Novas F-310 Norueguesas

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 56020
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

Novas F-310 Norueguesas

#1 Mensagem por P44 » Sáb Fev 19, 2005 4:58 pm

Imagem

Imagem
Imagem

Imagem




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
VICTOR
Sênior
Sênior
Mensagens: 4238
Registrado em: Qua Fev 19, 2003 5:50 pm
Localização: Curitiba
Agradeceu: 3 vezes

#2 Mensagem por VICTOR » Sáb Fev 19, 2005 5:42 pm

NANSEN CLASS ANTI-SUBMARINE WARFARE FRIGATES, NORWAY

The five new Nansen Class anti-submarine warfare frigates due to enter service in the Norwegian Navy between 2005 and 2009 have been named HNoMS Fridtjof Nansen (F 310), Roald Amundsen (F 311), Otto Sverdrup (F 312), Helge Ingstad (F 313) and Thor Heyerdahl (F 314). The first vessel was launched from Izar's Ferrol shipyard in June 2004 and is ready to sail to Norway for installation of combat and other systems. Launch of the second is scheduled for April 2005. The final two vessels will be assembled in Norway. The Nansen Class will replace Oslo Class vessels in service since 1966.

The main contractor is Izar (formerly EN Bazan) of Spain and the Aegis weapon systems integrator is the US company, Lockheed Martin. The vessels are of modular construction and the completion of the first module of the hull ('keel-stretching') of the Fridtjof Nansen took place in April 2003. Lockheed Martin delivered the first Aegis system in December 2003.

The main mission of the frigate is anti-submarine warfare and the ship is equipped to detect, identify, track, engage and attack hostile submarines. The ship is also equipped for anti-air warfare and anti-surface warfare roles and can carry out non-combatant tasks in peacetime. The ship houses a medical facility.

SPECS

Crew 120
Total accommodation capacity 146
Dimensions
Displacement fully loaded 5,130t
Overall length 133.25m
Length at waterline 121.39m
Maximum height above waterline 30m
Maximum beam 16.8m
Beam at waterline 15.9m
Depth to main deck 9.5m
Draught 4.9m
Payload 450t
Performance
Maximum speed 27 knots
Maximum cruise speed 16 knots
Range at cruise speed 4,500nm

Naval Technology




Carlos Eduardo

Podcast F1 Brasil
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#3 Mensagem por talharim » Sáb Fev 19, 2005 7:32 pm

Nota-se claramente no lançamento de novos vasos de guerra um aumento significativo na tonelagem.

Uma fragata de 5.100 T :shock:

Eu acho que a tendencia a partir daqui é essa mesma,com a idéia de navios cada vez mais multifuncionais e a grande quantidade e complexidade de eltronica embarcada...

Também para manter uma marinha no estado da arte com meios de 5.000T até 10.000T vai sair caro,muitos vao reduzir os seus meios e outros vao se contentar com fragatas e navios patrulha oceanicos.

Espero que pelo menos a nossa MB mantenha o número atual das escoltas (+ - 14) já está de bom tamanho por enquanto...




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 56020
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#4 Mensagem por P44 » Seg Fev 21, 2005 7:34 am

Acho que o aumento considerável da tonelagem destes navios também terá a ver com a instalação do sistema AEGIS, que precisa de uma plantaforma relativamente grande.

O mesmo se passa com os sistemas Europeus SPY-1D.(Fragatas LCF holandesas e F-124 Alemãs)

E com as HORIZON Franco-Italianas.




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 21, 2005 12:13 pm

E Portugal?

Não necessitaria de ter pelo menos 2 plataformas de maior deslocamento para poder aceitar eses sistemas e outros que fosse necessários para cerdibilizar as nossas capacidades?

Ou haverá quem se contente com 3 Meko-200 e 2 OHP?

Acharão mesmo o suficiente?

Brincamos às marinhas, ou queremos mesmo ter uma Marinha oceânica adequada ao tamanho das nosas águas e às nossas responsabilidades?

Os mitos também caeem, e ontem à noite cairam 2 em Portugal.

Para quê o mito de que Portugal nunca poderá vir a operar 2 plataformas maiores?

Cruzamos os braços e achamos que está tudo no melhor dos mundos, com a cabeça enterrada na areia enquanto todos os outros se vão realmente reequipando?




Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

Reequipamento

#6 Mensagem por Raul Neto » Seg Fev 21, 2005 12:43 pm

    Boa tarde,

    Efectivamente o Rui pôs mais uma vez o dedo na ferida.O nosso número de escoltas fica muito aquém das necessidades operacionais.
    Em tempos li numa edição da Revista de Marinha, a necessidade da Armada dispôr de 12 fragatas, sendo que, como tal não era económicamente viável, fez-se uma opção por 6 navios (procedeu-se na altura ao abate de um navio da classe João Belo).

    Eu acredito que o futuro da nossa capacidade de escolta oceânica passa por entrarmos num programa de cooperação com outros Estaleiros Navais Europeus, à semelhança do que fazem Espanha e Holanda ( Programa F-100), Itália e França (Programa "Horizon").

    Quanto a mim o número de unidades nunca deverá ficar aquém de 6, se quisermos continuar a dispôr de uma "Blue Water Navy".

    Ideal, seria mesmo projectar-se um NPO com um Design mais arrojado, que os actuais (refiro-me concretamente à adopção de linhas furtivas em toda a sua superfície externa, e, a partir daí pensar-se num "mano maior" do mesmo, com planta motriz (Motores, Grupos-Geradores, Veios, etc..) semelhantes às do dito "Patrulhão", mas com o aumento de potência necessário (tendo em vista um maior deslocamento), teria ainda os mesmos sistemas básicos de navegação e de comunicações do "mano menor", acrescidos de outros mais sofisticados (dado ser esta unidade maior um navio de combate, e não um navio administrativo).




Editado pela última vez por Raul Neto em Seg Fev 21, 2005 1:21 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 56020
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#7 Mensagem por P44 » Seg Fev 21, 2005 12:46 pm

Rui,

Atenção que é preciso ver que as FRAGATAS que as F-310 vão substituir são as da classe OSLO dos anos 60, baseadas nas DEALEY, e a Noruega é um País MUITO MAIS RICO do que Portugal, por 2 razões:
-Tem Petróleo
-Não pertence á UE

E no entanto só agora vão construir novas fragatas, tendo operado e continuando a operar com as F-300 (A Oslo inclusivé afundou há uns anitos, não sei se foi acidente...)




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 56020
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#8 Mensagem por P44 » Seg Fev 21, 2005 12:49 pm

Raul escreveu:Ideal, seria mesmo projectar-se um NPO com um Design mais arrojado, que os actuais (refiro-me concretamente à adopção de linhas furtivas em toda a sua superfície externa, e, a partir daí pensar-se num "mano maior" do mesmo, com planta motriz (Motores, Grupos-Geradores, Veios, etc..) semelhantes às do dito "Patrulhão", mas com o aumento de potência necessário (tendo em vista um maior deslocamento), teria ainda os mesmos sistemas básicos de navegação e de comunicações do "mano menor", acrescidos de outros mais sofisticados (dado ser esta unidade maior um navio de combate, e não um navio administrativo).


Raul, vc conhece o projecto Neo-zelandês de OPV "PROTECTOR"?

Penso que seria muito interessante para nós.




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 56020
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#9 Mensagem por P44 » Seg Fev 21, 2005 12:53 pm

CLASSE "OSLO"

Imagem

http://en.wikipedia.org/wiki/Oslo_class_frigate

Oslo class frigates are a Norwegian frigate design, based on the U.S. Navy Dealy class destroyer escorts.

All ships were built at the Navy Main Yard at Horten, Norway. The construction of the vessels was part of the Navy rebuilding program, approved by the government in 1960. They were built between 1964 and 1966. Half of the project was funded by the United States, as part of the Marshall Plan.

Vessels
Five frigates of this class were built. All ships were modernized in the late 1980s:

Oslo (F300)
Bergen (F301)
Trondheim (F302)
Stavanger (F303)
Narvik (F304)
The lead ship, Oslo, ran aground at Marsteinen on January 24, 1994 and sank. Stavanger was taken out of service in 1998. It was later used for target practice and sunk in 2001. The other three (F301, F302, F304) remain in service today.


