-HI = 850 km.

Missão de ataque antinavio com 2 RBS 15F, 1 tanque extra, 2 AGM-65, 2
WVR. perfil LO-LO-LO = 500 km


Para mim o mais interessante sobre esses dados é o último deles, referente a missões antinavio. Imaginem bem um Gripen decolando da BASC voando 500 km e lançando RBS15F a uns 150 km de uma belonave inimiga! Isso daria ao Brasil uma capacidade fenomenal de defesa contra qualquer "intervenção" naval em sua ZEE, esp. se comparado ao que existe hoje. Aliás, se somarmos a capacidade da combinação Gripen/RBS15F com a capacidade do Gripen em operar disperso em diversas bases (devido a sua simplicidade de operação) veríamos que uns 60 Gripen operados em pequenos grupos dispersos pela nossa costa seria capaz de efetuar um grande estrago em qq força de superfície que se aproximasse do nosso país.

Arthur


E se mudar o perfil para Hi-Lo-Lo-Hi e tirar os dois AGM-65F o raio aumentaria.




Carlos Mathias

#152 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Fev 26, 2006 11:48 am

Santiago, você ainda não sacou que estou sacaneando o tal "recorte de jornal?" :wink:

Então pronto, estamos de acordo sobre as diferenças. Mas assim como você não gosta dos exageros, eu também não, e durante as discussões/debates sobre o falecido FX, surgiram verdadeiras pérolas sobre o SU-35 que mesmo eu, que não tenho "recorte de jornal" sabia que eram besteiras. Assim como você não disse que o Gripen seria mais capaz nos quesitos alcançe e carga, eu também não disse que o gripen seria ruim para a FAB. Mas no contexto do FX, a proposta russa era a que previa a maior quantidade de tecnologias e mais independência. Havia acesso a praticamente qualquer tipo de tecnologia que o Brasil quisesse, inclusive espacial. Antes que, como naquela época, me peçam documentos, recomendo que releiam todas as notícias que sairam nas revistas e jornais da época.

O Gripen, apesar de excelente, tem o defeito das peças americanas e por mais que tentem me convencer do contrário(e não conseguem), temos antes que sensibilizar nossas FAs sobre isto, mormente agora depois dos ocorridos com a Venezuela e a manutenção dos F-16 e etc. Dirão alguns que a venezuela é um país do eixo do mal e etc também. Mas aí eu digo que a Rússia, assim como a frança em menor escala, não tem nenhum eixo do mal para combater, conflitos de interesse, sobram extensão territorial e riquezas naturais, nem está na posição de xerife do mundo, posição esta que implica as inimizades de praxe, pois que sempre haverão os descontentes com o patrão da hora. Portanto, seria muito mais difícil, prá não dizer impossível, que nós como país tivéssemos alguma desavença com a Rússia (e França). Sabemos que não teremos acesso completo a qualquer caça americano(ou outro material) e é justamente isso que a FAB quer, para que possa integrar as armas que bem entender e fazer modificações à sua vontade.

Sobre estes dados de alcançe e carga que foram colocados agora, eu sinceramente não tenho os mesmo dados relativos ao SU-35 com a mesma carga e nas mesmas condições, a única tabela que tenho é aquela que o sr. Alexandre escreveu e esta trata apenas de missão HI-LO-HI. São dados excelentes para um caça leve sem dúvida , mas não se pode comparar a capacidade de um caça destes com um pesado. A questão que sempre se coloca é que seria mais adequado ao brasil um caça barato(???) como o Gripen, mas como todos dizem, a coisa não é tão simples assim, pois que temos que avaliar a relação custo/eficiência de combate para as nossas peculiaridades de país continental. Como eu desconheço país deste tamanho que opere um caça leve como seu principal vetor de defesa aérea, mas sim uma mescla de leves e pesados, penso que seria o caminho a seguir para não inventarmos a roda. Se já temos os AMX e F-5BR, penso que não seria lógico colocarmos outro caça leve no GDA, portanto recairemos no caça pesado, e pelas consideraçãos que fiz e estão aí para todos verem, o Gripen, apesar das excelentes qualidades, não seria a melhor escolha.






