"DECHAVANDO" A EMBRAER

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
SUNDAO
Avançado
Avançado
Mensagens: 376
Registrado em: Dom Nov 09, 2003 12:18 am
Agradeceu: 1 vez

"DECHAVANDO" A EMBRAER

#1 Mensagem por SUNDAO » Ter Abr 13, 2004 1:03 pm

Ola Srs

Tenho durante muito tempo me oposto a corrente de pensamento que defende a EMBRAER (posição claramente encorajada pelas atitudes da própria empresa ) no caso FX.

A separação da atitude do que seria o interesse nacional e o interesse da EMBRAER como empresa sempre foi por moim apregoada e por isso sinto-me a vontade para apor este notícia da CNN internacional ( nem sei faz parte do "lobbão" ainda do FX ) , mas como brasileiro não deixo de achar tal fato relevante divido por causa disto a notícia com vocÊs.


'Embraer está pronta para competir com gigantes'

Agência Estado

Há cerca de dez anos, a Embraer produzia turbopropulsores, e perdia dinheiro. Hoje, a companhia brasileira comemora a quarta colocação entre os fabricantes de aviões de passageiros em todo o mundo do mundo e está posicionada para competir com as gigantes Airbus e Boeing no mercado internacional. A avaliação foi feita pelo site da rede de televisão CNN, em entrevista com o presidente da Embraer, Maurício Botelho. Durante a conversa, Botelho falou sobre os desafios atravessados no passado e sobre a estratégia que ajudou a colocar a Embraer entre as líderes da aviação comercial.

O executivo reconheceu que a modernização de processos produtivos e o baixo custo da mão-de-obra no País foram essenciais para que a empresa pudesse recuperar o crescimento. No entanto, ele acredita que há uma explicação mais importante para o sucesso. "Trata-se de fazer as coisas do jeito certo, na hora certa. De não ser tímido na tomada de decisões. De não ter medo de assumir as responsabilidades envolvidas na tomada de decisões. E acho que é importante não esquecer o sentido do negócio, que não é produzir aviões, mas sim servir seus clientes. É isso que realmente gera valor. O resto são apenas formas de alcançar esse objetivo."

Na reportagem, a rede de televisão norte-americana destacou que a Embraer possui uma série de vantagens competitivas, que vão muito além dos benefícios trazidos pela taxa de câmbio. Custos trabalhistas são inferiores aos dos Estados Unidos e da Europa e a produtividade da empresa é maior do que a de rivais.

Além disso, a Embraer conta com um novo centro de realidade virtual que permite que seus clientes saibam exatamente como será o produto final. Todas essas características devem ajudar a Embraer a impulsionar as vendas de sua nova família de aeronaves, que terão entre 70 e 110 lugares, resultado de um investimento de cerca de US$ 1 bilhão. "Trata-se de um investimento muito grande para nós", afirmou Botelho.

--------------------------------------------------------------------------------------

Um reparo aos "turbopropulsores" que devem se referir a aviões com este tipo de propulsão.

Não conheço bem a história da Embraer e efetivamente como foi feita esta "virada" (nem o tipo de apoio que ela recebeu - sei apenas do financiamento acumulado de exportações de 4,5 bi de dólares pelo BNDES), contudo se for analisada pelo foco do sucesso obtido, efetivamente é uma empresa meritória do respeito de todos

Sundao




Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba
Agradeceu: 3 vezes

#2 Mensagem por VICTOR » Ter Abr 13, 2004 1:34 pm

Esse termo "turbopropulsores" deve se referir aos turboélices que a Embraer fabricava, em alguma tradução infeliz.

Propeller é hélice.
Turboprop é turboélice.

:idea: :wink:




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Responder