Após o Champanhe e Medalha, a Realidade! (FX/B)
Enviado: Sex Jun 24, 2005 3:21 am
E aew galera! Blz ?!
Ainda há esperanças! Desculpem-me por criar um novo tópico. O problema é que os dois tópicos passados em que se tratava do Mirage2000 C/B estão meio bagunçados então achei por bem abrir um novo para que tudo fique "mais limpo", ok ?!
Este artigo bastante interessante saiu no Defesa@Net! como estou sem mouse, peço para os foristas que visitem o link direto da página e possam refletir mais um pouco sobre o assunto!
O link da uma apanhada geral sobre o "problema" do FX/B e aponta as soluções que cada fabricante equacionou!
http://www.defesanet.com.br/fx/fx_nd.htm
Todos leram ?! Para aqueles preguiçosos um resumo.
Well,
Gripen, Leasing, carência de 5 anos, 15 anos para pagar e manteria os offsets planejamos para o FX! Os aviões teriam cerca de sete anos de uso operacional.
Sukhoi, Oferece a venda de 12 Su-27 modernizados (padrão SM), inclui armamento (mísseis ar-ar) e um lote de peças de reposição. A compra tem um valor próximo a 120mi e oferece também a recompra dos aparelhos caso seja adquirido outro jato da Sukhoi no futuro.
F-16, Oferece alguns F-16 AM/BM da Holanda e Bélgica que sairiam por 5-8mi por aeronave dependendo da quantidade. Oferecem também F-16 A/B a serem modernizados da USAF.
Mirage2000 C/B, 12 aviões por cerca de 60-80mi, sem peças de reposição e sem armas. a OBS do texto frisa que apesar de alguns por aqui teimarem... é de conhecimento geral que a logística do Mirage2000 é completamente diferente da logística do Mirage III. Prevê também um upgrade entre 2008-2010*.
* Sempre disse que o avião escolhido para o FX/B será definitivo e que, talvez, acabaria por haver novas compras para substituir parte dos F-5BR e/ou AMX.
Então temos:
12 Su-27SM + Armas + Peças de Reposição + Buy Back = 120mi
12 F-16 AM/BM = 96mi pelado
12 Mirage2000 C/B = 60-80mi pelado
12 Gripen = O valor não foi estimado.
Fica claro que a melhor opção é a da Sukhoi! Já vamos operar em uma logística completamente diferente, portanto, a mística de que a logística sofreria cai por terra! Além disso, já vem armado e com peças de reposição além do Buy Back que é a opção da Rússia comprar os caças de volta caso o Brasil escolha um caça mais moderno da Sukhoi. Ou seja... são 10mi por aeronave armada + peças de reposição! realmente no quesito preço e qualidade eles são imbatíveis... mas já passei do devaneio de ver aeronaves Russas operando no GDA!
Os F-16 na minha opinião é a melhor opção do ponto de vista logístico e operacional, talvez a decisão menos acertada do ponto de vista geo-político. Além de estarem em um padrão "próximo" aos F-16 vendidos ao Chile, teria custo praticamente zero para adaptação do Python/Derby já que os Israelenses já utilizam esses mísseis nos seus aviões, não seria necessário a troca de radar nem de sistemas. Se dormirmos no ponto novamente, é capaz dos Chilenos comprarem cerca de 24 caças desse exemplar!
Mirage2000 C/B, pode parecer birra... mas não vejo nenhum atrativo nesta opção. Se considerarmos o 70mi para 12 aeronaves usadas chegaríamos a um valor próximo a 6mi a unidade! apenas 4mi a menos que um Su-27 que além de ser outra classe de avião dispõe de aviônicos e sistemas mais modernos, vem armado e com peças de reposição ao contrário dos Mirage que viriam desarmados e sem peças. Se considerarmos uma modernização ao custo de "apenas" 10mi (os Franceses pagaram 15mi) para um padrão próximo ao do Mirage2000-5, teríamos no final das contas uma aeronave custando 6mi a mais que um Su-27SM e com menor capacidade.
Gripen, infelizmente não tenho muito o que comentar já que não foram estimados valores... mas basicamente pode ter o mesmo nível de comparação ao F-16! mas com vantagem de serem células pouco usadas. A vantatagem é que mais adiante continuaríamos a operar o Gripen como substituto dos F-5BR e AMX-M... outra excelente opção!
