Você concorda com as novas Compras e Prioridades do EB ?

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Você concorda com as novas compras e prioridades do EB ?

SIM
66
86%
NÃO - Seriam outras !
11
14%

Total de votos: 77

Mensagem
Autor
Lucas SSBN
Avançado
Avançado
Contato:

Você concorda com as novas Compras e Prioridades do EB ?

#1 Mensagem por Lucas SSBN » Ter Jan 10, 2006 1:51 pm

Voce concorda com estas prioridades e com estas compras do EB ?
2- Sistema de artilharia anti-aérea
3- Sistema de comando e controle da força terrestre nível Brigada/DE - Segurança da informação
4- Integração dos bancos de dados.
5- Fuzil 5.56 com luneta para tiro noturno, mira laser, mira de visada rápida diurna e lança-granadasacoplável de 40mm.
6- Arma leve anti-carro com simulador (ALAC)
7- Morteiro médio e munições
8- Óculos de visão noturna (binocular e monocular)
9- Morteiro pesado 120mm e munições
10- Míssil anti-carro (míssil MSS-1.2AC com unidade de tiro e simulador)
11- Sistema tático de guerra eletrônica.
12- Veículo aéreo não tripulado (VANT)
fonte: PDE livro I, Cap. V anexo 1, lista ne necessidades de Materiais de emprego militar e diretriz verbal do Cmt. EB

Logo após isto veio a noticia das novas compras do EB e posterior investimentos :
Exército Dá Partida a Programa de ModernizaçãoNelson F. Düring - Defesa@Net
As edições do Diário Oficial da União, dos últimos dias, em especial o de sexta-feira, 16 DEZ 05, trazem uma série de notícias, que são o resultado do intenso trabalho do Comandante do Exército, General-de-Exército Francisco Roberto de Albuquerque e do Ministério da Defesa.
Também o resultado da reorganização da área de Ciência e Tecnologia do Exército, a cargo do General-de-Exército Alberto Mendes Cardoso, na finalização de diversos programas em curso, que podem avançar para as etapas de produção pré-série e série, ou passam a receber recursos para a sua viabilização.
Assim programas, que completam, como no caso do MSS-1.2, 20 anos de desenvolvimento, recebe finalmente os recursos para seu desenvolvimento e pré-produção. Mais importante é que pode consolidar a empresa Mectron, São José dos Campos, como a "Missile House" brasileira.
Outra empresa beneficiada é a Indústria de Material Bélico do Brasil - IMBEL. Após um longo período de reestruturação, onde até o encerramento de suas atividades foi aventado a IMBEL ganha fôlego. Recebeu uma série de projetos (Fuzil MD97, Fuzil-metralhadora, e a Arma Leve Anticarro-ALAC), assim como assume a responsabilidade industrial de produzir morteiros e gerenciar a revitalização de veículos blindados EE-9 Cascavel.
Também está sendo alterada a sua estrutura administrativa, em especial a área de vendas e abriu processo seletivo para a contratação de funcionários para a área industrial de Itajubá (MG), algo que não ocorria há muitos anos. O processo de seleção consta do Diário Oficial, 19 Dez 05.
E para finalizar, outra surpresa, o Exército encomenda um lote de veículos blindados a uma indústria brasileira. Cremos que é a primeira encomenda, em um período de mais de 15 anos. A AVIBRAS recebeu a encomenda de um lote de oito Veículos Blindados Leves (AV-VBL).
E o Exército retoma com ênfase o Programa de Revitalização das Viaturas Blindadas, no caso o EE-9 Cascavel. Em recente informação do CECOMSEX, o Exército tinha até Novembro passado um total de 121 EE-9 Cascavel revitalizados, que serão acrescidos de mais 49 viaturas. Um acréscimo de 40% à frota.
A Retomada do Programa da Nova Família de Blindados de Rodas do Exército é uma das prioridades do General Albuquerque para o ano de 2006. (Ver a matéria Exército Adia Urutu 3).
Nos programas listados por Defesa@Net estão sendo investidos R$ 79,7 milhões, destes R$ 41,2 milhões são dirigidos para a IMBEL, R$ 25 milhões para a Mectron, R$ 7,5 milhões para a Opto Eletrônica e R$ 6 milhões para a Avibras.

