TAURUS SMT40

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6702 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

TAURUS SMT40

#1 Mensagem por Túlio » Seg Jul 23, 2012 8:37 pm

Buenas, tigrada. Uma amigo da PRF experimentou a nova SMG Taurus SMT 40 e me ofereceu a oportunidade de postar suas impressões. Não quis ser identificado por razões próprias, que não me cabe discutir e sim respeitar, o texto e as fotos é que interessam e são muito legais, sendo ótimos para iniciar um belo debate.

Taurus SMT 40
Uma boa notícia

O Departamento de Polícia Rodoviária Federal adquiriu algumas centenas de submetralhadoras da Taurus. Trata-se do modelo SMT 40, um projeto inteiramente nacional, combinando aço, alumínio e polímero. A nova arma foi fabricada atendendo alguns requisitos específicos da PRF, como zarelhos maiores, rajada de 2 tiros e embalagem com material de limpeza incluso.

A arma foi testada com munição CBC .40SW Gold, na distância de 20m em tiro automático e rajada dupla. É fornecida em uma simples embalagem de papelão, com 3 carregadores cada. Os carregadores tem capacidade para 30 munições. A arma é muito precisa, o que pode ser verificado na foto do alvo. No tiro de rajada dupla, por causa do recuo do calibre .40SW, o 2º tiro tem impacto aproximadamente a 2 palmos acima do 1º impacto.

A arma é fabricada em alto padrão de qualidade, sendo um grande avanço em relação ao armamento policial normalmente fornecido pela Taurus. A empunhadura, o contorno do encaixe do carregador, coronha e o aparelho de pontaria são fabricados em polímero. O aparelho de pontaria é o único ponto que aparenta fragilidade na arma, é colocado em uma posição alta, e estará constantemente sujeito a impactos no trabalho de embarque e desembarque em viaturas, pelos policiais.

A armação é em alumínio, contribuindo para o baixo peso da arma. A resistência do alumínio empregado somente poderá ser comprovada pelos usuários. O ferrolho e cano são em aço, e possuem ótimo acabamento, mais uma vez demonstrando uma evolução da Taurus. A desmontagem é bastante simples, bastando empurrar o pino acima da empunhadura que a arma se abre para manutenção de 1º escalão.

O aparelho de pontaria possui dois modos em sua alça, mira retangular e oval (como o FAL), e os dois modos ajudam muito. A regulagem depende de uma chave de fenda pequena. O ferrolho é leve e corre macio, possibilitando fácil manuseio por pessoas com menor força física. Sua alavanca pode ser trocada de lado, de acordo com a mão forte do operador. A empunhadura é fornecida com três trilhos piccatinny, que podem ser facilmente retirados, pois são presos por parafusos allen.

Preço da arma: aprox. R$ 4.000,00.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes
Agradeceram: 433 vezes

Re: TAURUS SMT40

#2 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 23, 2012 9:33 pm

Obrigado por compartilhar conosco este material, Túlio. Um colega de turma, da PM/RN, estar atualmente fazendo o curso de formação da PRF e ele comentou comigo sobre "a submetralhadora que a Taurus fez especificamente para a PRF". De início eu o contestei e disse que devia ser tratar da MT-40 G2, que é uma versão modernizada da MT-40 tão disseminada pelas forças policiais brasileiras. Agora realmente estou vendo que ele estava com razão, que realmente a Taurus fez uma SMT seguindo especificações da PRF!!! Gostei muito do resultado, parece ser uma excelente arma e o acabamento, pelas fotos, é bem superior ao da MT-40 (de projeto da FAMAE chilena). Espero que a Tauros faça uma versão carabina (semi auto) dessa arma, para que seja adquirida pelas PMs e PCs, já que a SENASP esta "desincentivando" que as polícias adquiram SMTs (automáticas).

.
henriquejr
Sênior
Sênior

#3 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 23, 2012 9:45 pm

Fiquei curioso e resolvi pesquisar no google, pra ver se via mais detalhes dessa SMT. Segue algumas fotos que encontrei da mesma.

Imagem
SMT 9 - Calibre 9mmP

Imagem
SMT 40 - Calibre .40S&W

Imagem
SMT 40 utilizadas em curso de habilitação para policiais da PM/PB. Pelos brasões marcadas na SMT, se tratam de armas fornecidas/compradas mediante convênio com a SENASP/MJ.

Pelo que andei pesquisando, algumas PMs já adquiriram essa SMT, como a Brigada Militar (RS), a PM/PB e a PM/AL, e todas com brasão do MJ, o que indica que foram adquiridas com recursos das SENASP. Sei que a PM/RN esta para receber novos armamentos, pelo que to vendo deve incluir essa SMT também.

.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#4 Mensagem por Túlio » Seg Jul 23, 2012 9:54 pm

Eu só estranhei a "burst" de 2 disparos ser condição da PRF, pois já existia no modelo anterior, no qual me brevetei. Me pareceu mais ergonômica e com melhor proteção para o carregador mas a mira é quase a mesma que eu usei (formato), ou seja, muito ruim para o meu gosto. Pessoalmente, usaria o Picca superior para instalar uma mira óptica...

