Patrulha Marítima: P-3BR ou MP-99 ?
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Patrulha Marítima: P-3BR ou MP-99 ?
Nesta última LAD 2003, a Embraer expôs o MP-99, baseado no ERJ-145/R-99, para a função de patrulha marítima. Na maquete (foto abaixo), o MP-99 está inlusive armado com Exocet!
Por outro lado, está vigente o programa P-3BR, com Orions de segunda mão modernizados.
E agora? Será que valeria a pena apostar na opção nacional?
1. tecnicamente: raio de ação, tempo de patrulha, armamento etc.
2. econômica e estrategicamente: custo de desenvolvimento, suprimento de sistemas etc.
O que vcs acham?
VICTOR CARLOS
Por outro lado, está vigente o programa P-3BR, com Orions de segunda mão modernizados.
E agora? Será que valeria a pena apostar na opção nacional?
1. tecnicamente: raio de ação, tempo de patrulha, armamento etc.
2. econômica e estrategicamente: custo de desenvolvimento, suprimento de sistemas etc.
O que vcs acham?
VICTOR CARLOS
- Vinicius Pimenta
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Por eu estar um pouco sem tempo agora, vou responder muito brevemente, conforme o desenrolar das discussões eu exponho mais o meu ponto de vista.
Meu voto: P-3BR
Apesar de que eu acho que comparar os dois é injusto, são classes diferentes.
1- Por serem aeronaves totalmente diferentes o P-3 ganha disparado em tudo.
2- Aí é meio complicado, o P-3BR terá uma grande importância militar, o MP-99 seria muito interessante por ser uma forma de desenvolver a indústria nacional.
Talvez fosse melhor usar os MP-99 em substituição aos P-95 como patrulha costeira de baixa intensidade e deixar o P-3 para situações mais beligerantes.
Meu voto: P-3BR
Apesar de que eu acho que comparar os dois é injusto, são classes diferentes.
1- Por serem aeronaves totalmente diferentes o P-3 ganha disparado em tudo.
2- Aí é meio complicado, o P-3BR terá uma grande importância militar, o MP-99 seria muito interessante por ser uma forma de desenvolver a indústria nacional.
Talvez fosse melhor usar os MP-99 em substituição aos P-95 como patrulha costeira de baixa intensidade e deixar o P-3 para situações mais beligerantes.
Vinicius Pimenta
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- VICTOR
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Fala Vinicius!
Estimulando um pouco a discussão, meu voto vai para o MP-99. É uma tarefa infeliz competir com o Orion, mas:
1. A Marinha dos EUA vai trocar seus Orions por aeronaves a jato, provavelmente 737-700 ou 800, no programa MMA (Multimission Maritime Aircraft): http://www.boeing.com/news/releases/200 ... 30212m.htm
Este link é muito bom:
http://www.globalsecurity.org/military/ ... ft/mma.htm
O plano de retirada de serviço do Orion é 2015 na USN.
2. A Embraer poderia aproveitar que não existe nenhum substituto imediato para o P-3, e entrar nesse nicho (há muitos Orions com a vida útil da célula na reta final).
É uma questão de adaptação de sensores, que funcionou no R-99A/B.
abraço
VICTOR CARLOS
Estimulando um pouco a discussão, meu voto vai para o MP-99. É uma tarefa infeliz competir com o Orion, mas:
1. A Marinha dos EUA vai trocar seus Orions por aeronaves a jato, provavelmente 737-700 ou 800, no programa MMA (Multimission Maritime Aircraft): http://www.boeing.com/news/releases/200 ... 30212m.htm
Este link é muito bom:
http://www.globalsecurity.org/military/ ... ft/mma.htm
O plano de retirada de serviço do Orion é 2015 na USN.
2. A Embraer poderia aproveitar que não existe nenhum substituto imediato para o P-3, e entrar nesse nicho (há muitos Orions com a vida útil da célula na reta final).
É uma questão de adaptação de sensores, que funcionou no R-99A/B.
abraço
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1. A Marinha dos EUA vai trocar seus Orions por aeronaves a jato, provavelmente 737-700 ou 800, no programa MMA (Multimission Maritime Aircraft):
Tudo bem, mas lembre-se USN e FAB são completamente diferentes do ponto de vista financeiro que eu não preciso nem explicar. E jato é muito mais caro que turbo-hélice.
O plano de retirada de serviço do Orion é 2015 na USN.
