VBPED o novo blindado do CTEx

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Agradeceu: 80 vezes
Agradeceram: 262 vezes
Contato:

VBPED o novo blindado do CTEx

#1 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jun 05, 2012 10:47 am

Depois da confusão causada pelo anuncio publicado no tóptico http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... d#p5259540
Nos esforçamos e apresentamos primeiro para o DB o que é esse misterioso veículo 8-]

"Viatura Blindada Emprego Dual
CTEx VBPED revelado por T&D

Por Helio Higuchi, Paulo Bastos e Reginaldo Bacchi

Fotos CTEx
Imagem
CTEx VBPED (Viatura Blindada de Patrulhamento de Emprego Dual)

CTEX REVELA SEU MAIS NOVO BLINDADO

O Centro Tecnológico do Exército (CTEx), órgão do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT), cuja missão a pesquisa e desenvolvimento de materiais de emprego militar de interesse do Exército Brasileiro (EB), é o herdeiro de uma antiga tradição da Força Terrestre em apresentar soluções para suas necessidades em material de uso militar.
Em 2008, em um convenio com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, o órgão projetou o protótipo da Viatura Especial de Patrulhamento (VEsPa), utilizando os requisitos apresentados pela Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro (SESEG) e os recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Após os testes efetuadas pelas polícias civis e militares do Estado, diversas melhorias foram sugeridas e, novamente com recursos da FAPERJ, um novo veículo blindado multiuso e com muito mais capacidade foi desenvolvido, o VEsPa 2, que também objetivava a aplicação por parte das forças policiais.

Imagem

SURGE O VBPED
Nascido da experiência adquirida anteriormente com o programa VEsPa e com o objetivo de atender à crescente demanda de utilização de blindados em ambientes urbanos, seja em operações de Manutenção da Paz sob a égide da ONU ou em operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), surge o terceiro protótipo de blindado policial do CTEX, a Viatura Blindada de Patrulhamento de Emprego Dual (VBPED), cujo os Requisitos Operacionais Básicos (ROB) priorizavam a proteção balística, mobilidade e logística.
Com capacidade e de transporte de sete militares (motorista, chefe de viatura/comandante e cinco fuzileiros) e sempre privilegiando o uso de componentes comerciais nacionais, ele foi montado sobre o chassi Agrale MA 9.2 e foi equipado com um motor MWM Acteon 4.12 TCE com 150hp a 2200 rpm, com caixa automática Allison LTC 2000. Possui Blindagem Nível III PA2, da Norma NBR 15000, resistente a disparos de calibres 7,62x51mm e 5,56x45 mm, escotilhas e seteiras para disparos. É equipado com uma torreta mecânica para metralhadora leve, mas está sendo idealizado para utilizar um sistema de armas remotamente controlado, como o reparo REMAX."

Imagem

Fonte: Tecnologia & Defesa

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
sarto
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 2 vezes

Re: VBPED o novo blindado do CTEx

#2 Mensagem por sarto » Ter Jun 05, 2012 12:37 pm

Mais parece um carro de transporte de valores.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1227 vezes
Agradeceram: 3130 vezes

#3 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jun 05, 2012 12:51 pm

É 4x4? Se for, até pode ser uma boa escolha para o EB e algumas PM no Brasil. Não pode é ser usada em TO um pouco mais "complexos".

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#4 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jun 05, 2012 1:18 pm

sarto escreveu:Mais parece um carro de transporte de valores.
Ele pode até ter auma aparência de um dos "Caveirões", que são os carros de transporte de valores adaptados, mas ele é um veículo completamente novo, nascido a partie da experiência da construção de dois veículos anteriores.
cabeça de martelo escreveu:É 4x4? Se for, até pode ser uma boa escolha para o EB e algumas PM no Brasil. Não pode é ser usada em TO um pouco mais "complexos".
Sim, ele é 4x4 e com o a parte de baixo em forma de "V" para reduzir o efeito e artefatos explosivos. Porem é um veículo para uso urbano.

Abraços,
Paulo Bastos

“O problema do mundo de hoje é que as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e as idiotas cheias de certezas” – Henry Charles Bukowski jr
delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 214 vezes
Agradeceram: 519 vezes

#5 Mensagem por delmar » Ter Jun 05, 2012 1:29 pm

Parece-me que a proposta é de uma viatura para uso "policial", ou seja atividades de manutenção ou imposição da ordem em ambientes tipo Haiti ou em operações policiais ao longo da fronteira visando auxiliar na repressão do contrabando de armas, tráfico de drogas. Também para as policias militares usarem em operações contra quadrilhas de traficantes, assaltantes de banco, bloqueio de rodovias, etc.. Pode ter futuro se houverem encomendas e alguém se dispor a fabrica-las.
De minha parte penso que a colocação, como opcional, de um robusto quebra-mato dianteiro daria um ar mais guerreiro à viatura e menos impressão de transporte de valores. Mesmo que seja de uso mais urbano sempre haverá alguma lata de lixo ou carrocinha de pipoqueiro para jogar fora do caminho.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#6 Mensagem por binfa » Ter Jun 05, 2012 2:13 pm

Desculpe minha ignorância, não era mais fácil o CTEx dar um Up no AV-VBL / Guará do que reinventar a roda!?

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#7 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jun 05, 2012 2:21 pm

binfa escreveu:Desculpe minha ignorância, não era mais fácil o CTEx dar um Up no AV-VBL / Guará do que reinventar a roda!?
Amigo Alexandre, essa pergunta vem sendo feita por varias pessoas, tanto sobre o Guara ou sobre o Inbra Gladiador.

