Santiago, você ainda não sacou que estou sacaneando o tal "recorte de jornal?"
Então pronto, estamos de acordo sobre as diferenças. Mas assim como você não gosta dos exageros, eu também não, e durante as discussões/debates sobre o falecido FX, surgiram verdadeiras pérolas sobre o SU-35 que mesmo eu, que não tenho "recorte de jornal" sabia que eram besteiras. Assim como você não disse que o Gripen seria mais capaz nos quesitos alcançe e carga, eu também não disse que o gripen seria ruim para a FAB. Mas no contexto do FX, a proposta russa era a que previa a maior quantidade de tecnologias e mais independência. Havia acesso a praticamente qualquer tipo de tecnologia que o Brasil quisesse, inclusive espacial. Antes que, como naquela época, me peçam documentos, recomendo que releiam todas as notícias que sairam nas revistas e jornais da época.
O Gripen, apesar de excelente, tem o defeito das peças americanas e por mais que tentem me convencer do contrário(e não conseguem), temos antes que sensibilizar nossas FAs sobre isto, mormente agora depois dos ocorridos com a Venezuela e a manutenção dos F-16 e etc. Dirão alguns que a venezuela é um país do eixo do mal e etc também. Mas aí eu digo que a Rússia, assim como a frança em menor escala, não tem nenhum eixo do mal para combater, conflitos de interesse, sobram extensão territorial e riquezas naturais, nem está na posição de xerife do mundo, posição esta que implica as inimizades de praxe, pois que sempre haverão os descontentes com o patrão da hora. Portanto, seria muito mais difícil, prá não dizer impossível, que nós como país tivéssemos alguma desavença com a Rússia (e França). Sabemos que não teremos acesso completo a qualquer caça americano(ou outro material) e é justamente isso que a FAB quer, para que possa integrar as armas que bem entender e fazer modificações à sua vontade.
Sobre estes dados de alcançe e carga que foram colocados agora, eu sinceramente não tenho os mesmo dados relativos ao SU-35 com a mesma carga e nas mesmas condições, a única tabela que tenho é aquela que o sr. Alexandre escreveu e esta trata apenas de missão HI-LO-HI. São dados excelentes para um caça leve sem dúvida , mas não se pode comparar a capacidade de um caça destes com um pesado. A questão que sempre se coloca é que seria mais adequado ao brasil um caça barato(???) como o Gripen, mas como todos dizem, a coisa não é tão simples assim, pois que temos que avaliar a relação custo/eficiência de combate para as nossas peculiaridades de país continental. Como eu desconheço país deste tamanho que opere um caça leve como seu principal vetor de defesa aérea, mas sim uma mescla de leves e pesados, penso que seria o caminho a seguir para não inventarmos a roda. Se já temos os AMX e F-5BR, penso que não seria lógico colocarmos outro caça leve no GDA, portanto recairemos no caça pesado, e pelas consideraçãos que fiz e estão aí para todos verem, o Gripen, apesar das excelentes qualidades, não seria a melhor escolha.
Imaginem bem um Gripen decolando da BASC voando 500 km e lançando RBS15F a uns 150 km de uma belonave inimiga!
Eu imagino um SU-35 lançando um KH-41 de uns 200km ou mais da tal belonave, e de mais longe ainda da base, uns 1100km...
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)