Até 2015 nós teremos um equipamento tão bom quanto a da USN.
2. A Embraer poderia aproveitar que não existe nenhum substituto imediato para o P-3, e entrar nesse nicho (há muitos Orions com a vida útil da célula na reta final).
É uma questão de adaptação de sensores, que funcionou no R-99A/B.
Como assim "uma questão de adaptação de sensores"? Adaptar sensores em que avião? Para integrar os novos sensores no P-3 a FAB já escolheu a EADS/Casa que vai transformá-lo em P-3BR.
Para a Embraer entrar nesse nicho ela teria que projetar um novo avião ou então adaptar o EMB-195, que eu também não sei se seria bom o bastante. Fora isso, teria que conseguir que as empresas do exterior fornecessem sistemas tão bons quanto os que foram usados nos MP-99. Só que isto daqui a 12 anos, e até lá muita coisa pode ter mudado.
Como eu falei, entre P-3BR e MP-99, prefiro o P-3BR. Porém, eu não disse que acho o MP-99 um vetor ruim, apenas que ele não pode ser comparado ao P-3, pois pra mim eles seriam de classes diferentes.
Vinicius Pimenta
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Olá Victor e Vinicius.
Se me permitem, gostaria de fazer algumas observações. Meu voto vai, sem sombra de dúvida, para o P-3Br. Primeiramente,não vejo muito sentido em ter uma aeronave de patrulha com motor a jato. Esse tipo de motor consome combustível muito mais rápido, o que reduz muito o tempo de patrulha.
O MP-99 é movido a jato e não leva tanto combustível como um Nimrod por exemplo, o que fará que o mesmo tenha menos tempo de patrulha até que o P-95. Outra coisa, aeronaves com turbofans são mais caras de operar, e por fim, aviões de patrulha não voam em um cenário tão perigoso que justifique um turbofan. O P-3Br poderia ficar muito mais tempo em patrulha, e será de grande ajuda(caso estoure uma guerra) no ataque a forças navais.
Quanto a questão de ajudar a Embraer porque ela é nacional... Acho que já ajudamos o bastante com a modernização dos F-5, AMX e compra dos R-99A/B(isso sem falar no M2000, que provavelmente será escolhido).
Abraço a todos
Se me permitem, gostaria de fazer algumas observações. Meu voto vai, sem sombra de dúvida, para o P-3Br. Primeiramente,não vejo muito sentido em ter uma aeronave de patrulha com motor a jato. Esse tipo de motor consome combustível muito mais rápido, o que reduz muito o tempo de patrulha.
O MP-99 é movido a jato e não leva tanto combustível como um Nimrod por exemplo, o que fará que o mesmo tenha menos tempo de patrulha até que o P-95. Outra coisa, aeronaves com turbofans são mais caras de operar, e por fim, aviões de patrulha não voam em um cenário tão perigoso que justifique um turbofan. O P-3Br poderia ficar muito mais tempo em patrulha, e será de grande ajuda(caso estoure uma guerra) no ataque a forças navais.
Quanto a questão de ajudar a Embraer porque ela é nacional... Acho que já ajudamos o bastante com a modernização dos F-5, AMX e compra dos R-99A/B(isso sem falar no M2000, que provavelmente será escolhido).
Abraço a todos
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
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Apesar de não ter ainda informações suficientes sobre o desempenho do P-99, eu opto pelo P-3BR.
Concordo com todos os pontos apresentados pelo César, e gostaria de acrescentar alguns mais:
1. O relação custo/beneficio é muito melhor no P-3BR por motivos óbvios;
2. Aeronaves com motores turbo-hélice apresentam, de modo geral, desempenhos muito melhores que turbojatos a baixa altitude.
3. A industria nacional, acredito eu, nem sequer ganharia tanto assim com uma possivel compra de P-99's pois praticamente todos os sistemas são de procedência estrangeira.
Abraços
Concordo com todos os pontos apresentados pelo César, e gostaria de acrescentar alguns mais:
1. O relação custo/beneficio é muito melhor no P-3BR por motivos óbvios;
2. Aeronaves com motores turbo-hélice apresentam, de modo geral, desempenhos muito melhores que turbojatos a baixa altitude.
3. A industria nacional, acredito eu, nem sequer ganharia tanto assim com uma possivel compra de P-99's pois praticamente todos os sistemas são de procedência estrangeira.
Abraços
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Fala pessoal!
