Assentos ejetáveis russos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
jambockrs
Sênior
Sênior
Agradeceu: 427 vezes
Agradeceram: 180 vezes

Assentos ejetáveis russos

#1 Mensagem por jambockrs » Ter Abr 10, 2007 8:08 pm

Meus prezados:
O acidente fatal com um AT-29B onde, apesar de ejetado, o piloto não teve sucesso na operação, vindo a falecer, trouxe-me a lembrança do Sukhoi no Paris Air Show e a dramática ejeção de seus dois tripulantes.
Eis o resumo de um artigo que aborda o tema em questão:
Russian pilots have successfully bailed out of crippled jets at supersonic speeds or extremely close to the ground.
"The Russian K36 seat can be used at speeds up to 700 knots (835 miles an hour)" said Jeff Yaker, vice president for AMI Aircraft Seating Systems, a BFGood-rich subsidiary in Colorado Springs that recently bought production rights from Russia. "Their pilots can eject from an inverted airplane at 100 feet and live to tell about it."
Rocket-powered ejection seats fire when pilots pull handles between their thighs or above their heads. The seats contain internal gyroscopes designed to direct occupants away from the ground regardless of whether the plane is upside down or right side up. Modern seats are valued at about $130,000 each and AMI officials estimate the world market at about $1 billion.
AMI officials say the Russian seats are rugged, reliable and innovative. Each includes a sophisticated wind blast deflector - a pair of telescoping rods that push a screen out in front of the pilot - as well as stabilizers that prevent the seat and occupant from tumbling in the air. Each Russian seat also has arm and leg restraints to keep pilots' arms and legs from flailing.
The Russian ejection seats gained worldwide attention twice in recent years when front-line Russian fighter planes crashed while performing aerobatics in front of thousands at the Paris Air Show. The dramatic flights were meant to show off the capabilities of the airplanes - not their safety systems.
"The Russians had a couple of accidental demonstrations of their ejection seats," Yaker said of his company's current partners. "They were unintentional - but you've got to admit, they were quite impressive."
Em um outro post um colega declarou ser o Super Tucano "show de bola". Seria, ainda mais, se estivesse equipado com assento ejetável russo.
Íntegra do artigo em http://www.findarticles.com/p/articles/ ... i_n9970583
Um abraço e até mais...

Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
claudioseverinodasilva41@gmail.com
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#2 Mensagem por Bolovo » Ter Abr 10, 2007 8:10 pm

Esse assento não é aquele que é grande e pesado pra dedeu? Acho que o Super Tucano nem sai do chão com um par daqueles hehehe. O Martin Baker 0-0 sempre foi uma boa opção e ainda será por muito tempo, o caso é que no acidente lá em Boa Vista, não se tinha muito a fazer...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#3 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Abr 10, 2007 8:44 pm

É, bem mais pesado que um Martin Baker 0-0 só de cabeça-prá-cima, cof!cof! 0-0. Mas é muito mais eficiente e, se comprado na Rússia, bem mais barato.

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#4 Mensagem por alcmartin » Ter Abr 10, 2007 8:56 pm

vídeos legais sobre assentos ejetáveis:

http://www.youtube.com/watch?v=zLgOuklstfk

http://www.youtube.com/watch?v=XjZOdjPlfiA

aliás, taí um bom emprego p/ arrumar p/ cunhados: piloto de prova de assento ejetável...he,he! :twisted: :twisted:

ualisonsiqueira
Intermediário
Intermediário

#5 Mensagem por ualisonsiqueira » Ter Abr 10, 2007 11:26 pm

alcmartin escreveu:aliás, taí um bom emprego p/ arrumar p/ cunhados: piloto de prova de assento ejetável...he,he! :twisted: :twisted:

Arruma ae uns editais, pois eu tenho uns dois cunhados que iriam nem que fosse na marra! :twisted: :twisted:

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

#6 Mensagem por henriquejr » Qua Abr 11, 2007 1:16 pm

ualisonsiqueira escreveu:
alcmartin escreveu:aliás, taí um bom emprego p/ arrumar p/ cunhados: piloto de prova de assento ejetável...he,he! :twisted: :twisted:

Arruma ae uns editais, pois eu tenho uns dois cunhados que iriam nem que fosse na marra! :twisted: :twisted:

O Assentos ejetaveis da Russia são reconhecidos até pelos americanos como sendo os melhores do mundo. Inclusive a US NAVY cogitou a alguns anos atrás a possibilidade de equipar seus caças operados em PA com assentos ejetaveis russos para dar maior segurança às tripulações.