Gostaria de deixar claro que esses dois veículos foram desenvolvidos pelos seus fabricantes para aplicações diferentes da do ROB do EB. Veja, o EB não quer "reinventar a roda", ele simplesmente acha que o que não exista no mercado algo que atenda as suas necessidades.

Sobre o Guara, estou tentando a algum tempo, sem sucesso, informações sobre esse veículo, mas sei que ele não esta mais na lista de produtos oferecidos no site da Avibras.

No caso do Gladiador, ele foi criado por uma concepção totalmente propria, sem levar em conta os ROBs do EB.

Abraços,
Paulo

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 242 vezes
Agradeceram: 555 vezes

#8 Mensagem por Brasileiro » Ter Jun 05, 2012 2:46 pm

Achei o blindado "simpático"

Mas me parece que cairia melhor nele um reparo fechado, blindado 360º, semelhante àquele mostrado em um dos protótipos do Guarani.

abraços

----------------
amor fati
binfa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 98 vezes

#9 Mensagem por binfa » Ter Jun 05, 2012 3:43 pm

Paulo Bastos escreveu:
binfa escreveu:Desculpe minha ignorância, não era mais fácil o CTEx dar um Up no AV-VBL / Guará do que reinventar a roda!?
Amigo Alexandre, essa pergunta vem sendo feita por varias pessoas, tanto sobre o Guara ou sobre o Inbra Gladiador.

Gostaria de deixar claro que esses dois veículos foram desenvolvidos pelos seus fabricantes para aplicações diferentes da do ROB do EB. Veja, o EB não quer "reinventar a roda", ele simplesmente acha que o que não exista no mercado algo que atenda as suas necessidades.

Sobre o Guara, estou tentando a algum tempo, sem sucesso, informações sobre esse veículo, mas sei que ele não esta mais na lista de produtos oferecidos no site da Avibras.

No caso do Gladiador, ele foi criado por uma concepção totalmente propria, sem levar em conta os ROBs do EB.

Abraços,
Paulo
Entendi.

Tem horas que eu acho uma perda de tempo e dinheiro esses projetos sem o envolvimento direto do EB.

Bem diferente do projeto IVECO Guarani.

att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#10 Mensagem por Clermont » Ter Jun 05, 2012 4:22 pm

Paulo Bastos escreveu:Sobre o Guara, estou tentando a algum tempo, sem sucesso, informações sobre esse veículo, mas sei que ele não esta mais na lista de produtos oferecidos no site da Avibras.
O "Guará" já era? Mas que pena!

Parecia uma viatura tão interessante para substituir os jipes da Cavalaria Mecanizada.

delmar
Sênior
Sênior
Agradeceu: 214 vezes
Agradeceram: 519 vezes

#11 Mensagem por delmar » Ter Jun 05, 2012 4:28 pm

Paulo Bastos escreveu:
Abraços,
Paulo
Também vou por uma colocação que pode ser sem fundamento. O CTEx pode fazer um upgrade num projeto de uma empresa privada, como seria o caso do Guará? Eu penso que há restrições legais, especialmente se não houver antes algum tipo de acordo quanto a futura propriedade dos direitos de fabricação. Acredito que a melhor solução foi a adotada, de um projeto próprio com a posse de todo direito de fabricação para o exército.

Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#12 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jun 05, 2012 4:30 pm

Clermont escreveu:O "Guará" já era?
Não sei.

Como disse, estou tentanmdo entrar em contato com a Avibras, até para saber como foi no Haiti, mas não estou obtendo respostas :(

Abraços,
Paulo

Paulo Bastos
Sênior
Sênior
Contato:

#13 Mensagem por Paulo Bastos » Ter Jun 05, 2012 4:36 pm

delmar escreveu:Também vou por uma colocação que pode ser sem fundamento. O CTEx pode fazer um upgrade num projeto de uma empresa privada, como seria o caso do Guará? Eu penso que há restrições legais, especialmente se não houver antes algum tipo de acordo quanto a futura propriedade dos direitos de fabricação. Acredito que a melhor solução foi a adotada, de um projeto próprio com a posse de todo direito de fabricação para o exército.
Delmar, o CTEx trabalha em parcerias com empresas privadas, até porque ele deve transferir a produção para alguem. No caso do VBPED a empresa parceira é a Autolife Blindagens.

Abraços,
Paulo Bastos

Anderson Subtil
Intermediário
Intermediário
Agradeceram: 2 vezes

#14 Mensagem por Anderson Subtil » Ter Jun 05, 2012 5:05 pm

Paulo, e os pneus? são comuns ou tem alguma proteção? O veículo é bem interessante. Não sei se estou falando besteira, mesmo pq não conheço as especificações quanto a blindagem e a mecânica, mas já que ele foi desenvolvido pensando justamente no uso pelo EB e pelas PMs estaduais, ele tem muito mais chance de ir pra frente que projetos como o Guará ou o Gladiator. Creio até que, dependendo da força do motor e da blindagem (e com algumas inclusões na proteção) seria um bom "Caveirão" no BOPE. Mais barato que as opções estrangeiras ele deve ser!!!!

marcusv
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 32 vezes

#15 Mensagem por marcusv » Ter Jun 05, 2012 6:11 pm

Ha um rob para viatura blindada leve 4x4, esta c encaixaria? Serviria para os pelotoes de exploradores?

Responder