Eu tive alguma experiência construtiva em Cabo Frio, e do lado de nossa casa, um cara fez uma dessas casas pré-fabricadas de madeira. Ele teve problemas, na nossa casa usamos muita madeira, porém, Peroba Rosa e Maçaranduba. Todo o telhado e metade do forro da casa foi feita assim. Porém, nas áreas onde tinha muita água foi laje fina, com telhado por cima. Bem a casa do lado a maior parte era madeira comum com tratamento. Mas todo o alicerce e a parte da cozinha e banheiro mistura de madeira e base de alvenaria. O cara depois de 10 anos teve problemas. Junção de maresia, temperatura água(e estou falando de inundação) e umidade afetou a madeira, e ele teve ataques de cupins, e sérios problemas com ninhos de vespas na madeira.Loki escreveu:Prick desculpe, Nenhum destes motivos motivaram o uso de tijolo, e madeira resiste sim, se assim não fosse não haveria casas inteiras de madeira, telhados de madeira, etc.
Nos usamos tijolos pois herdamos o método, quando o resto do mundo (alguns países na verdade) necessitaram construir em grandes volumes, foram desenvolvidos diversos sistemas construtivos para a alvenaria de fechamento, coisa que não precisamos até bem recentemente.
Nosso arraigado método de construção ficou e só mudará quando começarem a morar em casas assim construídas, com esses novos métodos e verem que é tão bom e na maioria das vezes é até melhor que construção com alvenaria de tijolos.
Seja qual for o método utilizado, sempre haverá patologias e características próprias para cada tipo, que a maioria já conhece na alvenaria de tijolo, mas aprenderá nos novos métodos.
Tempo ao tempo
[]´s