Meus prezados:
20/11 - 16:25 / Agencia Estado
Uma sonda científica japonesa falhou ao tentar pousar num asteróide, ao apresentar problemas a poucos metros da superfície do corpo celeste, informa a agência espacial japonesa. A sonda Hayabusa, que já havia falhado num ensaio do pouso realizado no início do mês, tinha como missão manter um breve contato físico com o asteróide e voltar para a Terra com o material coletado.
Quando a sonda estava a 40 metros do asteróide Itokawa, ela fez pousar um pequeno objeto que funcionaria como alvo do pouso. Em seguida posicionou-se 20 metros acima do asteróide, informa representantes da agência espacial JAXA. Neste momento, os controladores na Terra ficaram sem contato com a sonda por três horas.
"Hayabusa chegou extremamente perto, mas não pôde fazer o pouso", disse um porta-voz da JAXA, Toshihisa Horiguchi, acrescentando que a causa da falha ainda é desconhecida. O problema ativou o controle automático da sonda, que faz o aparelho gravar todos os dados disponíveis sobre si mesmo e enviá-los para a Terra, onde serão analisados.
Um abraço e até mais...
Cláudio Severino da Silva
jambock@brturbo.com.br
Sonda japonesa falha ao pousar em asteróide
Moderador: Conselho de Moderação