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A-29 tem reverso

Enviado: Qui Mar 01, 2007 10:45 pm
por robonluis
Pessoal o A-29 tem reverso?

Enviado: Qui Mar 01, 2007 10:57 pm
por nemesis
segundo a revista aero magazine ano 11 nº132 r$7,90 8-] , o at-29 não tem reverso, inclusive foi destaque na materia...



"gostei - desempenho, avionica

não gostei - falta de passo reverso (hélice) e ausencia de anti-skid"

Enviado: Qui Mar 01, 2007 11:42 pm
por Túlio
Tá, mas creio que a pergunta CORRETA seria: TODOS OS ALX num têm reverso nem anti-skid?

Eis que conheço há décadas a predileção de nossas FFAA por 'pés-de-boi'. Por exemplo, os da Colômbia..? :wink:

Enviado: Sex Mar 02, 2007 12:38 pm
por robonluis
Então Túlio adequndo a pergunta: todos os ALXs têm reverso?

Enviado: Sex Mar 02, 2007 12:54 pm
por nemesis
não os da fab!!! :roll: :lol: :lol:

Enviado: Sex Mar 02, 2007 1:48 pm
por Brasileiro
Só uma pergunta básica:

O que é reverso? :lol:



abraços]

Enviado: Sex Mar 02, 2007 2:05 pm
por Túlio
Brasileiro escreveu:Só uma pergunta básica:

O que é reverso? :lol:



abraços]


O reverso de aviões a turbohélice se dá invertendo o passo da hélice. Penses em um ventilador: ele sopra o vento em uma direção porque as pás fixas das hélices têm uma curva naquela direção. Nos turbohélices, as pás das hélices são móveis e, quando se aciona o reverso, as pás se movem para a posição inversa (reversão) à que estavam; o vento que estava sendo soprado para trás passa a ser soprado para frente, freando a aeronave e, por conseguinte, reduzindo a velocidade e corrida do pouso. :wink:

Enviado: Sex Mar 02, 2007 2:16 pm
por Adriano
Olá,

Talvez pelo pouco peso do A-29 o reverso não seja lá tão necessário assim para encurtar o pouso... segura-se o danado no freio mesmo... :roll:

Abraço!

Enviado: Sex Mar 02, 2007 5:30 pm
por robonluis
que dizer que os da FAB não têm? putz! O engraçado é que o T-27 tem, não é?

Enviado: Sex Mar 02, 2007 6:12 pm
por rodrigo
Tem discussões que me deixam de boca aberta com a minha ignorância. Eu nem sabia que aviões desse porte tinham reverso!

Enviado: Sex Mar 02, 2007 8:36 pm
por Cougar_PH
Pessoal

O A-29, tem compensação do passo da helice, contudo não sei se usam como reverso e se não estou enganado eles tem freio ventral.
Correto??

Enviado: Sex Mar 02, 2007 8:45 pm
por Carlos Lima
Cougar_PH escreveu:Pessoal

O A-29, tem compensação do passo da helice, contudo não sei se usam como reverso e se não estou enganado eles tem freio ventral.
Correto??


Sim, o A29 usa o feio ventral... acho que a idéia é tentar se desviar da sensação de "turbo-hélice" o máximo que puder :wink:

[]s
CB_Lima

Enviado: Sex Mar 02, 2007 8:52 pm
por Brigadeiro
Eu acho que quem poderia responder melhor essa pergunta seria o Bolovo, afinal de contas ele mora em São José e conhece muita gente que já pilotou o bichano... Desculpem a intromissão, mas acho que ele teria a resposta final para essa questão...

E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...

Sobre o freio ventral... Pelo que sei ele é usado para mergulhos...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...

Até mais!

Enviado: Sex Mar 02, 2007 9:02 pm
por Bolovo
Brigadeiro escreveu:Eu acho que quem poderia responder melhor essa pergunta seria o Bolovo, afinal de contas ele mora em São José e conhece muita gente que já pilotou o bichano... Desculpem a intromissão, mas acho que ele teria a resposta final para essa questão...

E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...

Sobre o freio ventral... Pelo que sei ele é usado para mergulhos...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...

Até mais!

Não sei resposta, vou tentar descobrir nesse final de semana.

Ah, quem pode responder também é o Vector, ele trabalha na Embraer e mora aqui em SJC, com certeza ele tem a resposta, ele sabe praticamente tudo sobre o Super Tucano.

Enviado: Sex Mar 02, 2007 10:59 pm
por Vector
Respondendo,

O A-29 não possui reversão do passo da hélice.

Sds,
Vector