Continuando a luta inglória de votar contra o venerável P-3...
Sério, o P-3 está entre os meus favoritos. Mas:
Concordo com vocês no que se refere ao combustível e horas de patrulha. Alguns métodos para reduzir o problema seria basear o MP-99 no 145XR ou 195, talvez.
Mas esse é o caso do R-99 (AEW), que está sendo até exportado.
E depois? Vamos importar uma plataforma a turbofan? Lembro que nossos P-3BR são de segunda mão, usados, e os P-3 no mundo todo são células antigas...
No 145XR ou 195. Por exemplo, a EADS/CASA, que vai instalar os equipamento no Orion, poderia adaptar em outra plataforma também.
Esse é um ponto muito importante, concordo com você. Não consegui achar o tempo de patrulha de nenhuma dessas aeronaves. Alguém aí tem? Um fato importante seria que o MP-99 chegaria mais rápido ao local.
Abraço, pessoal, grande tópico!
VICTOR CARLOS
ps tenho outra dúvida quanto a patrulhas, mas vou abrir outro tópico para não misturar tudo
Continuando a luta inglória de votar contra o venerável P-3...
Sério, o P-3 está entre os meus favoritos. Mas:
Concordo com vocês no que se refere ao combustível e horas de patrulha. Alguns métodos para reduzir o problema seria basear o MP-99 no 145XR ou 195, talvez.
A industria nacional, acredito eu, nem sequer ganharia tanto assim com uma possivel compra de P-99's pois praticamente todos os sistemas são de procedência estrangeira.
Mas esse é o caso do R-99 (AEW), que está sendo até exportado.
Até 2015 nós teremos um equipamento tão bom quanto a da USN.
E depois? Vamos importar uma plataforma a turbofan? Lembro que nossos P-3BR são de segunda mão, usados, e os P-3 no mundo todo são células antigas...
Como assim "uma questão de adaptação de sensores"? Adaptar sensores em que avião? Para integrar os novos sensores no P-3 a FAB já escolheu a EADS/Casa que vai transformá-lo em P-3BR.
No 145XR ou 195. Por exemplo, a EADS/CASA, que vai instalar os equipamento no Orion, poderia adaptar em outra plataforma também.
O MP-99 é movido a jato e não leva tanto combustível como um Nimrod por exemplo, o que fará que o mesmo tenha menos tempo de patrulha até que o P-95.
Esse é um ponto muito importante, concordo com você. Não consegui achar o tempo de patrulha de nenhuma dessas aeronaves. Alguém aí tem? Um fato importante seria que o MP-99 chegaria mais rápido ao local.
Abraço, pessoal, grande tópico!
VICTOR CARLOS
ps tenho outra dúvida quanto a patrulhas, mas vou abrir outro tópico para não misturar tudo
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Grande Victor!
Bem, se você acha melhor o MP-99, tudo bem respeito a sua opinião. Bem, sobre os tempos de patrulha, arrajei alguns dados no site da FAB, e na matéria sobre o P-3 que eu fiz para o DefesaBrasil.
P-95: 7h e 20 minutos.
Nimrod MK2: 6h
AtlantiqueII(avião de patrulha francês): 18h
P-3 Orion: 17h
Não consegui encontrar informações sobre o tempo de patrulha do IL-38 russo, mas tudo bem.
Vale salientar também que o tempo de patrulha em aviões turbo-hélice depende do número de motores funcionando. O P-3 por exemplo... Se os 4 motores funcionarem a toda, a sua patrulha é de 12h(ou 13h, não tenho certeza) mas se apenas 2 motores funcionarem, seu tempo de patrulha é de 17h.
Espero ter ajudado
Abraço a todos
Bem, se você acha melhor o MP-99, tudo bem respeito a sua opinião. Bem, sobre os tempos de patrulha, arrajei alguns dados no site da FAB, e na matéria sobre o P-3 que eu fiz para o DefesaBrasil.
P-95: 7h e 20 minutos.
Nimrod MK2: 6h
AtlantiqueII(avião de patrulha francês): 18h
P-3 Orion: 17h
Não consegui encontrar informações sobre o tempo de patrulha do IL-38 russo, mas tudo bem.
Vale salientar também que o tempo de patrulha em aviões turbo-hélice depende do número de motores funcionando. O P-3 por exemplo... Se os 4 motores funcionarem a toda, a sua patrulha é de 12h(ou 13h, não tenho certeza) mas se apenas 2 motores funcionarem, seu tempo de patrulha é de 17h.
