Evo nacionaliza empresa metalurgica suiça

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

Evo nacionaliza empresa metalurgica suiça

#1 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 09, 2007 6:16 pm

Hoje, dia 9 de fevereiro de 2007, Evo Morales nacionalizou a Empresa Metalurgica Vinto S.A, subsidiária da suiça Glencore, em Oruntyy (Bolívia). O interessante é que os trabalhadores tentaram evitar a entrada do Exército Boliviano nas instalações da empresa.

Imagem
Imagem
ORURO - ORURO - BOLIVIA
epa00927342 Bolivian workers try to prevent the Bolivian army from entering the grounds of the smelting company, Empresa Metalurgica Vinto S.A, a subsidiary of the Swiss Glencore, in Orutry (Bolivia), Friday 09 February 2007, after it was nationalized by the government of Evo Morales. The decree to nationalize Vinto, is founded on claims that the company violated law, when it was transferred over from the British trading company Allied Deals in 1999. EPA/Martin Alipaz
EPA / STF / Martin Alipaz

Quando tempo será que o Evo dura no poder? Acho que não muito, parece que nem os bolivianos o querem mais.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#2 Mensagem por chm0d » Sex Fev 09, 2007 6:38 pm

Voces notaram? todos de AK!!!

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 531 vezes

#3 Mensagem por delmar » Sex Fev 09, 2007 6:41 pm

chm0d escreveu:Voces notaram? todos de AK!!!

e com os carregadores.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Bolovo
Sênior
Sênior

#4 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 09, 2007 6:43 pm

Errado.

São fuzis IMI Galil, israelenses. Devem ser tropas especiais do EBol, já que o grosso da tropa usa FAL, assim como o nosso EB.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#5 Mensagem por chm0d » Sex Fev 09, 2007 6:47 pm

Bolovo escreveu:

Errado.

São fuzis IMI Galil, israelenses. Devem ser tropas especiais do EBol, já que o grosso da tropa usa FAL, assim como o nosso EB.

Vlw bolovo!!!

Carlos Mathias

#6 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Fev 09, 2007 6:48 pm

Agora, de acordo com os estrategistas daqui, as forças especiais suíças invadirão a Bolívia e bombardearão tudo por lá. No mínimo.

chm0d
Sênior
Sênior
Contato:

#7 Mensagem por chm0d » Sex Fev 09, 2007 6:50 pm

Carlos Mathias escreveu:Agora, de acordo com os estrategistas daqui, as forças especiais suíças invadirão a Bolívia e bombardearão tudo por lá. No mínimo.

:D :D

delmar
Sênior
Sênior

#8 Mensagem por delmar » Sex Fev 09, 2007 7:27 pm

Bolovo escreveu:

Errado.

Não eram estes os fuzis que a Bolivia tinha em dotação, porém não tinha a munição?

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Morcego » Sex Fev 09, 2007 7:31 pm

Carlos Mathias escreveu:Agora, de acordo com os estrategistas daqui, as forças especiais suíças invadirão a Bolívia e bombardearão tudo por lá. No mínimo.

Pq vc não coloca logo segundo o MORCEGO? eu sei que vc discorda da minha linha de pensamento, nem por isso EU DESRESPEITEI A VOSSA.

Os suécos não podem fazer isso pq PRIMEIRO o investimento no negócio não é equivalente ao BRASILEIRO, segundo, eles não precisam desses metais com a mesma necessidade que precisamos daquele gás e terceiro eles não vão atravessar o oceano pq nem condições para isso eles tem.

mas pode ter certeza de uma coisa, PERDOAR divida deles não vão não, muito menos emprestar dinheiro ou investivir novamente la.

e claro, vc não encontrara nada como aquela foto do EVO atraz do lula, só que com o CHANCELER suéco (ALIAS, qual é o regime politico deles?)

Bolovo
Sênior
Sênior

#10 Mensagem por Bolovo » Sex Fev 09, 2007 7:33 pm

delmar escreveu:
Bolovo escreveu:

Errado.

Não eram estes os fuzis que a Bolivia tinha em dotação, porém não tinha a munição?

Não sei do que você está falando, mas se estiver se referindo a aquela foto do soldado sem o carregador, aquela arma é uma FAL 7,62mm, essa Galil é 5,56mm.
morcego escreveu:BLEM BLEM BLEM

MORCEGO, a Empresa não era SUECA, mas sim era SUÍÇA! :mrgreen:

Editado pela última vez por Bolovo em Sex Fev 09, 2007 7:35 pm, em um total de 1 vez.
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#11 Mensagem por Morcego » Sex Fev 09, 2007 7:40 pm

morcego escreveu:BLEM BLEM BLEM

MORCEGO, a Empresa não era SUECA, mas sim era SUÍÇA! :mrgreen:[/quote]

é como eu falei, EHAHEAHEHA

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#12 Mensagem por Einsamkeit » Sex Fev 09, 2007 8:17 pm

Seria o certo

8-]

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
hayes
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por hayes » Sex Fev 09, 2007 8:21 pm

Sr. Mathias, tenho alguns comentários.

1) A Metalúrgica em questão não era nem de longe estatal;

2) A Metalúrgica em questão tem importância reduzida, tanto para a Bolívia quanto para a sua controladora suíça;

3) A Suíça é um país com reduzida importante geoestratégica, e não tem maiores laços comerciais com a Bolívia;

4) A Suíça não depende do gás boliviano em sua vida cotidiana.

Logo, vemos que se tratam de situações altamente diversas, portanto a comparação não apenas é inválida, como também, me permita, estapafúrdia, com todo respeito.

Dito isso, reitero que não advogo pela invasão da Bolívia. Apenas advogo pela atitude firme em relação aos ocorridos. Nada mais, nada menos.

Como diz o adágio milenar, "À César o que é de César". E não me refiro ao nobre moderador homônimo.

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#14 Mensagem por Plinio Jr » Sex Fev 09, 2007 9:20 pm

Quando tempo será que o Evo dura no poder? Acho que não muito, parece que nem os bolivianos o querem mais.

O Evo é pau mandado do Chavito, que diga-se de passagem, deve ter investido ($$) um bocado para isto acontecer, tornar-se presidente da Bolívia, e ele não vai querer perder o tempo e dinheiro neste ¨investimento¨, por hora, acredito que o Evo terá todo apoio necessário do Chaves, não deve sair tão cedo.

Indiferente se a Metalurgica tem ou não importãncia em termos politicos/economicos, alguem está tomando calote e isto é só o começo da degradação da imagem da Bolivia mundo afora, vovo Fidel deve estar apreciando ver tudo isto.

delmar
Sênior
Sênior

#15 Mensagem por delmar » Sex Fev 09, 2007 10:41 pm

Bolovo escreveu:
delmar escreveu:
Bolovo escreveu:

Errado.

Não sei do que você está falando, mas se estiver se referindo a aquela foto do soldado sem o carregador, aquela arma é uma FAL 7,62mm, essa Galil é 5,56mm.

O exército boliviano já tinha um estoque de Galil em seu inventário antes de Evo assumir. Quando da ocupação das refinarias não era utilizado por não terem a munição 5,56mm em seus arsenais. Assim só usavam o FAL. Agora devem ter comprado, ou recebido da Venezuela, um estoque de munição 5,56 e começaram a utilizar também o Galil. Não é portanto uma arma nova no exército boliviano.

Responder