Projetos repassados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (EB)
para gerenciamento pela IMBEL

Item Empresa Valor
1 Serviço de gerenciamento e desenvolvimento de acessorios (luneta, mira laser, mira de visada rapida e lançador de granadas 40 mm) do fuzil 5,56 mm. Imbel R$ 2.000.000,00
2 Serviço de gerenciamento e montagem da linha de produção do fuzil- metralhador 5,56mm Imbel R$ 11.000.000,00
3 Serviço de gerenciamento e desenvolvimento da arma leve anticarro (ALAC). Imbel R$ 2.200.000,00
Imagem
4 Serviço de gerenciamento e desenvolvimento do simulador da arma leve anticarro (ALAC) Imbel R$ 2.000.000,00
Tabela 2 -Projetos que já estavam em desenvolvimento ou foram alocados a empresas privadas e recebem recursos
Item Empresa Valor
1 Serviço de desenvolvimento do monóculo de visão termal. Opto Eletronica R$ 7.500.000,00
2 Serviço de desenvolvimento do Missil Solo-Solo 1.2 Anticarro (MSS 1.2 AC). Mectron R$ 25.000.000,00
Imagem
Imagem
Tabela 3 - Compras do Exército de equipamentos militares
Item Qtd Empresa Valor
1 Serviço de Gerenciamento e Produção de morteiros 120 mm 60 Imbel R$ 12.000 .000,00
Imagem
2 Viaturas blindadas leves VBL (4x4) para transporte e operação do modulo de telematica operacional do Exercito Brasileiro 08 Avibras R$ 6.000.000,00
3 Serviço de gerenciamento e revitalização de viaturas Blindadas de Reconhecimento EE-9 CASCAVEL. 46 Imbel R$ 12.000.000,00 .
Imagem

"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
Don Pascual
Sênior
Sênior

#2 Mensagem por Don Pascual » Ter Jan 10, 2006 2:08 pm

Em relação as compras de materiais, a unica coisa que eu mudaria seria colocar a artilharia anti-aérea como a primeira prioridade e a compra de um MBT mais moderno.
Mas acho que a principal prioridade do EB deveria ser uma reforma e reestruturação do proprio Exercito para um modelo mais moderno e efetivo.

The Baaz
Sênior
Sênior
Contato:

#3 Mensagem por The Baaz » Ter Jan 10, 2006 2:12 pm

Don Pascual escreveu:Em relação as compras de materiais, a unica coisa que eu mudaria seria colocar a artilharia anti-aérea como a primeira prioridade e a compra de um MBT mais moderno.
Mas acho que a principal prioridade do EB deveria ser uma reforma e reestruturação do proprio Exercito para um modelo mais moderno e efetivo.

MBT não é uma prioridade, existem várias outras como um novo blindado sobre rodas para substituir os Cascavel e Urutu, artilharia anti-aérea, substituição dos M-108, aquisição de mais baterias de Astros II, ou até mesmo, financiar o desenvolvimento dos Astros III...

nossos MBT atuais aguentam ainda por uns 10 anos, até lá que se modernize o que é mais urgente :D

Mens Sana, Corpore Sano.
The Baaz
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#4 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 10, 2006 4:42 pm

Artilharia AA em Primeiro Lugar, o Resto me pareceu bastante bom

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Slip Junior
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#5 Mensagem por Slip Junior » Ter Jan 10, 2006 4:54 pm

Apesar de toda minha ignorância 'terrestre', apesar de não concordar exatamente com a ordem que foi explicitada (colocaria o desenvolvimento de um VANT em primeiro lugar), acredito que se todas essas prioridades foram razoavelmente atendidas, me darei como bastante satisfeito. Já cá uma dúvida para os mais entendidas: é impressão minha ou as prioridades listadas realmente apontam para um exército mais 'leve'?

Abraços

Einsamkeit
Sênior
Sênior
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#6 Mensagem por Einsamkeit » Ter Jan 10, 2006 4:58 pm

Mais Slip, foram apenas 80milhoes, Ja um Projeto de AA vai custar mais de 1 Bilhao de reais.....

Eu gostaria de ver

Patria
M-109 A4 (usado americano)
M1A1 ou Leo2 (usado)
Bradley ou similar

Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
ZeRo4
Sênior
Sênior

#7 Mensagem por ZeRo4 » Ter Jan 10, 2006 4:59 pm

Espero ao menos que o EB faça a compra do sistema de artilharia anti-aérea em conjunto com a FAB que também está planejando a compra de um sistema semelhante. E é claro... acho que essa deveria ser a prioridade, essa compra é pra lá de urgente.

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
talharim
Sênior
Sênior
Agradeceram: 212 vezes

#8 Mensagem por talharim » Ter Jan 10, 2006 5:12 pm

São as 12 prioridades do Exército, e as informações são de 2005
1- Família de blindados sobre rodas (NFBR)
3- Sistema de comando e controle da força terrestre nível Brigada/DE - Segurança da informação
5- Fuzil 5.56 com luneta para tiro noturno, mira laser, mira de visada rápida diurna e lança-granadasacoplável de 40mm.
fonte: PDE livro I, Cap. V anexo 1, lista ne necessidades de Materiais de emprego militar e diretriz verbal do Cmt. EB

Na minha ordem seria assim :

1- Sistema de artilharia anti-aérea
3- Sistema de artilharia anti-aérea
4- Sistema de artilharia anti-aérea
5- Sistema de artilharia anti-aérea
6- Sistema de artilharia anti-aérea
7- Sistema de artilharia anti-aérea
8- Sistema de artilharia anti-aérea
9- Sistema de artilharia anti-aérea
10- Sistema de artilharia anti-aérea
11- Sistema de artilharia anti-aérea
12- Todo o resto