Espero ter ajudado
Abraço a todos
"- Tú julgarás a ti mesmo- respondeu-lhe o rei - É o mais difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se consegues fazer um bom julgamento de ti, és um verdadeiro sábio."
Antoine de Saint-Exupéry
Antoine de Saint-Exupéry
Saudações a todos
Primeiramente gostaria de colocar que eu preferiria o MP-99.
Segundo valores do site da revista Flap, o orçamento empregado na compra das células (P-3) e da modernização seria de US$ 326 milhões. Recentemente li em site que cada célula do P-3 estariam sendo oferecido ao Brasil(no passado, pois já foram adquiridas) pelo valor US$ 1 milhão, acho que esse valor não deve ser correto, então vou adotar um valor de US$ 5 milhões (se alguém conhecer os valores de cada célula, me corrija), parece que a FAB teria comprado 9 aeronaves (já vi em revista e até site que seriam 12 aeronaves), então o orçamento empregado para compra desse meios seria de US$ 45 milhões, subtraindo do valor total temos US$ 286 para a modernização. Uma vez li que a FAB pretendia modernizar os 9 P-3, deixando um para treinamento e 8 para patrulhamento, mais o orçamento empregado não foi o suficiente para modernização de todas as aeronaves, então seriam modernizados somente 8 unidades.
Bom, cheguei ao ponto que queria chegar, quanto custaria cada P-3 modernizados para FAB?
Se colocando em pratica esse meu raciocínio, o custo do P-3 seriam de US$ 5 milhões (Custo da Célula) + US$ 35,75 milhões (Custo da modernização), Total = US$ 40,75 Milhões cada aeronave.
Agora vou explicar porque preferiria o MP-99.
Quanto custa uma aeronave como o MP-99? Acho que uns US$ 65 milhões(ou ate menos).
Essa aeronave (MP-99) seria utilizada por quanto tempo? No mínimo por 30 anos.
Quanto tempo os P-3 poderão ser utilizados? Acho que por um período de 15 anos.
Quanto custaria por ano a aquisição de cada aeronave (custo da aeronave / tempo de serviço prestado)? MP-99 = US$ 2,17 Milhões e P-3 = 2,72 milhões.
Acho que a FAB ao escolher o P-3, decidiu por uma plataforma potencialmente melhor e mais barata em curto prazo, em comparação ao MP-99. Em longo prazo eu acho que a opção escolhida pela a FAB saíra mais caro. A FAB teria que desembolsar US$ 520 milhões com o MP-99 (caso valor seja US$65 milhões), mas poderiam gastar (como vai gastou) US$ 326 milhões com P-3. Acho que a FAB optou pelo menor custo em curto prazo, para aplicar um custo maior em longo prazo (2020).
Minha opinião sobre os fatores negativos com a aquisição do P-3.
O fato da FAB não ter optado pela aquisição do MP-99 pode causar uma impressão negativa dessa aeronave no mercado internacional, pois a própria força do país fabricante não selecionou essa aeronave para função de patrulhamento marítimo, preferiu uma aeronave usada e modernizada. Parece que o México comprou ou teria intenção de comprar o MP-99.
A FAB perdeu a oportunidade de padronizar as três plataformas (R-99 A , R-99 B e P-99), apesar dos equipamentos das aeronaves(Radar AEW e sensores) serem diferentes o restante dos equipamento são iguais (Células, motores, etc), caso que não ira acontecer agora pois precisará ser executas logísticas diferentes para o R-99 A/B e para o P-3.
O que o colega Vinicius Pimenta comentou, sobre as aeronaves turbo-hélice terem o consumo de combustível menor, talvez esse fator tenha sido pensado pela FAB, mas ai foi aplicado aquele ditado de dois peso duas medidas, pois então se uma aeronave turbo hélice era mais econômica, então por que não optou pelo SAAB 340 AEW&C e executando um projeto em conjunto entre Embraer e SAAB do SAAB 340 para sensoriamento remoto somado com o P-3, deixando nossa frota totalmente padronizada com turbo hélice, economizando com o combustível.
O receio que tenho e que esse programa do MP-99 caia no esquecimento e ai daqui a 15 anos quando pensarmos na substituição do P-3 a FAB tenha desistido de fabricar aeronave do tipo. E evidente que o atual MP-99 daqui a 15 anos talvez sejam plataformas ultrapassadas, porem com a aquisição aliada a credibilidade passada pela FAB nesse aparelho, resultando em vendas a outros paises, poderiam resultar em futuras atualizações nesse projeto.
