Maior General da 2GM

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Pasquale Catozzo
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#91 Mensagem por Pasquale Catozzo » Sáb Jan 07, 2006 8:00 am

Agora esta melhor :?: :?:

Abraços

"Gutta cavat lapidem"
Hugo Callou
Júnior
Júnior

#92 Mensagem por Hugo Callou » Qui Fev 09, 2006 6:30 pm

A principio vejo o ZUKOV como o melhor general, mas ainda não acabei de ler " OS GERENAIS DE HITLER " so qndo terminar q q poderei comfirmar meu voto no Zukov ou mudar provavelmente pra Rommel ou Paulus !

Abraço

Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#93 Mensagem por Clermont » Qui Fev 09, 2006 7:08 pm

ou Paulus !

Paulus? Aquele Paulus que permitiu que seu exército fosse massacrado em Stalingrado? Candidato a melhor general da Segunda Guerra? Realmente, é a primeira vez que ouço uma tal sugestão.

pafuncio
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 5 vezes

#94 Mensagem por pafuncio » Qui Fev 09, 2006 9:15 pm

Sob a perspectiva soviética, talvez ...

[037]

[063]

[086]

"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
yuri
Intermediário
Intermediário

#95 Mensagem por yuri » Sex Fev 10, 2006 2:05 pm

Clermont Escreveu:

Citação:
ou Paulus !

Paulus? Aquele Paulus que permitiu que seu exército fosse massacrado em Stalingrado? Candidato a melhor general da Segunda Guerra? Realmente, é a primeira vez que ouço uma tal sugestão.

Ele não permitiu foi o Adolf que não permitiu a retirada do 9º exercito de Von Paulus para tentar furar o cerco de Stalingrado!

Mas concordo com vc em que Paulus não foi um dos melhores G da IIWW

Abraços

CFB
Sênior
Sênior

#96 Mensagem por CFB » Ter Fev 14, 2006 11:09 pm

Clermont escreveu:
ou Paulus !

A culpa naum foi dos Von Pauluis, foi do Hitler q naum permitiu q seu exercito recuase mesmo quan do esse foi cercado por mais d 90 divisoes sovieticas, poderia tenatr quebrar o cerco mas foi repelido por Hitler, a ideia dele era unir as suas forças ao do IV exercito Panzer q estava a 30Km d distancia mas Hitler naum deixou dizesto q esse recuasse os sovieticos lançariam um ataque contra as fileiras alemas com essas divisoes

Apesar de todos os problemas, ainda confio no Brasil
CFB
Sênior
Sênior

#97 Mensagem por CFB » Ter Fev 14, 2006 11:11 pm

Pra min Zuhov e Rommel foram grandes generais, seria mttt interessante ver um combate entre os dois, mas no seculo XX eu tb gosto mttt do Giap, so os americanos e q naum gostam :D :D :D

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#98 Mensagem por Plinio Jr » Qua Fev 15, 2006 9:29 pm

b]culpa naum foi dos Von Pauluis, foi do Hitler q naum permitiu q seu exercito recuase mesmo quan do esse foi cercado por mais d 90 divisoes sovieticas, poderia tenatr quebrar o cerco mas foi repelido por Hitler, a ideia dele era unir as suas forças ao do IV exercito Panzer q estava a 30Km d distancia mas Hitler naum deixou dizesto q esse recuasse os sovieticos lançariam um ataque contra as fileiras alemas com essas divisoes[/b]

Paulus teve grande parcela de culpa pelo cerco e destruição do 6o. Exército, ficou passivamente vendo o cerco fechar e não se opos a Hitler quanto a possibilidade de sair de Stalingrado, dando a ilusão ao tio Adolfo que o 6o Exército poderia resistir e reter forças russas até ser ajudado por forças alemães fora do bolsão.

Embora Hitler naquele momento fosse o comandante supremo, em diversas oportunidades os generais de Hitler (Mainsten, Model, Rommel entre outros) desobedeceram diversas ordens que poderiam ter trágicas consequências naquele momento, Paulus poderia perfeitamente ter feito o mesmo e não obedecer Hitler cegamente como o fez.

