Ola Srs
Tenho durante muito tempo me oposto a corrente de pensamento que defende a EMBRAER (posição claramente encorajada pelas atitudes da própria empresa ) no caso FX.
A separação da atitude do que seria o interesse nacional e o interesse da EMBRAER como empresa sempre foi por moim apregoada e por isso sinto-me a vontade para apor este notícia da CNN internacional ( nem sei faz parte do "lobbão" ainda do FX ) , mas como brasileiro não deixo de achar tal fato relevante divido por causa disto a notícia com vocÊs.
'Embraer está pronta para competir com gigantes'
Agência Estado
Há cerca de dez anos, a Embraer produzia turbopropulsores, e perdia dinheiro. Hoje, a companhia brasileira comemora a quarta colocação entre os fabricantes de aviões de passageiros em todo o mundo do mundo e está posicionada para competir com as gigantes Airbus e Boeing no mercado internacional. A avaliação foi feita pelo site da rede de televisão CNN, em entrevista com o presidente da Embraer, Maurício Botelho. Durante a conversa, Botelho falou sobre os desafios atravessados no passado e sobre a estratégia que ajudou a colocar a Embraer entre as líderes da aviação comercial.
O executivo reconheceu que a modernização de processos produtivos e o baixo custo da mão-de-obra no País foram essenciais para que a empresa pudesse recuperar o crescimento. No entanto, ele acredita que há uma explicação mais importante para o sucesso. "Trata-se de fazer as coisas do jeito certo, na hora certa. De não ser tímido na tomada de decisões. De não ter medo de assumir as responsabilidades envolvidas na tomada de decisões. E acho que é importante não esquecer o sentido do negócio, que não é produzir aviões, mas sim servir seus clientes. É isso que realmente gera valor. O resto são apenas formas de alcançar esse objetivo."
Na reportagem, a rede de televisão norte-americana destacou que a Embraer possui uma série de vantagens competitivas, que vão muito além dos benefícios trazidos pela taxa de câmbio. Custos trabalhistas são inferiores aos dos Estados Unidos e da Europa e a produtividade da empresa é maior do que a de rivais.
Além disso, a Embraer conta com um novo centro de realidade virtual que permite que seus clientes saibam exatamente como será o produto final. Todas essas características devem ajudar a Embraer a impulsionar as vendas de sua nova família de aeronaves, que terão entre 70 e 110 lugares, resultado de um investimento de cerca de US$ 1 bilhão. "Trata-se de um investimento muito grande para nós", afirmou Botelho.
--------------------------------------------------------------------------------------
Um reparo aos "turbopropulsores" que devem se referir a aviões com este tipo de propulsão.
Não conheço bem a história da Embraer e efetivamente como foi feita esta "virada" (nem o tipo de apoio que ela recebeu - sei apenas do financiamento acumulado de exportações de 4,5 bi de dólares pelo BNDES), contudo se for analisada pelo foco do sucesso obtido, efetivamente é uma empresa meritória do respeito de todos
Sundao
"DECHAVANDO" A EMBRAER
Moderador: Conselho de Moderação