Veículos Militares

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Raul Neto
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Veículos Militares

#1 Mensagem por Raul Neto » Dom Mar 06, 2005 12:00 pm

    Estimados Colegas,

    Dou inicio a este tópico, com dois exemplares da Républica Tcheca:

    Imagem
    TATRA T 815 VPR 8 20 235 6x6.1R
    Imagem
    TATRA T 815 26 WR45 17.255 4x4.1/11T

    Fonte de Consulta:
    http://www.cts-servis.cz




Editado pela última vez por Raul Neto em Dom Mar 06, 2005 12:23 pm, em um total de 1 vez.
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#2 Mensagem por Raul Neto » Dom Mar 06, 2005 12:22 pm





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#3 Mensagem por Raul Neto » Dom Mar 06, 2005 12:35 pm





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#4 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Mar 07, 2005 1:58 pm

Para que os colegas brasileiros saibam, estas Berliet, com motorização Renault, eram construídas em Portugal e foram os principais camiões do nosso Exército no teatro de guerra colonial nas 3 frentes (Guiné, Angola e Moçambique).

Uma outra viatura mais pequena foi o UNIMOG, da Mercedes.

ImagemImagem




Imagem
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#5 Mensagem por Raul Neto » Seg Mar 07, 2005 7:41 pm

    Ó Amigo Rui,

    Você tocou na minha paixão [035] !!!

    Aqui ficam mais alguns modelos de Unimog, para além dos U1200 e U401 (foto a preto e branco) que apresentou :

    Imagem
    Unimog U4000
    Imagem
    Unimog U3000
    Imagem
    1º Unimog de todos, Dezembro de 1946 !!!


    O Unimog teve o seu chassis baseado num tractor agrícola, daí a distância entre os seus pneus ser estreita, por forma a caber entre duas sementeiras de um campo de batatas.

    Um Abraço,

    Raul




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#6 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Mar 08, 2005 1:12 pm

O amigo Raúl, por acaso no seu baú, não tem umas fotos de UNIMOG ao serviço do nosso Exército, nomeadamente em África?

Eu fartei-mee de procurar e não encontro nada :evil:

Se obter algo, por favor, coloque aqui.

Obrigado,

Rui




Imagem
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#7 Mensagem por Raul Neto » Ter Mar 08, 2005 7:24 pm





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#8 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qua Mar 16, 2005 12:23 pm

Obrigado, Raúl.

E aqui vão ums Hummer do nosso Exército, semelhantes aos que estiveram em Timor, e que no final acabariam por ser oferecidos ao exército timorense, não fossem os problemas que se detectaram e que decorreram da pouca adaptação desses veículos às condições orográficas do terreno em Timor (e que em muitos casos se assemelham ao território português).

Desse modo, das viaturas existentes, apenas poderão estas voltar a ser integradas em missões de paz onde as condições do terreno o permitam, ou para servirem intrenamente de viaturas administrativas das nossas FA's, ou para participar em desfiles ou manobras:

Imagem

CARACTERÍSTICAS GERAIS
IDENTIFICAÇÃO
PESOS
PAÍS DE ORIGEM: EUA

PESO BRUTO 4.672 Kg
MODELO M1025A2 c/KIT BLIND ANTI- MINA TARA EM VAZIO 3.075 Kg
TIPO TRUCK, UTILITY 4 x 4 CAPACIDADE DE CARGA 1.597 Kg
CAPACIDADE PESSOAL: 3 + CONDUTOR
DIMENSÕES POSSIBILIDADES:
COMPRIMENTO TOTAL: 4.840 mm
RAMPA MÁXIMA 60%
LARGURA TOTAL C/ ESP REC 2.180 mm
ÂNGULO DE ATAQUE 63º
ALT TOTAL C/ SUPORTE MÍSSIL 2.020 mm
ÂNGULO DE SAÍDA 33º
ALT MÁX S / EQUIP AMOVÍVEL 1.830 mm
INCLINAÇÃO LATERAL MÁX 40%
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 3.300 mm
ÂNGULO DE RAMPA (VENTRAL) 31,5º
LARGURA ENTRE RODAS 1.820 mm
PASSAGEM DE VAU S/ KIT 0,76 m
DISTÂNCIA AO SOLO 390 mm
PASSAGEM DE VAU C/ KIT 1,52 m
ALTURA GANCHO REBOQUE 724 mm
OBS:
KIT’S DE ADAPTAÇÃO – METRALHADORA BROWNING 12,7MM E DE LANÇA GRANADAS MK19 DE 40MM
– MÍSSIL TOW BEM COMO DE TODOS OS SUPORTES PARA O SEU ALOJAMENTO NO COMPARTIMENTO
DE CARGA, DENTRO DE UMA CAIXA.
FICHA DE MATERIAL
Nº 6A / VIAT
TIPO DE MATERIAL
VIAT. TÁCTICA
DESIGNAÇÃO
(NOMENCLATURA)
AUTO TG 1,25 Ton 3 HMMWV
M1025A2 D 4x4 mF/00