CFB
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por CFB » Sáb Fev 18, 2006 5:38 pm

Gostarei d fazer uma pergunta como se faz pra traduzir os textos q estao em Ingles aqui no forum pq sempre q eu uso o altavista naum consigo

Raposa_do_Deserto
Avançado
Avançado
Contato:

#100 Mensagem por Raposa_do_Deserto » Ter Fev 21, 2006 12:47 pm

Vcs ja VIRAM ou JOGARAM "CALL OF DUTY 2" nesse jogo mostra a potencial da "Raposa do Deserto" em Al Alamein (1942) antes mesmo de voce jogar a campanha aonde voce estas a 25 milles da cidade, voce ve o inferno em combate contras das tropas alemaes bem posicionadas e tudo mais aonde e emprengado o material belico alemão....

Detalhe:Fica inresistivel voce não pegar uma arma alemã , as armas dos britanicos são umas bosta TOTAL hahahahah

Mas então so pra CITAR ainda mantenho a minha Opinião que ROMMEL e o MELHOR!!!!...o cara e uma LENDA em pessoa.rs

yuri
Intermediário
Intermediário

#101 Mensagem por yuri » Sáb Mar 04, 2006 1:13 pm

E o que vcs acham de Heinz Guderian???
Pra mim ele foi junto com Rommel um dos idealizadores da blitzkrieg e claro comprovado em combate!
Tambem Mainsten? Que foi uns dos unicos a discordar abertamente das ideias marabulosas de Hitler!

Abraços

VICTOR
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes

#102 Mensagem por VICTOR » Sáb Mar 04, 2006 1:22 pm

Guderian foi fantástico, ainda tenho na minha lista de projetos futuros ler seus livros (ou pelo menos o Panzer Leader). Dizem que até mesmo Patton tinha o manual de combate entre blindados de Guderian na cabeceira.

Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Patton
Sênior
Sênior

#103 Mensagem por Patton » Qui Mar 09, 2006 5:43 pm

Esse eu gosto a melhor, talves por causa da filme
Imagem

Gostaria de ler esse livro tambem:
Imagem

Para mim, o pior General entes os que mencionarem aqui era Montgomery. A uncia vez que o General Eisenhower deu commando operacional da guerra no oueste era em Setembro de 1944 numa coisa chamado "Operation Market-Gardem." E ele jamais faria tao grande um erro assim.

Imagem
Imagem

"Agora eu quero que vocês se lembrem que nenhum filho de *** ganhou uma guerra morrendo de pena dele. Ela ganhou ao forçar o outro filho da *** a morrer pelo seu país"~
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#104 Mensagem por Einsamkeit » Qui Mar 09, 2006 6:43 pm

Eu admiro o Patton, era um homem pratico, Tambem nao gosto nada do montgomery, alias acho que ninguem gosta dele, o Patton que sabia lidar com soldados, lembro daquele que tava chorando no hospital hahaha ele deu um chute no cara

Ja nao produzem americanos como antigamente...

:( :(

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
HIGGINS

Re: Maior General da 2GM

#105 Mensagem por HIGGINS » Qua Mai 28, 2008 12:01 am

Senhores,
na minha primeira participação neste prestigiado fórum, devo dizer, com pesar, percebo imensa prevenção contra opiniões favoráveis aos nomes soviéticos, quanto ao voto de grande comandante da 2ª grande guerra. Por certo, isto ocorre devido ao fato histórico de terem passado toda a existência imersos dentro do contexto histórico da guerra fria, sob os efeitos da propaganda norte-americana. Neste aspecto, desponta o fato de que a produção de textos sobre história militar na Grã-Bretanha ser bastante rica e que esta possui uma característica notória: a de favorecer os feitos ingleses, sob um tom literário aparentemente "imparcial".