Com relação ao P-3 substituir o P-95, não sei se isso devera acontecer, acho que o P-3 será para fechar a lacuna aberta pela a desativação do P-16 (Trancker) desativado se não estou enganado em 1996, onde não tiveram substituição. Os P-95 começou a ser utilizados pela FAB em 1977, acho que ele poderiam incorpora nossa força até 2015, a não ser que o estado de conservação das células não esteja em boas condições.
Realmente o P-3 possui um melhor tempo de patrulhamento em relação ao MP-99, apesar desse detalhe o MP-99 possui capacidade REVO, onde melhoraria e muito o seu desempenho e missões de ataque. (veja foto abaixo)
Até mais......................................................................................................
Fox
Primeiramente gostaria de colocar que eu preferiria o MP-99.
Segundo valores do site da revista Flap, o orçamento empregado na compra das células (P-3) e da modernização seria de US$ 326 milhões. Recentemente li em site que cada célula do P-3 estariam sendo oferecido ao Brasil(no passado, pois já foram adquiridas) pelo valor US$ 1 milhão, acho que esse valor não deve ser correto, então vou adotar um valor de US$ 5 milhões (se alguém conhecer os valores de cada célula, me corrija), parece que a FAB teria comprado 9 aeronaves (já vi em revista e até site que seriam 12 aeronaves), então o orçamento empregado para compra desse meios seria de US$ 45 milhões, subtraindo do valor total temos US$ 286 para a modernização. Uma vez li que a FAB pretendia modernizar os 9 P-3, deixando um para treinamento e 8 para patrulhamento, mais o orçamento empregado não foi o suficiente para modernização de todas as aeronaves, então seriam modernizados somente 8 unidades.
Bom, cheguei ao ponto que queria chegar, quanto custaria cada P-3 modernizados para FAB?
Se colocando em pratica esse meu raciocínio, o custo do P-3 seriam de US$ 5 milhões (Custo da Célula) + US$ 35,75 milhões (Custo da modernização), Total = US$ 40,75 Milhões cada aeronave.
Agora vou explicar porque preferiria o MP-99.
Quanto custa uma aeronave como o MP-99? Acho que uns US$ 65 milhões(ou ate menos).
Essa aeronave (MP-99) seria utilizada por quanto tempo? No mínimo por 30 anos.
Quanto tempo os P-3 poderão ser utilizados? Acho que por um período de 15 anos.
Quanto custaria por ano a aquisição de cada aeronave (custo da aeronave / tempo de serviço prestado)? MP-99 = US$ 2,17 Milhões e P-3 = 2,72 milhões.
Acho que a FAB ao escolher o P-3, decidiu por uma plataforma potencialmente melhor e mais barata em curto prazo, em comparação ao MP-99. Em longo prazo eu acho que a opção escolhida pela a FAB saíra mais caro. A FAB teria que desembolsar US$ 520 milhões com o MP-99 (caso valor seja US$65 milhões), mas poderiam gastar (como vai gastou) US$ 326 milhões com P-3. Acho que a FAB optou pelo menor custo em curto prazo, para aplicar um custo maior em longo prazo (2020).
Minha opinião sobre os fatores negativos com a aquisição do P-3.
O fato da FAB não ter optado pela aquisição do MP-99 pode causar uma impressão negativa dessa aeronave no mercado internacional, pois a própria força do país fabricante não selecionou essa aeronave para função de patrulhamento marítimo, preferiu uma aeronave usada e modernizada. Parece que o México comprou ou teria intenção de comprar o MP-99.
A FAB perdeu a oportunidade de padronizar as três plataformas (R-99 A , R-99 B e P-99), apesar dos equipamentos das aeronaves(Radar AEW e sensores) serem diferentes o restante dos equipamento são iguais (Células, motores, etc), caso que não ira acontecer agora pois precisará ser executas logísticas diferentes para o R-99 A/B e para o P-3.
O que o colega Vinicius Pimenta comentou, sobre as aeronaves turbo-hélice terem o consumo de combustível menor, talvez esse fator tenha sido pensado pela FAB, mas ai foi aplicado aquele ditado de dois peso duas medidas, pois então se uma aeronave turbo hélice era mais econômica, então por que não optou pelo SAAB 340 AEW&C e executando um projeto em conjunto entre Embraer e SAAB do SAAB 340 para sensoriamento remoto somado com o P-3, deixando nossa frota totalmente padronizada com turbo hélice, economizando com o combustível.