Specifications
Displacement:
Standard: 1,650 tons
Full load: 1,950 tons
Dimensions
Length: 96 m
Width: 11.2 m
Crew: 125
Speed: 25 knots+
Range: 4,500 miles, at 15 knots
Propulsion: twin steam turbines; 20,000 hp.
Armament:
8-cell Raytheon RIM-7M Sea Sparrow Mk 29 SAM system
Twin US 3' cannon
40mm/70 Bofors anti-aircraft guns
2 20mm Rheinmetal anti-aircraft guns
2 triple 324mm US Mk 32 torpedoes
Kongsberg Terne III 6 anti-submarine rockets
Electronics:
Siemens/Plessey AWS-9 radar
Thomson Sintra/Simrad TSM 2633 combined hull and VDS active sonar, medium frequency
Terne III active sonar, high frequency




*Turn on the news and eat their lies*
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

#10 Mensagem por Raul Neto » Seg Fev 21, 2005 1:25 pm

    Estimado P44,

    Tudo o que sei sobre esse programa vi-o aqui num tópico colocado por si, se me poder adiantar mais sobre o mesmo desde já lhe agradeço.


    Abraço,

    Raul




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 56020
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#11 Mensagem por P44 » Seg Fev 21, 2005 1:29 pm

Raul Neto escreveu:
    Estimado P44,

    Tudo o que sei sobre esse programa vi-o aqui num tópico colocado por si, se me poder adiantar mais sobre o mesmo desde já lhe agradeço.


    Abraço,

    Raul


Raul,

Então sabemos o mm, a informação que postei foi sacada do site oficial da Marinha da NZ... :wink:




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#12 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 21, 2005 1:57 pm

Julgo que a ideia do Raul seria termos uma classe intermédia entre os futuros NPO e as fragatas.

O Paisano sugeriu a hipótese de uma corvetas Barroso ou outras equivalentes.

É essa a ideia do Raúl, ou será outra?

Do tipo não aos NPO, e sim a outro tipo de navio?

A mim não me chocaria, mas como os NPO são um projecto em andamenteo, continuo a acreditar que se justificaria a compra ou construção de 4 unidades de uma clase intermédia de navios.




Imagem
Raul Neto
Sênior
Sênior
Mensagens: 1096
Registrado em: Seg Jan 10, 2005 4:33 pm

Daqui a 15 anos

#13 Mensagem por Raul Neto » Seg Fev 21, 2005 2:59 pm

    Daqui a 15 anos, penso que o cenário será este:

    :arrow: Adeus VdG's;

    :arrow: Adeus OHP's;

    :arrow: NPO's (sensivelmente a metade da sua vida útil).


    A partir daqui, passo a apresentar a minha proposta respondendo à pergunta do Rui:

    Vendermos os NPO a 1/2 de vida (mas em bom estado), e em seu lugar construirmos novos NPO (que se assemelhariam por exemplo aos Neo-Zelandeses que o P44 referiu), e baseado na estrutura base desse novo NPO, construir-se-iam novas fragatas polivalentes (ASW/ASuW/AAW).

    Fazer deste, um projecto que envolvesse não só os ENVC, mas também os Estaleiros Navais do Alfeite, e se não me falha mais nenhum a Lisnave.

    Em suma modernizar de 15 em 15 anos, ao invés de 40 em 40, para "manter de pé" o que nos resta em matéria de Construção Naval e Indústrias Adjacentes.




Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#14 Mensagem por Rui Elias Maltez » Seg Fev 28, 2005 2:20 pm

Acredito que independentemente de no futuro virmos a adquirir algo que substitua as Meko-200 actuais, Portugal só teria a ganhar se procurasse parcerias para a cosntrução de um projecto de plataforma maior, do tipo destroier.

Seria a forma de ganharmos conhecimento e de podermos aspirar a num futuro de médio-prazo podermos vir a ter pelo menos 2 unidades que se aproximassem das 5.000 ton de deslocamento, e com espaço para incluirem os sistemas de armas mais adquados às nossas necessidades.

Acredito que seja imperioso a Portugal pensar nisso como um desígnio.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 56020
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2982 vezes
Agradeceram: 2673 vezes

#15 Mensagem por P44 » Ter Mar 01, 2005 8:25 am

Pelo que li, estas F-310 `têm um sistema AEGIS "downgraded" ( o que isso quer dizer não faço a minima ideia!)mas talvez fosse a solução para a MP (2 unidades , pelo menos)

Mas temo que , tal como a Tailandia que usa o seu PA para "iate Real", a prioridade da nossa marinha venha a ser (?) agora o NavPol, para navio de cruzeiro governamental ou/e presidencial... :x




*Turn on the news and eat their lies*
Responder