A-29 tem reverso
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
Brasileiro escreveu:Só uma pergunta básica:
O que é reverso?
abraços]
O reverso de aviões a turbohélice se dá invertendo o passo da hélice. Penses em um ventilador: ele sopra o vento em uma direção porque as pás fixas das hélices têm uma curva naquela direção. Nos turbohélices, as pás das hélices são móveis e, quando se aciona o reverso, as pás se movem para a posição inversa (reversão) à que estavam; o vento que estava sendo soprado para trás passa a ser soprado para frente, freando a aeronave e, por conseguinte, reduzindo a velocidade e corrida do pouso.
- Carlos Lima
- Sênior
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Cougar_PH escreveu:Pessoal
O A-29, tem compensação do passo da helice, contudo não sei se usam como reverso e se não estou enganado eles tem freio ventral.
Correto??
Sim, o A29 usa o feio ventral... acho que a idéia é tentar se desviar da sensação de "turbo-hélice" o máximo que puder
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Brigadeiro
- Sênior
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Eu acho que quem poderia responder melhor essa pergunta seria o Bolovo, afinal de contas ele mora em São José e conhece muita gente que já pilotou o bichano... Desculpem a intromissão, mas acho que ele teria a resposta final para essa questão...
E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...
Sobre o freio ventral... Pelo que sei ele é usado para mergulhos...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...
Até mais!
E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Brigadeiro escreveu:Eu acho que quem poderia responder melhor essa pergunta seria o Bolovo, afinal de contas ele mora em São José e conhece muita gente que já pilotou o bichano... Desculpem a intromissão, mas acho que ele teria a resposta final para essa questão...
Até mais!
Não sei resposta, vou tentar descobrir nesse final de semana.
Ah, quem pode responder também é o Vector, ele trabalha na Embraer e mora aqui em SJC, com certeza ele tem a resposta, ele sabe praticamente tudo sobre o Super Tucano.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)