O receio que tenho e que esse programa do MP-99 caia no esquecimento e ai daqui a 15 anos quando pensarmos na substituição do P-3 a FAB tenha desistido de fabricar aeronave do tipo. E evidente que o atual MP-99 daqui a 15 anos talvez sejam plataformas ultrapassadas, porem com a aquisição aliada a credibilidade passada pela FAB nesse aparelho, resultando em vendas a outros paises, poderiam resultar em futuras atualizações nesse projeto.
Com relação ao P-3 substituir o P-95, não sei se isso devera acontecer, acho que o P-3 será para fechar a lacuna aberta pela a desativação do P-16 (Trancker) desativado se não estou enganado em 1996, onde não tiveram substituição. Os P-95 começou a ser utilizados pela FAB em 1977, acho que ele poderiam incorpora nossa força até 2015, a não ser que o estado de conservação das células não esteja em boas condições.
Realmente o P-3 possui um melhor tempo de patrulhamento em relação ao MP-99, apesar desse detalhe o MP-99 possui capacidade REVO, onde melhoraria e muito o seu desempenho e missões de ataque. (veja foto abaixo)
Até mais......................................................................................................
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Seja bem-vindo Fox!
Será muito bom tê-lo por aqui!
Quando vi que vc tinha votado, pensei "putz, mais um para massacrar o pobre natimorto MP-99", mas foi uma grata surpresa.
Realmente o tempo de patrulha do Nimrod em relação ao Orion é muito pequeno, e isso pesa. Restaria saber algo sobre o 145XR, já que o Nimrod é quadrimotor e tem motores mais antigos.
De qualquer forma, considero excelente o fato de discutirmos esse assunto, porque nossa costa é IMENSA e nosso petróleo é extraído em sua maior parte dali.
VICTOR CARLOS
Será muito bom tê-lo por aqui!
Quando vi que vc tinha votado, pensei "putz, mais um para massacrar o pobre natimorto MP-99", mas foi uma grata surpresa.
Realmente o tempo de patrulha do Nimrod em relação ao Orion é muito pequeno, e isso pesa. Restaria saber algo sobre o 145XR, já que o Nimrod é quadrimotor e tem motores mais antigos.
De qualquer forma, considero excelente o fato de discutirmos esse assunto, porque nossa costa é IMENSA e nosso petróleo é extraído em sua maior parte dali.
VICTOR CARLOS
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Mais uma grande notícia: a presença do nobre FCarvalho neste fórum! Seja bem-vindo!
O FCarvalho adivinhou a dúvida que eu tenho quanto à operação das aeronaves de patrulha. Como tinha dito acima, vou abrir outro tópico para isso.
Muito interessante a idéia do uso do 190 como plataforma...
abraço!
VICTOR CARLOS
O FCarvalho adivinhou a dúvida que eu tenho quanto à operação das aeronaves de patrulha. Como tinha dito acima, vou abrir outro tópico para isso.
Muito interessante a idéia do uso do 190 como plataforma...
abraço!
VICTOR CARLOS
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Olá a todos.
Só pra incrementar um pouco mais as discursões, gostaria de colocar as seguintes questões :
1. A Marinha do Brasil deveria assumir a patrulha marítima e anti-submarino no Brasil, uma vez que ela é, em minha opinião, a força mais bem preparada para tal, já que estaria atuando também em seu prórpio ambiente operacional; à FAB caberia esforçar-se para conseguir o que toda força aérea tenta conseguir hoje: a supremacia aérea.
2. uma alternativa a estes tempos bicudos, e já pensando a médio e longo prazo seria o desenvolvimento de uma variante MP/ASW do ERJ-190 em substituição aos P3/P95; justifico esta opção pela questão tempo, custo, tecnologia e alcance; da nova família da Embraer este modelo é o de maior alcance, na versão ER com 4290km, salvo engano meu, e uma carga paga em torno de 12 t. Com as alterações estruturais, eletrônicas e de motorização necessárias, esta aeronave se tornaria um exelente caçador Asw, além de um competidor mais a altura dos futuros concorrentes.