E os mais fiáveis e adaptáveis Panhard M-11, que têm dado boas provas:


Imagem
Imagem

E o que acham desta militar portuguesinha? :wink:

Imagem

Desfile do Dia do Exército:

Imagem




Imagem
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#9 Mensagem por J.Ricardo » Qua Mar 16, 2005 2:18 pm

Imagem

Troller T4-M

Enquadrado na categoria classificada pelas Forças Armadas como um VTNE (Veículo de Transporte Não Especializado), o Troller T4-M é, principalmente, adequado para conduzir tropas em regiões de difícil acesso. Pode também ser utilizado como veículo de reconhecimento e, em determinadas circunstâncias, como veículo de combate. Por ter um perfil bastante baixo quando retirada a capota e rebatido o pára-brisa, pode ser transportado em porões de navio ou por helicópteros. Por ter capacidade de travessia de água - de até 80 cm de profundidade, ou um metro, se equipado com snorkel - está apto a desembarcar em locais que impliquem submersão do veículo.


O investimento da Troller nesse jipe militar é parte de sua estratégia de produzir veículos especiais. Nesse caso, para atender às necessidades do Exército Brasileiro e, a partir disso, atender ao mercado mundial. “O Exército Brasileiro, especificamente, detém uma frota de veículos que precisa ser renovada, e o jipe T4-M é o primeiro veículo que a Troller produz para responder a essa necessidade”, afirma Clécio Eloy, diretor de negócios da montadora brasileira.




» Especificações Técnicas
--------------------------------------------------------------------------------


MOTORIZAÇÃO - MWM 2.8 L Turbo Intercooler
- 4 cilindros, 2.800cm³
- Torque: 32.7NM a 1.800 rpm
- Potência Líquida: 114,25CV a 3.200RPM
- Taxa de compressão 19,0:1
- Refrigeração à água
- Diesel
- Acelerador manual com trava (instalado no painel)
- Velocidade máxima de 155 km/h
SISTEMA AUTOBLOCANTE
Track Lock Dana, no eixo traseiro
CÂMBIO
Manual de alto desempenho (Eaton)
5 marchas sincronizadas à frente e 1 à ré
1ª - 4,079:1
2ª - 2,289:1
3ª - 1,472:1
4ª - 1,000:1
5ª - 0,809:1
Ré - 3,676:1
DIREÇÃO HIDRÁULICA
RODA LIVRE

FREIOS
À disco nas 4 rodas, dianteiros ventilados
SISTEMA DE TRANSMISSÃO
Seletivo (4x2, 4x4, reduzida) da tração total por acionamento mecânico
SISTEMA ELÉTRICO/ILUMINAÇÃO
- Para aplicação civil ou militar através de chave seletora (NATO)
- Chave geral de controle do circuito elétrico de fácil acesso
- Faróis e lanternas equipados com grades de proteção
- Bateria sobressalente (12v) para sistema de comunicação (rádio)
- Tomada elétrica externa para sistema de sinalização do reboque
ESTRUTURA
- Carroceria integral em plástico reforçado com fibra de vidro
- Chassi: longarinas com seção retangular em aço carbono
- Suspensão: mista com molas helicoidais e amortecedor hidráulico em cada roda
- Grade dianteira de proteção em plástico reforçado
- Pára-choque traseiro tipo militar
- Proteção contra tombamento (Santo Antônio) e portas amovíveis
- Capota de material impermeável padrão militar, janelas enroláveis com visores transparentes para motorista e acompanhante, visores transparentes e enroláveis nas laterais posteriores e traseira
- Pára-brisa rebatível e não estilhaçável
- Bancos com revestimento padrão militar, dianteiros ajustáveis, rebatíveis para frente, traváveis na posição desejada e traseiros rebatíveis para frente e traváveis na posição normal
- Painel de instrumentos com velocímetro, odômetro, indicadores de nível de combustível e temperatura da água do motor, além de voltímetro e manômetro para pressão do óleo do motor
- Painel central com caixa de fusíveis rebatível para melhor acesso e placas com especificações – dimensões do veículo, instruções utilização chave NATO e pressão de pneus para diversos tipos de terrenos
RODAS e PNEUS
Rodas: T-6JJ x 16
Pneus: 235/85 R16
ACESSÓRIOS DE LINHA
- Suporte externo para camburão, picareta, pá e machado de bombeiro veiculares
- Camburão de 20lts
- Quebra mato com suporte e barra corta-fio
- Chapas protetoras de power train e tanque de combustível
- Ganchos de içamento e alças para amarração e reboque com olhais para corrente de segurança do reboque
- Caixa metálica para guarda de ferramentas
- Permite instalação de suporte veicular para Mtr 7,62
- Permite a instalação de guincho com capacidade de tração de 4.100 kg
- Engate traseiro padrão militar.
DIMENSÕES
- Capacidade para transportar 5 passageiros em condições normais, ou, 4 passageiros quando equipado com rádio de comunicação tipo militar.
- Tanque de combustível de 72 litros
- Capacidade de carga: 530kg
- Carga em reboque: com freio – 2.400kg e sem freio – 750kg
- Comprimento: 4.085mmm
- Largura: 2.080mm
- Altura: 2000mm
- Entre-eixos: 2.405mm
- Vão Livre: 215mm
- Peso (em ordem de marcha, incluindo camburão cheio e demais acessórios de linha): 2.190kg
PERFORMANCE
- Autonomia: superior a 650 km em estradas pavimentadas, sem necessidade de tanque reserva
- Raio mínimo de giro: 6,00 m para a direita e 5,90 m para a esquerda
- Ângulo de entrada: 56º
- Ângulo de saída: 42º (com suporte de reboque instalado)
- Ângulo de passagem: 33º
- Inclinação Lateral Máxima: 45º
- Travessia de Água: 800mm - com snorkel: 1 metro
COR
Verde, padrão do Exército

