O Novo Porta-Aviões Italiano

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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O Novo Porta-Aviões Italiano

#1 Mensagem por P44 » Seg Jan 10, 2005 12:48 pm

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Italia boto el casco del nuevo portaaviones bautizado " Conte di Cavour". Este buque, unica unidad de la clase que se construira, iba a llamarse " Andrea Doria", aunque luego se opto por el nombre antes mencionado.
El buque en cuestion, tendra un desplazamiento dos veces mayor que el Garibladi, unas 26000 toneladas y fue lanzado a la mar el 20 de julio de este año en los astilleros Riva Trigoso de la empresa Fincantieri´s. Se espera que las pruebas de mar comiencen en el 2006 y que sea comisionado en el 2007.
Este barco esta pensado no solo para operar con la flota actual de AV-8B Harrier sino que tambien se espera operar F-35 desde el mismo cuando esten disponibles. Ademas de operar como buque insignia y realizar tareas de comando y control, la empresa italiana hablo de una configuracion especial para emplearlo en tareas de ayuda humanitaria.

Desplazamiento: 26660 toneladas

Dimensiones: 236.5 x 39 x 7.5 metros

Propulsion: 4 turbinas de gas LM2500 con una potencia de 120000 shp

Velocidad: 28 nudos

Tripulacion: 450 + 250 del grupo aereo + 360 infantes.

Armamento: VLS para 32 misiles SAM Aster-15, 2 cañones OTO Melara de 76 mm, 3 cañones antiaereos de 25 mm.

Grupo aereo: 10 harrier o 12 EH-101 o una combinacion de ambos.


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#2 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Jan 11, 2005 12:49 pm

É um navio interessante, mas a mim mais parece uma espécie de LHD hibrido, já que opera helis ou Harrier, de descolamento vertical, ou estarei enganado?

E a Itália, manterá o actual, ou este irá substituí-lo?




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#3 Mensagem por Barao Vermelho » Seg Jan 31, 2005 2:31 pm

Caros colegas,
acho o cavour um navio Bonito, Pequeno e Caro.
Bonito porque seu design e impressionante, este navio foi projetado por um dos maiores projetistas de navios transatlânticos da Europa.
Pequeno porque como citou o amigo acima, e feito para operar aeronaves STHOL tipo Helicópteros, Harrier e no futuro o F-35.
Muito caro visto que seu preço de fabricação equivale-se quase ao preço de um Nae Americano. Não tenho bem certeza mas o custo desse navio com toda a aparelhagem eletrônica e armamentos ficara por volta de 2,8 bilhões de dólares. Não contabilizados as aeronaves.

Abraços..




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#4 Mensagem por P44 » Seg Jan 31, 2005 2:50 pm

Quem pode pode, quem não pode "chucha no dedo" :twisted:

Por acaso não faço ideia se o GARIBALDI continuará activo...

http://www.marina.difesa.it/unita/unita01.htm

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PORTAEREI E PORTAEROMOBILI
Classe "Garibaldi" (1 unità)

GIUSEPPE GARIBALDI 551

Fincantieri S.p.A. - Monfalcone

Dislocamento: 13.850 t.pc.
Dimensioni: 180,2 x 33,4 x 6.7 ((8,2) m
Ponte di volo: 173,8 x 30,4 m
Equipaggio: 780 (230 del personale di volo) + 45 del comando complesso
Apparato motore: 4 TG Fiat-General Electric LM-2500 (2 el.)
Potenza: 82.000 HP (60.400 kW)
Velocità: 30 nd
Autonomia: 7.000 mg / 20 nd
Apparato elettrico: 6 D-alt. per 9.360 kW
Armamento: 4 LMs Teseo Mk 2; 2 LM(8) Albatros/ Aspide; 6-40/70 mm Dardo; 6 tls ASW 324 mm
Linea di volo: 12 ÷ 18 A. / E.

Nave portaerei leggera STOVL idonea a fare operare un consistente numero di elicotteri a lungo raggio ed aerei STOVL, e ad assolvere funzioni di comando e di controllo di operazioni da parte di forze complesse. Lo scafo è suddiviso longitudinalmente in sei ponti mentre tredici paratie verticali formano altrettanti compartimenti stagni. L'hangar, situato al di sotto del ponte di volo, misura 108 x 15 x 6 m ed è diviso in tre sezioni da due pareti taglia-fiamma. L'estremità prodiera del ponte di volo ha uno ski-jump di 6°5' d'inclinazione. Il ponte di volo è provvisto di una passerella laterale, circa 1 m al di sotto del ponte stesso, per il movimento del personale e per la sistemazione di attrezzature accessorie (punti rifornimento carburanti, prese di energia, servizi antincendi, ecc.). A proravia e a poppavia dell'isola si trovano due elevatori di 18 x 10 m della portata di 15 t.. Apparato motore COGAG con centrale di telecomando. Le eliche sono a cinque pale fisse. La linea di volo può assumere configurazione diverse aerei/elicotteri a seconda della missione da svolgere. AAW, ASW, controsuperficie, ecc. Il sistema Teseo impiega missili di superficie Otomat Mk 2, mentre l'Albatros dispone di una dotazione di 48 missili antiaerei Aspide. Le armi del sistema Dardo per la difesa di punto sono collocate in tre complessi binati. Siluri tipo Honeywell Mk 46 in sostituzione con i nuovi A 290 di produzione nazionale.