Mas os agrupamentos a 20m do cupincha foram melhores que os meus a menos de 15, ou ele atira melhor do que eu ou a arma melhorou mesmo. Ou ambos, claro.

Pelas fotos não dá para ver se aquele sistema que permite levar a arma engatilhada - ferrolho para trás - com segurança ainda é usado mas creio que sim, era uma peça diferente na mesma posição daquela exibida na penúltima foto, entre o MADE IN BRAZIL e o logo da Taurus, que agora parece ser ambidestra. Se for está muito melhor, a anterior machucava a mão (a gente tinha que dar um tapa com a mão esquerda ali e a arma estava pronta para disparar)...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

henriquejr
Sênior
Sênior

#5 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 23, 2012 10:04 pm

Exatamente, Túlio. É bom saber que a Taurus resolveu investir mais na qualidade de seus produtos destinado ao mercado nacional. Creio que isso seja consequência da má reputação que a MT-40 deixou em algumas unidades, fazendo com que algumas polícias optasse por material importado como a IMI Magal, que foi adquirida por algumas PMs como a PM/PB, PM/PA, entre outras.
Outra coisa que notei é que essa SMT tem certa aparência com aquela linha de fuzis que a Taurus lançou:

Imagem

Creio que um desenvolvimento levou ao outro.

.
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#6 Mensagem por Matheus » Seg Jul 23, 2012 10:12 pm

não consigo visualizar as fotos do primeiro post...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#7 Mensagem por Túlio » Seg Jul 23, 2012 10:14 pm

É, tem cara de FAMÍLIA, vai que aparece um Fz Mtr... :wink: 8-]

E temos mais colegas aqui (o MATHEUS/MCD, por exemplo) que também já atiraram com esta arma e a portam normalmente em serviço, bem que podiam nos dar mais uns toques...

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#8 Mensagem por Túlio » Seg Jul 23, 2012 10:15 pm

Matheus escreveu:não consigo visualizar as fotos do primeiro post...

Me aconteceu antes, o Imageshack estava fora do ar... :wink: 8-]

Pereira
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez

#9 Mensagem por Pereira » Seg Jul 23, 2012 10:26 pm

Só atirei com o modelo antigo.

Tive vários problemas com ela: falha de trancamento, duplo carregamento, carregador caindo no meio dos disparos e até mesmo modo rajada atirando apenas semi auto.

Só existe uma no meu batalhão, mas todos passam longe.

Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

#10 Mensagem por Matheus » Seg Jul 23, 2012 10:29 pm

Não atirei ainda, nosso treinamento foi adiado devido aos cursos de formação que estão em andamento.

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2021 vezes
Agradeceram: 821 vezes

#11 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Jul 23, 2012 10:45 pm

4000 reais por cada sub-mtr? P*TA QUE PARIU. Vou ali desmaiar e volto amanhã.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#12 Mensagem por Túlio » Seg Jul 23, 2012 10:50 pm

Cross escreveu:4000 reais por cada sub-mtr? P*TA QUE PARIU. Vou ali desmaiar e volto amanhã.
Ué, para fantasiar um PARAFAL de SCAR a Imbel cobra o dobro... [001]

henriquejr
Sênior
Sênior

#13 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 23, 2012 10:52 pm

Pereira escreveu:Só atirei com o modelo antigo.

Tive vários problemas com ela: falha de trancamento, duplo carregamento, carregador caindo no meio dos disparos e até mesmo modo rajada atirando apenas semi auto.

Só existe uma no meu batalhão, mas todos passam longe.
Se estas se referindo a MT-40, também já ouvi muitas reclamações parecidas com essas relatadas por voce sobre ela. Tive a oportunidade de trabalhar um bom tempo utilizando a MT-40 e, pelo menos comigo, nunca apresentou problemas graves. No início era comum problemas de alimentação porque utilizava-mos munição com projétil expansivo (CBC Gold) mas depois que identificaram que o problema era ocasionado por este tipo de munição passamos a utlizar a CBC com projétil ogival e, a partir daí, estes problemas de alimentação praticamente acabaram.

.
henriquejr
Sênior
Sênior

#14 Mensagem por henriquejr » Seg Jul 23, 2012 10:54 pm

Túlio escreveu:
Cross escreveu:4000 reais por cada sub-mtr? P*TA QUE PARIU. Vou ali desmaiar e volto amanhã.
Ué, para fantasiar um PARAFAL de SCAR a Imbel cobra o dobro... [001]
Levando em conta que uma pistola sai por quase 3.000 reais, até que essa carabina nem é tão cara! [005]

.
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Andre Correa » Seg Jul 23, 2012 10:57 pm

As vezes penso, se no Brasil tivesse uma facilidade de adquirir uma arma, por vias legais, com nos EUA, como custariam muito menos, e empregariam muito mais pessoas, e talvez, a violência banal seria bem menor, principalmente por menores de 18 anos, que costumam sair impunes...

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Responder