Como prefiro ver a marinha brasileira a caçar navios e submarinos do que a FAB, uma vez que este é o seu mister, a médio prazo seria mais do que razoável envolver a Embraer no porjeto de desenvolvimento desta aeronave, até porque a tecnologia e os conhecimentos obtidos com a operação do P3 pelos proximos 15 anos nos dariam tempo para formar novos quadros de serviços e pilotos na MB; penso tambem que seri amuito vantajoso para a FAB esta mudança uma teria a seu dispor uma estrutura em homens e recusos estremamente qualificados e que poderão ser destinados as áreas de inteligência e vigilância da força, ganhando-se em capacidade C3IR.
Pelos meus cálculos, em torno de 32 e 48 aeronaves poderiam satizfazer nossas necessidades de patrulamento em longo prazo, a um custo operacional suportável para a economia do país, sem contar as provaveis exportações.
Abraços.
Só pra incrementar um pouco mais as discursões, gostaria de colocar as seguintes questões :
1. A Marinha do Brasil deveria assumir a patrulha marítima e anti-submarino no Brasil, uma vez que ela é, em minha opinião, a força mais bem preparada para tal, já que estaria atuando também em seu prórpio ambiente operacional; à FAB caberia esforçar-se para conseguir o que toda força aérea tenta conseguir hoje: a supremacia aérea.
2. uma alternativa a estes tempos bicudos, e já pensando a médio e longo prazo seria o desenvolvimento de uma variante MP/ASW do ERJ-190 em substituição aos P3/P95; justifico esta opção pela questão tempo, custo, tecnologia e alcance; da nova família da Embraer este modelo é o de maior alcance, na versão ER com 4290km, salvo engano meu, e uma carga paga em torno de 12 t. Com as alterações estruturais, eletrônicas e de motorização necessárias, esta aeronave se tornaria um exelente caçador Asw, além de um competidor mais a altura dos futuros concorrentes.
Como prefiro ver a marinha brasileira a caçar navios e submarinos do que a FAB, uma vez que este é o seu mister, a médio prazo seria mais do que razoável envolver a Embraer no porjeto de desenvolvimento desta aeronave, até porque a tecnologia e os conhecimentos obtidos com a operação do P3 pelos proximos 15 anos nos dariam tempo para formar novos quadros de serviços e pilotos na MB; penso tambem que seri amuito vantajoso para a FAB esta mudança uma teria a seu dispor uma estrutura em homens e recusos estremamente qualificados e que poderão ser destinados as áreas de inteligência e vigilância da força, ganhando-se em capacidade C3IR.
Pelos meus cálculos, em torno de 32 e 48 aeronaves poderiam satizfazer nossas necessidades de patrulamento em longo prazo, a um custo operacional suportável para a economia do país, sem contar as provaveis exportações.
Abraços.
- Super Flanker
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......
O MP-99 leva armamento msm??....se levar eh bem melhor ler o MP-99 do que o P-3....O P-3 naum pode levar armamento neh??...A vantagem de ter armamento na hora eh pq o navio q por exemplo tiver chegandu de um navio nosso pra combater a gete pode afunda-la 100 prescisar avisar o navio, para avisar os pilotos....e até colocar o armamento no helicoptero eu ja vaum ter afundado faiz tempo,.....
concordaum??....
Falows....
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Falows....
"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
Super Flanker tem certeza que o P-3 não leva armamento ???
Da uma olhadinha na foto.
O P-3 da foto esta armado com 4 Harpoon (míssil anti-navio), alem de outros dois armamentos que não consigo identificar (em azul).
O P-3 do EUA estão configurados a lançar mísseis anti-navio (Harpoon e Maverick), torpedos (Mk-46/50), bombas, cargas de profundidades e minas.
Olha um P-3 da US Navy lançando um AGM 65 Maverick
Até mais....................................................................................................
Fox
8)
Da uma olhadinha na foto.
O P-3 da foto esta armado com 4 Harpoon (míssil anti-navio), alem de outros dois armamentos que não consigo identificar (em azul).
O P-3 do EUA estão configurados a lançar mísseis anti-navio (Harpoon e Maverick), torpedos (Mk-46/50), bombas, cargas de profundidades e minas.
Olha um P-3 da US Navy lançando um AGM 65 Maverick
Até mais....................................................................................................
Fox
8)
Bandeira que é o nosso espelho!
Bandeira que é a nossa pista!
Que traz no topo vermelho,
O coração do Paulista!
Guilherme de Almeida
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