A-29 tem reverso

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
robonluis
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Fev 19, 2006 2:01 am
Agradeceram: 1 vez

A-29 tem reverso

#1 Mensagem por robonluis » Qui Mar 01, 2007 10:45 pm

Pessoal o A-29 tem reverso?




Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

#2 Mensagem por nemesis » Qui Mar 01, 2007 10:57 pm

segundo a revista aero magazine ano 11 nº132 r$7,90 8-] , o at-29 não tem reverso, inclusive foi destaque na materia...



"gostei - desempenho, avionica

não gostei - falta de passo reverso (hélice) e ausencia de anti-skid"




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#3 Mensagem por Túlio » Qui Mar 01, 2007 11:42 pm

Tá, mas creio que a pergunta CORRETA seria: TODOS OS ALX num têm reverso nem anti-skid?

Eis que conheço há décadas a predileção de nossas FFAA por 'pés-de-boi'. Por exemplo, os da Colômbia..? :wink:




Avatar do usuário
robonluis
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Fev 19, 2006 2:01 am
Agradeceram: 1 vez

#4 Mensagem por robonluis » Sex Mar 02, 2007 12:38 pm

Então Túlio adequndo a pergunta: todos os ALXs têm reverso?




Avatar do usuário
nemesis
Avançado
Avançado
Mensagens: 610
Registrado em: Sáb Jan 29, 2005 7:57 pm
Localização: palotina-pr
Agradeceu: 3 vezes
Contato:

#5 Mensagem por nemesis » Sex Mar 02, 2007 12:54 pm

não os da fab!!! :roll: :lol: :lol:




sempre em busca da batida perfeita
Outro Lado Rock:
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9420
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 546 vezes

#6 Mensagem por Brasileiro » Sex Mar 02, 2007 1:48 pm

Só uma pergunta básica:

O que é reverso? :lol:



abraços]




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61739
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceu: 6390 vezes
Agradeceram: 6742 vezes
Contato:

#7 Mensagem por Túlio » Sex Mar 02, 2007 2:05 pm

Brasileiro escreveu:Só uma pergunta básica:

O que é reverso? :lol:



abraços]


O reverso de aviões a turbohélice se dá invertendo o passo da hélice. Penses em um ventilador: ele sopra o vento em uma direção porque as pás fixas das hélices têm uma curva naquela direção. Nos turbohélices, as pás das hélices são móveis e, quando se aciona o reverso, as pás se movem para a posição inversa (reversão) à que estavam; o vento que estava sendo soprado para trás passa a ser soprado para frente, freando a aeronave e, por conseguinte, reduzindo a velocidade e corrida do pouso. :wink:




Avatar do usuário
Adriano
Sênior
Sênior
Mensagens: 742
Registrado em: Sex Nov 25, 2005 3:51 pm

#8 Mensagem por Adriano » Sex Mar 02, 2007 2:16 pm

Olá,

Talvez pelo pouco peso do A-29 o reverso não seja lá tão necessário assim para encurtar o pouso... segura-se o danado no freio mesmo... :roll:

Abraço!




O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Avatar do usuário
robonluis
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 206
Registrado em: Dom Fev 19, 2006 2:01 am
Agradeceram: 1 vez

#9 Mensagem por robonluis » Sex Mar 02, 2007 5:30 pm

que dizer que os da FAB não têm? putz! O engraçado é que o T-27 tem, não é?




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#10 Mensagem por rodrigo » Sex Mar 02, 2007 6:12 pm

Tem discussões que me deixam de boca aberta com a minha ignorância. Eu nem sabia que aviões desse porte tinham reverso!




Avatar do usuário
Cougar_PH
Sênior
Sênior
Mensagens: 1557
Registrado em: Sex Jun 09, 2006 5:44 pm
Localização: Parnamirim/RN
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 34 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Cougar_PH » Sex Mar 02, 2007 8:36 pm

Pessoal

O A-29, tem compensação do passo da helice, contudo não sei se usam como reverso e se não estou enganado eles tem freio ventral.
Correto??




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#12 Mensagem por Carlos Lima » Sex Mar 02, 2007 8:45 pm

Cougar_PH escreveu:Pessoal

O A-29, tem compensação do passo da helice, contudo não sei se usam como reverso e se não estou enganado eles tem freio ventral.
Correto??


Sim, o A29 usa o feio ventral... acho que a idéia é tentar se desviar da sensação de "turbo-hélice" o máximo que puder :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Brigadeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2138
Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
Localização: Porto Velho/RO
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#13 Mensagem por Brigadeiro » Sex Mar 02, 2007 8:52 pm

Eu acho que quem poderia responder melhor essa pergunta seria o Bolovo, afinal de contas ele mora em São José e conhece muita gente que já pilotou o bichano... Desculpem a intromissão, mas acho que ele teria a resposta final para essa questão...

E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...

Sobre o freio ventral... Pelo que sei ele é usado para mergulhos...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...

Até mais!




Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#14 Mensagem por Bolovo » Sex Mar 02, 2007 9:02 pm

Brigadeiro escreveu:Eu acho que quem poderia responder melhor essa pergunta seria o Bolovo, afinal de contas ele mora em São José e conhece muita gente que já pilotou o bichano... Desculpem a intromissão, mas acho que ele teria a resposta final para essa questão...

E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...

Sobre o freio ventral... Pelo que sei ele é usado para mergulhos...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...

Até mais!

Não sei resposta, vou tentar descobrir nesse final de semana.

Ah, quem pode responder também é o Vector, ele trabalha na Embraer e mora aqui em SJC, com certeza ele tem a resposta, ele sabe praticamente tudo sobre o Super Tucano.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Vector
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 279
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 9:28 am

#15 Mensagem por Vector » Sex Mar 02, 2007 10:59 pm

Respondendo,

O A-29 não possui reversão do passo da hélice.

Sds,
Vector




Responder