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#5 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 01, 2005 8:58 am

Se conseguissem manter o Garibaldi, e este, a Itália poderia contribuir melhor para a grande lacuna de um futuro exército comum europeu, e para o reforço do pilar europeu da Aliança.

A grande lacuna é exactamente a falta de grande capacidade de projecção.

Quanto aos custos, creio que os Nimitz americanos, por terem praticamente entrado em linha de montagem em série, acabam por ter um custo de construção mais baixo, devido ao que se poupa em termos de planeamento e concepção.

É sempre mais caro construir "protótipos" ou unidades isoladas, que em série, devido à economias de escala.

Os custos de operação, já são outro assunto :wink:

Mas de facto, continuo a achar que esse não será um PA com grande vantagen em relação ao vetusto Principe de Astúrias, de Espanha.

Acho que a Itália bem poderia ter projectado coisa com melhores potencialidades, a menos que de facto pretenda manter a navegar o Garibaldi.

Se assim for, até fica com vantagem em relação a esse tipo de plataformas, em relação à França, que parece estar a dormir na forma.




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#6 Mensagem por P44 » Ter Fev 01, 2005 9:14 am

VETUSTO PRINCIPE DE ASTURIAS???? :?

Oh Rui, olhe que antes do PdA, a Espanha operou o Dédalo, que era um PA da WWII, e com harriers e tudo!!!!

Por acaso uma vez lembro-me de o ver atracado em Lisboa...em Alcantara...era até um navio muito engraçado.

(eu acho que nunca contei, mas qd não tinha responsabilidades "familiares" dedicava-me a construir modelos de navios...o Dédalo seria um modelo que adoraria construir!!!)

Tenho o "GRaff Zepellin" Alemão encostado á um c**ão de anos...falta de verbas :oops:




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#7 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 01, 2005 9:49 am

P-44:

Eu só disso o que disse do PdA espanhol, porque pelas vezes em que o vi em Lisboa, me pareceu um pequeno PA não muito impressionante.

Mais parece um LHD com rampa.

Mas isso não significa que não ofereca boas capacidades às FA's e à Marinha de Espanha.

Quem me dera que Portugal pudesse ter algo assim.




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#8 Mensagem por P44 » Ter Fev 01, 2005 10:23 am

O PdA foi construido a partir de um projecto americano "abortado", que tinha a designação de "navio de projecção" ou algo parecido, concebido na década de 70...




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#9 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 01, 2005 10:25 am

Eu logo vi que o PdA de Espanha tinha o aspecto de um aborto :lol: :lol:




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#10 Mensagem por P44 » Ter Fev 01, 2005 10:29 am

Rui Elias Maltez escreveu:Eu logo vi que o PdA de Espanha tinha o aspecto de um aborto :lol: :lol:


Também não é assim tãooooooooooooo parecido com o Santana Lopes, credo!!!!!! :? :? :? :?

:lol: :lol: :lol:

:wink:




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#11 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 01, 2005 11:44 am

Pois, acho mais interssante revisitar o PdA nas suas muitas visitas a Lisboa :mrgreen: , do que olhar para os cartazes do Santana.

Mas agora, voltando ao assunto do tópico:

O P-44 não sabe mesmo se a Itáia pretenderá manter o Garibaldi ao seu serviço, ou se o Cavour irá substituí-lo?

É que me parece que se tratam de plataformas algo diferentes nas suas potencialidades.

Se não ficar com o Garibaldi, vai uma aposta que o comprador será um país do Índico?




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#12 Mensagem por P44 » Ter Fev 01, 2005 11:51 am

Rui,

Ontem andei á procura de alguma informação acerca do destino do Garibaldi, mas não achei nada...

Vamos organizar uma "vaquinha"??? :lol: :wink:




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#13 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 01, 2005 11:58 am

3 imperiais pagas pelo je, se o Garibaldi não for para a Tailândia.

Isto, claro, se a Itália o quiser dispensar.




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#14 Mensagem por P44 » Ter Fev 01, 2005 12:05 pm

Rui Elias Maltez escreveu:3 imperiais pagas pelo je, se o Garibaldi não for para a Tailândia.

Isto, claro, se a Itália o quiser dispensar.


:? hummm

Para a Tailândia não acredito, eles já têm o CHAKRI NAUBET e mesmo assim acho que a única função dele é "IATE REAL"!!!!!

[022] Indonésia?????????????




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#15 Mensagem por Rui Elias Maltez » Ter Fev 01, 2005 12:21 pm

Para a Indonésia, julgo que está fora de questão.

Ou Tailândia, ou subo a parada e pago 3 canecas se não for para a Malásia ou Singapura (para que a Singapura precisa de um PA, isso já é outra questão).

Mas por mim, a Tailândia é o destino mais provável, para daqui a 3/4 anos.




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