Skyway
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 266 vezes

#7 Mensagem por Skyway » Qui Abr 12, 2007 1:03 am

Pois é, isso não é mistério nem nunca foi, os assentos russos são os melhores.

E pelo amor de deus, que no caso do S.Tucano, nem se fosse um assento russo de última geração o pobre Piloto teria se safado.

Entendam que foi baixíssima altitude e de cabeça para baixo!

AD ASTRA PER ASPERA
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#8 Mensagem por chm0d » Qui Abr 12, 2007 1:19 am

Skyway escreveu:Pois é, isso não é mistério nem nunca foi, os assentos russos são os melhores.

E pelo amor de deus, que no caso do S.Tucano, nem se fosse um assento russo de última geração o pobre Piloto teria se safado.

Qual altitude?

Skyway
Sênior
Sênior

#9 Mensagem por Skyway » Qui Abr 12, 2007 1:22 am

chm0d escreveu:
Skyway escreveu:Pois é, isso não é mistério nem nunca foi, os assentos russos são os melhores.

Qual altitude?

Menos que uma torre de celular. Isso é MUITO baixo.

AD ASTRA PER ASPERA
Luiz Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 25 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Luiz Bastos » Qui Abr 12, 2007 3:58 am

Skyway escreveu:Menos que uma torre de celular. Isso é MUITO baixo.

E como o co-piloto se salvou e ainda correu para tentar prestar socorro ao piloto? Fui :wink:

Skyway
Sênior
Sênior

#11 Mensagem por Skyway » Qui Abr 12, 2007 8:45 am

Luiz Bastos escreveu:
Skyway escreveu:Menos que uma torre de celular. Isso é MUITO baixo.

E como o co-piloto se salvou e ainda correu para tentar prestar socorro ao piloto? Fui :wink:

Vocês ainda não entenderam o que foi comentado até agora sobre o ocorrido.

Lembrando que estamos no campo de suposições e tudo aqui não pode ser levado como verdade sobre o ocorrido. Estou apenas debatendo no mais provável e no que eu entendi dos relatos.

Imaginem uma aeronave em vôo lento se chocando contra uma torre de celular.

Não sei quando o Piloto ejetou, antes ou depois do choque, mas quem já viu aqui vídeos de acidentes de aviões(tem uma paulada no youtube), sabe que quando uma aeronave é danificada, ela muda de direção/posição muito rápido.

Em um vôo devagar então, é como se vc soltasse de um guindaste a aeronave lá de cima, ela cai feito uma pedra e acabou aerodinâmica.

O que salvou o Piloto e matou o co-piloto foi o momento que os assentos ejetores foram acionados.

Quando o Piloto ejetou, a aeronave ainda estava numa posição dentro do envelope de segurança do Martin Baker, mas na diferença de poucos segundo entre uma ejeção e outra, a aeronave rolou e ficou na faca ou até quase de dorso, e aí a ejeção do co-piloto foi como disparar um míssel para o chão.

Lembrando que a torre já é baixa, e a aeronave estava caido quando tudo isso acondeceu.

Se foi realmente isso, assento nenhum conseguiria salvar a vida do co-piloto.

Pois teria que ir a princípio para baixo, girar e depois ir para cima ou já abrir o para-quedas numa altura em que não adiantaria de nada.

Um Abraço!

PS: Acabei de ver que a torre de celular que o S.Tucano colidiu tinha só 60 Metros! :shock:

Fonte: http://www.estadao.com.br/ultimas/cidad ... 05/254.htm

AD ASTRA PER ASPERA
Responder