Schnorchel - para o Walter e demais entendidos
Enviado: Sex Fev 09, 2007 9:01 am
Estava lendo o livro "A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945" (R. de Belot, Ed. Record) e há um sub capítulo falando sobre o Schnorchel e suas vantagens/ desvantagens. Lendo a explanação sobre o equipamento eu me deparei com a seguinte informação:
"(...) O Schnorchel apresentava, no entanto, inconvenientes. (...) Para evitar a entrada d'água a boca do tubo tinha uma válvula automática que se fechava sempre que o aparelho fosse recoberto pelo mar ou quando a pofundidade de imersão do submarino variasse; o fechamento brusco da válvula provocava brutais variações de pressão no interior do submarino, penosas para a tripulação." (...)
(A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945, R. de Belot - Ed. Record, página 233)
A minha dúvida é o seguinte: qual é a diferença ou a variação de pressão que há dentro do submarino quando está submerso e quando está na superfície? É uma diferença muito grande? No caso, conta-se que eles sofriam muito com a variação de pressão devido ao fechamento da tal válvula do Schnorchel, essa diferença era realmente gritante a ponto dos tripulante sentirem fisicamente os seus efeitos? E nos submarinos atuais, há diferenças de pressão ou há maneiras "pressurizar" o sub como nos aviões de carreira (ou uma coisa não tem nada a ver com a outra)?
Obrigado pela atenção e até mais!
PS.: Ah, tem mais uma coisinha: Walter, você prometeu desde 2005 que escreveria sobre as Malvinas, Los Angeles x 671RTM e também sobre o affair em Madeira... Você disse que o tópico já estava sendo escrito e que "até domingo" estava pronto (isso em 2005)... Agora, qual domingo...
"(...) O Schnorchel apresentava, no entanto, inconvenientes. (...) Para evitar a entrada d'água a boca do tubo tinha uma válvula automática que se fechava sempre que o aparelho fosse recoberto pelo mar ou quando a pofundidade de imersão do submarino variasse; o fechamento brusco da válvula provocava brutais variações de pressão no interior do submarino, penosas para a tripulação." (...)
(A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945, R. de Belot - Ed. Record, página 233)
A minha dúvida é o seguinte: qual é a diferença ou a variação de pressão que há dentro do submarino quando está submerso e quando está na superfície? É uma diferença muito grande? No caso, conta-se que eles sofriam muito com a variação de pressão devido ao fechamento da tal válvula do Schnorchel, essa diferença era realmente gritante a ponto dos tripulante sentirem fisicamente os seus efeitos? E nos submarinos atuais, há diferenças de pressão ou há maneiras "pressurizar" o sub como nos aviões de carreira (ou uma coisa não tem nada a ver com a outra)?
Obrigado pela atenção e até mais!
PS.: Ah, tem mais uma coisinha: Walter, você prometeu desde 2005 que escreveria sobre as Malvinas, Los Angeles x 671RTM e também sobre o affair em Madeira... Você disse que o tópico já estava sendo escrito e que "até domingo" estava pronto (isso em 2005)... Agora, qual domingo...