Ainda há esperanças! Desculpem-me por criar um novo tópico. O problema é que os dois tópicos passados em que se tratava do Mirage2000 C/B estão meio bagunçados então achei por bem abrir um novo para que tudo fique "mais limpo", ok ?!
Este artigo bastante interessante saiu no Defesa@Net! como estou sem mouse, peço para os foristas que visitem o link direto da página e possam refletir mais um pouco sobre o assunto!
O link da uma apanhada geral sobre o "problema" do FX/B e aponta as soluções que cada fabricante equacionou!
http://www.defesanet.com.br/fx/fx_nd.htm
Todos leram ?! Para aqueles preguiçosos um resumo.
Well,
Gripen, Leasing, carência de 5 anos, 15 anos para pagar e manteria os offsets planejamos para o FX! Os aviões teriam cerca de sete anos de uso operacional.
Sukhoi, Oferece a venda de 12 Su-27 modernizados (padrão SM), inclui armamento (mísseis ar-ar) e um lote de peças de reposição. A compra tem um valor próximo a 120mi e oferece também a recompra dos aparelhos caso seja adquirido outro jato da Sukhoi no futuro.
F-16, Oferece alguns F-16 AM/BM da Holanda e Bélgica que sairiam por 5-8mi por aeronave dependendo da quantidade. Oferecem também F-16 A/B a serem modernizados da USAF.
Mirage2000 C/B, 12 aviões por cerca de 60-80mi, sem peças de reposição e sem armas. a OBS do texto frisa que apesar de alguns por aqui teimarem... é de conhecimento geral que a logística do Mirage2000 é completamente diferente da logística do Mirage III. Prevê também um upgrade entre 2008-2010*.
* Sempre disse que o avião escolhido para o FX/B será definitivo e que, talvez, acabaria por haver novas compras para substituir parte dos F-5BR e/ou AMX.
Então temos:
12 Su-27SM + Armas + Peças de Reposição + Buy Back = 120mi
12 F-16 AM/BM = 96mi pelado
12 Mirage2000 C/B = 60-80mi pelado
12 Gripen = O valor não foi estimado.
Fica claro que a melhor opção é a da Sukhoi! Já vamos operar em uma logística completamente diferente, portanto, a mística de que a logística sofreria cai por terra! Além disso, já vem armado e com peças de reposição além do Buy Back que é a opção da Rússia comprar os caças de volta caso o Brasil escolha um caça mais moderno da Sukhoi. Ou seja... são 10mi por aeronave armada + peças de reposição! realmente no quesito preço e qualidade eles são imbatíveis... mas já passei do devaneio de ver aeronaves Russas operando no GDA!
Os F-16 na minha opinião é a melhor opção do ponto de vista logístico e operacional, talvez a decisão menos acertada do ponto de vista geo-político. Além de estarem em um padrão "próximo" aos F-16 vendidos ao Chile, teria custo praticamente zero para adaptação do Python/Derby já que os Israelenses já utilizam esses mísseis nos seus aviões, não seria necessário a troca de radar nem de sistemas. Se dormirmos no ponto novamente, é capaz dos Chilenos comprarem cerca de 24 caças desse exemplar!
Mirage2000 C/B, pode parecer birra... mas não vejo nenhum atrativo nesta opção. Se considerarmos o 70mi para 12 aeronaves usadas chegaríamos a um valor próximo a 6mi a unidade! apenas 4mi a menos que um Su-27 que além de ser outra classe de avião dispõe de aviônicos e sistemas mais modernos, vem armado e com peças de reposição ao contrário dos Mirage que viriam desarmados e sem peças. Se considerarmos uma modernização ao custo de "apenas" 10mi (os Franceses pagaram 15mi) para um padrão próximo ao do Mirage2000-5, teríamos no final das contas uma aeronave custando 6mi a mais que um Su-27SM e com menor capacidade.
Gripen, infelizmente não tenho muito o que comentar já que não foram estimados valores... mas basicamente pode ter o mesmo nível de comparação ao F-16! mas com vantagem de serem células pouco usadas. A vantatagem é que mais adiante continuaríamos a operar o Gripen como substituto dos F-5BR e AMX-M... outra excelente opção!