A-29 tem reverso
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61739
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
- Brasileiro
- Sênior
- Mensagens: 9420
- Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
- Agradeceu: 239 vezes
- Agradeceram: 546 vezes
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61739
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6390 vezes
- Agradeceram: 6742 vezes
- Contato:
Brasileiro escreveu:Só uma pergunta básica:
O que é reverso?
abraços]
O reverso de aviões a turbohélice se dá invertendo o passo da hélice. Penses em um ventilador: ele sopra o vento em uma direção porque as pás fixas das hélices têm uma curva naquela direção. Nos turbohélices, as pás das hélices são móveis e, quando se aciona o reverso, as pás se movem para a posição inversa (reversão) à que estavam; o vento que estava sendo soprado para trás passa a ser soprado para frente, freando a aeronave e, por conseguinte, reduzindo a velocidade e corrida do pouso.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Cougar_PH escreveu:Pessoal
O A-29, tem compensação do passo da helice, contudo não sei se usam como reverso e se não estou enganado eles tem freio ventral.
Correto??
Sim, o A29 usa o feio ventral... acho que a idéia é tentar se desviar da sensação de "turbo-hélice" o máximo que puder
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Brigadeiro
- Sênior
- Mensagens: 2138
- Registrado em: Qua Dez 21, 2005 10:54 am
- Localização: Porto Velho/RO
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 12 vezes
Eu acho que quem poderia responder melhor essa pergunta seria o Bolovo, afinal de contas ele mora em São José e conhece muita gente que já pilotou o bichano... Desculpem a intromissão, mas acho que ele teria a resposta final para essa questão...
E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...
Sobre o freio ventral... Pelo que sei ele é usado para mergulhos...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...
Até mais!
E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...
Sobre o freio ventral... Pelo que sei ele é usado para mergulhos...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...
Até mais!
Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Brigadeiro escreveu:Eu acho que quem poderia responder melhor essa pergunta seria o Bolovo, afinal de contas ele mora em São José e conhece muita gente que já pilotou o bichano... Desculpem a intromissão, mas acho que ele teria a resposta final para essa questão...
E aí meu caro colega Bolovo, o ALX da FAB (ou afins) tem ou não o famoso passo reverso?? (sinceramente eu acho que sim, mas quem sou eu para garantir, já que vi a aeronave apenas uma vez, parqueada, durante os Portões Abertos em PAMA-LS em 2003)...
Sobre o freio ventral... Pelo que sei ele é usado para mergulhos...
Para livrar o efeito de torque da hélice, o T-27 (e acho que o A-29 também) tem o motor levemente desviado, snme para a esquerda (desculpem, mas não estou lembrado agora) em relação ao seu eixo longitudinal, fazendo com que minimize o avião gire para direita quando voando com muita potência devido ao efeito da hélice, dando um comportamento mais "jet" para o treinador. Eu li isso no livro do Ozires Silva (A Decolagem de um Sonho)... Depois eu coloco "la fuente" exata para consultas...
Até mais!
Não sei resposta, vou tentar descobrir nesse final de semana.
Ah, quem pode responder também é o Vector, ele trabalha na Embraer e mora aqui em SJC, com certeza ele tem a resposta, ele sabe praticamente tudo sobre o Super Tucano.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)