cicloneprojekt escreveu:
Alexandre boa tarde,
O problema é que o pessoal que está debatendo lá está apaixonado demais pelo tema e bastante desprovido de conhecimento técnico acerca do assunto.
Já percebi que está havendo uma manipulação meio maniqueísta da coisa. É o mesmo pessoal que na época do mensalão não postava uma mensagem, mas agora que são militares da MB na pseudo-berlinda, aproveitam para se tornar submarinistas de escol de uma hora para outra.
Ficou claro que, como sempre, tem um pessoalzinho aproveitando para malhar os militares, usando a desculpa do (bom)uso do dinheiro público(isso porquê o contrato nem foi assinado ainda).
É por essas que eu não me sinto motivado para pisar lá.
walter
Bem, o blog é por natureza democrático e dinâmico.
Há uns piadistas, uns néscios, uns bobos-alegres e uns anti-militaristas. Ouso dizer que boa parte desta fauna habita todos os blogs e fóruns de discussão. No mais das vezes, no geral esses caras que postaram no blog do Nassif aparentam ter menos conhecimentos de Defesa que um membro merdio e inexperiente do DB, como este que vos fala.
Posso estar enganados também, mas creio haver pelo menos um integrante do lobby francês (by Talharim), que desancou violentamente o U 214, rebatendo um post de um tal Alex. Foi o cara que pesquisou na imprensa grega os problemas do Papanikolis.
Ora,
informação é algo que se aprende e se treina, digladiando-se e argumentando. Um bom exemplo é o próprio DB. O Degan é o catalisador dos debates, em especial pelos seus aparentes conhecimentos e defesa incondicional da suprema grife bélica, a saber, a variante CN (Chuck Norris).
Não fosse o Degan, por exemplo, creio que seríamos muito mais desconhecedores da realidade chilena, suas armas e efetivos.
Voltando ao assunto principal, creio que o blog de fato representa uma variante jornalística, dinâmica e de ampla divulgaçõa, mais do que o DB, que é fechado e relativamente isolado do grande público.
Ora, o próprio Nassif pode desconhecer muitas das coisas que saibamos e debatemos.
Mas o certo é uma janela na imprensa/blog foi aberta. O Nassif mesmo há pouco reativou o tópico do submarino alemão, quando já imaginava que o assunto ia morrer. Creio que fez isso não somente para atrair mais "ouvintes", mas porque não é um cara ingênuo e que gosta da parte tecnológica, geopolítica.
O Nassif é um cara respeitado e com boa inserção na imprensa, com um público ouvinte. Trouxe duas superdefinições, mais que rótulos, que bem questionam o pensamento único: o primado dos "cabeças de planilha" e a força dos "rentistas".
Sua cobertura no blog acerca do U 214 , aliás, foi bem mais isenta que a do Tão Gomes Pinto, puta velha (cara experiente) da imprensa.
Há um gancho, uma oportunidade aberta na imprensa, em sua forma mais dinÂmica e interativa, o blog.
Hora de um reconhecimento, objetivo.
Um cara como eu não tem condições de, no blog, argumentar com a profunidade e objetividade devidas.
Outrossim, há uma série de pessoas aqui que teriam todas as condições de melhor aprofundar a matéria, mostrando a questão da transferÊncia tecnológica, a continuidade da linha logística, o longo relacionamento com a indústria alemá de submarinos, o aço HY e a correlata siderúrgica da Thyssen, etc.
Para tanto, as pessoas não precisam revelar sua identidade, como muitos fazem aqui, ao adotar um nick e suprimir sua verdadeira qualificação individual.
Então, mais do que um apelo, julgo uma oportunidade de popularizar e trazer ao conhecimento de um número maior de pessoas o fascinante mundo da defesa, questionando-se, informando-se e superando os pretensos sabe-tudos chutadores, anti-militaristas, idiotas da objetividade, cabeças de planilha e quetais.
Não deixa de ser uma oportunidade de mostrar o amor ao Brasil ...
Sorry pela extensão do post, mas a Marinha merece.
Saudações, alexandre.