Os pérfidos ingleses estão fora. Portugal, aliado históricos deles, os acompanhará? Já os demais países, França, Alemanha, Itália e Espanha, principalmente estes, vão levar a vida normalmente sem os ingleses. E tem mais, os ingleses dirigem sempre na contramão atrapalhando o trânsito.
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
O Reino Unido vai falir, vai vender a Royal Navy e vamos comprar navios na bacia da alma do Almirante Nelson.
Agora, falando sério.
Eu me lembro do tempo do antigo Mercado Comum Europeu, quando o Reino Unido queria entrar e a França, liderada por De Gaulle, bloqueava alegando que seria praticamente abrir indiretamente para os Estados Unidos, além da clássica anglofobia gaulesa do "Vieux Charles".
Agora acontece o contrário.
"Verás tempos interessantes", já dizia aquela intrigante maldição chinesa.
Engraçado esse economicismo apocalíptico, as divisões inconciliáveis e blablabla sobre a saída do reino unido da UE. Não é assim por dois motivos.
Primeiro que não vai acontecer. O Reino Unido vai se transformar em "país amigo" que tem liberdade para fazer as próprias políticas.
Segundo que quando enfiam o economicismo apocalíptico esquecem da parte que o Brexit mostra que as populações da UE estão descontentes com a UE, existe um déficit democrático nas decisões do bloco e acompanhado por uma forte onda nacionalista. O Brexit pode ser o primeiro de muitos outros referendos em países grandes e fundadores da UE. Ai sim, a UE se reforma ou morre.
E eu pensava que o Tony Blair era um imbecil (ainda deve andar á procura das armas de destruição maciça no oriente médio) mas este David Cameron bate-o não aos pontos mas por K.O.
Lançar dois referendos seguidos sobre temas fraturantes num pais que vem de uma prolongada crise é estar a pedi-las...
Criou as condições para a desagregação do próprio Reino Unido
joaolx escreveu:E eu pensava que o Tony Blair era um imbecil (ainda deve andar á procura das armas de destruição maciça no oriente médio) mas este James Cameron bate-o não aos pontos mas por K.O.
Lançar dois referendos seguidos sobre temas fraturantes num pais que vem de uma prolongada crise é estar a pedi-las...
Criou as condições para a desagregação do próprio Reino Unido
Por uma sinistra coincidência, no próximo mês de julho a Batalha do Somme (Primeira Guerra Mundial) completa um século (julho de 1916).