ATR 42/ATR 72

Área para discussão de tudo que envolve a aviação civil e atividades aeroespaciais em geral como aeronaves, empresas aéreas, fabricantes, foguetes entre outros.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6703 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

ATR 42/ATR 72

#1 Mensagem por Túlio » Sáb Out 26, 2013 1:47 am

Domingo faço uma viagem relativamente curta. Me coube, no espaço "aeronave", ATR 42/72, ou seja, turboprop e não dos mais modernos.

Pergunto: é seguro/confortável voar num trambolho desses?

Imagem

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6132 vezes
Agradeceram: 3463 vezes

Re: ATR 42/ATR 72

#2 Mensagem por FCarvalho » Sáb Out 26, 2013 8:50 am

A aeronave é boa para rotas curtas e médias. Se tu não fores alto, mais de 1,80mts, não terás problemas. O conforto é relativamente bom, e a viajem costuma ser tranquila quando o tempo não atrapalha. As poltronas são razoáveis e o espaço entre elas, por incrivel que pareça, é melhor do que os grandes Aribus e Boeing que 'pirulam' por aí. Esta é a vantagem deles, ao meu ver.

Para quem já ficou 2:40hs dentro de um destes, qualquer uma hora é viagem de luxo... :mrgreen:

ps: a depender do gosto de cada um, a marmita e as comissárias de bordo são um atrativo a parte. :twisted:

abs.

Carpe Diem
MAJOR FRAGUAS
Sênior
Sênior
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 26 vezes

#3 Mensagem por MAJOR FRAGUAS » Sáb Out 26, 2013 4:29 pm

Ja voei bastante entre SP e BH (Azul e Trip). graças a Deus foi sempre tranquilo e confortavel. So uma vez peguei turbulencia forte pq ele não voa muito alto como os jatos, mas no geral é um bom avião.

Sds Coloradas!

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#4 Mensagem por LeandroGCard » Sáb Out 26, 2013 5:38 pm

Já voei nestes em visitas à Usiminas, em Ipatinga.

Os vôos foram surpreendentemente agradáveis, as poltronas são mais espaçosas e confortáveis que do que na maioria dos jatos e por voar mais baixo a vista pela janela era mais interessante, dava para ver alguma coisa. Mas em todos os casos os vôos foram em dias claros, com céu de brigadeiro, não sei se com mau tempo eles não terão mais problemas com turbulência justamente por voarem mais baixo.

Com relação à segurança, já houve alguns acidentes com os modelos ao redor do mundo, mas nunca ouvi falar de acidentes com eles no Brasil.

Leandro G. Card

Brigadeiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 12 vezes

#5 Mensagem por Brigadeiro » Sáb Out 26, 2013 11:23 pm

Fala cupincha! O ATR é um avião muito robusto e confiável. Tem pouca trepidação e é bem confortável (viajo muito nele).
Agora, em se tratando de tecnologia... Olha o cockpit do bicho! Não perde muito para os jatos não:
Imagem
Imagem
Bem... Não é só porque usa hélice que tem que ser inseguro ou "desatualizado"...

Forte abraço!

Thiago
--------------
"O respeito e a educação são garantia de uma boa discussão. Só depende de você!"
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#6 Mensagem por Túlio » Dom Out 27, 2013 4:12 pm

FCarvalho escreveu:A aeronave é boa para rotas curtas e médias. Se tu não fores alto, mais de 1,80mts, não terás problemas. O conforto é relativamente bom, e a viajem costuma ser tranquila quando o tempo não atrapalha. As poltronas são razoáveis e o espaço entre elas, por incrivel que pareça, é melhor do que os grandes Aribus e Boeing que 'pirulam' por aí. Esta é a vantagem deles, ao meu ver.

Para quem já ficou 2:40hs dentro de um destes, qualquer uma hora é viagem de luxo... :mrgreen:

ps: a depender do gosto de cada um, a marmita e as comissárias de bordo são um atrativo a parte. :twisted:

abs.