Imaginem bem um Gripen decolando da BASC voando 500 km e lançando RBS15F a uns 150 km de uma belonave inimiga!


Eu imagino um SU-35 lançando um KH-41 de uns 200km ou mais da tal belonave, e de mais longe ainda da base, uns 1100km... 8-]




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#153 Mensagem por Penguin » Dom Fev 26, 2006 8:09 pm

Apenas acho que o Gripen poderia ser uma boa opcao para a FAB, assim como tb acho que o Su-35 poderia ser uma boa opcao. Ambos tem pontos positivos e negativos, como qq outro. :wink:

Saindo do universo Gripen e Su-35, acho que Rafale e Typhoon seriam opcoes muito interessantes e mais atualizadas para a FAB em um futuro FX que nao sabemos qd ira ocorrer, contudo pesa a questao preco. Se os precos diminuirem devido ao aumento das qts vendidas ou interferencia do Governo frances (no caso do Rafale), as possibilidades aumentam.

Acho que no futuro a FAB deveria estar equipada somente com um unico modelo de caca multifuncional (Rafale ou Typhoon) e um caca LIFT (AMX-T, T-50, Mako, etc). Racionalizaria significativamente a frota e haveria uma reducao significatica de custos. Muitos paises adotam ou vao adotar essa filosofia (Canada, Australia, Franca, Holanda, Belgica, etc). A vantagem do Rafale seria uma possivel comunalidade com a MB. A vantagem do Typhoon seria um maior numero em operacao ao redor do mundo e as implicacoes disso.

Creio tb que poderia haver uma reducao da frota de cacas para manter os custos sobre controle e mesmo assim haveria um ganho enorme de capacidade comparado com a realidade atual.




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#154 Mensagem por Marcius » Dom Fev 26, 2006 9:08 pm

O Rafale nao apresenta limitaçoes de operaçao no A-12 ?




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#155 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 26, 2006 9:32 pm

Marcius escreveu:O Rafale nao apresenta limitaçoes de operaçao no A-12 ?

Sim. Ele não pode decolar com o peso máximo.




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#156 Mensagem por Penguin » Dom Fev 26, 2006 9:53 pm

Bolovo escreveu:
Marcius escreveu:O Rafale nao apresenta limitaçoes de operaçao no A-12 ?

Sim. Ele não pode decolar com o peso máximo.


Entao nao seria o candidato ideal para a MB e nao haveria comunalidade. Ponto negativo para o Rafale.




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#157 Mensagem por Einsamkeit » Dom Fev 26, 2006 9:55 pm

jacquessantiago escreveu:
Bolovo escreveu:
Marcius escreveu:O Rafale nao apresenta limitaçoes de operaçao no A-12 ?

Sim. Ele não pode decolar com o peso máximo.


Entao nao seria o candidato ideal para a MB e nao haveria comunalidade. Ponto negativo para o Rafale.


Mas o A-12 nao vai receber novas aeronaves, No Maximo F-18C/D ou Modernizaçao dos A-4, agora, o Rafale é perfeito para o A-13




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#158 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 26, 2006 10:15 pm

Einsamkeit escreveu:
jacquessantiago escreveu:
Bolovo escreveu:
Marcius escreveu:O Rafale nao apresenta limitaçoes de operaçao no A-12 ?

Sim. Ele não pode decolar com o peso máximo.


Entao nao seria o candidato ideal para a MB e nao haveria comunalidade. Ponto negativo para o Rafale.


Mas o A-12 nao vai receber novas aeronaves, No Maximo F-18C/D ou Modernizaçao dos A-4, agora, o Rafale é perfeito para o A-13

O F/A-18 também tem as mesmas limitações do Rafale no A-12, mesmo que sejam bem menores.

O maximo que o A-12 vai ver é um A-4KU modernizado a la A-4AR (que na minha opnião já estaria otimo DEMAIS) com uns armamentos decentes.