Vamos então à essência histórica: a guerra foi ganha e perdida no leste!
Portanto, os comandantes soviéticos merecem o reconhecimento e a gloria deste acontecimento.
No leste, o volume e emprego de tropas foi superior ao oeste numa proporção de
11:1!
Os soviéticos suportaram a carga completa de 189 divisões, completas, simultâneamente!
Detalhe: numa guerra de vida ou morte! Sem quartel!

Por isso, peço:
Vamos parar com lendas preconceituosas:

1º O "rolo compressor soviético", ou seja, o desapego por baixas por parte dos soviéticos é uma lenda propagandista da Guerra-fria. Não podia ser de outra forma
pois isto seria reconhecer a capacidade operativa dos comandantes soviéticos em toda a sua plenitude! No cerco de Briansk os soviéticos perderam soldados na casa dos milhões, não se pode sofrer perdas desta magnitude sempre! Economia de esforços e meios, foi a tônica do governo soviético pela guerra afora.

2º A leitura do pequeno livro de Sun-Tzu, parece ter sido uma obsessão dos comandantes soviéticos, pois o engodo ao inimigo, o aproveitamento das circunstâncias e do terreno foram sempre realizados, nunca esquecidos. O famoso ataque frontal é outra peça de propaganda da guerra-fria, atacava-se pelo flancos, onde em geral estava a peça fraca do sistema defensivo (vide os italianos em Stalingrado).

3º Tendo a primeira parte da guerra demonstrado que os comandantes soviéticos da velha guarda eram incompetentes (tirando destes Timoschenko e Budenny), sobreveio um naipe de comandantes de extrema competência: Tchuycov, Koniev, Rokossovisky e Yeremenko. Além de Zhukov. Tchuycov, foi simplesmente o comandante que à frente do dilapidado 62º Exército, sustou Von Paulus em Stalingrado! Koniev, comandante brilhante, tem ao seu mérito destruição e cerco de mais de 10 divisões alemãs, entre elas a Waffen Wallonien... Rokossovisky simplesmente arrebento com o grupo de exércitos-centro... Yeremenko, sobrevivente em Briansk, foi o responsável pelo contra-ataque em Stalingrado, algo que só foi possível devido a sua grande capacidade de improvisação.
Zhukov, por sua vez, exibe na sua folha de serviços uma rara distinção para um comandante: jamais obteve um revés!
Dos confrontos contra os japoneses até o final, às portas de Berlin, superou vitorioso todos os seus oponentes. Além do mais, usou do gênio militar em grandes improvisações, como de sustentar Leningrado dada por perdida pelo incompetente, puxa-saco e fanfarrão Voroshilov! (Um feito talvez maior que o de Moskow e sempre esquecido).

Não retiro o brilhantismo dos comandantes germânicos e aliados. Mas por justiça histórica, as cinco primeiras posições devem ser reservadas aos comandantes do exército vermelho!
Lembro a todos, que a resistência alemã foi toda voltada ao leste, e que a operação Bagration, muito pouca estudada em contra-ponto ao Dia-D, envolveu recursos imensamente superiores em volume, extensão e logística, mas...

Portanto senhores, devido ao exposto acima, o meu voto será:
1º Zhukov
2º Rokossovisky
3º Koniev
4º Tchuycov
5º Yeremenko

Observações: [1] "Enemy at The Gates", conhecido como círculo de fogo, apesar da beleza como obra de arte possui impropriedades históricas. Além de ser diferente do livro em várias partes. Por exemplo: Kullick não é morto ao saltar, como no filme, ao contrário, ao realizar um mapeamento fotográfico junto com Zaitzev, descobriram que o esconderijo do Major era a chapa de ferro. Mas isto... Não tem graça, tem?
Ora, então que se mude a história!

[2] Defender é muito mais fácil que atacar. Budenny nunca foi um comandante brilhante, mas evitou ser cercado! Não se diz, mas este velho cabo de guerra que poupou ao máximo seu comandados ao mesmo tempo que diminuía e escora suas frentes, pode ter salvo tanto quanto Zhukov em Moscow, a União Soviética...

Obrigado pela atenção. :P

Responder