Meu voo está programado para menos de duas horas mas é NOTURNO...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6132 vezes
Agradeceram: 3463 vezes

#7 Mensagem por FCarvalho » Dom Out 27, 2013 8:03 pm

Bom, recomendo-te então que estiques as pernas, relaxe, curta o serviço de bordo, que não deve ser grandes coisa, caso fores voar com a Azul, e aproveite a viagem, que será curta. [009]

abs.

Carpe Diem
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2861 vezes
Agradeceram: 1163 vezes

#8 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 29, 2013 12:18 pm

Também já voei nestes aviões, tirando o barulho dos motores é uma viagem tranquila, se o tempo estiver bom, se estiver ruim balança bastante...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
denilson
Sênior
Sênior
Agradeceu: 316 vezes
Agradeceram: 137 vezes

#9 Mensagem por denilson » Ter Out 29, 2013 2:33 pm

Se a viajem é a Santa Maria, agradeça a Deus por não ser o let 4010 da NHT!!!
Aproveitando o momento Túlio, esses dias eu estava conversando com o Pablo sobre um possível encontro do DB aqui em SM, quando tu vier podemos marcar nem que seja um chima para conversar, precisando de algo por aqui é só prender o grito, boa viagem.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#10 Mensagem por Túlio » Qui Out 31, 2013 10:22 pm

Tô nessa e acho que vou ainda este mês (e mês que vem também, ainda mais agora,m que tem jato para SM). Agora, se quiserem experimentar o que julgo ser a sensação de um pouso em NAe, peguem um ATR da BQB, pois tanto na ida quanto na volta o cara (piloto?) não POUSOU, simplesmente atirou o avião na pista.

Os bancos são sem dúvida mais largos que os do 737 mas lisos que nem sabão, ou a gente fica de cinto durante todo o voo - fiz isso - ou acaba sentado no chão. E leva uns mil anos para atingir a altitude de cruzeiro.

Já o lanche é legal, um pacote com salgadinhos, um alfajor, uma barra de cereais e uma caixinha de jacuba de amarelo. Já o barulho interno - fiquei sempre na 8, bem entre as turbinas - é de matar, me arrependo até os olhos de ter deixado o protetor auricular que usei nas sessões de tiro na mala...

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 151 vezes
Agradeceram: 437 vezes

#11 Mensagem por prp » Seg Nov 04, 2013 10:29 am

A TRIP tem uns ATRs 42 que são meio AEROCONGO, horríveis de voar, pelo menos pra mim, a pressão fica meio fora de termo, a cabeça dói, e ele parece que vais desmontar no ar :lol: Poltronas rasgadas e pedaços do teto caindo em vc, muito tenso.

Mas acho que esses eles disponibilizam só para os bugres da amazonia :x

prp
Sênior
Sênior
Agradeceu: 151 vezes
Agradeceram: 437 vezes

#12 Mensagem por prp » Seg Nov 04, 2013 10:29 am

A TRIP tem uns ATRs 42 que são meio AEROCONGO, horríveis de voar, pelo menos pra mim, a pressão fica meio fora de termo, a cabeça dói, e ele parece que vais desmontar no ar :lol: Poltronas rasgadas e pedaços do teto caindo em vc, muito tenso.

Mas acho que esses eles disponibilizam só para os bugres da amazonia :x

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2861 vezes
Agradeceram: 1163 vezes

#13 Mensagem por J.Ricardo » Qui Nov 07, 2013 5:20 pm

A TRIP não foi adquirida pela Azul?

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#14 Mensagem por Túlio » Dom Nov 10, 2013 1:31 pm

Tinha esquecido o lance da pressão, entope os ouvidos na subida e na descida, eitcha trem brabo, sô! Só embarco numa josta daquelas de novo se não tiver nenhuma outra escolha (e eu que achava o 737 SHIT, hoje me parece M-A-G-A-V-I-L-H-A!)...

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#15 Mensagem por alcmartin » Seg Nov 18, 2013 10:48 pm

Para quem reclama dos ATR, fiquem sabendo que os nossos CASAS militares sao praticamente eles de farda... :mrgreen: desempenho bem parecido, mesmo.

Responder