Um dia desses eu sonhei que tinha um F-14 decolando do SP uhahuahuahuahu




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#159 Mensagem por Everson Garcia » Dom Fev 26, 2006 10:43 pm

:D Bolovo , tenho uma fita de video da revista TUDO sobre Aviões de combate, A Dinastia Dassault,
Nele se ve claramente o Rafale pousando e decolando no FOCH (atual São Paulo), o rafale etá com um tanque ventral e dois misseis VWR.
Ou seja o Nae São Paulo pode muito bem atraves de pequenas modernizações suportar o FA-18 e Rafale.
Alias a Françca chegou a penasr seriamente em comprar o FA-18 para sua marinha na dec de 80, chegando a testa-lo varias vezes no Foch .
A marinha do Brasil chegou a estudar seriamente a compra de caças F-4
Phanton ingleses para ser operado no nosso nae, por falta de verbas e de pilotos qualificados a idéia não foi adiante.


Abraços.



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#160 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 26, 2006 10:51 pm

Boa noite Everson! :D

Sim li sobre isso também. A compra do F/A-18 não foi adiante por lobby da Dassault, que ficou com medo do Rafale M praticamente nem nascer!

E sobre esse Rafale decolando do Foch, sim, eu também já vi! Mas ele estava voando com configuração de interceptação, que é bem mais leve do que uma missão de ataque por exemplo. Mesma coisa para o F/A-18!

O curto periodo de tempo que o Rafale operou no Foch, foi como interceptador, ficando a função de ataque para os Super Etendard.

Eu sou defensor do F/A-18C (como interceptador) + A-4KU modernizado (para ataque ao solo) na MB!

Já para um suposto A-13, eu prefiro o F/A-18E ou Rafale. Mas pra mim um F/A-18C MLU, já basta! :P




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#161 Mensagem por Einsamkeit » Dom Fev 26, 2006 10:52 pm

F-18E/F deve ter um preço parecido com o do Rafale, um Porta avioes com 20 de cada, ja faz um estrago enorme




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#162 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 26, 2006 11:10 pm

Einsamkeit escreveu:F-18E/F deve ter um preço parecido com o do Rafale, um Porta avioes com 20 de cada, ja faz um estrago enorme

Por isso citei os dois, são equivalentes. Tem o F-35 também, mas acho que se vendessem esse pra nós, seria pior do que os outros dois.

Mas ae, já imaginou um A-13 e um A-14 com SINCONTA MKIII, cada um com 30 F/A-18E ou Rafale, 2 E-2C e um monte de EH-101?


Nossa... acordei huauha estamos no Brasil!!! :lol: :lol: :lol: :lol:




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#163 Mensagem por Einsamkeit » Dom Fev 26, 2006 11:18 pm

Nao teremos Dois, provavelmente so um, e com umas 20 aeronaves, o que ja seria bastante coisa




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#164 Mensagem por Bolovo » Dom Fev 26, 2006 11:44 pm

Einsamkeit escreveu:Nao teremos Dois, provavelmente so um, e com umas 20 aeronaves, o que ja seria bastante coisa

E o que eu disse? Conhece o amigo "OU"? Exemplo: "Eu vou pra casa OU não irei."

Português é uma lingua safada. :lol:




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#165 Mensagem por Einsamkeit » Dom Fev 26, 2006 11:48 pm

Bolovo escreveu:
Einsamkeit escreveu:Nao teremos Dois, provavelmente so um, e com umas 20 aeronaves, o que ja seria bastante coisa

E o que eu disse? Conhece o amigo "OU"? Exemplo: "Eu vou pra casa OU não irei."

Português é uma lingua safada. :lol:


Tu conhece um cara chamado Doc Martens? quer conhecer? :)

:D :D :D :D :D :D :D :D

Te cuida nao que lanço uns AV-MT 300 na tua casa

Logicamente com ajuda aerea dos F-16X Block 300 do Chile, que derrubam ate disco voador




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