Lucas SSBN
Avançado
Avançado
Contato:

#9 Mensagem por Lucas SSBN » Ter Jan 10, 2006 5:13 pm

Einsamkeit escreveu:Mais Slip, foram apenas 80milhoes, Ja um Projeto de AA vai custar mais de 1 Bilhao de reais.....
Eu gostaria de ver
Patria
M-109 A4 (usado americano)
M1A1 ou Leo2 (usado)
Bradley ou similar

Como a diretriz mostra estas serão as 12 prioridades por alguns anos. Nada de tanques e M-109 A4 por enquanto.
São as 12 prioridades do Exército, e as informações são de 2005
1- Família de blindados sobre rodas (NFBR)

"Quando Cheguei nas Agulhas Negras
eu tinha que estudar, resolvi me exercitar.
Na tropa perguntaram : Como é que vou ficar ? Burro, bem burro, burro mas forte."
Quadrinha: Academia Militar de Agulhas Negras
http://www.aman.ensino.eb.br/
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Jan 10, 2006 5:32 pm

Eu concordo com as prioridades. A ordem é mais ou menos figurativa porque a grande parte dos projetos pode ser levada em diante simultaneamente. Pudemos ver que pelas útimas notícias de liberação de verbas, estão sendo continuadas as prioridades:

5- Fuzil 5.56 com luneta para tiro noturno, mira laser, mira de visada rápida diurna e lança-granadasacoplável de 40mm;
6- Arma leve anti-carro com simulador (ALAC);
7- Morteiro médio e munições;
8- Óculos de visão noturna (binocular e monocular);
9- Morteiro pesado 120mm e munições;
10- Míssil anti-carro (míssil MSS-1.2AC com unidade de tiro e simulador).

Em seguida, há informes que a NFBR (prioridade 1) vai ter uma definição ainda nesse ano.

Sem alarde, as prioridades abaixo estão sendo levadas adiante:

3- Sistema de comando e controle da força terrestre nível Brigada/DE - Segurança da informação;
4- Integração dos bancos de dados;

A prioridade 2 (que pelo visto deveria ser a primeira para grande parte dos que opinaram aqui), o Sistema de artilharia anti-aérea, está sendo visto também. Inicialmente com a racionalização da sua utilização, inclusive com transferência de material entre unidades de AAAe. No entanto tenho a opinião que essa área é a que mais vai demorar, principalmente pelos altos custos envolvidos com compra de canhões modernos e mísseis.

E, por fim, a prioridade 12 - Veículo aéreo não tripulado (VANT) - está sendo desenvolvida no âmbito do Ministério da Defesa em conjunto com MB e FAB.

---------

Lucas, parabéns pelo excelente tópico! Não se limitou a fazer uma enquete e mostrou fotos, informações, muito bom! :wink:

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Mambo
Júnior
Júnior

#11 Mensagem por Mambo » Ter Jan 10, 2006 7:50 pm

Essa do Rifle 5.56 é que eu não entendi.

Já que estamos 40 anos atrasados no calibre, pq trocar agora, justamente quando os Americanos estudam aumentar o calibre para 6.8 mm?

No mais, fico feliz que todas as soluções são nacionais ou fabricadas aqui, vital em caso de uma guerra prolongada.

Editado pela última vez por Mambo em Ter Jan 10, 2006 8:14 pm, em um total de 1 vez.
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#12 Mensagem por rodrigo » Ter Jan 10, 2006 8:01 pm

Já estamos que estamos 40 anos atrasados no calibre, pq trocar agora, justamente quando os Americanos estudam aumentar o calibre para 6.8 mm?
Não vai existir salto, do 7,62 para o 6,8. Tem que passar pelo 5,56. E depois vamos ver se o 6,8 é necessário. Daqui a uns 150 anos.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
ZeRo4
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jan 11, 2006 12:50 am

Concordo com o Rodrigo! passar direto para o 6.8mm é meio que loucura... ainda acredito que em algumas situações o 5.56mm da conta do recado sim. Evidente que em raras situações o 7.62mm deva permanecer e como o MD-97L tem peças em comum com o FAL/Para-FAL ta surgindo ai um FN Scar de pobre ou terceiro mundo. :D

As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6741 vezes
Agradeceram: 7044 vezes
Contato:

#14 Mensagem por Túlio » Qua Jan 11, 2006 2:06 am

Pois EU digo que então é melhor esperar os tales 150 anos, 5,56 só se for AN94 double-tapper...
Sério, concordo é com o Finken & outros, AAA primeiro...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Lauro Melo
Sênior
Sênior
Contato:

#15 Mensagem por Lauro Melo » Qua Jan 11, 2006 3:43 pm

Concordo com a maioria das diretrizes. Talvez uma pequena mudança na ordem.
Espero que em 2006 as compras continuem.

"Os guerreiros não caem se ajoelham e levantam ainda mais fortes."
TOG: 22 anos de garra, determinação e respeito.
Responder