Imagem

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#10 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 16, 2005 3:04 pm

O interessante do T-4M, segundo a Troller, é que o veículo é 100% nacional. Importante quando se trata de um produto militar, seja para o mercado interno, seja para exportação.

Se não me engano, no domingo, antes do Esporte Esptacular na TV Globo, naquele programa Auto Esporte, houve uma comparação entre o Marruá e o Troller. Alguém viu?




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#11 Mensagem por J.Ricardo » Qua Mar 16, 2005 4:02 pm

FA do Peru

Imagem

Lanzador SA-3 de la FAP. A pesar de su antigüedad conforman el único sistema antiaéreo de mediano alcance de la región.
Foto: Manuel Carreño Cerruti

Imagem

Vehículo de exploración Gurgel X12 de fabricación brasileña en dotación con unidades de reconocimiento de la 1er Brigada de Fuerzas Especiales. (Foto Cesar Cruz)


Imagem

Vehículo blindado BRDM2 del Ejército del Perú, este ejemplar pertenece a la variante antitanque, dotada de 6 misiles Malyutka filoguiados. (Foto Cesar Cruz)




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#12 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Mar 16, 2005 7:26 pm

Imagem

Vehículo de exploración Gurgel X12 de fabricación brasileña en dotación con unidades de reconocimiento de la 1er Brigada de Fuerzas Especiales. (Foto Cesar Cruz)


Noooooossa... Gurgel!! Já faliu aqui no Brasil há anos!! Interessante é a roda pintada em laranja!!! Podiam pintar uma faixa : "Estamos chegando!" :lol: :lol: :lol: Estou brincando, certamente deve-se tratar de um veículo em pintura comemorativa, sei lá.




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#13 Mensagem por FinkenHeinle » Qua Mar 16, 2005 8:22 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Noooooossa... Gurgel!! Já faliu aqui no Brasil há anos!! Interessante é a roda pintada em laranja!!! Podiam pintar uma faixa : "Estamos chegando!" :lol: :lol: :lol: Estou brincando, certamente deve-se tratar de um veículo em pintura comemorativa, sei lá.

Grande Amaral Gurgel, hein...


Brinca, o cara desossa... Pena que faliu, mas fazer o que... Poderia ter tido um belo futuro...




Atte.
André R. Finken Heinle

"If the battle for civilization comes down to the wimps versus the barbarians, the barbarians are going to win."
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#14 Mensagem por ZeRo4 » Qui Mar 17, 2005 12:59 am

Nossa fiquei impressionado com os Sa-3 Peruanos (S-125) parecem estar em bom estado! Se estiverem, é o SAM de mais longo alcance na América Latina... 25km de alcance e 25.000m de teto! A única dúvida fica entre os 3 radares utilizados por esse sistema! alguém sabe qual radar o sistema peruano opera ?!




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Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
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#15 Mensagem por Renato Grilo » Qui Mar 17, 2005 6:08 am

Eu vi o comparativo do Troller com o Marruá, o marruá a princípio parece mais arrojado, mas na hora de colocálos na lama, não vi muita diferença.
O marruá possui um ângulo de entrada um pouco superior que o troller e os dois possuem o mesmo motor.
Na minha opinião a única coisa que o marruá perde feio é que para engatar a 4x4 é preciso parar o jipe, descer e acionar uma "pequena alavanca" na roda dianteira, já no troller o acionamento pode ser feito até a 70km por hora, já para engatar a reduzida é preciso parar o veículo para acionar.




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