Estava lendo o livro "A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945" (R. de Belot, Ed. Record) e há um sub capítulo falando sobre o Schnorchel e suas vantagens/ desvantagens. Lendo a explanação sobre o equipamento eu me deparei com a seguinte informação:
"(...) O Schnorchel apresentava, no entanto, inconvenientes. (...) Para evitar a entrada d'água a boca do tubo tinha uma válvula automática que se fechava sempre que o aparelho fosse recoberto pelo mar ou quando a pofundidade de imersão do submarino variasse; o fechamento brusco da válvula provocava brutais variações de pressão no interior do submarino, penosas para a tripulação." (...)
(A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945, R. de Belot - Ed. Record, página 233)
A minha dúvida é o seguinte: qual é a diferença ou a variação de pressão que há dentro do submarino quando está submerso e quando está na superfície? É uma diferença muito grande? No caso, conta-se que eles sofriam muito com a variação de pressão devido ao fechamento da tal válvula do Schnorchel, essa diferença era realmente gritante a ponto dos tripulante sentirem fisicamente os seus efeitos? E nos submarinos atuais, há diferenças de pressão ou há maneiras "pressurizar" o sub como nos aviões de carreira (ou uma coisa não tem nada a ver com a outra)?
Obrigado pela atenção e até mais!
PS.: Ah, tem mais uma coisinha: Walter, você prometeu desde 2005 que escreveria sobre as Malvinas, Los Angeles x 671RTM e também sobre o affair em Madeira... Você disse que o tópico já estava sendo escrito e que "até domingo" estava pronto (isso em 2005)... Agora, qual domingo...
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Thiago
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Re: Schnorchel - para o Walter e demais entendidos
="Brigadeiro"]Estava lendo o livro "A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945" (R. de Belot, Ed. Record) e há um sub capítulo falando sobre o Schnorchel e suas vantagens/ desvantagens. Lendo a explanação sobre o equipamento eu me deparei com a seguinte informação:
"(...) O Schnorchel apresentava, no entanto, inconvenientes. (...) Para evitar a entrada d'água a boca do tubo tinha uma válvula automática que se fechava sempre que o aparelho fosse recoberto pelo mar ou quando a pofundidade de imersão do submarino variasse; o fechamento brusco da válvula provocava brutais variações de pressão no interior do submarino, penosas para a tripulação." (...)
(A Guerra Aeronaval no Atlântico 1939-1945, R. de Belot - Ed. Record, página 233)
Esse delta de pressão realmente existe e é bastante desconfortável para est´pa em um sub pela primeira vez.
A longo prazo existe(pode existir de fato) algum dano ao aparelho auditivo e até mesmo aos globos oculares devido a exposição continuada a tais codições.
Mas esse é um assunton que deve ser discutido com um médico especialista em medicina hiperbárica.
A minha dúvida é o seguinte: qual é a diferença ou a variação de pressão que há dentro do submarino quando está submerso e quando está na superfície? É uma diferença muito grande? No caso, conta-se que eles sofriam muito com a variação de pressão devido ao fechamento da tal válvula do Schnorchel, essa diferença era realmente gritante a ponto dos tripulante sentirem fisicamente os seus efeitos?
O Delta de pressão não é muito considerável. aliás não pode ser. Tanyo qto. possível ele é mantido hiperbaricamente amigável com a pressão da superfície.
Daí a nescessidade de se pressurizar os tubos de torpedo antes de qualquer lançamento.
O fechamento de suspiros do Snorkel é realmente um pouco desagradável, é uma sensação um pouco mais forte que aquela sentida qdo. se está em uma aeronave subindo para altitude de cruzeiro.
E nos submarinos atuais, há diferenças de pressão ou há maneiras "pressurizar" o sub como nos aviões de carreira (ou uma coisa não tem nada a ver com a outra)?
Isso já é feito á muito tempo. Eu servi em um Guppy III o S-15 Goiás e já era assim...
Obrigado pela atenção e até mais!
PS.: Ah, tem mais uma coisinha: Walter, você prometeu desde 2005 que escreveria sobre as Malvinas, Los Angeles x 671RTM e também sobre o affair em Madeira... Você disse que o tópico já estava sendo escrito e que "até domingo" estava pronto (isso em 2005)... Agora, qual domingo...
Não vou te enganar, achgo que essa dívida toda só mesmo lá pro meio do ano.
Devo não nego pago qdo.....
...ficar pronto.
sds
Walter
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Re: Schnorchel - para o Walter e demais entendidos
Obrigado pelas informações... Mas aí veio mais dúvidas:
Quando o sub submerge, ele começa a perder pressão? Por onde sai tanto ar quando ele está lá no fundo? Pelo que eu li o submarino fica com uma pressão menor do que o atmosférico, tanto é que os tubos precisam ser pressurisados, nesse caso, como ele consegue perder essa parcela de ar?
Sobre o texto das Malvinas... hehehehe
Será num domingo de maio? Junho? Julho talvez... hehehehehe
Até mais!
Quando o sub submerge, ele começa a perder pressão? Por onde sai tanto ar quando ele está lá no fundo? Pelo que eu li o submarino fica com uma pressão menor do que o atmosférico, tanto é que os tubos precisam ser pressurisados, nesse caso, como ele consegue perder essa parcela de ar?
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Re: Schnorchel - para o Walter e demais entendidos
Ninguém sabe?
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Brigadeiro,
O sub quando emerge aumenta a sua pressão interna, devido ao aumento de pressão no meio exterior. Digamos que diminui de tamanho e mantem o mesmo ar. Creio que existem mecanismos de controlo dessa pressão para haver mais conforto abordo, tal como no aviões, mas não conheço esses sistemas.
[[]]'s
O sub quando emerge aumenta a sua pressão interna, devido ao aumento de pressão no meio exterior. Digamos que diminui de tamanho e mantem o mesmo ar. Creio que existem mecanismos de controlo dessa pressão para haver mais conforto abordo, tal como no aviões, mas não conheço esses sistemas.
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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