Notícias F-5BR e AL-X
Enviado: Sex Nov 28, 2003 1:47 pm
Embraer entrega à FAB, dia 18, primeiro avião de ataque AL-X
São José dos Campos (SP), 28 de Novembro de 2003 - O vôo da primeira aeronave F-5 modernizada pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB), no último dia 24, marcou o início de uma fase bem sucedida para a empresa na área de defesa. O programa de modernização do F-5 envolve uma frota de 46 aeronaves e um negócio de US$ 285 milhões. O projeto é liderado pela Embraer e conta com a participação da empresa israelense Elbit, fornecedora dos novos sistemas aviônicos, de navegação, armamentos, computadores de bordo e radares.
No próximo dia 18 a Embraer também entregará para a FAB o primeiro avião de série do modelo AL-X, um turboélice de ataque leve e treinamento avançado, projetado para dar suporte às missões de vigilância e interdição de fronteira e combate ao narcotráfico na Amazônia. A aeronave também será usada na formação de pilotos de caça na Base Aérea da FAB em Natal.
O contrato da Embraer com a FAB prevê a produção de 76 AL-X no valor estimado de US$ 420 milhões. Os aviões estão sendo produzidos na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde também os demais F-5BR estarão sendo modernizados. O F-5BR o AL-X farão parte da nova linha de frente da defesa aérea brasileira, ao lado de uma nova geração de caças supersônicos, ainda em processo de escolha, e que substituirão os atuais Mirage 3.
Outro marco importante para a Embraer na área de defesa este ano é a conclusão das entregas dos aviões encomendados pela FAB para operar junto ao Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). O último dos oito aviões de vigilância aérea e terrestre será entregue até o final deste ano. O contrato do Sivam está avaliado em cerca de US$ 500 milhões.
"A FAB é o mais importante cliente da Embraer na área de defesa. Todos os projetos que desenvolvemos em conjunto são a demonstração clara de uma parceria histórica e vitoriosa", afirmou o vice presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa, Romualdo Monteiro de Barros.
O projeto F-X, do qual a Embraer participa através do Consórcio Mirage 2000 BR, uma parceria com seus sócios franceses (Dassault, Snecma e Thales), também é, segundo Barros, outra grande oportunidade para a FAB repetir a bem sucedida experiência do programa AM-X, trazendo para a Embraer novos conhecimentos e tecnologias.
"São tecnologias não disponíveis no mercado e que podem alavancar o desenvolvimento de novos produtos na Embraer, que viriam ampliar a sua capacidade de exportação". O executivo disse que a Embraer e seus parceiros franceses estão muito confiantes em relação ao resultado da concorrência dos novos caças supersônicos da FAB. "A proposta da Embraer contempla não apenas o fornecimento da aeronave mais avançada e comprovada de sua classe, mas também a transferência total das tecnologias associadas", disse.
Segundo Barros, a empresa tem a convicção de que fornecerá o melhor programa para a FAB e não somente o melhor produto. O executivo ressaltou ainda que a Embraer é a única empresa aeronáutica brasileira com capacidade instalada e experiência para absorver a tecnologia complexa na área de aviões supersônicos.
Além do Consórcio Mirage 2000 BR participam da concorrência F-X a Lockheed Martin, dos EUA, a anglo-sueca Gripen, e as russas Rac Mig (Mig 29) e o consórcio Rosoboronexport(com a Avibrás). O resultado é esperado em 2004.
kicker: O contrato da Embraer com a FAB prevê produção de 76 AL-X no valor de US$ 420 milhões.
Fonte: (Gazeta Mercantil/Caderno A4)(Virgínia Silveira)
Ainda não existem fotos do F-5 modernizado porque a FAB ainda não deu a autorização para o anuncio oficial ainda, mas o vôo dessa primeira aeronave já foi confirmado pelo presidente da Embraer no Bolsa de Valores de São Paulo.
Abraços
São José dos Campos (SP), 28 de Novembro de 2003 - O vôo da primeira aeronave F-5 modernizada pela Embraer para a Força Aérea Brasileira (FAB), no último dia 24, marcou o início de uma fase bem sucedida para a empresa na área de defesa. O programa de modernização do F-5 envolve uma frota de 46 aeronaves e um negócio de US$ 285 milhões. O projeto é liderado pela Embraer e conta com a participação da empresa israelense Elbit, fornecedora dos novos sistemas aviônicos, de navegação, armamentos, computadores de bordo e radares.
No próximo dia 18 a Embraer também entregará para a FAB o primeiro avião de série do modelo AL-X, um turboélice de ataque leve e treinamento avançado, projetado para dar suporte às missões de vigilância e interdição de fronteira e combate ao narcotráfico na Amazônia. A aeronave também será usada na formação de pilotos de caça na Base Aérea da FAB em Natal.
O contrato da Embraer com a FAB prevê a produção de 76 AL-X no valor estimado de US$ 420 milhões. Os aviões estão sendo produzidos na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), onde também os demais F-5BR estarão sendo modernizados. O F-5BR o AL-X farão parte da nova linha de frente da defesa aérea brasileira, ao lado de uma nova geração de caças supersônicos, ainda em processo de escolha, e que substituirão os atuais Mirage 3.
Outro marco importante para a Embraer na área de defesa este ano é a conclusão das entregas dos aviões encomendados pela FAB para operar junto ao Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia). O último dos oito aviões de vigilância aérea e terrestre será entregue até o final deste ano. O contrato do Sivam está avaliado em cerca de US$ 500 milhões.
"A FAB é o mais importante cliente da Embraer na área de defesa. Todos os projetos que desenvolvemos em conjunto são a demonstração clara de uma parceria histórica e vitoriosa", afirmou o vice presidente Executivo da Embraer para o Mercado de Defesa, Romualdo Monteiro de Barros.
O projeto F-X, do qual a Embraer participa através do Consórcio Mirage 2000 BR, uma parceria com seus sócios franceses (Dassault, Snecma e Thales), também é, segundo Barros, outra grande oportunidade para a FAB repetir a bem sucedida experiência do programa AM-X, trazendo para a Embraer novos conhecimentos e tecnologias.
"São tecnologias não disponíveis no mercado e que podem alavancar o desenvolvimento de novos produtos na Embraer, que viriam ampliar a sua capacidade de exportação". O executivo disse que a Embraer e seus parceiros franceses estão muito confiantes em relação ao resultado da concorrência dos novos caças supersônicos da FAB. "A proposta da Embraer contempla não apenas o fornecimento da aeronave mais avançada e comprovada de sua classe, mas também a transferência total das tecnologias associadas", disse.
Segundo Barros, a empresa tem a convicção de que fornecerá o melhor programa para a FAB e não somente o melhor produto. O executivo ressaltou ainda que a Embraer é a única empresa aeronáutica brasileira com capacidade instalada e experiência para absorver a tecnologia complexa na área de aviões supersônicos.
Além do Consórcio Mirage 2000 BR participam da concorrência F-X a Lockheed Martin, dos EUA, a anglo-sueca Gripen, e as russas Rac Mig (Mig 29) e o consórcio Rosoboronexport(com a Avibrás). O resultado é esperado em 2004.
kicker: O contrato da Embraer com a FAB prevê produção de 76 AL-X no valor de US$ 420 milhões.
Fonte: (Gazeta Mercantil/Caderno A4)(Virgínia Silveira)
Ainda não existem fotos do F-5 modernizado porque a FAB ainda não deu a autorização para o anuncio oficial ainda, mas o vôo dessa primeira aeronave já foi confirmado pelo presidente da Embraer no Bolsa de Valores de São Paulo.
Abraços