Saudações a todos
Primeiramente gostaria de colocar que eu preferiria o MP-99.
Segundo valores do site da revista Flap, o orçamento empregado na compra das células (P-3) e da modernização seria de US$ 326 milhões. Recentemente li em site que cada célula do P-3 estariam sendo oferecido ao Brasil(no passado, pois já foram adquiridas) pelo valor US$ 1 milhão, acho que esse valor não deve ser correto, então vou adotar um valor de US$ 5 milhões (se alguém conhecer os valores de cada célula, me corrija), parece que a FAB teria comprado 9 aeronaves (já vi em revista e até site que seriam 12 aeronaves), então o orçamento empregado para compra desse meios seria de US$ 45 milhões, subtraindo do valor total temos US$ 286 para a modernização. Uma vez li que a FAB pretendia modernizar os 9 P-3, deixando um para treinamento e 8 para patrulhamento, mais o orçamento empregado não foi o suficiente para modernização de todas as aeronaves, então seriam modernizados somente 8 unidades.
Bom, cheguei ao ponto que queria chegar, quanto custaria cada P-3 modernizados para FAB?
Se colocando em pratica esse meu raciocínio, o custo do P-3 seriam de US$ 5 milhões (Custo da Célula) + US$ 35,75 milhões (Custo da modernização), Total = US$ 40,75 Milhões cada aeronave.
Agora vou explicar porque preferiria o MP-99.
Quanto custa uma aeronave como o MP-99? Acho que uns US$ 65 milhões(ou ate menos).
Essa aeronave (MP-99) seria utilizada por quanto tempo? No mínimo por 30 anos.
Quanto tempo os P-3 poderão ser utilizados? Acho que por um período de 15 anos.
Quanto custaria por ano a aquisição de cada aeronave (custo da aeronave / tempo de serviço prestado)? MP-99 = US$ 2,17 Milhões e P-3 = 2,72 milhões.
Acho que a FAB ao escolher o P-3, decidiu por uma plataforma potencialmente melhor e mais barata em curto prazo, em comparação ao MP-99. Em longo prazo eu acho que a opção escolhida pela a FAB saíra mais caro. A FAB teria que desembolsar US$ 520 milhões com o MP-99 (caso valor seja US$65 milhões), mas poderiam gastar (como vai gastou) US$ 326 milhões com P-3. Acho que a FAB optou pelo menor custo em curto prazo, para aplicar um custo maior em longo prazo (2020).
Minha opinião sobre os fatores negativos com a aquisição do P-3.
O fato da FAB não ter optado pela aquisição do MP-99 pode causar uma impressão negativa dessa aeronave no mercado internacional, pois a própria força do país fabricante não selecionou essa aeronave para função de patrulhamento marítimo, preferiu uma aeronave usada e modernizada. Parece que o México comprou ou teria intenção de comprar o MP-99.
A FAB perdeu a oportunidade de padronizar as três plataformas (R-99 A , R-99 B e P-99), apesar dos equipamentos das aeronaves(Radar AEW e sensores) serem diferentes o restante dos equipamento são iguais (Células, motores, etc), caso que não ira acontecer agora pois precisará ser executas logísticas diferentes para o R-99 A/B e para o P-3.
O que o colega Vinicius Pimenta comentou, sobre as aeronaves turbo-hélice terem o consumo de combustível menor, talvez esse fator tenha sido pensado pela FAB, mas ai foi aplicado aquele ditado de dois peso duas medidas, pois então se uma aeronave turbo hélice era mais econômica, então por que não optou pelo SAAB 340 AEW&C e executando um projeto em conjunto entre Embraer e SAAB do SAAB 340 para sensoriamento remoto somado com o P-3, deixando nossa frota totalmente padronizada com turbo hélice, economizando com o combustível.
O receio que tenho e que esse programa do MP-99 caia no esquecimento e ai daqui a 15 anos quando pensarmos na substituição do P-3 a FAB tenha desistido de fabricar aeronave do tipo. E evidente que o atual MP-99 daqui a 15 anos talvez sejam plataformas ultrapassadas, porem com a aquisição aliada a credibilidade passada pela FAB nesse aparelho, resultando em vendas a outros paises, poderiam resultar em futuras atualizações nesse projeto.
Com relação ao P-3 substituir o P-95, não sei se isso devera acontecer, acho que o P-3 será para fechar a lacuna aberta pela a desativação do P-16 (Trancker) desativado se não estou enganado em 1996, onde não tiveram substituição. Os P-95 começou a ser utilizados pela FAB em 1977, acho que ele poderiam incorpora nossa força até 2015, a não ser que o estado de conservação das células não esteja em boas condições.
Realmente o P-3 possui um melhor tempo de patrulhamento em relação ao MP-99, apesar desse detalhe o MP-99 possui capacidade REVO, onde melhoraria e muito o seu desempenho e missões de ataque. (veja foto abaixo)
Até mais......................................................................................................
Fox