C-115 (DHC-5) Búfalo
Capaz de transportar 41 soldados equipados, um míssil Pershing, um obuseiro de 105 mm ou um caminhão de 750 kg, o DHC-5 (primeiro vôo em 9 de abril de 1964) é um bimotor turboélice com asa alta.
Os primeiros quatro exemplares, produzidos em 1964 e 1965, foram entregues ao Exército dos EUA, onde foram designados YAC-2, depois CV-7A e depois C-8A. No entanto, os Estados Unidos não fizeram pedidos. Quinze DHC-5A foram entregues para as Forças Armadas do Canadá em 1968, designados CC-115.
O primeiro comprador militar estrangeiro foi o Brasil, em 1969. No final, a FAB ficou com vinte C-115, 10 em Manaus e 10 no Rio de Janeiro. A Força Aérea do Peru recebeu dezesseis DHC-5A, que formam um esquadrão de transporte sediado em Jorge Chávez. Sem encomendas dos E.U.A., a de Havilland Canada encerrou a produção do DHC-5A em 1972. A versão DHC-5D, equipada com motores General Electric CT64-820-4, atraiu suficiente atração de compradores estrangeiros. De 1974 a 1986 foram vendidos 64 exemplares a clientes estrangeiros: dezesseis forças aéreas (a maioria inexpressiva, como o Togo, Abu Dhabi e Sudão), além da Marinha do México e da polícia de Omã. Os dez DHC-5D vendidos ao Egito são equipados para lançamento de cargas em pára-quedas a baixa altitude; em 1985 quatro desses aparelhos foram encaminhados a Swedair, da Suécia, para conversão em treinadores. O total de DHC-5 produzidos é de 123.
Nos EUA, um C-8A foi transformado em NASA/DITC XC8A, para pesquisas em técnicas avançadas de STOL; outro aparelho do mesmo tipo tornou-se o NASA/Boeing QSRA, para pesquisas de transporte de curto alcance.
Foi desenvolvido para ser um avião de característica STOL ("Short Take Off and Landing" / decolagem e pouso curtos), destinado a transporte de cargas, o Buffalo adaptou-se facilmente às necessidades da Força Aérea na Região Amazônica. Seu desempenho em pistas curtas é superior ao de qualquer outra aeronave de transporte em sua classe, com a mesma desenvoltura em extremos opostos de condições climáticas. Utilizado como lançador de pára-quedistas e transporte de cargas leves, o Buffalo tornou-se imagem constante nas regiões mais remotas do País.
Características
País de origem:
Canadá
Fabricante:
De Havilland Canadá
Tipo:
Transporte de tropas e cargas leves
Motores:
2 (G E Turboélice CT64-820-1 de 3.055 SHP)
Vel. máxima:
435 km/h
Vel. máx. cruzeiro:
420 km/h a 3.050 m
Alcance:
1.112 km (8.164kg)
Vazio:
10.505 kg
Máx. decolagem:
18.598 kg
Envergadura:
29,26 m
Comprimento:
24,08 m
Altura:
8,73 m
Área de asa:
87,8 m 2
Tripulação:
4 (além de 41 soldados ou 34 pára-quedistas ou 24 macas e 6 médicos)
Operadores:
Brasil, Birmânia, República dos Camarões, Canadá, Equador, Egito, Etiópia, México, Peru, Sudão, Tanzânia, Togo, Estados Unidos, Zaire, Zâmbia, Quênia, Oman, Maurício, Emirados Árabes Unidos
Fuentes:
http://www.aer.mil.br/Aeronaves/htm/c115.htm
http://www.jetsite.com.br/2004/mostra_a ... p?codi=228
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C-295
Os aviões C-295 atendem ao programa CL-X, cujo objetivo é dotar a Força Aérea Brasileira (FAB) de aviões de transporte médio para o apoio às atividades ligadas ao Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM) e ao Projeto Calha Norte, de caráter fundamentalmente social, para apoio às populações em zonas remotas do Amazonas com difícil acesso por outros meios de transporte. Os 12 aviões EADS CASA C-295 substituirão os veteranos C-115 Buffalo da FAB, complementando os 23 C-130 Hercules da Força Aérea Brasileira. O valor do contrato dos C-295 é de 238 milhões de euros.
Características
Motores: 2 P&W PW127G
Comprimento: 24.45M
Envergadura de asa: 25.81 M
Comprimento da cabina: 12.69 (sem rampa)
Largura máxima da cabina: 2.7M
Peso vazio: 9.500 Kg
Peso máximo á descolagem: 23.200 Kg
Capacidade dos tanques: 7.000 litros
Capacidade máxima de transporte: 9.250 Kg ou 37 M3 de carga.
(Já atingidos os 9.500 Kg - não oficial)
Volume da cabine: 57 M3
Numero de militares transportáveis: 75 (48 paraquedistas)
Velocidade máxima: 256 nós
Alcance máximo: 5.278 Km (sem carga)
Alcance com carga máxima(9.2 Ton): 1.450 Km
Alcance com 4.000Kg: 4.900 Km
Descolagem STOL: +/-600 M
Fuentes:
http://www.atech.br/_new/site/acontece/ ... php?id=910
http://www.areamilitar.net/analise/anal ... Materia=16